Formulações concentradas e para diluir ganham espaço na maioria das categorias de limpeza doméstica
Os produtos de limpeza concentrados estão longe de ser uma novidade e já faz anos que muitas empresas tentam emplacar o formato, que ainda enfrenta a resistência dos consumidores. A SC Johnson, por exemplo, havia lançado uma versão de seu famoso limpa-vidros Windex concentrado há mais de uma década que, mesmo significando 90% menos plástico e reduzir os custos de produção e as emissões do transporte, o lançamento não vingou. “Estamos em um ponto de inflexão real. A crise do lixo plástico tornou-se muito mais importante”, disse Fisk Johnson, CEO da SC Johnson, em entrevista à Bloomberg, ao justificar a nova tentativa da marca, com o lançamento do Windex Dissolve Concentrated Pod.
Fisk Johnson, CEO da SC Johnson
A nova versão do produto, lançada no mês passado, chega ao mercado depois de a SC Johnson ter apostado recentemente no formato com lançamentos de recarregáveis em outras duas importantes marcas, Scrubbing Bubbles e Fantastik, mas desta vez encontra um novo cenário, com a pressão para redução do plástico e por soluções de limpeza mais sustentáveis, além de investidas de startups no setor, que estão conquistando consumidores com suas versões recarregáveis.
Consumidor agora quer
Para a Mintel, à medida que a percepção da ameaça ao meio ambiente cresce, os consumidores estão assumindo muito mais responsabilidade por suas escolhas. Essa responsabilidade pessoal está incentivando as pessoas a tomar as melhores decisões de compra, mesmo em categorias que tradicionalmente eram de baixo envolvimento, como a de cuidados domésticos.
Richard Hopping, Analista global de household care da Mintel
“O cuidado doméstico está sendo reconhecido como uma oportunidade de ganhar dinheiro e, talvez ainda mais criticamente em longo prazo, de fazer a diferença para o planeta e a sociedade como um todo”, diz Richard Hopping, analista da Mintel, afirmando que os limpadores em formatos concentrados continuam a se firmar, criando a vantagem de reduzir a quantidade de plástico necessária para a embalagem e incentivando a reutilização de frascos de spray de gatilho de plástico existentes.
Aposta das grandes
Assim como a SC Johnson, outras gigantes também começam a investir em formatos concentrados, como a Colgate-Palmolive, que acaba de lançar nos Estados Unidos o lava-louças Palmolive Shake & Clean Dish Soap, com o apelo de redução de resíduos plásticos. O frasco do kit inicial é feito de plástico 100% reciclado e o sachê de gel concentrado facilita o reabastecimento, usa menos plástico e requer menos água no transporte, o que contribui para reduzir a pegada de carbono da lavagem de louça.
A Clorox também está apostando em produtos de limpeza recarregáveis, com os novos Multi-Purpose Refillable Cleaner e Bathroom Foamer Refillable Cleaner, com cápsulas que contêm a solução de limpeza concentrada e frascos de spray que podem ser reutilizados até 30 vezes. O limpador multifuncional foi projetado para ajudar a remover sujeira e gordura de várias superfícies da sua casa, enquanto o limpador de espuma para banheiro deve ser usado em banheiras, chuveiros e azulejos, por exemplo.
A Arm & Hammer Laundry lançou este mês no mercado americano lava-roupas líquidos com fórmula concentrada, com o apelo de acelerar os esforços de sustentabilidade. Os novos produtos são formulados com menos água e embalagens menores, reduzindo o uso de plástico e água por carga. De acordo com a empresa, os produtos têm duas vezes mais removedores de mancha em cada gota em comparação com as formulações anteriores. “Como marca doméstica líder, estamos orgulhosos do progresso que fizemos para melhorar a sustentabilidade de nossos produtos e práticas de fabricação”, disse em comunicado Laurie Kirschner, diretora sênior de marketing.
A marca All Free Clear, da Henkel, também anunciou o novo detergente líquido ultraconcentrado eco transparente All Free Clear, que oferece uma fórmula de base biológica certificada pelo USDA em uma nova garrafa ecológica feita com plástico 100% reciclado. Com uma fórmula ultraconcentrada, mais cargas na máquina podem ser lavadas por frasco versus fórmulas padrão, reduzindo o número total de remessas aos consumidores para o mesmo número de cargas. Além de ser feita com 100% de plástico reciclado pós-consumo, a nova garrafa ecológica foi projetada com a redução de plástico em mente. O tamanho compacto permite 60% menos plástico.
Startups da limpeza
No Brasil, ainda são as startups, como Positiva.a, Yvy e Desembala, que lideram o movimento com produtos de limpeza recarregáveis. Uma novidade no setor é o Supergreen Ecofolhas Multiuso, lançado pela Akora. Para ser dissolvido em água, em um frasco que o consumidor já tenha em casa, em poucos segundos, a ecofolha se dissolve e se transforma em um limpador de uso geral com grande capacidade de limpeza por um preço acessível.
Como a maioria dos consumidores de produtos têm hábitos de limpeza mais conservadores e são muitos sensíveis a preços, esses produtos não prometem escala suficiente para que empresas voltadas ao mercado de massa apostem no formato, mas estão investindo em formulações cada vez mais concentradas, especialmente de amaciantes e detergentes, como as marcas Omo e Brilhante que ganharam versões para diluir, da Unilever.
Enquanto os concentrados não decolam, as marcas vêm se empenhando em tornar mais concentradas as formulações de produtos tradicionais. A marca Minuano, da Flora, por exemplo, anunciou recentemente o relançamento de sua linha de lava-roupas em pó, que passam a contar com fórmulas concentradas, que mantém o rendimento necessitando de menos produto para lavar a mesma quantidade de roupa, oferecendo qualidade a um custo competitivo, segundo João Gandolfi, gerente de marketing e trade marketing para Home Care da Flora. Ele destaca a variante Minuano Máxima Limpeza, que também ganhou uma fragrância com tecnologia que proporciona a sensação de roupa seca ao sol. “Muitas vezes, o consumidor não tem a possibilidade de deixar suas roupas secando como gostaria, seja por falta de espaço ou por estar em uma estação mais fria. Oferecer esse benefício é um grande diferencial para quem gosta do frescor da roupa seca ao ar livre”.
Favorecendo a migração
Vera Gomes, coordenadora de negócios home care da Dinaco, observa que uma das primeiras preocupações do formulador em novos desenvolvimentos ou inovação de produtos é associar um processo de limpeza eficaz à sustentabilidade. “Dentro desse conceito, os produtos concentrados para limpeza doméstica, automotiva e industrial são os grandes aliados tanto para fabricantes quanto para consumidores. As embalagens são compactas, menos poluentes e com ganho em armazenamento e transporte”.
Vera Gomes, coordenadora de negócios home care da Dinaco
A relação custo-benefício com o uso de matérias-primas que permitam produtos concentrados é outro aspecto positivo apontado por Vera, que cita alguns ingredientes no portfólio da Dinaco indicados para o desenvolvimento de itens de limpeza concentrados.
“Ideal para produtos concentrados é a linha REWOQUAT® por sua elevada concentração de ativos, que oferece uma excelente opção de surfactante, o REWOQUAT® CQ 100 G, que é altamente compatível com outros tensoativos e superfícies, além de ser estável em pH ácido a alcalino”, explica Vera, que também destaca sua versatilidade, já que pode ser aplicados em diversas categorias, como home care, auto care e I&I”.
Já para formulações de amaciantes concentrados domésticos ou institucionais, a indicação é o REWOQUAT® WE 45, que tem a vantagem de ser um líquido de utilização a frio, ou seja, otimiza o processo de fabricação. “Biodegradável, sua ótima estabilidade e alta performance permitem elaborar formulações que oferecem proteção para os tecidos e para o meio ambiente”, diz Vera.
A executiva da Dinaco também lembra que muitas vezes o consumidor precisa de um incentivo a mais para migrar para produtos concentrados e destaca o TOMAKLEEN® G-14, uma especialidade química que substitui solventes oxigenados como o butilglicol e que permite limpeza a seco. “Além de economizar espaço na prateleira, por ser concentrado, reduz o trabalho para quem utiliza o produto final, considerando que não demanda enxágue. Altamente eficaz e seguro para limpeza de superfícies duras, possui excelente eficiência de desengraxe e desengordurante com baixa formação de espuma”.
Derivado vegetal
Joyce Mendes, especialista técnica em home care na Lubrizol Life Science, afirma que a empresa acredita e investe no universo dos ingredientes e produtos concentrados há muito tempo: “Entendemos que formatos concentrados, sólidos e em pó, além de carregarem conveniência à rotina dos consumidores, agregam sustentabilidade através de menor impacto em transporte de água e uso de embalagens menores e em formato refil”.
Joyce Mendes, especialista técnica em home care na Lubrizol Life Science
Segundo a especialista, a Lubrizol possui soluções consagradas no mercado, que promovem estabilidade e viscosidade para esses sistemas, como os modificadores reológicos da família de polímeros Carbopol®, que formam géis e formatos de altíssima viscosidade e que estão alinhados à Química Verde, e a linha de agentes de sanitização Mykon™ e Warwick™, que possibilita formatos sólidos e em pó para produtos de desinfecção.
“Mas o grande destaque é o Novethix™ HC220 thickener, espessante associativo não iônico, que é ideal para produtos de limpeza contendo tensoativos”, diz Joyce, explicando que se trata de um produto derivado vegetal e inerentemente biodegradável, de ampla compatibilidade, inclusive com tensoativos catiônicos, e que possui efeito sinérgico com eletrólitos como o cloreto de sódio.
Fácil de usar, Novethix™ HC220 thickener permite processamento a frio e pode ser adicionado ao final do processo para ajustar a viscosidade do produto final. Outros atributos, de acordo com Joyce, incluem altíssima transparência, viscosidade e fluxo longo, além de ser adequado para produtos concentrados diluíveis e em formato refilável, podendo ser agregado em sistemas de limpeza para superfícies, roupas, louças e amaciantes e outros sistemas catiônicos.
Joyce observa que, além do seu perfil sustentável, por ser derivado vegetal e biodegradável, possui um apelo interessante para produtos voltados a consumidores com sensibilidade e cuidados com os pets, por conta de suas propriedades de mitigação da irritação do sistema tensoativo.
Ressaltando que a Lubrizol tem investido em inovações e soluções mais sustentáveis e que permitem fórmulas concentradas e com texturas diferenciadas para o segmento de home care, Joyce adianta novidades: “Ainda este ano lançaremos novos ingredientes para atender às demandas de produtos mais concentrados”.
Expertise em concentrados
“Ao longo dos últimos anos, verificamos um aumento na demanda por produtos mais concentrados, que resultam em soluções mais sustentáveis, refletindo uma crescente preocupação em mitigar os efeitos das ações cotidianas no meio ambiente”, avalia Aline Viana, especialista técnica de pesquisa e desenvolvimento da Dow.
Aline Viana, especialista técnica de pesquisa e desenvolvimento da Dow
Aline também constata que a indústria de produtos de limpeza vem se especializando em suprir essa demanda e atender o desejo de parte dos consumidores, bem como contribuir de maneira efetiva para preservar recursos hídricos e diminuir a pegada de carbono, com tecnologias que reduzem a quantidade de água na composição dos produtos, o que diminui também o impacto ambiental durante o transporte.
“A Dow possui expertise no desenvolvimento de produtos concentrados e eficientes, fazendo uso de tecnologias adequadas para fórmulas de detergentes lava-louças, limpadores de superfície, detergentes lava-roupas diluíveis e também para os pods, além de propostas para estruturação de detergentes sólidos”, afirma a especialista, destacando ingredientes da companhia para formulações com esse conceito.
Para produtos focados na demanda por doses únicas ou concentradas para lavanderia, Aline destaca soluções para detergentes lava-roupas concentrados convencionais e propostas 2 em 1, que aliam limpeza e maciez, com a utilização dos produtos: TERGITOL™ 15-S-9 Surfactant, para uma excelente limpeza primária e umectação; Hexyl CELLOSOLVE™ Solvent, que atua como booster de limpeza e substituto parcial de propileno glicol nas fórmulas, e SupraCare™ 801 Polymer, para proporcionar suavidade aos tecidos e formação de espuma mais cremosa.
“Para os limpadores de superfície, as propostas de fórmulas concentradas da Dow sem água chegam a ser 35 vezes mais concentradas e entregam performance de limpeza superior quando comparadas a produtos de mercado”, garante Aline, que recomenda para isso ingredientes como TERGITOL™ 15-S-9 Surfactant, Hexyl CARBITOL™ Solvent e DOWANOL™ EPh Glycol Ether, que também atua como booster de limpeza.
Outro segmento de novos formatos que vem sendo muito explorado em concentrados, de acordo com Aline, é o de produtos sólidos ou pods. Para a estruturação de produtos nessas novas apresentações, mas mantendo um aspecto homogêneo sem rachaduras, a Dow oferece o SupraCare™ 780 Additive. “Este polímero é derivado vegetal e multifuncional, que combina benefícios de reologia e estruturação, agindo como um espessante altamente eficiente para detergentes líquidos e como agente estruturante, que permite melhores características físicas e de espuma em produtos sólidos”, explica.
Ingredientes customizáveis
“A pandemia de Covid-19 provocou um aumento da necessidade com o cuidado sanitário dos ambientes, promovendo grandes mudanças nos hábitos de consumo das pessoas, principalmente os relacionados ao uso de produtos de limpeza doméstica”, analisa Letícia Silva, especialista em saneantes do time de pesquisa e desenvolvimento da WANA, que observa, entretanto, que esse contexto, embora venha gerando considerável elevação das vendas do setor, também causou na cadeia de suprimentos matérias-primas e logística um forte e inesperado impacto para atender as novas demandas.
Letícia Silva, especialista em saneantes do time de pesquisa e desenvolvimento da WANA
Mesmo diante da oscilação no fornecimento de matérias-primas que afeta o setor de produtos de limpeza, Letícia afirma que a WANA disponibiliza diversos produtos para auxiliar os fabricantes. “Um dos grandes destaques é a linha HOUSEWAN®, produtos de formulação concentrada, desenvolvidos para simplificar a formulação, a fabricação, os processos logísticos, o controle de estoque e a compra de insumos, além de proporcionar às marcas uma abordagem sustentável, com a redução na geração de resíduos”.
Letícia acrescenta que o HOUSEWAN® pode ser customizado de acordo com a necessidade de cada cliente, com aplicação versátil em formulações de lava-louças, lava-roupas líquido, limpadores de superfície, entre outros.
Além do HOUSEWAN®, Letícia também citas outra linhas da WANA indicadas para compor as formulações de saneantes, como ADWANA®, agente reológico para formulações com tensoativos; OPACIWAN®, opacificante para formulações tensoativas líquidas opacas; POLIWAN®, dispersante e antirredepositante; WANSEQ®, quelante de íons metálicos que evita problemas de estabilidade; WANSUR®, linha de tensoativos diversos; e WANBAC®, linha de biocidas reservantes e sanitizantes que atendem as RDC’s da ANVISA para o segmento.
“Vale destacar que a WANA é uma empresa 100% brasileira, especialista em aditivos químicos, que oferece suporte com recursos técnicos profissionais exclusivos e customizados a esse segmento, tanto de laboratório quanto comercial”, afirma Letícia.
Tensoativos versáteis
A engenheira química Karina Camillo, especialista de produto de beauty e personal care, home care e I&I da IMCD, indica dois tensoativos da fabricante Innospec para compor formulações concentradas de alta performance: Empilan® PF 7169 e Nansa® LSS 38/AV.
Karina Camillo, especialista de produto de beauty e personal care, home care e I&I da IMCD
O Empilan® PF 7169 (PPG-3-Undeceth-7), ácool etoxilado sintético, é um tensoativo não iônico prontamente biodegradável compatível com muitos agentes oxidantes e redutores comuns e pode ser formulado com outros tensoativos não iônicos, aniônicos, anfotéricos e catiônicos. “É um surfactante versátil de baixa espuma, especialmente desenvolvido para oferecer excelente desempenho umectante, alta solubilidade, ótima emulsificação e perfil de espuma dinâmico baixo em comparação com outros do mercado”, destaca Karina.
A especialista explica que o Empilan® PF 7169, oferecido na forma de líquido 100% ativo, é particularmente adequado para aplicações que operam em temperaturas elevadas ou para processos com tempos de ciclo curtos. Outros benefícios incluem ação de controle de espuma, desengordurante e compatibilidade com alvejante, além de ser estável em ampla faixa de pH e melhorar a tolerância a altos níveis de eletrólitos e agua dura.
Segundo Karina, ele pode trazer benefícios a uma ampla gama de aplicações, como limpeza de superfícies, tratamento têxtil e como agente umectante de baixa espuma ou umectante sinérgico e emulsificante em formulações de revestimento de superfície, incluindo limpadores concentrados e lava-louças.
O Nansa® LSS 38/AV (Sodium C14-16 Olefin Sulfonate, por sua vez, é um surfactante aniônico com alto poder de detergência e elevada capacidade de formação de espuma. “Quimicamente estável em condições ácidas ou alcalinas, ele atua como um surfactante de sulfonato de olefinas e pode ser aplicado em formulações sólidas e líquidas altamente concentradas”, afirma Karina, citando produtos de limpeza doméstica, de automóveis e detergentes líquidos entre as possíveis aplicações.
Valor sustentável
“Reduzir o impacto ambiental é uma prioridade cada vez mais importante para os consumidores brasileiros”, diz Andréa Oliveira K. Piedade, analista de serviços técnicos da Stepan, citando dados da Mintel, que revelam que 30% dos consumidores no Brasil consideram importante que os produtos de limpeza doméstica contenham ingredientes naturais, 48% estão reduzindo ativamente o desperdício de embalagens, 39% acreditam que os produtos no formato refil são mais baratos que os convencionais e 33% preferem produtos de lavanderia com embalagens ecossustentáveis.
Andréa Piedade, analista de serviços técnicos da Stepan
Para Andréa, esses dados indicam que os consumidores estão também mais abertos a novos formatos mais sustentáveis dos produtos, como versões em pó concentrados e diluíveis em sachês, com opções refiláveis, que reduzem consideravelmente a quantidade de plástico utilizada e o custo final do produto na gôndola.
Os formuladores de produtos de limpeza, por sua vez, vêm acompanhando essas tendências e buscam ingredientes que, não apenas atendam às preocupações de sustentabilidade, mas que também gerem benefícios para toda a cadeia de suprimentos. “A Stepan está comprometida em fornecer valor sustentável aos seus clientes, trabalhando como parceira inovadora para ajudar os formuladores a atingir suas metas de sustentabilidade”, afirma Andréa.
“Com um portfólio de surfactantes de origem natural, a Stepan desenvolveu um Índice de Carbono Biorrenovável (BCI) que fornece um valor único baseado no percentual de carbono derivado de um recurso biorrenovável, proveniente de fonte animal, vegetal ou marinho”, destaca Andréa, que explica que esse percentual é calculado com base no número de carbonos biorrenováveis dividido pelo número total de carbonos na molécula.
A analista da Stepan ressalta que o STEPOSOL® M-8-10, por exemplo, possui um BCI de 82, sendo uma opção com vantagem sustentável para formulações de limpeza de superfícies. “Esta amida dissubstituída é um surfactante aniônico ideal para limpadores e desengraxantes multiuso em aplicações industriais, institucionais e domésticas. Também pode ser usado como concentrado para uso em sprays e sachês”.
Já o STEPOSOL M-8-10, segundo Andréa, apresenta várias propriedades, incluindo excelente solvência, baixo teor de compostos orgânicos voláteis (VOC) e estabilidade ao calor e à hidrólise. “É uma excelente alternativa aos solventes tradicionais que possuem alto VOC”, sugere, informando que seu poder de penetração como solvente e a baixa tensão superficial como surfactante ajudam os formuladores a criar produtos minimalistas com menos ingredientes, mas ainda com alto desempenho, mesmo com baixas porcentagens de ativos.
Oportunidades multifuncionais
Reforçando a urgência de os fabricantes efetivamente se engajarem no esforço conjunto para redução do plástico, um diagnóstico feito pelo programa Lixo Fora D’Água, da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), mostrou que os resíduos plásticos correspondem a 48,5% dos materiais que vão parar na costa brasileira.
Embora a redução do plástico e da pegada de carbono seja um grande incentivo para os consumidores aderirem aos produtos concentrados, como alternativa ao plástico descartável, eles também estão olhando para outras formas de reduzir o consumismo e o impacto ao meio ambiente e também manter seus lares saudáveis, o que pode abrir oportunidades para produtos com ingredientes seguros e multifuncionais, que sejam indicados para várias tarefas domésticas, da roupa às superfícies, com a mesma eficiência de produtos específicos que os consumidores confiam.