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Girando Sol é reconhecida como fornecedor de produtos de limpeza de Santa Catarina

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A Girando Sol participou da 33ª Exposuper em Santa Catarina, de 21 a 23.

Além dos resultados como expositora, a empresa comemorou a distinção de Melhor Fornecedora de Produtos de Limpeza do Prêmio Mérito Acats Exposuper 2022. O destaque é fruto de pesquisa da cinquentenária Associação Catarinense de Supermercados junto aos supermercadistas do estado, valorizando os principais fornecedores do varejo de Santa Catarina.

Na Exposuper a Girando Sol lançou o Saponáceo Cremoso. Em embalagem de 300 ml, a nova solução para o lar traz o alto poder de limpeza e brilho perfeito para objetos e diversas superfícies laváveis. Um produto que desengordura e não risca, aumentando as soluções da marca para cada cantinho das casas.

Segundo o gerente comercial Marcelino Borscheid, o lançamento agradou os clientes e contribui para que a projeção de incremento de 40% nas vendas na Exposuper se confirme. “A feira foi espetacular. Marcamos presença com nosso time completo de representantes, marketing e trade, mostrando uma Girando Sol muito bem posicionada e em constante atualização de opções para o mercado”, comemorou.

 

 

Fonte: Independente  27.06.2022

LSHTM e Reckitt lançam novo fórum para avançar na compreensão da higiene

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O Reckitt Hygiene Forum, que visa promover a compreensão da higiene como base da saúde pública, foi lançado como parte de uma parceria de cinco anos entre a London School of Hygiene & Tropical Medicine (LSHTM) e a Reckitt.

Com sede no prédio da LSHTM em Keppel Street, Londres, o Fórum oferece instalações de última geração para pesquisa e ensino de higiene, bem como para colaboração com parceiros globais. O Fórum foi projetado para ajudar a promover a inovação na ciência da higiene, fornecendo uma base para reunir líderes e especialistas na área e produzir novas pesquisas que geram impacto no mundo real. Suas atividades de programa nos próximos três anos incluirão pesquisa de mudança de comportamento, ciência de superfície segura e trabalho para avançar nossa compreensão da transmissão mecânica de doenças.

“Este novo Fórum nos permitirá aumentar nossa compreensão das ligações entre higiene e saúde. Esperamos informar soluções que possam melhorar a saúde global por meio de pesquisa, ensino e colaborações globais. Estamos empolgados em unir forças com a Reckitt no último passo para melhorar o acesso e o conhecimento sobre higiene e desenvolver a próxima geração de especialistas em saúde e higiene”, disse o professor Liam Smeeth, diretor da LSHTM.

O lançamento é o marco mais recente de uma parceria de longo prazo entre a Reckitt e a LSHTM com foco nas ligações entre higiene e saúde.

“Na Reckitt, acreditamos que a higiene da mais alta qualidade é um direito e não um privilégio. Nossa parceria com a London School of Hygiene & Tropical Medicine é o exemplo mais recente de como estamos em parceria com especialistas em toda a comunidade acadêmica, para liderar em higiene, impulsionar a luta pelo acesso e gerar novas soluções”, completou Laxman Narasimhan.

Esta colaboração mais recente baseia-se no trabalho do Reckitt Global Hygiene Institute (RGHI), lançado em 2020. O RGHI é uma organização sem fins lucrativos que busca criar um repositório central de pesquisas sobre higiene para preencher as lacunas nas evidências científicas em torno da higiene. Ele comissiona pesquisas específicas e direcionadas por meio de financiamento e financia um programa de bolsas de pós-doutorado em higiene, orientado por um painel de especialistas independentes de especialistas em saúde pública reconhecidos globalmente.

 

 

 

Fonte: News Medical Life Sciences 29.06.2022

Kantar: cesta de bens de consumo massivo representará 37% da renda dos latino-americanos em 2022

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Para driblar inflação, eles reduzem gastos e visitam mais canais de compra

A América Latina vem sofrendo com a alta inflação. A expectativa é que fique na casa dos dois dígitos ao longo deste ano, atingindo seu pico no terceiro trimestre. De acordo com o mais novo relatório Consumer Insights da Kantar, líder global em dados, insights e consultoria, isso faz com que a população tenha menos poder de compra. Tanto que, no primeiro trimestre de 2022, os consumidores buscaram racionalizar seus gastos, priorizando cestas e, sobretudo, canais.

Apenas no Brasil, 63% das pessoas disseram que estão mais cautelosas e só compram aquilo que já haviam se programado para adquirir. Também estão aproveitando mais promoções (46%) e trocaram suas marcas favoritas por opções mais baratas (24%).

“Além da inflação, a América Latina tem alto desemprego e informalidade, e, diferentemente da Europa ou dos Estados Unidos, a grande maioria dos consumidores não acumulou reservas durante o período de isolamento, que poderiam ajudá-los a enfrentar a escalada dos preços agora”, aponta Cecilia Alva, diretora de Clientes e Novos Negócios para América Latina da divisão Worldpanel da Kantar.

Em tempos de crise, os bens de consumo massivos (FMCG) se tornam a parte mais importante dos gastos das famílias. Em 2022, estão comprometendo 37% da renda dos latino-americanos versus 34% em 2021. Em lares com crianças, esse índice pode chegar a 41%. Isso sem contar que cada visita ao ponto de vendas se torna mais importante, pois ocorre com menos frequência e com tíquetes menores.

A força do omnichannel

Para driblar a situação econômica, compradores estão visitando mais canais, buscando otimizar seus gastos. Isso fez com que o omnichannel crescesse na maioria dos países da América Latina. A maior alta, por sua vez, ocorreu no Brasil – aumento de 20% no número de canais visitados e 3% na frequência, quando comparado o primeiro semestre de 2022 com o mesmo período de 2019.

De forma geral, os latinos preferem fazer compras em canais de varejo tradicional (43%), autosserviços (35%) e atacadistas (10%). A segunda e a terceira opção são procuradas por seu amplo sortimento e melhores preços para compras maiores. A primeira é ideal para tíquetes menores e aquisições mais específicas.

A divisão Worldpanel da Kantar segmentou os compradores entre Cautelosos (visitam de 1 a 4 canais), Disponíveis (realizam suas compras em 5 a 7 canais) e Experimentadores (visitam mais de 8 canais). Para o perfil mais omnichannel, experimentador, o varejo tradicional perde relevância (38%) e eles somam mais canais entre suas escolhas: autosserviços (36%), atacarejos (12%), lojas especializadas (6%) e Porta a Porta (5%).

“As famílias estão tentando mudar o perfil de compra para enfrentar a inflação, ou seja, estão reduzindo o tamanho de suas compras e direcionando seus gastos para visitas menores, uma vez que o tíquete é mais gerenciável”, conclui Cecilia.

Positiva cresce, expande presença no varejo físico e prepara fábrica própria

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Marca de produtos de limpeza biodegradáveis de base vegetal Positiva quer furar a bolha

Depois de conquistar corações e mentes de uma turma adepta do consumo sustentável, a marca de produtos de limpeza biodegradáveis de base vegetal Positiva quer furar a bolha.

Para isso, a startup, que vende principalmente pelo canal digital, acaba de fechar um acordo com o grupo Pão de Açúcar que vai ampliar significativamente sua presença no varejo físico. Paralelamente, se prepara para migrar da produção terceirizada para uma fábrica própria.

Para financiar a nova fase, a empresa pretende ir a mercado em busca de uma rodada de captação série A.

“O tamanho do nosso impacto ambiental está diretamente ligado à escala e a estratégia é ir diminuindo as barreiras ao nosso crescimento. Queremos transformar a Positiva em referência em produtos responsáveis”, diz o sócio e CEO Leandro Menezes.

Fundada em 2015 como um clube de assinatura de kits de dez produtos essenciais de limpeza, a empresa evoluiu para a venda individualizada dos itens e hoje tem 78 produtos no portfólio – incluindo a incursão mais recente no segmento de autocuidado.

A filosofia é que a limpeza doméstica pode ser resolvida com alguns poucos produtos. Um dos carros-chefes é justamente um multiuso concentrado de alto rendimento que substitui até 10 outros produtos.

Um detergente para louças e um lava-roupas líquido que dispensa amaciante são outras estrelas da marca, que conta também com buchas vegetais, esfregões feitos de redes de pesca recicladas, sabonetes vegetais, óleos essenciais, entre outros. Em todos eles, a circularidade das embalagens é um princípio fundamental.

Nos últimos quatro anos a empresa cresceu quase 90% ao ano e atingiu o faturamento de R$ 13,5 milhões em 2021. A recorrência é um dos principais ativos: cerca de 70% disso vem de clientes que experimentaram seus produtos e voltaram a consumi-los ao menos uma vez.

Junto do crescimento da receita, o número de funcionários saiu de 15 pessoas, em 2019, para 57 hoje – ainda sem contar com os colaboradores da futura fábrica.

Num momento em que o excesso de liquidez no mundo de venture capital secou e que as startups de forma geral estão cortando na carne, Menezes diz que o negócio ainda queima caixa, mas “com bastante pé no chão”. “Em 2020, por exemplo, nós geramos caixa.”

Preço e disponibilidade

Uma das principais barreiras para aumentar o público consumidor da Positiva é o preço.

Alguns produtos do portfólio chegam a custar entre seis e sete vezes o preço de um similar convencional e, na média, a cesta de produtos da Positiva tem um prêmio de 50%.

“Tem clientes que entendem o valor dos nossos produtos e aceitam pagar mais, mas existe um limite máximo de 30%. A maioria das pessoas, no entanto, quer pagar de 10% a 15% a mais”, diz o CEO.

A fábrica própria, em fase final de negociação, ajudará nesse quesito ao retirar da equação a margem de lucro da indústria e tornar proprietária a pesquisa e desenvolvimento das formulações.

O segundo maior entrave para ganhar escala é a disponibilidade dos produtos. “Tem um público com preocupação ambiental mais ativo e que para sua rotina para comprar nossos produtos. Mas tem um público com a mesma preocupação, e mais amplo, que não compra se não encontrá-los no supermercado que costuma frequentar”, diz Menezes.

Embora tenha nascido digital, a marca sempre teve uma presença física – que começou em feirinhas de produtos orgânicos – e nos últimos anos seus produtos já haviam conquistado espaço nas gôndolas de redes locais como St. Marche e Mambo, em São Paulo, e Zona Sul, no Rio.

Mas desde maio os produtos começaram a entrar em todas as 122 lojas do grupo Pão de Açúcar no Estado de São Paulo. E a programação é chegar a um total de 190 pontos, incluindo Rio de Janeiro, Ceará e Distrito Federal. As praças escolhidas foram aquelas em que a empresa já tinha distribuição.

A estratégia, diz Menezes, é que isso vai ajudar na percepção da marca, mas a ideia é trazer a recorrência de compra para o e-commerce próprio por meio de assinaturas automáticas dos produtos. “Os clientes poderão ter múltiplas assinaturas, com recorrência de compra diferente para cada produto.”

O começo

A Positiva foi fundada por Alex Seibel, Rafael Seibel e Marcella Zambardino. Alex e Rafael são herdeiros da família que controla a Leo Madeiras, uma das maiores distribuidoras de insumos para marcenaria do país, e também co-controladora da Dexco (antiga Duratex), ao lado da Itaúsa. Veio dos fundadores o capital para abrir o negócio.

A primeira vez em que a startup recebeu recursos de investidores foi em 2018, numa rodada pré-seed de R$ 1,6 milhão feita pelo Impulsum, um venture capital de impacto cofundado por Leandro Menezes. Uma rodada semente, de R$ 1,3 milhão, também veio do Impulsum, que passou a ter 24% da empresa.

A princípio, além do aporte de capital, Menezes ajudava a Positiva com a gestão financeira. Com o passar do tempo seu envolvimento se ampliou, até assumir o posto de CEO no início de 2019. Alex Seibel, que ocupava a função, passou, então, a ter um papel mais institucional a partir do conselho de administração.

Dos três fundadores, Zambardino segue no dia-a-dia como ‘chief impact officer’, a cargo das áreas de produto, cadeia de fornecimento, pessoas, comunicação e impacto. “Ela cuida da alma da empresa”, diz Menezes.

Cadeia de valor

Zambardino diz que desde a fundação a Positiva tem um olhar atento para a cadeia de fornecimento, para garantir a entrega aos consumidores dos valores que norteiam a marca. “Desde o começo sempre quisemos trabalhar com compra direta e auxiliamos esses fornecedores a ter um olhar mais circular.”

Um exemplo é o da bucha vegetal, comprada diretamente de agricultores familiares. “Desenvolvemos com eles uma costura com linha de algodão para que o produto fosse totalmente compostável e a embalagem, que era de plástico, substituímos por papel reciclado”, diz ela.

A empresa apoia os fornecedores na obtenção de certificações como selo de produto orgânico, de agricultura familiar e do sistema B. As empresas B, como a própria Positiva, adotam uma série de políticas e práticas para incluir o desenvolvimento social e ambiental em seu modelo de negócios .

Uma equipe permanente de impacto controla indicadores relevantes dessa rede de fornecimento, como os índices de diversidade e inclusão e também de responsabilidade ambiental.

Além do componente preço, a internalização da fase de manufatura com a nova fábrica ajudará também a ampliar a rastreabilidade dos produtos, diz Menezes. “A ideia é reduzir o risco para uma marca que se posiciona como tendo uma formulação limpa e exclusivamente de base vegetal.”

 

 

Fonte: Capital Reset  27.06.2022

Certificadora Green Seal proíbe todos os PFAS em produtos de limpeza

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Os padrões atualizados incluem substâncias per e polifluoroalquil de cadeia curta

A Green Seal anunciou no dia 23 de junho a proibição de quaisquer substâncias per e polifluoroalquil (PFAS) em todos os produtos de limpeza e cuidados pessoais certificados pela Green Seal. Os produtos certificados pelos padrões atualizados do Green Seal serão verificados como livres de PFAS e para atender a um dos mais altos padrões de segurança e proteção ambiental do mercado, anunciou o grupo.

Os padrões do Green Seal proibiram PFAS de cadeia longa, formalmente classificados como perigosos. No entanto, um crescente corpo de evidências indica que os PFAS de cadeia curta têm os mesmos efeitos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente que os PFAS legados que estão substituindo. Os padrões atualizados de produtos de limpeza e cuidados pessoais da Green Seal agora proíbem todos os aproximadamente 12 mil produtos químicos dessa classe.

“Compradores e fabricantes conhecem os perigos dessa classe de produtos químicos tóxicos, mas não possuem maneiras confiáveis ​​de garantir que os produtos sejam livres de PFAS”, disse Doug Gatlin, CEO da Green Seal. “Os critérios padrão da Green Seal agora eliminam o PFAS em toda a cadeia de fornecimento de fórmulas de produtos para produtos certificados de limpeza e cuidados pessoais, mantendo os requisitos de desempenho, para que os compradores possam escolher produtos mais seguros, saudáveis ​​e eficazes com confiança”.

Com a nova proibição, a Green Seal diz que pode fornecer garantia para fabricantes e compradores de que seus produtos de limpeza e cuidados pessoais com certificação Green Seal são livres de PFAS.

Iniciativa em fases

A Green Seal está adotando uma abordagem de categoria de produto para desenvolver restrições de PFAS como parte de uma iniciativa faseada de vários anos para garantir que produtos certificados em todas as categorias tenham restrições de liderança em PFAS.

A Green Seal diz que a abordagem é fundamental para garantir que seus padrões abordem efetivamente as considerações de fabricação e uso que variam de acordo com a categoria do produto, incluindo vias de exposição, desempenho funcional e substitutos.

A Green Seal disse que se concentrou primeiro na eliminação do PFAS em fórmulas para produtos certificados de limpeza e cuidados pessoais porque o PFAS “não é essencial para o desempenho desses tipos de produtos”.

Para aumentar a transparência da cadeia de suprimentos e incentivar o uso de alternativas mais seguras, a Green Seal adicionou critérios para proibir o PFAS em padrões para as seguintes categorias de produtos:

• Limpadores de uso geral (GS-8, GS-37)
• Produtos para lavanderia (GS-48, GS-51)
• Limpadores especiais (GS-52, GS-53)
• Produtos de higiene pessoal (GS-44, GS-50)

Os fabricantes têm um ano para documentar que seus produtos certificados atendem aos critérios PFAS atualizados, de acordo com o Selo Verde.

A Green Seal diz que agora se concentrará no estabelecimento de requisitos de PFAS para outros padrões de categorias de produtos.

 

 

 

 

 

Fonte: Happi 23.06.2022

Guimarães Produtos de Limpeza completa 35 anos e planeja expansão

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“Uma família de soluções” é o slogan da Guimarães Produtos de Limpeza, empresa de Capivari de Baixo (SC) que completa 35 anos em 2022. Até 2025, a empresa quer se tornar referência nacional e internacional no segmento.

 A diretora executiva da empresa é a jovem mulher Letícia Mendes da Rosa, de 26 anos, formada em Administração e Contabilidade.

“Desde pequena estive envolvida na empresa, que foi fundada pelos meus pais. Aos 4 anos era garota propaganda dos produtos”, relembra Letícia Mendes da Rosa, diretora executiva da empresa,  que diz ter tido uma virada em sua vida no ano de 2021. “Foi quando entendi que meu propósito era trazer união à minha família e gestão para a empresa”, conta.

“As pessoas fazem a indústria. Por isso o propósito da Guimarães, mesmo com os processos de modernização da fábrica, é sempre trabalhar com pessoas, favorecendo a região e oferecendo empregos”, destaca Letícia, que também ressalta o desejo de os profissionais estarem sempre em busca de atualização e estudos.

As mudanças que Letícia está trazendo para a empresa são revolucionárias, alinhado à estratégia da visão de 2025. Antes disso, houve uma adequação em vários setores da empresa, desde a gestão do patrimônio e fluxo de caixa, a modernização das embalagens e a adequação às legislações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Nos próximos três anos, a ideia é que a fábrica esteja produzindo em um dia o que produz num mês.

Atualmente, com o desenvolvimento e automatização da empresa através do uso de máquinas de envasar, rotuladeiras e produção de embalagens, a empresa produz mensalmente cerca de 1 milhão e 300 mil litros por mês de produtos, com uma ampla linha de materiais de limpeza atendendo as necessidades do dia a dia dos consumidores.

Hoje a empresa possui mais de 1.200 revendedores espalhados nos três estados da região Sul, São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Acre, além de uma filial em Criciúma/SC e uma distribuidora no Rio Grande do Sul e que desde os primeiros anos contribuem para a expansão da empresa.

 

 

 

Fonte: HC Notícias 27.06.2022

Novos concentrados na limpeza: comprimir e encolher sem perder rendimento e eficácia

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Formulações concentradas e para diluir ganham espaço na maioria das categorias de limpeza doméstica

Por Estela Mendonça

Os produtos de limpeza concentrados estão longe de ser uma novidade e já faz anos que muitas empresas tentam emplacar o formato, que ainda enfrenta a resistência dos consumidores. A SC Johnson, por exemplo, havia lançado uma versão de seu famoso limpa-vidros Windex concentrado há mais de uma década que, mesmo significando 90% menos plástico e reduzir os custos de produção e as emissões do transporte, o lançamento não vingou. “Estamos em um ponto de inflexão real. A crise do lixo plástico tornou-se muito mais importante”, disse Fisk Johnson, CEO da SC Johnson, em entrevista à Bloomberg, ao justificar a nova tentativa da marca, com o lançamento do Windex Dissolve Concentrated Pod.

Fisk Johnson, CEO da SC Johnson

A nova versão do produto, lançada no mês passado, chega ao mercado depois de a SC Johnson ter apostado recentemente no formato com lançamentos de recarregáveis em outras duas importantes marcas, Scrubbing Bubbles e Fantastik, mas desta vez encontra um novo cenário, com a pressão para redução do plástico e por soluções de limpeza mais sustentáveis, além de investidas de startups no setor, que estão conquistando consumidores com suas versões recarregáveis.

Consumidor agora quer

Para a Mintel, à medida que a percepção da ameaça ao meio ambiente cresce, os consumidores estão assumindo muito mais responsabilidade por suas escolhas. Essa responsabilidade pessoal está incentivando as pessoas a tomar as melhores decisões de compra, mesmo em categorias que tradicionalmente eram de baixo envolvimento, como a de cuidados domésticos.

Richard Hopping, Analista global de household care da Mintel

“O cuidado doméstico está sendo reconhecido como uma oportunidade de ganhar dinheiro e, talvez ainda mais criticamente em longo prazo, de fazer a diferença para o planeta e a sociedade como um todo”, diz Richard Hopping, analista da Mintel, afirmando que os limpadores em formatos concentrados continuam a se firmar, criando a vantagem de reduzir a quantidade de plástico necessária para a embalagem e incentivando a reutilização de frascos de spray de gatilho de plástico existentes.

Aposta das grandes

Assim como a SC Johnson, outras gigantes também começam a investir em formatos concentrados, como a Colgate-Palmolive, que acaba de lançar nos Estados Unidos o lava-louças Palmolive Shake & Clean Dish Soap, com o apelo de redução de resíduos plásticos. O frasco do kit inicial é feito de plástico 100% reciclado e o sachê de gel concentrado facilita o reabastecimento, usa menos plástico e requer menos água no transporte, o que contribui para reduzir a pegada de carbono da lavagem de louça.

A Clorox também está apostando em produtos de limpeza recarregáveis, com os novos Multi-Purpose Refillable Cleaner e Bathroom Foamer Refillable Cleaner, com cápsulas que contêm a solução de limpeza concentrada e frascos de spray que podem ser reutilizados até 30 vezes. O limpador multifuncional foi projetado para ajudar a remover sujeira e gordura de várias superfícies da sua casa, enquanto o limpador de espuma para banheiro deve ser usado em banheiras, chuveiros e azulejos, por exemplo.

A Arm & Hammer Laundry lançou este mês no mercado americano lava-roupas líquidos com fórmula concentrada, com o apelo de acelerar os esforços de sustentabilidade. Os novos produtos são formulados com menos água e embalagens menores, reduzindo o uso de plástico e água por carga. De acordo com a empresa, os produtos têm duas vezes mais removedores de mancha em cada gota em comparação com as formulações anteriores. “Como marca doméstica líder, estamos orgulhosos do progresso que fizemos para melhorar a sustentabilidade de nossos produtos e práticas de fabricação”, disse em comunicado Laurie Kirschner, diretora sênior de marketing.

A marca All Free Clear, da Henkel, também anunciou o novo detergente líquido ultraconcentrado eco transparente All Free Clear, que oferece uma fórmula de base biológica certificada pelo USDA em uma nova garrafa ecológica feita com plástico 100% reciclado. Com uma fórmula ultraconcentrada, mais cargas na máquina podem ser lavadas por frasco versus fórmulas padrão, reduzindo o número total de remessas aos consumidores para o mesmo número de cargas. Além de ser feita com 100% de plástico reciclado pós-consumo, a nova garrafa ecológica foi projetada com a redução de plástico em mente. O tamanho compacto permite 60% menos plástico.

Startups da limpeza

No Brasil, ainda são as startups, como Positiva.a, Yvy e Desembala, que lideram o movimento com produtos de limpeza recarregáveis. Uma novidade no setor é o Supergreen Ecofolhas Multiuso, lançado pela Akora. Para ser dissolvido em água, em um frasco que o consumidor já tenha em casa, em poucos segundos, a ecofolha se dissolve e se transforma em um limpador de uso geral com grande capacidade de limpeza por um preço acessível.

Como a maioria dos consumidores de produtos têm hábitos de limpeza mais conservadores e são muitos sensíveis a preços, esses produtos não prometem escala suficiente para que empresas voltadas ao mercado de massa apostem no formato, mas estão investindo em formulações cada vez mais concentradas, especialmente de amaciantes e detergentes, como as marcas Omo e Brilhante que ganharam versões para diluir, da Unilever.

Enquanto os concentrados não decolam, as marcas vêm se empenhando em tornar mais concentradas as formulações de produtos tradicionais. A marca Minuano, da Flora, por exemplo, anunciou recentemente o relançamento de sua linha de lava-roupas em pó, que passam a contar com fórmulas concentradas, que mantém o rendimento necessitando de menos produto para lavar a mesma quantidade de roupa, oferecendo qualidade a um custo competitivo, segundo João Gandolfi, gerente de marketing e trade marketing para Home Care da Flora. Ele destaca a variante Minuano Máxima Limpeza, que também ganhou uma fragrância com tecnologia que proporciona a sensação de roupa seca ao sol. “Muitas vezes, o consumidor não tem a possibilidade de deixar suas roupas secando como gostaria, seja por falta de espaço ou por estar em uma estação mais fria. Oferecer esse benefício é um grande diferencial para quem gosta do frescor da roupa seca ao ar livre”.

Favorecendo a migração

Vera Gomes, coordenadora de negócios home care da Dinaco, observa que uma das primeiras preocupações do formulador em novos desenvolvimentos ou inovação de produtos é associar um processo de limpeza eficaz à sustentabilidade. “Dentro desse conceito, os produtos concentrados para limpeza doméstica, automotiva e industrial são os grandes aliados tanto para fabricantes quanto para consumidores. As embalagens são compactas, menos poluentes e com ganho em armazenamento e transporte”.

Vera Gomes, coordenadora de negócios home care da Dinaco

A relação custo-benefício com o uso de matérias-primas que permitam produtos concentrados é outro aspecto positivo apontado por Vera, que cita alguns ingredientes no portfólio da Dinaco indicados para o desenvolvimento de itens de limpeza concentrados.

“Ideal para produtos concentrados é a linha REWOQUAT® por sua elevada concentração de ativos, que oferece uma excelente opção de surfactante, o REWOQUAT® CQ 100 G, que é altamente compatível com outros tensoativos e superfícies, além de ser estável em pH ácido a alcalino”, explica Vera, que também destaca sua versatilidade, já que pode ser aplicados em diversas categorias, como home care, auto care e I&I”.

Já para formulações de amaciantes concentrados domésticos ou institucionais, a indicação é o REWOQUAT® WE 45, que tem a vantagem de ser um líquido de utilização a frio, ou seja, otimiza o processo de fabricação. “Biodegradável, sua ótima estabilidade e alta performance permitem elaborar formulações que oferecem proteção para os tecidos e para o meio ambiente”, diz Vera.

A executiva da Dinaco também lembra que muitas vezes o consumidor precisa de um incentivo a mais para migrar para produtos concentrados e destaca o TOMAKLEEN® G-14, uma especialidade química que substitui solventes oxigenados como o butilglicol e que permite limpeza a seco. “Além de economizar espaço na prateleira, por ser concentrado, reduz o trabalho para quem utiliza o produto final, considerando que não demanda enxágue. Altamente eficaz e seguro para limpeza de superfícies duras, possui excelente eficiência de desengraxe e desengordurante com baixa formação de espuma”.

Derivado vegetal

Joyce Mendes, especialista técnica em home care na Lubrizol Life Science, afirma que a empresa acredita e investe no universo dos ingredientes e produtos concentrados há muito tempo: “Entendemos que formatos concentrados, sólidos e em pó, além de carregarem conveniência à rotina dos consumidores, agregam sustentabilidade através de menor impacto em transporte de água e uso de embalagens menores e em formato refil”.

Joyce Mendes, especialista técnica em home care na Lubrizol Life Science

Segundo a especialista, a Lubrizol possui soluções consagradas no mercado, que promovem estabilidade e viscosidade para esses sistemas, como os modificadores reológicos da família de polímeros Carbopol®, que formam géis e formatos de altíssima viscosidade e que estão alinhados à Química Verde, e a linha de agentes de sanitização Mykon™ e Warwick™, que possibilita formatos sólidos e em pó para produtos de desinfecção.

“Mas o grande destaque é o Novethix™ HC220 thickener, espessante associativo não iônico, que é ideal para produtos de limpeza contendo tensoativos”, diz Joyce, explicando que se trata de um produto derivado vegetal e inerentemente biodegradável, de ampla compatibilidade, inclusive com tensoativos catiônicos, e que possui efeito sinérgico com eletrólitos como o cloreto de sódio.

Fácil de usar, Novethix™ HC220 thickener permite processamento a frio e pode ser adicionado ao final do processo para ajustar a viscosidade do produto final. Outros atributos, de acordo com Joyce, incluem altíssima transparência, viscosidade e fluxo longo, além de ser adequado para produtos concentrados diluíveis e em formato refilável, podendo ser agregado em sistemas de limpeza para superfícies, roupas, louças e amaciantes e outros sistemas catiônicos.

Joyce observa que, além do seu perfil sustentável, por ser derivado vegetal e biodegradável, possui um apelo interessante para produtos voltados a consumidores com sensibilidade e cuidados com os pets, por conta de suas propriedades de mitigação da irritação do sistema tensoativo.

Ressaltando que a Lubrizol tem investido em inovações e soluções mais sustentáveis e que permitem fórmulas concentradas e com texturas diferenciadas para o segmento de home care, Joyce adianta novidades: “Ainda este ano lançaremos novos ingredientes para atender às demandas de produtos mais concentrados”.

Expertise em concentrados

“Ao longo dos últimos anos, verificamos um aumento na demanda por produtos mais concentrados, que resultam em soluções mais sustentáveis, refletindo uma crescente preocupação em mitigar os efeitos das ações cotidianas no meio ambiente”, avalia Aline Viana, especialista técnica de pesquisa e desenvolvimento da Dow.

Aline Viana, especialista técnica de pesquisa e desenvolvimento da Dow

Aline também constata que a indústria de produtos de limpeza vem se especializando em suprir essa demanda e atender o desejo de parte dos consumidores, bem como contribuir de maneira efetiva para preservar recursos hídricos e diminuir a pegada de carbono, com tecnologias que reduzem a quantidade de água na composição dos produtos, o que diminui também o impacto ambiental durante o transporte.

“A Dow possui expertise no desenvolvimento de produtos concentrados e eficientes, fazendo uso de tecnologias adequadas para fórmulas de detergentes lava-louças, limpadores de superfície, detergentes lava-roupas diluíveis e também para os pods, além de propostas para estruturação de detergentes sólidos”, afirma a especialista, destacando ingredientes da companhia para formulações com esse conceito.

Para produtos focados na demanda por doses únicas ou concentradas para lavanderia, Aline destaca soluções para detergentes lava-roupas concentrados convencionais e propostas 2 em 1, que aliam limpeza e maciez, com a utilização dos produtos: TERGITOL™ 15-S-9 Surfactant, para uma excelente limpeza primária e umectação; Hexyl CELLOSOLVE™ Solvent, que atua como booster de limpeza e substituto parcial de propileno glicol nas fórmulas, e SupraCare™ 801 Polymer, para proporcionar suavidade aos tecidos e formação de espuma mais cremosa.

“Para os limpadores de superfície, as propostas de fórmulas concentradas da Dow sem água chegam a ser 35 vezes mais concentradas e entregam performance de limpeza superior quando comparadas a produtos de mercado”, garante Aline, que recomenda para isso ingredientes como TERGITOL™ 15-S-9 Surfactant, Hexyl CARBITOL™ Solvent e DOWANOL™ EPh Glycol Ether, que também atua como booster de limpeza.

Outro segmento de novos formatos que vem sendo muito explorado em concentrados, de acordo com Aline, é o de produtos sólidos ou pods. Para a estruturação de produtos nessas novas apresentações, mas mantendo um aspecto homogêneo sem rachaduras, a Dow oferece o SupraCare™ 780 Additive. “Este polímero é derivado vegetal e multifuncional, que combina benefícios de reologia e estruturação, agindo como um espessante altamente eficiente para detergentes líquidos e como agente estruturante, que permite melhores características físicas e de espuma em produtos sólidos”, explica.

Ingredientes customizáveis

“A pandemia de Covid-19 provocou um aumento da necessidade com o cuidado sanitário dos ambientes, promovendo grandes mudanças nos hábitos de consumo das pessoas, principalmente os relacionados ao uso de produtos de limpeza doméstica”, analisa Letícia Silva, especialista em saneantes do time de pesquisa e desenvolvimento da WANA, que observa, entretanto, que esse contexto, embora venha gerando considerável elevação das vendas do setor, também causou na cadeia de suprimentos matérias-primas e logística um forte e inesperado impacto para atender as novas demandas.

Letícia Silva, especialista em saneantes do time de pesquisa e desenvolvimento da WANA

Mesmo diante da oscilação no fornecimento de matérias-primas que afeta o setor de produtos de limpeza, Letícia afirma que a WANA disponibiliza diversos produtos para auxiliar os fabricantes. “Um dos grandes destaques é a linha HOUSEWAN®, produtos de formulação concentrada, desenvolvidos para simplificar a formulação, a fabricação, os processos logísticos, o controle de estoque e a compra de insumos, além de proporcionar às marcas uma abordagem sustentável, com a redução na geração de resíduos”.

Letícia acrescenta que o HOUSEWAN® pode ser customizado de acordo com a necessidade de cada cliente, com aplicação versátil em formulações de lava-louças, lava-roupas líquido, limpadores de superfície, entre outros.

Além do HOUSEWAN®, Letícia também citas outra linhas da WANA indicadas para compor as formulações de saneantes, como ADWANA®, agente reológico para formulações com tensoativos; OPACIWAN®, opacificante para formulações tensoativas líquidas opacas; POLIWAN®, dispersante e antirredepositante; WANSEQ®, quelante de íons metálicos que evita problemas de estabilidade; WANSUR®, linha de tensoativos diversos; e WANBAC®, linha de biocidas reservantes e sanitizantes que atendem as RDC’s da ANVISA para o segmento.

“Vale destacar que a WANA é uma empresa 100% brasileira, especialista em aditivos químicos, que oferece suporte com recursos técnicos profissionais exclusivos e customizados a esse segmento, tanto de laboratório quanto comercial”, afirma Letícia.

Tensoativos versáteis

A engenheira química Karina Camillo, especialista de produto de beauty e personal care, home care e I&I da IMCD, indica dois tensoativos da fabricante Innospec para compor formulações concentradas de alta performance: Empilan® PF 7169 e Nansa® LSS 38/AV.

Karina Camillo, especialista de produto de beauty e personal care, home care e I&I da IMCD

O Empilan® PF 7169 (PPG-3-Undeceth-7), ácool etoxilado sintético, é um tensoativo não iônico prontamente biodegradável compatível com muitos agentes oxidantes e redutores comuns e pode ser formulado com outros tensoativos não iônicos, aniônicos, anfotéricos e catiônicos. “É um surfactante versátil de baixa espuma, especialmente desenvolvido para oferecer excelente desempenho umectante, alta solubilidade, ótima emulsificação e perfil de espuma dinâmico baixo em comparação com outros do mercado”, destaca Karina.

A especialista explica que o Empilan® PF 7169, oferecido na forma de líquido 100% ativo, é particularmente adequado para aplicações que operam em temperaturas elevadas ou para processos com tempos de ciclo curtos. Outros benefícios incluem ação de controle de espuma, desengordurante e compatibilidade com alvejante, além de ser estável em ampla faixa de pH e melhorar a tolerância a altos níveis de eletrólitos e agua dura.

Segundo Karina, ele pode trazer benefícios a uma ampla gama de aplicações, como limpeza de superfícies, tratamento têxtil e como agente umectante de baixa espuma ou umectante sinérgico e emulsificante em formulações de revestimento de superfície, incluindo limpadores concentrados e lava-louças.

O Nansa® LSS 38/AV (Sodium C14-16 Olefin Sulfonate, por sua vez, é um surfactante aniônico com alto poder de detergência e elevada capacidade de formação de espuma. “Quimicamente estável em condições ácidas ou alcalinas, ele atua como um surfactante de sulfonato de olefinas e pode ser aplicado em formulações sólidas e líquidas altamente concentradas”, afirma Karina, citando produtos de limpeza doméstica, de automóveis e detergentes líquidos entre as possíveis aplicações.

Valor sustentável

“Reduzir o impacto ambiental é uma prioridade cada vez mais importante para os consumidores brasileiros”, diz Andréa Oliveira K. Piedade, analista de serviços técnicos da Stepan, citando dados da Mintel, que revelam que 30% dos consumidores no Brasil consideram importante que os produtos de limpeza doméstica contenham ingredientes naturais, 48% estão reduzindo ativamente o desperdício de embalagens, 39% acreditam que os produtos no formato refil são mais baratos que os convencionais e 33% preferem produtos de lavanderia com embalagens ecossustentáveis.

Andréa Piedade, analista de serviços técnicos da Stepan

Para Andréa, esses dados indicam que os consumidores estão também mais abertos a novos formatos mais sustentáveis dos produtos, como versões em pó concentrados e diluíveis em sachês, com opções refiláveis, que reduzem consideravelmente a quantidade de plástico utilizada e o custo final do produto na gôndola.

Os formuladores de produtos de limpeza, por sua vez, vêm acompanhando essas tendências e buscam ingredientes que, não apenas atendam às preocupações de sustentabilidade, mas que também gerem benefícios para toda a cadeia de suprimentos. “A Stepan está comprometida em fornecer valor sustentável aos seus clientes, trabalhando como parceira inovadora para ajudar os formuladores a atingir suas metas de sustentabilidade”, afirma Andréa.

“Com um portfólio de surfactantes de origem natural, a Stepan desenvolveu um Índice de Carbono Biorrenovável (BCI) que fornece um valor único baseado no percentual de carbono derivado de um recurso biorrenovável, proveniente de fonte animal, vegetal ou marinho”, destaca Andréa, que explica que esse percentual é calculado com base no número de carbonos biorrenováveis dividido pelo número total de carbonos na molécula.

A analista da Stepan ressalta que o STEPOSOL® M-8-10, por exemplo, possui um BCI de 82, sendo uma opção com vantagem sustentável para formulações de limpeza de superfícies. “Esta amida dissubstituída é um surfactante aniônico ideal para limpadores e desengraxantes multiuso em aplicações industriais, institucionais e domésticas. Também pode ser usado como concentrado para uso em sprays e sachês”.

Já o STEPOSOL M-8-10, segundo Andréa, apresenta várias propriedades, incluindo excelente solvência, baixo teor de compostos orgânicos voláteis (VOC) e estabilidade ao calor e à hidrólise. “É uma excelente alternativa aos solventes tradicionais que possuem alto VOC”, sugere, informando que seu poder de penetração como solvente e a baixa tensão superficial como surfactante ajudam os formuladores a criar produtos minimalistas com menos ingredientes, mas ainda com alto desempenho, mesmo com baixas porcentagens de ativos.

Oportunidades multifuncionais

Reforçando a urgência de os fabricantes efetivamente se engajarem no esforço conjunto para redução do plástico, um diagnóstico feito pelo programa Lixo Fora D’Água, da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), mostrou que os resíduos plásticos correspondem a 48,5% dos materiais que vão parar na costa brasileira.

Embora a redução do plástico e da pegada de carbono seja um grande incentivo para os consumidores aderirem aos produtos concentrados, como alternativa ao plástico descartável, eles também estão olhando para outras formas de reduzir o consumismo e o impacto ao meio ambiente e também manter seus lares saudáveis, o que pode abrir oportunidades para produtos com ingredientes seguros e multifuncionais, que sejam indicados para várias tarefas domésticas, da roupa às superfícies, com a mesma eficiência de produtos específicos que os consumidores confiam.

Diversificação de produtos de limpeza está nos planos da ASA

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Estar em sintonia com as demandas do mercado é o principal foco do Grupo ASA quando o assunto é limpeza doméstica. 4

É dessa forma que a indústria mantém a sua presença na vida do consumidor e, com a marca Bem-te-vi, foi novamente a vencedora de duas categorias da área: ‘Sabão em Pó’ e ‘Sabão em barra’, na pesquisa Marcas Que eu Gosto 2022, da Folha de Pernambuco. Para ocupar a primeira colocação nesses produtos, a empresa alcançou o reconhecimento a partir da boa interpretação do que o cliente quer. Para completar a experiência, a marca ainda ocupou a terceira colocação na categoria ‘Marca que representa o Estado de Pernambuco’.

Segundo o diretor de Marketing da ASA, Wagner Mendes, a empresa desenvolve um trabalho com estímulos para o consumidor adquirir um produto pernambucano e sempre atualizado às novidades do mundo industrial. “Em todos os nossos anos de trabalho, sempre buscamos atuar para solucionar os problemas que os clientes apresentam. A tecnologia permitiu nossa evolução para que conseguíssemos ter produtos de alto nível. Estamos hoje presentes em lavanderia, produtos para pisos, superfícies, higiene pessoal, infantil, com uma linha extensa com a preocupação de atender bem o consumidor”, declarou.

Mendes conta ainda que a ASA vai investir em novos produtos e áreas do segmento para ampliar a sua operação. “Reativamos a linha de água sanitária com a Bem-te-vi, ampliando o portfólio com a marca Invicto, com detergente em pó e lava roupas líquido, diversificando embalagens, tornando-se diferenciadas, com movimento constante de atualização”, disse ele.

Além da atuação no segmento de limpeza, a ASA Indústria conta ainda com produtos na área de alimentação, higiene e com outros produtos na área de materiais de limpeza.

 

 

 

 

Fonte: Folha de Pernambuco 15.06.2022

Produtos de limpeza probióticos é nova aposta da Mrs.Meyers, da SC Johnson

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Mais conhecido por popularizar aromas exclusivos e sofisticados na categoria de limpeza doméstica, Mrs. Meyer’s Clean Day lançou, da SC Johnson, lançou uma nova linha de produtos de limpeza probióticos .

Usando tecnologia probiótica proprietária, a nova linha de produtos melhora a experiência de limpeza. De acordo com a Mrs. Meyer’s, os produtos de limpeza naturalmente quebram a sujeira e as manchas e, em seguida, se depositam em na superfície e continuam a limpar até sete dias.

A nova gama está disponível nos principais aromas da marca: Lavender e Lemon Verbena. A linha completa de probióticos da Mrs. Meyer’s Clean Day inclui Probiotic Multi-Surface Cleaner, Probiotic Multi-Surface Concentrate, Probiotic Drain Cleaner e Probiotic Daily Shower Cleaner.

“O lançamento do Mrs. Meyer’s Probiotics continua nossa história de trazer novas e deliciosas soluções de limpeza e cuidados que são cuidadosamente elaboradas pensando em você e em sua casa”, disse Pam Helms, diretora executiva de pesquisa e desenvolvimento global da SC Johnson. “Sempre nos esforçamos para criar as melhores soluções que combinam eficácia intransigente com aromas inspirados no jardim, uma tradição que continuamos com o lançamento de limpadores probióticos nas fragrâncias favoritas de nossos consumidores”.

 

 

 

 

 

Fonte: Happi 20.06.2022

Minuano moderniza linha de cuidados com a roupa

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Marca da Flora aposta em multibenefícios através de fórmulas mais modernas e novo visual de seus amaciantes e sabões em pó. Destaque para a inovadora tecnologia que proporciona sensação de roupa seca ao sol

Com mais de 35 anos no mercado, Minuano, principal marca de home care da Flora e quarta maior do mercado, segue acompanhando o comportamento dos consumidores e movimentações de categoria para planejar lançamentos e a evolução de seu portfólio. Hoje presente em 9 categorias, com mais de 50 itens para ajudar os consumidores a cuidarem da casa, das roupas e das louças com eficiência, a marca moderniza sua linha de cuidados com a roupa nas duas principais categorias.

As linhas de Sabão em Pó e Amaciante estão sendo relançadas, trazendo novos e diferentes benefícios em cada versão, além das novas fragrâncias – selecionadas de acordo com a preferência dos consumidores em pesquisas realizadas pela marca. Três das variantes são novidades para complementar o portfólio, visando atender de forma mais ampla diferentes questões na rotina dos consumidores no momento de cuidar das roupas. Os sabões em pó: Minuano Máximo Cuidado e Minuano Máxima Perfumação, e o amaciante Minuano Noite de Luar.

Destaca-se também no relançamento, o sabão em pó Minuano Máxima Limpeza e o amaciante Minuano Brisa Macia, que possuem uma fragrância com tecnologia que proporciona a sensação de roupa seca ao sol. “Muitas vezes, o consumidor não tem a possibilidade de deixar suas roupas secando como gostaria, seja por falta de espaço ou por estar em uma estação mais fria. Oferecer esse benefício é um grande diferencial para quem gosta do frescor da roupa seca ao ar livre”, comenta João Gandolfi, gerente de marketing e trade marketing para Home Care da Flora, indústria de bens de consumo, detentora da marca Minuano.

Além de tudo isso, os sabões em pó da marca passam a contar com fórmulas concentradas, que mantém o rendimento necessitando de menos produto para lavar a mesma quantidade de roupa, oferecendo qualidade a um custo competitivo. “Além da fórmula concentrada que permite termos produtos mais sustentáveis, reduzindo impacto ao meio ambiente, apostamos também em substituir nossa versão floral que é comumente encontrada na cor rosa por uma proposta olfativa diferenciada explorando o território roxo – Minuano Máxima Perfumação, visando atrair as pessoas que buscam por benefícios e novas experiências na lavagem”, aponta o gerente de marketing.

Segundo dados da Euromonitor, a categoria de sabão em pó representa 54% do mercado de home care, responsável por movimentar R$ 8,9 Bi e 1,0MM kg de acordo com relatório Nielsen de 2021. Toda a linha de sabão em pó Minuano é concentrada, mais sustentável e conta com três versões – Máxima Limpeza, Máxima Perfumação e Máximo Cuidado – disponível em cinco volumetrias (400g, 800g, 1,6kg, 2,4kg e 4,0kg).

Falando de amaciantes, as atuais versões foram reformuladas para seguir as novas tendências e garantir a finalização dos tecidos com maciez e perfume prolongado. A grande aposta da marca está na adição da tecnologia anti-odor1, presente em toda a linha, e nas diferentes inspirações para as fragrâncias, como a aromaterapia e perfumaria fina, que proporcionam sensações. Atualmente, o segmento representa 82% da categoria com R$2,5bi e 6,3 milhões de litros.

“Acompanhando a dinâmica de mercado, observamos que as variantes mais intensas representam uma fatia de 20% da categoria e seguem crescendo em relevância, por isso, trazemos para o portfólio o amaciante Minuano Noite de Luar, que segue essa tendência e além de sofisticação com uma fragrância com óleos naturais, ainda traz ainda mais tecnologia, oferecendo proteção contra 5 dos principais odores indesejados do dia a dia: cozinha, mofo, suor, cigarro e pets”, finaliza Gandolfi.

 

 

*Fonte: Nielsen Retail INA+C&C FY 2021
1Tecnologia anti-odor presente na fragrância, para odores específicos conforme cada versão. Consulte informações na embalagem.

National Advertising Division recomenda P&G descontinuar claims de eliminação de odor para Febreze

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A National Advertising Division (NAD) recomendou que a a Procter & Gamble Company descontinuasse certas alegações de “eliminação de odor” que faz em toda a linha Febreze de produtos de fragrâncias domésticas, que incluem Febreze Air, Light, Fabric, Plug, Small Spaces, velas e outros.

A P&G vai recorrer da decisão da NAD. As alegações, que apareceram em anúncios online, comerciais e no site Febreze, foram contestadas pela SC Johnson, fabricante do Glade.

A NAD determinou que certos comerciais no site da Febreze transmitem razoavelmente a mensagem de que os produtos da Febreze eliminam física e quimicamente os odores em nível molecular; enquanto outros anúncios contestados transmitem razoavelmente uma mensagem limitada à percepção de mau odor (eliminação sensorial de odor).

Embora o anunciante tenha apresentado provas de testes extensivos juntamente com relatórios de especialistas em áreas relevantes, a NAD concluiu que as provas de testes sensoriais do anunciante não eram adequadas para alegações de eliminação física ou química do mau odor em nível molecular porque o teste sensorial, por si só, é insuficiente para sustentar uma alegação de eliminação não sensorial.

Além disso, a NAD descobriu que o teste sensorial do anunciante, conhecido como teste de diferença do controle, não era adequado para alegações de eliminação sensorial de odor (incluindo eliminação instantânea e contínua).

A NAD observou que nada em sua decisão impede o anunciante de fazer afirmações verdadeiras e não enganosas de que os produtos Febreze reduzem a percepção do mau odor ou que os produtos Febreze afetam física e quimicamente o mau cheiro no nível molecular, incluindo alegações de que os produtos funcionam instantaneamente ou continuamente.

Em sua declaração, a P&G afirmou que recorrerá da decisão da NAD porque “discorda fundamentalmente” da “conclusão da NAD de que a P&G não comprovou qualquer alegação de eliminação sensorial de odor”. O anunciante sustentou que “as alegações contestadas são fundamentadas por dados robustos e confiáveis” e que “a evidência de registro demonstra que todos os produtos Febreze no mercado e as tecnologias proprietárias OdorClear que eles contêm, de fato, eliminam moléculas de mau odor a um nível olfativo que é indetectável para os consumidores”.

 

 

Fonte: cleaninginstitute.org 10.06.2022

Noviça lança Vassourinha Duo

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A Noviça lançou a Vassourinha Duo, no formato dois em um, com pá e vassoura, o produto é ideal para a higienização de superfícies, como bancadas e mesas, podendo ser utilizada para higienização do chão de pequenas áreas, de forma prática e suave.

A Vassourinha Duo é fácil de ser armazenada,  basta encaixar a vassourinha na pá. Com cerdas macias que garantem eficiência para os mais diversos tipos de superfícies, o novo lançamento da Noviça está disponível exclusivamente na cor Tiffany.

 

 

 

 

Fonte: New Trade 08.06.2022

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