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Febreze Car olha para as estrelas para criar a coleção CARstrology nos EUA

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Lançamento contou com parceria com a astróloga Aliza Kelly para linha baseada no zodíaco

Esteja na rodovia ou preso no trânsito, todo mundo fica um pouco mais feliz ao volante ao cheirar um perfume que adora. Febreze tornou isso fácil de encontrar olhando para a astrologia com a coleção Febreze CARstrology: 12 fragrâncias que combinam com cada signo do zodíaco.

Febreze fez parceria com a astróloga de celebridades, colunista, autora de best-sellers e apresentadora Aliza Kelly para projetar Febreze CARstrology . Depois de analisar as dezenas de perfumes Febreze CAR disponíveis, Kelly considerou as preferências e necessidades de cada signo astrológico, relacionando cuidadosamente personalidade e aroma. O resultado são 12 combinações que proporcionam uma experiência mais pessoal, acelerando a cada pedalada.

“O perfume é um portal poderoso que pode gerenciar sua energia e mudar seu humor. Aproveitar isso em espaços como o seu carro é uma maneira fácil de tornar a vida mais prazerosa”, disse a astróloga Aliza Kelly. “Os pares Febreze CARstrology refletem especificamente a essência central de cada arquétipo astrológico e o que esse signo mais precisa quando está na estrada. Afinal, a viagem é o destino, então porque não ter uma experiência de condução fabulosa?”

Os clipes de ventilação Febreze CAR facilitam a obtenção dessa experiência fabulosa em praticamente todos os veículos. A intensidade do perfume pode ser controlada com o mostrador localizado na parte superior, para uma faixa de frescor leve a aromatizante. Quando ajustado para baixo, cada clipe dura até 40 dias, eliminando odores fortes.

 

 

Fonte: Release Internacional  03.05.2022

Evita Mofo Closet é nova aposta da Ordene

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A Ordene traz para o mercado o Evita Mofo Closet Algodão, da linha My Closet, um desumidificador de ar que auxilia diretamente na proteção contra o mau cheiro ou aparência desgastada.

Pois, segundo a empresa, atua na não proliferação de micro-organismos do ambiente ao evitar o acúmulo de umidade em armários, prateleiras, gavetas e closets, protegendo as peças contra o mofo, fungos e odores. Além de evitar o mau cheiro, as fragrâncias de algodão e lavanda trazem um perfume para o ambiente que passam a sensação de locais sempre limpos.

Disponível nos tamanhos de 50g, 80g, 130g e 180g, o produto ainda vem na embalagem com indicativo de limite de uso, o que facilita a identificação da performance do item.

Além dos modelos que são ideais para serem colocados em prateleiras e gavetas, a empresa oferece outra opção, o Evita Mofo Dry Closet com gancho para armários e closets, com suave fragrância de lavanda e seus cristais, que absorvem o excesso de umidade do ambiente, depositando-o em forma líquida em sua bolsa de armazenamento. O Dry Closet é capaz de armazenar até 500ml de umidade, podendo variar. O produto possui durabilidade de até 30 dias e, assim como os demais, permite fácil visualização de quando o produto está pronto para ser substituído.

 

 

 

 

 

Fonte: Superhiper 03.05.2022

Nielsen apresenta pesquisa sobre comportamentos e barreiras das mulheres

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Levantamento realizado para o Dia das Mães revela liderança feminina no ambiente digital, no uso de Smartphone e Streaming, junto a mídia/anunciantes, influenciadores, diferentes frentes de consumo, dentre outros segmentos

Nielsen (NYSE: NLSN), líder global em insights de audiência, dados e análises, apresenta este mês a pesquisa “ELAS: comportamentos e barreiras”. Desenvolvido em parceria com Opinion Box, empresa especializada em pesquisas de mercado online, o levantamento tem como objetivo estimular a inclusão por meio de técnicas de pesquisa da companhia, além de entender o perfil das brasileiras em diferentes frentes, trazendo uma reflexão sobre comportamentos e particularidades.

“Muito além de entender os comportamentos de consumo para o setor de mídia e marketing, nosso principal mercado, a Nielsen tem a inclusão como um de seus principais valores. Nos posicionamos usando a nossa técnica de pesquisa para que possamos ter ambientes e mercados mais eficientes, mas que também inclua todas as pessoas. Nos mais de 50 países que a Nielsen está presente, esta é uma questão muito relevante”, contextualiza Sabrina Balhes, Líder de Measurement de Nielsen Brasil.

Realizado entre os dias 24 de fevereiro e 2 de março de 2022 com uso de questionário online para 1000 pessoas de todas as regiões do país, dentre os entrevistados, 69% eram mulheres, 24% homens e 7% optaram por não citar seu gênero. Vestuário, alimentação, eletrônicos, maquiagem, bebidas, decoração, pets, automotivos, medicamentos, artigos esportivos, entre outros estão entre os setores analisados. A pesquisa fornece insights sobre os hábitos de tendências e comportamento dos brasileiros, em especial as mulheres, o que permite orientar as estratégias das empresas para chamar a atenção das consumidoras.

“Nossa intenção com essa pesquisa é explorar o universo das mulheres sob diversas óticas, passando por hábitos cotidianos, consumo de mídia, conteúdo e produtos, compras e outros aspectos. Com esses dados, além de levantar pontos importantes sobre esse público, conseguimos gerar insights relevantes para marcas que querem entender melhor o universo das mulheres e saber, de fato, o que elas anseiam em várias esferas da vida”, conta Dani Schermann, Head de Marketing do Opinion Box.

Confira abaixo alguns destaques da pesquisa e como o mercado feminino tem se destacado em cada segmento:

Domínio feminino no ambiente virtual

O número de brasileiros que usam a internet continua em crescimento, e com isso a presença feminina também. De acordo com o levantamento Nielsen, o público feminino tem maior presença mais assídua no ambiente virtual em relação ao público masculino. Quando questionadas sobre a frequência que usam a internet, 90% das entrevistadas disseram se conectar diariamente. Entre os homens o percentual de acesso diário é de 83%. Além disso, ao serem perguntadas sobre suas atividades online nas últimas semanas, 80% delas afirmaram que a principal atividade é o acesso às redes sociais, enquanto apenas 65% dos homens utilizam as redes sociais.

Mulheres lideram o uso de Smartphone

Smartphone é o principal dispositivo para os respondentes. Além dos brasileiros serem os maiores consumidores de celular, as mulheres dominam o uso dele no Brasil. Quando questionados em que tipo de dispositivo(s) acessam a internet regularmente, de todos entrevistados 90% responderam que utilizam o telefone móvel, seguido de 4% de notebook, 3% de desktop e 2% de tablet.

Influencers/famosos e Vlogs conquistam maior atenção das brasileiras

Fenômeno nas redes sociais, os influenciadores/famosos e Vlogs conquistam maior parte da atenção das pessoas que acessam a internet. De acordo com o levantamento Nielsen, o público que acompanha influenciadores é em sua predominância feminino (45%) e está entre 24 a 45 anos, enquanto os homens ficam com 24%. Quando questionadas se já compraram algum produto ou serviço divulgado por um influenciador, 42% das mulheres afirmaram positivamente. Deste total, 78% delas afirmam que valeu a pena seguir a dica

Streaming e entretenimento como favoritos das consumidoras

Em amplo crescimento, os serviços de streaming têm conquistado o público brasileiro. A pesquisa também revela que conteúdos “On demand”, principalmente de vídeos como Youtube, Netflix e Amazon Prime são os preferidos de 70% do público, sendo mais popular entre jovens de 24-35 anos. Em seguida, aparecem aplicativos para armazenamento de fotos e sites de vagas de emprego, ambos com 64% da preferência. Elas também assistem a mais vídeos, filmes e programas de TV que o público masculino (67% das mulheres revelaram realizar essas atividades nas últimas semanas contra 59% dos homens).

Potencial feminino na conversão e engajamento junto a mídia e anunciantes

Com maior potencial de engajamento junto aos anunciantes, as consumidoras são mais impactadas com campanhas e anúncios relacionados a vestuário e alimentos. Para 48% das entrevistadas publicidade voltadas a roupas e calçados, são mais lembradas, contra 27% dos consumidores do sexo masculino. Quando o assunto é alimento, 45% das mulheres afirmam se lembrar de serem impactadas com anúncios do gênero, enquanto entre os homens o percentual fica em 32%.

Além de poder na decisão de compra, o público feminino está mais propenso a adquirir o item visto em campanha publicitária. Em setores como vestuário, 31% das mulheres declaram ter efetuado uma compra de vestuário após virem uma propaganda. O ramo da alimentação fica em segundo lugar, com 30%. Os principais produtos de interesse das mulheres pesquisadas são itens de beleza e alimentos.

Mulheres despontam em quase todos os setores analisados.

Levando em consideração o alto consumo de informações e produtos online, quando questionado sobre quais tipos de conteúdo consomem online, o público feminino afirmou que costuma consumir principalmente música, notícias, séries e conteúdo relacionado a saúde e beleza. Abaixo o comparativo e os principais destaques:

• Música – Público feminino: 57% / Público masculino 44%,
• Notícias – Público feminino: 56% / Público masculino 58%,
• Filmes – Público feminino: 53% / Público masculino 55%,
• Séries – Público feminino: 50% / Público masculino 42%,
• Beleza – Público feminino: 45% / Público masculino 16%,
• Culinária – Público feminino: 42% / Público masculino 19%
• Entretenimento – Público feminino: 34% / Público masculino 31%
• Educação – Público feminino: 33% / Público masculino 25%
• Viagens e Turismo – Público feminino: 32% / Público masculino 22%
• Documentários – Público feminino: 25% / Público masculino 29%
• Exercícios em casa – Público feminino: 21% / Público masculino 13%
• Influencers – Público feminino: 21% / Público masculino 11%
• Conteúdo infantil – Público feminino: 18% / Público masculino 8%
• Animais/pets – Público feminino: 15% / Público masculino 10%
• Games – Público feminino: 14% / Público masculino 24%
• Vlogs – Público feminino: 12% / Público masculino 10%
• Esportes – Público feminino: 11% / Público masculino 29%
• Anúncios – Público feminino: 11% / Público masculino 11%

Compromisso da Nielsen com o setor

Conectar os clientes às audiências, alimentando a indústria de mídia com soluções inteligentes que auxiliem na compreensão do que as pessoas precisam, assistem e ouvem. Com essa proposta, a Nielsen, líder global em medição, dados e análises de audiência, desenvolve estudos para orientar o setor. A empresa tem a missão de fornecer uma visão mais completa do comportamento do consumidor em todos os setores

“Vale ressaltar que o estudo tem também como objetivo ajudar a entender o perfil do brasileiro como um todo, além de suas particularidades. Tivemos como propósito apresentá-la em maio, mês das mães, para trazer uma reflexão sobre os pontos levantados no estudo, principalmente no que tange a comportamento e barreiras enfrentados pelas mulheres”, enfatiza Balhes.

Estética automotiva se torna tendência entre os apaixonados por carros

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Consumidores passaram a conhecer melhor os produtos especializados para os veículos

Nos últimos anos, o segmento de limpeza ecológica automotiva e de produtos para estética de carros registrou um salto no número de procura, fazendo com que o setor se tornasse uma das tendências no mercado automotivo. Uma das explicações para esse aumento é que os proprietários de veículos passaram a higienizar os seus carros com mais frequência para prevenir a disseminação de Covid-19.

Outro motivo é que os amantes de carros passaram a conhecer melhor os produtos especializados para os veículos. Com isso, itens como detergente de cozinha, por exemplo, já não é mais usado para fazer a limpeza de carros, sendo substituído por detergente automotivo, que possui uma combinação de produtos especiais gerando um resultado mais eficaz.

Também é importante citar que houve um aumento considerável no número de automóveis no Brasil, além da alta na venda de carros usados. Tudo isso influencia no segmento de estética automotiva, pois quanto mais automóveis rodando, mais alta será a demanda por limpeza.

Segundo o último levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2020, o Brasil contava com 107.948.371 veículos, sendo que 58.016.405 são automóveis. Além disso, de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), as vendas de automóveis usados também estão em alta, no acumulado do ano passado o aumento foi de 59,2%.

Em uma avaliação feita pela Grand View Research, o mercado de produtos para estética automotiva estaria avaliado em US$ 10,36 bilhões em 2020 e a previsão é de um crescimento anual de 4,3% até o ano de 2028. A procura por lavagens ecológicas também está em constante crescimento, pelo fato das crescentes preocupações com o meio ambiente.

Ainda de acordo com a Grand View Research, os produtos para limpeza automotiva lideraram o mercado em 2020, tendo uma participação de mais de 31% no mercado global.

Essa alta no mercado automotivo reflete no setor do franchising, que também registrou aumento no segmento. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de serviços automotivos teve um faturamento de R$ 6.505 bilhões em 2021, já no ano de 2020 a arrecadação total foi de R$ 5.973 bilhões. Gerando um aumento de 8,9% em um ano.

Tendências para o setor

Os números em alta do mercado de estética automotiva são reflexo dos maiores cuidados com os carros em casa e das empresas que são especializadas em limpeza automotiva. Principalmente quando falamos daquelas que são focadas em lavagem ecológica, que usam menos água e mais produtos, sendo uma das principais tendências para o mercado neste ano.

Antigamente, quando alguém comentava que iria lavar o carro em casa, as opções de produtos que vinham na cabeça eram água, sabão e cera. Isso mudou e agora as pessoas optam por usar produtos especiais, levando mais vantagens para os proprietários e aos veículos. Hoje o dono de um automóvel troca o detergente de cozinha por um detergente automotivo, em vez do pretinho comum, a preferência agora é pelo revitalizador de pneus e no lugar da cera simples temos o vitrificador.

Além de utilizar produtos especiais para a lavagem dos carros, os proprietários dos automóveis estão mais propensos a levar os carros para lavar em centro de estética automotiva. Isso se deve ao fato de que, as estéticas são diferentes dos lava jatos, pelo motivo de usarem produtos especiais e métodos para evitar danos e ter uma melhor conservação do carro.

Um dos motivos para essas novas direções do mercado automotivo é por conta da durabilidade do automóvel. Se o carro é limpo, tratado e protegido com produtos ou locais especializados, ele irá durar muito mais. Além disso, a conservação do veículo é essencial para garantir esse tempo maior.

Lavagem ecológica

A rede de franquias Acquazero Eco Wash está no mercado automotivo desde 2009, tendo como foco principal a limpeza ecológica e estética automotiva. O carro-chefe do negócio sempre foi a lavagem ecológica de veículos utilizando apenas 300ml de água e uma cera de carnaúba.

O diretor executivo da rede, Henrique Mol, explica que após a mistura da água com a cera, o produto é aplicado na superfície que precisa ser limpa, amolecendo a sujeira e facilitando a remoção sem o perigo de arranhar ou riscar a pintura.

“Com a técnica da Acquazero, o carro fica limpo, encerado e protegido contra males do tempo. A limpeza com o composto de cera não prejudica a pintura e é biodegradável. Após o tratamento, a pintura do veículo fica com brilho e uma película protetora antiaderente e hidrorrepelente”, completa Mol.

Além da limpeza ecológica, a Acquazero oferece outros serviços como enceramento, higienização interna, impermeabilização de estofados, limpeza de ar-condicionado, limpeza e hidratação de couro, revitalização de plásticos, cristalização de vidros, limpeza técnica de motor, remoção de chuva ácida, polimento de faróis, vitrificação de pintura, oxi-sanitização e outros.

Henrique cita que outro ponto que motivou a alta do segmento é pelo fato de estar atrelado ao setor de limpeza, que registrou um crescimento exponencial por conta da pandemia. “As pessoas estão cada vez mais preocupadas com a limpeza de seus veículos e hoje as nossas soluções são focadas totalmente nisso.”

Atualmente a Acquazero conta com mais de 750 operações e ocupa a 34ª no ranking das 50 maiores franquias pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), a expectativa é alcançar 1.300 em 2022. “Queremos gerar mais impacto e relacionamento com o consumidor. Desde o início da pandemia o mercado de limpeza automotiva foi ainda mais favorecido porque as pessoas enxergaram a importância de manter a higienização do carro em dia, e assim evitar a proliferação de vírus e bactérias, além da necessidade de manter a conservação do veículo”, finalizou Henrique.

Produtos para limpeza

A franquia Zaplus Car – distribuidora de produtos para estética automotiva – nasceu em 2018 em um espaço de apenas 40 m² em Belo Horizonte. Por conta do grande avanço do mercado, em um ano precisou de uma estrutura maior, foi quando a marca mudou para um galpão de 280 m².

De acordo com o diretor executivo da rede, Rafael Mol, um pouco depois de mudar para o último local houve novamente a necessidade de um espaço ainda maior. “Hoje, a unidade própria conta com 800 m², ideal para vendas dos itens e também conta com estrutura para capacitação dos franqueados da rede. Esse é um mercado extremamente carente, por isso, com apenas um ano no franchising, estamos crescendo até mais rápido do que projetamos para o início do negócio.”

Mol conta que um dos fatores que contribuiu para alavancar o negócio foi o canal da marca lançado no YouTube. “Começamos a produzir vídeos para ensinar os consumidores a fazerem certos procedimentos com uma linguagem simples e dinâmica, e que tem ajudado muitas pessoas. A estratégia possibilitou crescimento de 300% nas vendas de produtos e alcançou interessados de estados mais distantes em abrir uma operação.”

A Zaplus Car é uma revenda de multimarcas e conta com um amplo mix de produtos, como itens para enceramento, limpeza a seco, polimento, higienização interna, acessórios como luvas, escovas, panos e flanelas, pincéis, entre muitos outros. A rede também conta com a venda de equipamentos para o segmento, como aspiradores veiculares, politriz (equipamento usado para polimento de pintura).

Rafael pontua que a rede tem como público-alvo final empresas de estética automotiva, lava jato, seja de forma profissional ou pessoas que cuidam apenas do próprio veículo.

Atualmente, a rede conta com uma loja própria em Belo Horizonte (MG) e mais 9 em processo de implantação em localidades como Recife (PE), Mogi Mirim (SP), São Paulo – capital, Guarulhos (SP), Contagem (MG), Itajaí (SC), Duque de Caxias (RJ), Salvador (BA) e São Bernardo do Campo (SP). A franquia almeja encerrar este ano com 50 unidades ativas e faturamento de R$ 70 milhões.

 

 

 

Fonte: Portal do Franchising 29.04.2022

Banheiros são as áreas mais difíceis de limpar, diz pesquisa

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Não é surpresa que os gerentes de instalações considerem os banheiros as áreas mais difíceis de limpar em uma instalação, de acordo com uma nova pesquisa da Cleaning & Maintenance Management com quase 300 gerentes de instalações e prestadores de serviços internos dos Estados Unidos.

Quando solicitados a escolher em uma lista de “áreas/superfícies mais problemáticas” para limpar e manter, 44% dos entrevistados da Pesquisa de Benchmarking In-House/Facility Management 2022 classificaram os banheiros no topo. Os banheiros foram seguidos por superfícies acarpetadas (15%), entradas/recepções (11%), áreas multi-superfície (11%), superfícies de piso duro (10%) e áreas de serviço de alimentação (8%).

Em comparação com a pesquisa de benchmarking de 2021 da CMM, os banheiros permaneceram no topo, subindo ligeiramente de 43%. Superfícies acarpetadas ficaram novamente em segundo lugar, caindo de 17%. As áreas de múltiplas superfícies saltaram do quinto lugar para o terceiro lugar este ano com entradas/recepções. As superfícies de piso duro caíram de quarto para quinto no ranking.

 

 

 

 

Fonte: CMM Online 26.04.2022

Comércio online de produtos de grande consumo cresceu 15,8% em 2021

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E-commerce de produtos de grande consumo continuou a crescer a nível mundial em 2021.

Considerando todos os canais de distribuição, o mercado cresceu 2,1%, revela o relatório “Winning Omnichannel”, da consultora Kantar.

Os consumidores mundiais continuaram a fazer as suas compras online, no ano passado. A conclusão é da consultora Kantar que, esta segunda-feira, apresentou o relatório “Winning Omnichannel”, relativo a 2021. De acordo com o documento, as vendas online de FMCG (Fast Moving Consuming Goods) cresceram mais de 15% em 2021, a nível mundial, num mercado que cresceu 2,1%.

Conforme explica o relatório, “o crescimento total do mercado em 2,1% está em linha com o crescimento médio em pré-pandemia e significa que o mercado manteve os ganhos de crescimento de dois dígitos obtidos na fase 2020 da pandemia”. De acordo com o documento, “o canal online continua a ter o destaque, crescendo três vezes mais rápido do que o segundo canal com melhor desempenho”. Este desempenho prende-se com o número de pessoas que compram online, número esse que tem vindo a aumentar. Também a frequência com que se compra aumentou.

Para este ano e devido aos desafios que 2022 está a apresentar, a Kantar prevê que o crescimento do mercado global de FMCG diminua para cerca de 1,3%. “Inovação no e-commerce, promoções e variedade serão ferramentas importantes para os retalhistas enfrentarem os desafios deste ano”, aconselha a empresa.

Quota do online cresce para 7,2%

O canal online teve um aumento de 15,8% depois de um crescimento de 45,9% em 2020. Com estes resultados, o e-commerce conseguiu, no ano passado, uma quota de mercado de 7,2%, contra os 6,3% de 2020 e aos 4,8% de 2019.

Segundo a Kantar, o canal online representou, em 2021, 7,2% dos gastos globais em produtos de grande consumo. O crescimento foi impulsionado pela Ásia, que representou 45% de todas as vendas online de FMCG, em todo o mundo, quase o dobro da contribuição dos EUA ou da Europa Ocidental para as vendas de FMCG online. Portugal atingiu 3,5% de quota em vendas de FMCG, no canal online.

Em linha com a média dos cinco anos anteriores à pandemia (2%) ficou o crescimento anual global das vendas de produtos de grande consumo, ou seja, em todos os canais, foi de 2,1%, no ano passado. Segundo explica a Kantar, “uma grande parte dos gastos que foram deslocados de fora de casa para dentro de casa, em 2020, permaneceu em casa em 2021”.

Enquanto que na América Latina o crescimento dos padrões de compra de bens de grande consumo foi de​ 9,2%, em 2021, na Europa Ocidental este número cai 0,2%. Estes valores justificam-se pela diminuição dos confinamentos na Europa por oposição à inflação e confinamentos contínuos na América Latina. Já nos Estado Unidos da América este mercado cresceu 2,7%.

Os consumidores continuam a preferir fazer as suas compras de FMCG em hipermercados/supermercados. No entanto, estes espaços apresentaram um crescimento de apenas 0,1% e, assim, a sua quota nas vendas, em 2021, caiu para 51,4% (de 52,4% em 2020 e 53,1% em 2019). “Os produtos de grande consumo comprados em promoção representaram 21,6% das vendas em 2021. Acima dos 20,9% em 2020, mas não atingindo o nível pré-pandemia de 2019 de 22,1%” adianta, ainda, o “Winning Omnichannel”.

O setor que mais cresceu foi o das bebidas, com 2,9%. Dentro desta área foram as bebidas desportivas e energéticas e refrigerantes com gás que impulsionaram o desenvolvimento. Os alimentos, excluindo lácteos, cresceram 2,5%, enquanto os lácteos cresceram 2%. Já os produtos para o cuidado do lar recuaram para um crescimento de 1,1%, enquanto os de saúde e beleza crescem apenas 0,7%.

“Em muitos aspetos, 2021 voltou ao business as usual. Previmos um crescimento de 2% no início do ano e foi quase isso que vimos”, destacou Stéphane Roger, Global Shopper & Retail Director da Kantar, Worldpanel Division. “Embora o crescimento de pouco mais de 2% pareça pequeno em comparação com o crescimento de dois dígitos de 2020, o mercado manteve o crescimento que vimos no ano passado, pois muitas ocasiões que eram feitas fora de casa permaneceram suspensas, impulsionando o consumo em casa”, reforçou, ainda.

 

 

 

Fonte: Dinheiro Vivo 02.05.2022

Limpeza industrial influencia na saúde do consumidor final

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A campanha “Limpeza é Saúde”, promovida pelo SEAC-SP,  tem como objetivo reforçar a importância de um ambiente corretamente higienizado

As indústrias são locais onde são fabricados diversos tipos de produtos para fins comerciais, assim, para que os equipamentos tenham uma maior durabilidade, os produtos não sejam danificados e a saúde dos colaboradores não seja comprometida, a limpeza industrial ajuda muito. “Nas indústrias em geral, a limpeza industrial é importante para a saúde dos colaboradores, a conservação de equipamentos, e para o cuidado dos produtos que a indústria fabrica.” diz o presidente do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação no Estado de São Paulo (SEAC-SP), Rui Monteiro.

Independente da indústria, a limpeza industrial ajuda a prolongar a vida útil dos equipamentos utilizados para fabricar os produtos, elimina germes e bactérias do ambiente evitando que os trabalhadores contraiam doenças, e protege os produtos para que não haja nenhuma danificação e cheguem sem nenhum risco para o consumidor final, além de passar mais confiança para investidores e consumidores dos produtos, demonstrando organização e qualidade.

Existem diversos tipos de indústrias, mas segundo a ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos), a indústria brasileira de alimentos e bebidas é a maior do País. Ela representa 10,6% do PIB brasileiro e gera 1,72 milhão de empregos formais e diretos. O Brasil é o segundo maior exportador de alimentos industrializados do mundo, levando seus alimentos para 190 países. Segundo Monteiro, “por ser a maior indústria do país e principalmente de alimentos e bebidas, é de extrema importância a realização de uma limpeza eficaz, e de preferência realizada por uma equipe especializada, pois se a higienização não for bem executada, pode acontecer de algum alimento ser contaminado e até, ser prejudicial à saúde do consumidor final”.

Limpeza é saúde

A campanha “Limpeza é Saúde” é promovida pelo SEAC-SP. A campanha atende organizações de todos os segmentos quando elas contratam uma empresa de limpeza profissional. As empresas que demonstrarem interesse em fazer parte da campanha, adotando práticas que a apoiam, ganharão o direito de usar o selo de qualidade “Limpeza é Saúde” que representará a qualidade e preocupação com as pessoas.

Ela tem como objetivo reforçar a importância de um ambiente corretamente higienizado e limpo para a saúde de todos e é um incentivo para que gestores adotem uma filosofia que promova bem-estar para todos.

 

 

 

 

Fonte: Release 25.04.2022

Tide e WWF unem forças para incentivar lavagem a frio

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A Tide, da P&G, e o World Wildlife Fund (WWF) estão unindo forças para incentivar um novo hábito ecológico em resposta aos dados de pesquisa que mostram que os americanos estão procurando mais maneiras de economizar energia em suas vidas diárias. 

Lavar a frio reduz em até 90% da energia em cada ciclo de lavagem  e pode economizar US$ 150 por ano para os americanos. Dito de outra forma, alternar uma carga de quente para frio economiza eletricidade suficiente para abastecer uma casa americana média por mais de uma hora.

Para aumentar a conscientização sobre o próximo hábito ecológico impactante e de economia de energia e impulsionar a adoção da lavagem com água fria em escala, a Tide e o WWF realizarão novas pesquisas para entender melhor os pontos de inflexão comportamentais, incluindo a importância das dicas no ponto de ação no lavandaria. O objetivo é usar essa nova pesquisa para informar campanhas de mudança de comportamento cada vez mais impactantes na corrida contra o relógio para limitar o aquecimento do planeta a 1,5 graus até 2030.

O comportamento do consumidor, quando acompanhado por mudanças de infraestrutura, políticas e manufatura tem o potencial de causar um impacto significativo nas mudanças climáticas. O impacto ambiental potencial dos americanos que recorrem à água fria é tão significativo que, no ano passado, a Tide estabeleceu uma meta de transformar 3 em cada 4 cargas de lavanderia em frio até 2030 como parte de uma série de ambições ambientais abrangentes.

A Tide estima que uma década de americanos lavando a maioria (3 em 4) de suas cargas a frio economizaria eletricidade suficiente para abastecer toda a cidade de Nova York e São Francisco por mais de um ano. Isso é o equivalente a 27 milhões de toneladas métricas (TM) de emissões de GEE  ou quase dez vezes mais do que as operações globais anuais da P&G5 .

Atualmente, mais da metade das cargas de lavanderia são feitas com água fria. Isso coloca a Tide cerca de um quarto do caminho para sua ambição de água fria para 2030 no primeiro ano, graças em grande parte a várias campanhas de marketing de marca de amplo alcance divulgando os benefícios da água fria nos últimos doze meses.

Como o detergente de lavanderia mais confiável da América, a Tide liderou a mudança para a lavagem com água fria por mais de 20 anos com inovações, como enzimas especificamente otimizadas para desempenho em temperaturas de lavagem mais baixas.

De acordo com uma pesquisa da Tide e do WWF, desligar as luzes é amplamente reconhecido pelos americanos como um importante hábito ecológico (83%), com 6 em cada 7 americanos dizendo que fazem um esforço consciente para desligar as luzes quando não estão em uso. Girar o mostrador para frio é uma ação igualmente simples com economias significativas, mas menos de 0,5% dos americanos o listam como um hábito ecológico de economia de energia doméstica que vem à mente.

Tide e WWF estão colaborando em novas pesquisas para descobrir insights sobre pontos de inflexão comportamentais – especificamente, a importância de sinais físicos no ponto de ação do consumidor na lavanderia. O projeto de pesquisa se baseará em estudos existentes que a Tide realizou que mostram que quando os consumidores ouvem sobre os inúmeros benefícios da limpeza a frio, eles se convertem. Por exemplo, enquanto quase 70% das pessoas ainda usam água morna ou quente em algum grau ao lavar, mais de 60% lavariam a frio se soubessem que isso poderia ajudar o meio ambiente. Além disso, quando o consumidor tenta lavar no frio, é provável que mantenha o hábito, citando brancos e cores mais vivas, maior longevidade da roupa e sensação de realização pessoal sabendo que fez uma escolha ecologicamente correta.

 

 

 

Fonte: Release internacional 21.04.2022

Marca Veja cria perfil no LinkedIn para trabalhadora doméstica

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A marca de produtos de limpeza Veja, da fabricante Reckitt, criou um perfil no LinkedIn para Luiza Batista, coordenadora-geral da Fenatrad (Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas), para celebrar o dia que homenageia a categoria, comemorado no dia 27 de abril.

Em parceria com a empresa, Batista vai publicar conteúdos na plataforma sobre a profissão e os esforços pelos direitos das profissionais.

Segundo a Reckitt, a ação visa conscientizar e inserir uma mulher negra e nordestina, que luta há anos pela garantia de direitos de outras colegas, em um espaço virtual dominado por homens.

Entre os conteúdos levantados pela marca de produtos de limpeza, uma pesquisa realizada no ano passado em parceria com a empresa de pesquisa Plano CDE aponta que mais de 70% das trabalhadoras domésticas se sentem inferiorizadas no local de trabalho. O estudo também mostra que 63% das mensalistas não recebem 13º ou férias.

 

 

Fonte: Folha 27.04.2022

Diversey lança no Brasil sua primeira plataforma de open commerce do mundo

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A Diversey Holdings, fornecedora de soluções de higiene, prevenção de infecções e limpeza, assinou uma parceria com a RedCloud, lançando a primeira plataforma de comércio aberto do mundo: Red101 Market.

Os clientes poderão fazer pedidos de suas soluções de limpeza da Diversey Brasil por meio de sua rede de distribuidores e fazer pagamentos digitais instantâneos usando o aplicativo Red101 Market. “Nossa missão é construir uma economia global de vendas em qualquer lugar, digitalizando um bilhão de microempresas, aumentando o crescimento da receita para a cadeia de distribuição. A Diversey fez uma parceria com a RedCloud para vender suas soluções de limpeza por meio do aplicativo do marketplace e expandir o alcance de seus clientes”, disse Justin Floyd, CEO da RedCloud.

Para usar a plataforma Red101 Market, os clientes devem baixar o aplicativo, registrar-se em poucos passos e acessar instantaneamente uma ampla gama de soluções Diversey.

“Nossa jornada começa no Brasil, um país com grandes oportunidades e apetite por digitalizar a cadeia de distribuição, aproveitando a tecnologia RedCloud. Nossa aspiração conjunta é expandir essa parceria em toda a América Latina”, disse Floyd.

 

 

 

Fonte: Intelligent Cio 22.04.2022

Zoflora aposta em fragrâncias especiais para wipes antibacterianos no Reino Unido

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Zoflora, marca de limpeza desinfetante nº 1 do Reino Unido, anunciou o lançamento de um novo formato de produto: Antibacterial Cleaning Wipes,  lenços de limpeza antibacterianos biodegradáveis ​​para limpeza sem esforço,  deixando os espaços higienicamente limpos e cheios de fragrâncias.

Os wipes de limpeza multi-superfícies matam 99,9% dos vírus e bactérias e são feitos 100% de fibras vegetais, provenientes de florestas geridas de forma responsável, e totalmente isentos de plástico e biodegradáveis.

Com lançamento em embalagens de 108 e 70 folhas, os lenços estarão disponíveis em três lindas fragrâncias desenvolvidas por perfumistas: Lemon Zing, Midnight Blooms e Rhubarb & Cassis.

Uma pesquisa recente realizada pela Zoflora revelou que quase 50% dos britânicos usam wipes antibacterianos em suas rotinas de limpeza e o lançamento do novo formato de produto dará à rotina de limpeza do país uma elevação perfumada.

Os wipes de limpeza antibacterianos perfumados também melhorarão uma das tarefas de limpeza mais preferidas do país, já que cerca de 1 em cada 3 dos entrevistados da pesquisa escolheram limpar superfícies como sua atividade de limpeza favorita.

 

 

 

 

Fonte: Retail Times  26.04.2022

O que os produtos de cuidados com as roupas têm a ver com o consumo consciente de moda?

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Conservar as peças para usar por mais tempo ou para revender criam desafios de inovação para fabricantes de laundry care

Por Estela Mendonça

Investir em peças clássicas, atemporais e usadas é uma tendência crescente no mercado de moda. De acordo com o estudo “Tendências do Consumidor 2022”, divulgado em março pela Samy Alliance, consultoria global especializada em estratégia digital, o novo consumidor está apostando em novas formas de consumo consciente e sustentável de moda.

O aumento das plataformas C2C especializadas na venda de vestuário é uma das tendências apontadas pelo estudo, em resposta à maior preocupação com o consumo consciente e à necessidade de poupar. Em 2020, 33 milhões de pessoas investiram pela primeira vez em roupas de segunda mão. Além disso, 76% dos compradores estreantes neste mercado disseram que vão continuar comprando nos próximos cinco anos.

De acordo com o relatório, grande parte dos consumidores agora prioriza a qualidade das peças, valorizando o fato de poder revendê-las posteriormente. Atualmente, 43% dos usuários preferem investir em roupas de maior qualidade para garantir que possam obter um retorno em longo prazo. Além disso, 165% a mais da geração Z do que os baby boomers levam em consideração o valor de revenda antes de comprar roupas, significando que o hábito de consumo de segunda mão é predominante entre os mais jovens.

Quinto maior mercado

Focada na sustentabilidade e no consumo ético, a importância cada vez maior que os consumidores dão em prolongar a vida de suas peças é uma questão que precisa ser priorizada pelos fabricantes de produtos de cuidados com as roupas, que totalizaram US$ 91,554 bilhões em vendas globais em 2021. Segundo a Euromonitor International, os players que atuam no Brasil, o quinto mercado mundial de consumo desses produtos, atrás somente dos Estados Unidos, China, Japão e Índia, também não podem negligenciar as novas demandas.

Inovações em matérias-primas

“Sustentabilidade e consumo consciente já caminham juntos quando falamos sobre os cuidados com roupas e tecidos”, afirma Izabella Cagliari, cientista de aplicação para home care da Croda, observando que não é só a oferta de fibras e matérias-primas mais naturais e reutilizáveis que surgem no horizonte dos especialistas em inovação, mas também o investimento em produtos para proteger e ampliar a vida útil dos tecidos e fibras durante sua lavagem, oferecendo ao consumidor, além da redução significativa no número de lavagens, a possibilidade de consumir e descartar cada vez menos.

Izabella Cagliari, cientista de aplicação para home care da Croda

A cientista destaca que um dos mais recentes lançamentos da Croda, o ColtideTM Radiance, enquadra-se perfeitamente nesse cenário, porque traz na sua concepção a ideia de naturalidade e suavidade, já que foi desenvolvido com de proteínas modificadas, que possuem eficácia comprovada para aplicações cosméticas, agora adaptadas para uso em tecidos.

“ColtideTM Radiance, um biopolímero inovador, possui uma estrutura modificada que proporciona maior substantividade e conservação às fibras dos tecidos. Por meio da criação de uma película protetora, possibilita com que aspectos como cor e qualidade da fibra se mantenham novos e preservados por mais tempo”, ressalta Izabella.

Na perspectiva de números e impactos na natureza, Izabella aponta que para cada 1 kg de ColtideTM Radiance utilizado, estima-se que deixam de ser lançados à atmosfera 477,8 kg de dióxido de carbono e economizados 150 mil litros de água (valores equivalentes à produção de um lote de roupas na indústria têxtil). “Se fizermos a multiplicação por mil, atingiremos as expressivas marcas de quase 480 toneladas de dióxido de carbono não geradas e 150 milhões de litros de água retidos na fonte, para utilização da população”.

Em estudo comparativo de lavagens sequenciais de roupas, de acordo com Izabella, o ColtideTM Radiance apresentou alta performance nos quesitos  manutenção da fibra, como, por exemplo, formação de bolinhas, e preservação da cor, mantendo-a viva por mais tempo e evitando o desbotamento e a remoção de estampas.

Detergente condicionante

Laércio Albuquerque, especialista técnico para o mercado de cuidados para casa da Dow, cita uma pesquisa realizada pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA), segundo a qual, a indústria têxtil é uma das quatro indústrias que mais consomem recursos naturais no mundo. “Como fabricantes de matérias-primas para produtos de limpeza e saneantes, temos também a responsabilidade de desenvolver produtos que visam prolongar a vida útil dos tecidos, Trata-se de uma questão de sustentabilidade. O planeta agradece”.

Laércio Albuquerque, especialista técnico para o mercado de cuidados para casa da Dow

Como exemplo, Albuquerque destaca o SupraCare™ 260, um novo polímero condicionante biodegradável da Dow, derivado vegetal, que entrega maciez e proteção de cores aos tecidos, além de ser versátil, podendo ser usado, inclusive, diretamente em fórmulas de detergentes durante o processo de lavagem das roupas.

O especialista explica por que é tão desafiador o desenvolvimento de um detergente para roupas eficiente, combinando agentes de limpeza simultaneamente e agentes de condicionamento: “Ao mesmo tempo em que manchas e sujeiras precisam ser removidas e mantidas em suspensão para que sejam eliminadas na água de lavagem, o agente de condicionamento tem o papel de se depositar na superfície das fibras, para que o consumidor consiga sentir o resultado de maciez do tecido. O Supracare™ 260 foi desenvolvido para trazer os benefícios de condicionamento, porém sem apresentar impactos negativos no processo de limpeza”.

Vários estudos comprovam os benefícios do ingrediente. Em painel sensorial para o teste de maciez, comparam-se toalhas lavadas com um protótipo de detergente monodose da DOW aditivado com o Supracare™ 260 e Esterquat (Laundry Glory), um protótipo de detergente monodose da DOW, aditivado com o Supracare™ 260 (Laundry Glory w/o EQ), e um detergente monodose referência de mercado. “A versão com a adição de Supracare™ 260 no detergente monodose proporcionou um aumento de 33% na percepção de maciez pelos panelistas. Quando na presença do Esterquat, essa percepção  subiu para 67%, evidenciando a sinergia entre o Supracare™ 260 e o agente catiônico”, ressalta Albuquerque.

Os resultados de remoções das manchas também demonstraram que o Supracare™ 260 não impacta negativamente no processo de limpeza. Além disso, a avaliação da proteção de cores mostrou que o produto forma uma camada protetora na superfície das fibras, que as protege contra o desbotamento ao longo de vários ciclos (imagem abaixo). A fragrância mais duradora é outro atributo confirmado nos testes realizados.

“O SupraCare™ 260, quando aplicado em amaciantes de roupas à base de Esterquat, também potencializa sua ação de maciez  devido à maior deposição do catiônico na superfície das fibras, o que pode ser comprovado pelo estudo realizado analiticamente por Fluorescência de Raio X”, completa Albuquerque.

Soluções em cores

Além da pandemia de COVID-19, que elevou a importância do cuidado das roupas, Fernanda Soro, gerente sênior de marketing Latam da Sensient, alerta para as consequências da recessão global no consumo doméstico das pessoas, que também estão adotando um mindset consciente e sustentável em relação à moda, que condena o modelo fast fashion de produção e consumo desenfreado roupas.

Fernanda Soro, gerente sênior de marketing Latam da Sensient

“Tudo isso pede que controlemos melhor nossos gastos, o que torna mais do que necessário inovações para o mercado de cuidados com as roupas, que ajudem os consumidores a cuidar de suas roupas e a prolongar seu ciclo de vida”, pondera Fernanda, que destaca que as soluções em cores da Sensient garantem não apenas o momento lúdico da lavagem, por propiciar a criação de produtos coloridos, mas também por não transferir a cor para tecidos ou para a pele. Ao mesmo tempo, auxiliam na integridade das peças ao evitar a descoloração paulatina.

A multinacional, que já lidera em cores de alta qualidade e pureza no segmento de beauty & personal care, também oferece uma variedade de tonalidades para os mercados doméstico, industrial e institucional de limpeza. “Oferecemos, ainda, toda consultoria necessária aos clientes no que se refere à orientação técnica e expertise em formulações para o desenvolvimento de soluções personalizadas”, afirma a gerente.

A ampla gama de produtos inclui corantes com certificação FD&C e D&C, corantes ácidos e outros compatíveis com EPA para atender a todas as aplicações, que vão desde limpadores de automóveis, ceras para desengordurantes, desinfetantes, limpadores de superfícies duras e detergentes, até produtos de cuidados com as roupas.

Fernanda acredita que, no desenvolvimento de produtos de cuidados com as roupas, o maior desafio em cores enfrentado pelos fabricantes é encontrar corantes ácidos que não manchem a pele e o tecido. “Com a exposição recorrente das roupas a esses corantes, é comum que, lentamente, ocorra o desbotamento das cores, fato que diminui a vida útil das peças. Felizmente, para esses problemas a Sensient já tem soluções inovadoras, disponíveis numa ampla variedade de cores”.

Um dos destaques da Sensient é a linha SensiRinse de corantes completamente solúveis e enxaguáveis, com alto poder tintorial que não mancham os tecidos. Já a linha   SensiRinse Plus é uma  evolução da primeira. “Trata-se de um novo desenvolvimento tecnológico que não mancha os tecidos nem a pele. A technologia é livre de metais pesados e conta com conservantes aprovados para o contato cutâneo”, completa.

Fortalecimento das fibras

“O Brasil é um mercado importante e estratégico para a categoria de cuidados das roupas e durante a pandemia foi positivamente impactado, uma vez que os consumidores passaram a adotar medidas de higiene e proteção contra a disseminação do novo coronavírus, aumentando a frequência de lavagem de roupas e a demanda por formulações que combinem limpeza e cuidado dos tecidos”, analisa Rosilene Machado, coordenadora de novos negócios na Chemyunion, que também acredita que prolongar a vida tempo de vida útil das roupas passou a ser o claim número 1 dos produtos no mercado brasileiro.

Rosilene Machado, coordenadora de novos negócios na Chemyunion

Considerando que muitas marcas têm buscado inspiração na indústria cosmética para o desenvolvimento de produtos que ofereçam cuidado aos tecidos, evitando sinais de envelhecimento e desgaste, Rosilene destaca que a Chemyunion oferece a linha Chemycare Keratin, que tem como princípio ativo a queratina da lã, que possui a capacidade de alterar as propriedades mecânicas do tecido por meio da lubrificação das suas fibras, protegendo o tecido contra o desgaste que ocorre durante a lavagem.

“Além de deixar as roupas mais macias, Chemycare Keratin ajuda no fortalecimento da fibra, na manutenção da forma e na maleabilidade, diminuindo o esgarçamento e também a formação de bolinhas, deixando as roupas fáceis de passar e com aspecto de novas por mais tempo”, diz Rosilene. O produto também atende ao claim eco-friendly por ser 100% biodegradável.

Vários métodos foram aplicados para comprovação da eficácia da linha Chemycare Keratin, segundo Rosilene, nas propriedades de perda de massa e durabilidade por avaliação da resistência à abrasão, resistência ao rasgo, formação de pilling e resistência à tração/alongamento. Além disso, o impacto do ingrediente na forma e na aparência dos tecidos foi avaliado através da recuperação ao amarrotamento, avaliação das características morfológicas por microscopia óptica e eletrônica de varredura e a realização da avaliação do impacto no tempo de secagem e sensorialidade com painel treinado.

Rosilene explica que micrografias das fibras extraídas do tecido antes e após aplicação dos produtos evidenciam a fibrilação e eventuais rompimentos de fibras do tecido. Elas mostraram que o tratamento com Chemycare Keratin mantém a fibra e a superfície do tecido mais próximas das condições antes do processo de lavagem. “Chemycare Keratin reduz a perda de massa dos tecidos em até 17% quando comparado ao placebo. Os testes comprovaram ainda uma redução significativa na formação de pilling (bolinhas) e menor amarrotamento nos tecidos tratados com 1% do ingrediente”.

Amaciante sanitizante

Andréa Oliveira Piedade, analista de serviços técnicos da Stepan, reforça que o cenário pandêmico relevou ao mercado uma preocupação do consumidor com a limpeza dos ambientes. “De uma forma geral, os consumidores ficaram mais atentos e preocupados em limpar e desinfetar as superfícies, evitando a disseminação de microrganismos, vírus e bactérias. Pesquisas confirmam que os consumidores aumentaram a frequência de limpeza e a busca por produtos que possuem apelo de combate ao novo coronavírus”.

Andréa Oliveira Piedade, analista de serviços técnicos da Stepan

Assim como as demais superfícies, Andréa ressalta que a preocupação com a limpeza das roupas também teve um aumento significativo e cita dados da Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA), que dão conta de que o consumo de detergentes lava-roupas aumentou cerca de 25%.

“É de extrema importância a utilização de produtos de alta performance que limpem de maneira eficaz as roupas, que minimizam o desgaste das peças lavadas e proporcionem o amaciamento das fibras, sem provocar o amarelamento dos tecidos”,  recomenda a analista.

Para obter a perfeita sinergia entre a alta performance dos ativos catiônicos, do tipo esterquats, e o poder bactericida dos sais de amônio quaternários, Andréa afirma que é possível desenvolver formulações de amaciante com ação sanitizante, utilizando  produtos da Stepan, como o  STEPANTEX® VT-90 (esterquat, ativo amaciante) e AGENT 2576-65 (blend bactericida, de quinta geração), que combinados promovem o amaciamento dos tecidos e propriedades bactericidas.

De acordo com Andréa, o STEPANTEX® VT-90 é um ativo de alto desempenho indicado para amaciante de tecidos que pode ser usado em produtos de lavanderia institucionais e domésticos. “Ele evita o amarelamento das fibras do tecido, o que é essencial para manter as características originais do tecido”.

O AGENT 2576-65, por sua vez, é uma mistura sinérgica de sais de amônio quaternário, formando um blend de quinta geração, de alto desempenho, que pode ser aplicado na sanitização e desinfecção de superfícies domésticas e industriais. Andréa destaca que o produto é compatível com tensoativos catiônicos, não iônicos e anfotéricos, além de proporcionar excelente eficácia contra os principais patógenos comuns em ambientes domésticos e industriais.

Fibras preservadas

Daniel Coelho, coordenador de marketing da Evonik em Care Solutions América Latina, avalia que os consumidores estão interessados em conhecer a eficiência dos produtos, bem como o impacto ambiental de seus ingredientes e processos de fabricação. “No segmento de cuidados para a casa, os benefícios mais desejados, eficiência e sustentabilidade, juntam-se à preocupação do consumidor em aumentar a durabilidade de seus bens materiais”.

Daniel Coelho, coordenador de marketing da Evonik em Care Solutions

Na categoria de cuidados dos tecidos, que inclui lava-roupas e amaciantes, Coelho lembra que a pandemia também intensificou a preocupação com os cuidados e desinfecção, fazendo com que os consumidores também aumentassem a frequência das lavagens. “Essa realidade evidenciou a necessidade de produtos que entreguem eficiência sem ser agressivos para a saúde e para o meio ambiente, além de protegerem as fibras e prolongarem a vida útil das roupas”, diz, acrescentando que fórmulas que privilegiem a praticidade, a alta performance e a comodidade são sempre muito bem-vindas para facilitar a rotina de cuidados dos tecidos.

Como forte parceira da indústria de household care, a Evonik destaca algumas de suas soluções para atender as atuais exigências e hábitos dos consumidores, como é o caso do REWO® Scent G 100, derivado de silicone autoemulsionável que, segundo Coelho, oferece uma solução completa para o cuidado dos tecidos e torna possível melhorar significativamente a performance dos amaciantes com um único ingrediente, devido à sua propriedade de deposição nas fibras sem prejudicar a umectação. Mesmo com a frequência maior de lavagem, ele evita que as fibras se desgastem (anti-pilling ou formação de bolinhas) e retarda o desbotamento, preservando a retenção de cores e o aspecto visual.

Melhorar a intensidade e a percepção da fragrância é outro benefício do REWO® Scent G 100, mesmo após vários dias depois da lavagem, sem interferir nos sistemas de fragrâncias utilizados. “O aditivo também melhora o sensorial e a maciez, complementado o aspecto de bem-estar ao usar as roupas lavadas”, afirma Coelho, que também ressalta que ele promove maior deslizamento ao passar e reduz os amassados.

Já o aditivo multifuncional REWOQUAT® SQ 1,  que garante supermaciez aos tecidos, facilita o trabalho de passar roupas ao diminuir rugas e amassados, inclusive em tecidos mais difíceis, como puro algodão.  “Suas propriedades de antienrugamento e amaciamento potente e ação antiestática promovem acabamento perfeito em todos os têxteis”, garante Coelho. O ingrediente pode ser facilmente diluído em água e é recomendado para formulações de amaciantes e detergentes 2 em 1 transparentes. Informações completas sobre os produtos estão disponíveis no portal da Evonik intoCleaning.

Roupas revitalizadas

Aline de Cassia Belleza, coordenadora de mercado da Univar Solutions, lembra que as enzimas, além de atuarem em manchas mais complexas e trabalharem em sinergia com os tensoativos para remoção de sujidades de forma mais “verde” e efetiva, também podem agir na preservação e restauração das fibras dos tecidos, deixando as roupas com aparência de novas por mais tempo e aumentando seu tempo de vida.

Aline de Cassia Belleza, coordenadora de mercado da Univar Solutions

“Algumas classes enzimáticas como as celulases da linha Carezyme®Premium,  por exemplo, preservam e restauram as cores dos tecidos, cuidam das fibras e têm ação anti-pilling, agindo na remoção de fiapos e bolinhas, explica Aline, informando que elas também atuam na brancura e na antirredeposição. “Com esta tecnologia, é possível revitalizar as roupas, lavagem após lavagem”.

Outro aspecto levantado por Aline é que os produtos de limpeza normalmente são coloridos. A cor colabora para diferenciar o produto e é um elemento importante na hora da venda, sendo responsável em grande parte por atrair o consumidor e motivá-lo a avaliar os demais benefícios de um produto. “Nunca chegamos, por exemplo, a cheirar o perfume ou ficar em dúvida entre produtos cuja cor não nos agrade ou não combine com o produto. A cor atrai os olhos do consumidor para que ele perceba o produto no ponto de venda”, observa.

Para saneantes, Aline indica o uso de corantes poliméricos, como os da linha Liquitint oferecidos pela Univar, que são estáveis e possuem baixo ou nulo risco de manchamento, sendo muito mais seguros e adequados para aplicação em produtos para tecidos, principalmente pelo fato de o fabricante não  ter o controle sobre quanto, como e em quais tecidos o consumidor aplicará o produto.

“Aplicar um lava-roupas ou um amaciante diretamente no tecido usando uma tecnologia ‘regular’’ de cor, como corantes e pigmentos convencionais, pode ser desastroso e causar manchas nos tecidos. Já a tecnologia polimérica reduz estes riscos, mantendo a cor como atrativa, mas sem causar danos aos tecidos”, garante.

Aline reforça que a cor deve ser um parâmetro de diferenciação e atração do produto e jamais atrapalhar a limpeza ou causar danos aos tecidos. “Aqui é onde o Liquitint age, entregando cores límpidas, vivas, brilhantes, estáveis e seguras para uso em saneantes”, completa.

Inibidor de transferência de cor

“Com o passar do tempo, as roupas coloridas começam a parecer opacas e sujas. Isso acontece porque os corantes, que fazem as peças novas serem mais vibrantes e coloridas, são liberados durante o processo de lavagem e estão livres para se redepositarem em outros tecidos que estão sendo lavados”, observa Wiron Viana, diretor de negócios de Home Care e I&I da IMCD, que alerta para a necessidade de que um inibidor de transferência de cor na formulação seja eficaz em uma grande variedade de corantes e de tecidos.

Wiron Viana, diretor de negócios de Home Care e I&I da IMCD

A indicação da IMCD é o ChromaBond™ S-100, que se liga aos corantes liberados na lavagem, evitando sua transferência para outros tecidos. “O ChromaBond™ S-100 é eficaz na complexação de uma ampla gama de corantes e sob uma variedade de condições, além de ser um eficiente agente anti-redeposição de sujidades, com baixo nível de dosagem e em processo a frio”, ressalta Viana.

Vários testes foram realizados para demonstrar a eficácia do ChromaBond™ S-100. Seguindo o método ASTM D-5548-95, modificado usando um tergotômetro para medir a diferença de refletância (ΔE) entre amostras de tecidos iniciais e lavadas, os resultados mostraram o desempenho do ChromaBond™ S-100 em um detergente padrão (1 g/L) comparado a um detergente de controle sem inibidor de transferência de corante (DTI) contra vários corantes (a 10 ppm). O menor valor de ΔE indica melhor desempenho de inibição de transferência de corante (gráfico abaixo).

Estudos adicionais também demonstraram a transferência da cor minimizada com  ChromaBond™ S-100. Outro benefício importante, segundo Viana, é que sua combinação com o polivinilpirrolidona (PVP), um polímero inibidor de transferência de corante econômico, oferece excelentes resultados.

Entre as aplicações indicadas, Viana cita detergentes lava-roupas líquidos e detergentes concentrados com o claim de proteção das cores.  “O produto protege as cores dos tecidos, mantendo-as vivas e brilhantes, e também previne na redeposição de sujidades, o que melhora e mantém a limpeza dos tecidos e prolonga a vida útil das roupas que usamos”, completa.

Marcas atentas

“Estamos sempre atentos às necessidades do consumidor e a crescente tendência do consumo consciente na moda. Por isso, oferecemos produtos de qualidade que entregam eficiência na limpeza das roupas, deixando-as limpas e muito perfumadas, contudo, sem deixar de lado o cuidado com as fibras do tecido e com a durabilidade das cores”, afirma Cesar Nicolau, diretor de marketing da Ypê, que no ano passado colocou no mercado o amaciante concentrado Ypê Essencial, o único transparente da categoria no Brasil.

Cesar Nicolau, diretor de marketing da Ypê

Na composição do Ypê Essencial, segundo Nicolau, há elementos interessantes para o ritual de cuidado com as roupas. Um deles é o tratamento micelar, inspirado nos cuidados pessoais e soluções cosméticas para a pele. Na lavagem das roupas, as micelas cuidam delicadamente das fibras do tecido e garantem uma ação eficiente. Além disso, a fórmula é  hipoalergênica, possui óleos essenciais e fragrância 99% biodegradável.

Além do Ypê Essencial, a linha de amaciantes concentrados Ypê tem mais sete versões. Os amaciantes Pink e Blue, por exemplo, têm tecnologia para auxiliar no cuidado com as roupas, prolongando a vida das cores dos tecidos, e o Amaciante Ypê AntiBac elimina 99,9% dos germes e bactérias.

Para o executivo, o desafio é inovar para atender as novas demandas de nossos consumidores, mas sempre com o cuidado para manter nossos produtos acessíveis e sustentáveis. “Estamos sempre atentos às necessidades do consumidor e à crescente tendência do consumo consciente na moda. Por isso, oferecemos produtos de qualidade que entregam eficiência na limpeza das roupas, deixando-as limpas e muito perfumadas, contudo, sem deixar de lado o cuidado com as fibras do tecido e com a durabilidade das cores”.

Máxima proteção

João Gandolfi, gerente de marketing de home Care da Flora, que detém a Minuano, marca que o ocupa o quarto lugar em produtos de limpeza doméstica no Brasil, destaca que no segmento de cuidados com as roupas a marca tem um portfólio robusto, desenvolvido para atender cada necessidade dos diferentes perfis de consumidores brasileiros.

João Gandolfi, gerente de Marketing de Home Care da Flora

A linha Minuano Máxima Proteção conta com detergentes em pó e amaciantes que, além de limpar, remover manchas difíceis e proporcionar maciez, tem a tecnologia exclusiva Tex Protect. Segundo Gandolfi, ela age durante o processo de lavagem evitando a formação de bolinhas e protegendo as fibras dos tecidos, retardando o envelhecimento e desbotamento das roupas.

Para lavagem de peças delicadas e roupas infantis, a Minuano oferece a linha Coco, composta por detergente em pó, em barra e lava-roupas líquido que contêm fórmula mais suave e hipoalergênica. “Os produtos limpam e conservam naturalmente as roupas, perfumando os tecidos com uma deliciosa fragrância de coco, além de versões formuladas a partir de óleo de coco natural”, ressalta Gandolfi.

Toque de Downy

O detergente líquido Ariel Cores Radiantes Toque de Downy promete limpeza impecável e cuidado as roupas, graças aos ingredientes ativos que penetram profundamente nas fibras do tecido, deixando roupas brancas impecáveis e as coloridas, radiantes. Entre os benefícios destacados, estão  tensotivos biodegradáveis, tecnologia de proteção de maus odores Downy e melhor remoção de manchas, além de não deixar resíduos visíveis nos tecidos e ajudar a prevenir sinais de desgaste da roupa.

Engajamento

Vanish, marca de cuidados com a roupa da Reckitt, lançou uma campanha em parceria com a Upparel, especialista em reciclagem australiana, para desviar 1 milhão de itens de vestuário dos aterros sanitários na Austrália. A campanha ‘Make Textile Waste Vanish’ visa educar os consumidores australianos sobre como evitar ou reduzir o desperdício têxtil simplesmente cuidando melhor das roupas usando produtos Vanish.

Uma pesquisa de consumo liderada por Vanish descobriu que um australiano médio compra 27 kg de roupas novas a cada ano, mas usa apenas 4% de seu guarda-roupa. Quase 33% disseram que provavelmente descartariam suas roupas uma vez manchadas e 45% estavam dispostos a consertá-las.

“Ao estender o ciclo de vida de nossas roupas, podemos reduzir aterros sanitários, emissões de gases de efeito estufa e a energia usada para criar e descartar roupas indesejadas”, disse o fundador e CEO da Upparel, Michael Elias, acrescentando que o desperdício têxtil é um problema oculto e é necessária uma ação imediata. Estima-se que os australianos descartem cerca de 6 mil quilos de roupas a cada 10 minutos, tornando-os o segundo maior consumidor de têxteis por pessoa no mundo.

Não ao fast fashion

No fim de março, a Comissão Européia propôs novas regras para reprimir a indústria de fast fashion e garantir que os produtos fabricados e importados para o bloco sejam mais ecológicos. Segundo a comissão, cerca de 6,4 milhões de toneladas de têxteis são descartadas na UE a cada ano e o europeu joga fora em média 11 kg de roupas, sapatos e outros produtos de tecido todos os anos. Os têxteis são o quarto maior emissor de gases de efeito estufa, depois de alimentos, habitação e transporte, além de consumir grandes quantidades de água e matérias-primas.

As novas regras propostas para o fast fashion fazem parte de um esforço mais amplo da UE para tornar uma faixa maior de bens físicos mais sustentáveis. De acordo com a proposta, a comissão estabeleceria novos padrões para a durabilidade e a necessidade de roupas reutilizáveis ​​e introduziria proibições à destruição de tecidos não vendidos. Também exigiria que as empresas incluíssem informações sobre o quão sustentável e reciclável é um item de vestuário em sua etiqueta.

“As roupas que usamos devem durar mais de três lavagens e também devem ser recicláveis”, disse Frans Timmermans, vice-presidente da Comissão Europeia responsável pelo acordo verde da UE, na coletiva de imprensa de lançamento da proposta. Já o comissário de meio ambiente da UE, Virginijus Sinkevičius, afirmou que a comissão quer que a fast fashion “saia de moda”. “Até 2030, os têxteis colocados no mercado da UE devem ser duradouros e recicláveis, feitos em grande parte de fibras recicladas”.

No Brasil, segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), a indústria têxtil e de confecção teve faturamento estimado de R$ 194 bilhões em 2021. Na comparação com 2020, a produção dos têxteis aumentou 12,1% e das confecções, 15,1%. O varejo de roupas cresceu 16,9%.

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