A Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acabam de publicar um posicionamento sobre o uso indiscriminado de desinfetantes hospitalares fora dos ambientes de assistência à saúde.
De acordo com o comunicado, foi observado o aumento do uso de desinfetantes para combater a transmissão do vírus SARS-Cov-2. Nesse momento, também foi observado uma acentuada utilização de desinfetantes de uso hospitalar, destinados a ambientes de assistência à saúde, em áreas públicas de uso geral, como shopping centers, academias, hotéis, condomínios, transportes públicos etc.
Neste contexto, as entidades reforçam que “não é permitido o uso de desinfetantes hospitalares fora de ambientes de assistência à saúde e que as empresas que vendem e recomendam o uso dos produtos dessa maneira estão cometendo infrações sanitárias, bem como os consumidores finais”.
O documento explica ainda que “dentro das categorias, temos os desinfetantes de uso geral e os desinfetantes de uso hospitalar, cada um deles tem uma aplicação específica”. Vejam abaixo:
Uso Geral – Produtos de uso doméstico, institucional ou industrial, destinados a serem aplicados sobre os objetos, superfícies inanimadas e ambientes. Devem apresentar testes de eficácia frente a Staphylococcus aureus e Salmonella choleraesuis,
Uso Hospitalar – Produtos para uso em ambientes, pisos, paredes, mobiliários e artigos (objetos, equipamentos e acessórios) utilizados exclusivamente em hospitais e estabelecimentos relacionados com o atendimento à saúde. Devem apresentar testes de eficácia frente a Staphylococcus aureus, Salmonella choleraesuis e Pseudomonas aeruginosa.
Índice Nacional de Consumo dos Lares Brasileiros acumula alta de 2,50% de janeiro a abril
O Índice Nacional de Consumo dos Lares Brasileiros da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) acumula alta de 2,50% de janeiro a abril alinhado às estimativas do setor supermercadista de um crescimento de 2,80% no ano. Em abril, o indicador registrou alta de 4,20% ante março. Na comparação com o mesmo mês de 2021, o índice teve alta de 7,37%, de acordo com o monitoramento do departamento de Economia e Pesquisa da Abras.
Os indicadores são deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“O aumento do emprego com carteira assinada no quadrimestre, bem como, os recursos injetados na economia, como o saque extraordinário do Fundo de Garantia, a manutenção do Auxílio Brasil e a antecipação do 13º salário estão sustentando o consumo nos lares diante de um cenário de elevada e persistente inflação que impacta diretamente a cesta de alimentos”, explica o vice-presidente da Abras, Marcio Milan.
A Abrasmercado (cesta de 35 produtos de largo consumo como alimentos, bebidas, carnes, produtos de limpeza, itens de higiene e beleza – registrou alta de 3,04% em abril e a média de preços da cesta nacional passou de R$ 736,34 em março para R$ 758,72 em abril.
No ano até abril, a alta é de 8,31% e no acumulado de 12 meses atinge 17,87%. Itens básicos da cesta de alimentos acumulam expressiva alta no quadrimestre, como óleo de soja (20,38%), leite longa vida (22,35%), feijão (19,71%), farinha de trigo (15,45%), café torrado e moído (13,22%).
A SC Johnson lançou no Brasil a linha de produtos desinfetantes Lysoform Pets indicada para desinfetar diversas superfícies da casa, ajudando a proteger os pets.
Os produtos da linha matam 99.9% dos vírus e bactérias presentes nas superfícies, inclusive os que causam a Cinomose, a Gripe Canina, a Tosse Canina e Calicivirose Felina, além de eliminar odores causados por animais domésticos nos ambientes.
Os locais sugeridos para uso incluem pisos, local do xixi, coleiras, brinquedos, roupas, sofás, camas, entre outras.
Criada na década de 80, o Grupo Rodoquímica, sediado em Taquari (RS) e que se destaca na distribuição de soda cáustica, hipoclorito de sódio e ácido clorídrico na Região Sul do Brasil, acaba de anunciar sua expansão no setor de produtos de limpeza com a linha Lavandex, marca de produtos de limpeza criados para na limpeza de roupas, casa, banheiro e cozinha.
“A Lavandex começou há mais ou menos dois anos e meio, por iniciativa do nosso diretor Miguel Nunes, que é químico e administrador da empresa. E ele tem esse foco muito grande em qualidade”, disse Jaques Souza da Silva, gerente comercial da Rodoquímica, que acrescentou que a empresa está investindo na divulgação da marca e aumento da presença nos supermercados.
O aumento da procura por ‘studios’ abre as portas para franquias de limpeza e autoatendimento dentro dos condomínios
No estado de São Paulo, dos 50.000 apartamentos lançados entre janeiro e setembro de 2021, 37.500 têm no máximo 45 metros quadrados, de acordo com o Sindicato de Habitação de São Paulo (Secovi-SP). Os números refletem uma tendência do setor imobiliário, já que as famílias estão cada vez mais enxutas, há uma alta densidade demográfica e é perceptível a queda no poder de compra. O sonho de morar próximo aos centros urbanos, portanto, exige se adequar a configurações menores, entre 23 m² e 35 m².
Espaços como área de serviço, escritório e lazer saíram porta a fora e se transformaram em áreas comuns. Essa reconfiguração tem provocado um aquecimento nas oportunidades de negócio para o setor de serviços: praticamente dentro de casa, na extensão de seus lares, lavanderia a minimercados surgem como opções práticas, seguras e acessíveis. Modelos de negócio pensados especificamente para atender esta demanda tem crescido nos últimos anos e formatados em licenciamentos ou franquias, têm conseguido imprimir um ritmo de expansão ainda mais acelerado.
De 500 para mais de 5 mil limpezas residenciais mensais
Independente do tamanho da família e do espaço, a limpeza é sempre necessária. A rede Limpeza com Zelo viu o número de apartamentos novos crescerem, só em São Paulo foram lançados pouco mais de 80 mil em 2021 segundo dados do Secovi-SP, gerando a necessidade de serviços residenciais, proporcionando um crescimento exponencial nos primeiros meses de 2022, de 500 para mais de 5 mil por mês.
Para Renato Ticoulat, presidente da rede, as menores metragens dos apartamentos influenciaram no aumento da demanda por serviços especializados, mudando o conceito de diaristas para horistas (trabalho por hora). “Residências menores e a falta de espaço para guardar produtos e equipamentos alavancaram a contratação de empresas que fornecem mão de obra, além de ser uma oportunidade de otimizar o tempo. Nossa meta é realizar 50 mil limpezas até o final do ano.”
Pensando nesse novo nicho, a rede criou um marketplace para condomínios. “O morador pode acessar a plataforma, escolher o serviço, agendar on-line, fazer o pagamento pelo cartão de crédito, transferência, pix ou boleto, além de poder também habilitar a contratação recorrente”, explica Renato. Na plataforma de gestão, o morador pode acompanhar todas as atividades realizadas e avaliar os serviços disponíveis como: manutenção, limpeza, encanador, lavanderia, passadoria, pet sitter e dog walker.
A máquina de lavar se tornou opcional
Com o espaço restrito, muitos condomínios optaram por oferecer lavanderias coletivas aos moradores. O CEO da rede de lavanderias self-service Lavô, Angelo Max Donaton, explica que mudança também parte do fato que, cada vez mais, as pessoas estão optando por simplificar o dia a dia, como é o caso da troca do carro próprio pelos veículos de aplicativo, por exemplo.
De modo geral, o espaço de lavar roupas é administrado pelo próprio condomínio, que fica responsável pela manutenção e atendimento. Contudo, observando este mercado, a Lavô formatou um modelo de negócio em que o franqueado fica responsável por toda manutenção, atualização de maquinário e atendimento, livrando o condomínio destes custos. “A lavanderia fica restrita ao uso dos moradores, o que evita filas, e conta com um preço mais barato, valor médio de R$ 12 reais para lavar ou secar até 10 kg de roupa”, comenta Donaton.
As máquinas profissionais, além de agilidade, representam economia nas contas do condomínio. Os equipamentos consomem apenas 2 watts por ciclo, contra 9 watts da máquina doméstica. Já o consumo de água também é menor, 56 litros por lavagem, enquanto, em casa, este gasto pode chegar a 190 litros. O empreendedor ainda lembra que uma lava e seca custa em média R$ 2,5 mil, valor de mais de 200 ciclos.
O mercadinho do bairro entrou no condomínio
Com as áreas comuns ganhando destaque nas novas configurações de condomínios, muitos apostam até na inclusão de um mercadinho próprio para os moradores, como é o caso da Minha Quitandinha, que nasceu com o intuito de ser um minimercado autônomo que tem a missão de levar conveniência a condomínios residenciais ou comerciais. Com base no conceito de honest market, a loja opera durante 24 horas por dia, sete dias por semana, disponibilizando uma média de 700 diferentes produtos ao consumidor.
“Atualmente, os gestores de condomínios e moradores se acostumaram de tal forma a essas novas tecnologias, que acabam trocando, por exemplo, um deslocamento à padaria ou uma espera de aplicativo de entrega pela facilidade de encontrar itens essenciais em sua própria residência em um ambiente mais agradável e com um mix personalizado, que vai desde congelados a produtos de limpeza e higiene pessoal”, diz Douglas Pena, CRO da Minha Quitandinha.
Para o morador é tudo intuitivo. Basta escanear o código de barras dos produtos que deseja adquirir com o smartphone e pagar diretamente pelo app, via cartão de crédito ou débito cadastrado. Já a geladeira de bebidas alcoólicas conta com um sistema que só destrava depois de confirmar que o usuário tem mais de 18 anos, pois o cadastro de menores é vetado pelo número do CPF, visto que a plataforma está linkada com a Receita Federal.
A Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) registrou o limpador multifuncional Microban 24 (EPA Reg No. 4091-21-3573) para continuar matando 99,9% das bactérias e vírus que causam a gripe e COVID-19, por até 24 horas, mesmo quando a superfície é tocada ou contatada várias vezes.
Embora tenha sido registrado anteriormente pela EPA para fornecer uma eliminação inicial de vírus, o Microban 24 Multi-Purpose Cleaner foi testado por um laboratório de terceiros, de acordo com as diretrizes de teste da EPA, e demonstrou fornecer até 24 horas de defesa antiviral residual. A EPA realizou uma revisão de dados e concedeu o registro.
Além de matar vírus por até 24 horas, o Microban 24 Multi-Purpose Cleaner também fornece um escudo defensivo que continua matando bactérias por até 24 horas, tornando-se o primeiro produto de consumo registrado a continuar matando 99,9% das bactérias e vírus para até 24 horas, mesmo após vários toques.
“Microban 24 Multi-Purpose Cleaner é uma marca que dedicou anos à pesquisa para criar produtos significativos apoiados pela ciência que trazem aos consumidores uma sensação de confiança de que estão fazendo o que podem para defender sua casa e superfícies neste mundo em constante mudança. mundo”, disse Marchoe Northern, vice-presidente sênior de atendimento domiciliar da América do Norte da P&G.
Puxado pela movimentação no comércio no Dia das Mães e maior número de dias úteis, o varejo paulistano avançou 26,8% em maio, comparado com o mês anterior.
Na comparação com um ano atrás, há alta de 28,9%. Os dados são do Balanço de Vendas elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paulo (IEGV/ACSP) e Boa Vista.
No entanto, se a comparação for feita entre maio deste ano com o mesmo mês de 2019, excluindo o cenário de restrições da pandemia, o indicador se mostra negativo em 9%.
“Observamos avanços, mas ainda não conseguimos atingir o mesmo nível de movimento registrado anteriormente à pandemia”, diz o economista da ACSP, Marcel Solimeo.
A AspenClean, marca canadense de produtos para o lar, expandiu a distribuição de sua linha orgânica de detergentes sem plástico para o mercado de produtos para o lar dos EUA.
“Todos os nossos produtos receberam uma prestigiosa verificação de classificação A pelo Environmental Working Group, fornecendo os mesmos resultados que os produtos convencionais, mas colocando a família e o planeta em primeiro lugar ”, disse Alicia Sokolowski, fundadora da AspenClean . “Nós nos concentramos no uso de ingredientes orgânicos e à base de plantas e embalagens biodegradáveis, recicláveis e sem plástico para um planeta melhor.”
As cápsulas de lavanderia sem cheiro da AspenClean são totalmente livres de fragrâncias e formuladas com alvejante de oxigênio e enzimas, sem fragrâncias sintéticas, toxinas ou irritantes. São formuladas naturalmente para remover manchas difíceis, combater o odor e combater a sujeira, sujeira e graxa, mas não são tóxicas e são embaladas em um recipiente compostável. Essas cápsulas de lavanderia são embaladas em uma embalagem de papel 100% reciclada projetada para conveniência e consciência do impacto no meio ambiente. Também são suaves para a pele sensível.
Feitos de ingredientes biodegradáveis à base de plantas, as cápsulas de máquina de lavar louça sem cheiro da AspenClean são embaladas em um recipiente de papel 100% reciclado sem plástico, sendo totalmente compostáveis e seguras para a família e o meio ambiente. Essas cápsulas de lava-louças ecológicas removem até as manchas de alimentos mais difíceis e eliminam a graxa sem deixar resíduos ou filmes em pratos ou copos em apenas um ciclo, disse a empresa independente de cuidados domésticos .
O Oxygen Bleach Powder and Stain Remover da AspenClean é feito de ingredientes biodegradáveis à base de plantas que dão à roupa um impulsionador natural para remover manchas difíceis nas roupas. O removedor de manchas de alvejante de oxigênio deixará as roupas mais brancas e brilhantes usando o poder natural de ingredientes e enzimas à base de minerais em apenas uma lavagem.
Peças, equipamentos, produtos e diversos itens de limpeza, que fazem parte da história do setor e da sociedade, serão expostos no Museu da Limpeza.
Criado pela Facop (Fundação de Asseio e Conservação, Serviços Especializados e Facilities do Paraná), com a proposta de apresentar recordações desta área conectada com o processo de desenvolvimento humano. A Fundação UniAbralimp e empresas estão contribuindo com doações de diversos artigos para o acervo do Museu.
“Neste espaço temos o olhar de valorização da limpeza e do setor, sobretudo a valorização do profissional, que é o grande símbolo”, destaca Cássia Almeida, superintendente executiva da Facop, que explica que o Museu é embasado em pessoas, processos e tecnologia. Na área de tecnologia estão equipamentos, produtos e todo e qualquer utensílio de limpeza. “Estamos sempre em busca de peças raras e que, normalmente, estão guardadas com muito carinho. Neste Museu, elas encontrarão um local adequado para residirem”, destaca.
Uniformes e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) também são recebidos com carinho para que o Museu da Limpeza possa desenhar a evolução destas peças ao longo do tempo. As doações recebidas são registradas, sendo disponibilizadas para pesquisas no arquivo, bem como no site, e inseridas em exposições fixas ou temporárias. Quando não expostas, estarão guardadas na reserva técnica.
“Também nos interessamos pelas histórias de profissionais, empresas e empresários do setor de limpeza, bem como fotos e registros históricos. Esse é um Museu em que não há uma expectativa de que fique pronto e estático, porque possui um conceito de vivo. Ele está sempre em renovação, assim como as exposições”, conta Cássia.
Um estudo recente realizado na Universidade de Leeds, no Reino Unido, em colaboração com um dos maiores fabricantes de detergentes para roupas do mundo, a Procter & Gamble, procurou sair dos laboratórios de desenvolvimento da empresa e examinar como o hábito do consumidor afeta as condições das roupas, em termos de desgaste do tecido e desbotamento da cor.
A conclusão deles foi clara: todos podemos facilmente manter nossas roupas em melhores condições se usarmos ciclos mais curtos e água mais fria.
Além disso, os pesquisadores tentaram avaliar o efeito das mudanças nos hábitos de lavagem noo consumo de energia e na quantidade de microfibras e microplásticos emitidos por nossas roupas, que eventualmente e consistentemente chegam aos oceanos.
A conclusão foi semelhante: para reduzir o consumo de energia e minimizar a poluição do ambiente por microfibras, são recomendados os mesmos ciclos mais curtos e frios que mantêm nossas roupas em melhores condições. Em suma, é uma situação ganha-ganha – para roupas e para o meio ambiente.
Lavanderia
Para que o experimento simulasse o uso doméstico o mais próximo possível, os pesquisadores prepararam 32 sacos de lavanderia caseiros, compostos de roupas de cores escuras e claras, além de alguns tecidos brancos. Metade das bolsas foi lavada a 40 graus por 85 minutos e as outras 16 foram lavadas a 25 graus por 30 minutos.
Ao final de cada lavagem, as roupas eram examinadas para avaliar seu nível de desgaste, perda de cor ou transferência de cor de um tecido para outro. Ao mesmo tempo, os pesquisadores também analisaram a composição química da água da lavanderia para identificar as cores lavadas das roupas. Por fim, todas as microfibras foram coletadas e pesadas após cada lavagem.
A análise dos resultados revelou que a taxa de perda de cor das roupas foi significativamente maior para o ciclo de lavagem mais longo e mais quente, em comparação com a lavagem curta e fria. Mais precisamente, o ciclo curto reduziu a perda de cor em cerca de 74%. Consequentemente, houve menos transferência de cor de peça para peça no ciclo mais curto. As roupas não se desgastaram tanto, e o tecido poderia ser preservado por mais tempo.
A análise da emissão de fibras produziu resultados semelhantes: se for utilizado o ciclo curto, a quantidade de microfibras emitidas em cada lavagem é reduzida em pouco mais da metade. Além de todos os aspectos positivos a favor das lavagens frias, a transição para programas de lavagem mais frios (20-30 graus) também reduz o consumo de energia necessário para cada carga em 40-60%.
Verde e limpo
É certo que alguns argumentam que não há como escapar de usar longos ciclos de lavanderia e altas temperaturas se você quiser que suas roupas estejam limpas o suficiente após a lavagem. No entanto, de acordo com Neil Lant, um dos pesquisadores da Procter & Gamble, os avanços tecnológicos na área de detergentes para roupas, principalmente o uso de ingredientes sustentáveis, como as enzimas, permitem uma limpeza excelente mesmo em ciclos mais curtos e frios.
A Bloom, marca de inseticidas da Henkel, ampliou sua oferta de produtos com Pro Essentials na Espanha, que inclui aparelhos elétricos e aerossol.
Segundo marca, Bloom Pro Essencials é um inseticida capaz de eliminar imediatamente mosquitos e outros insetos voadores. Sua fórmula à base de água possui ingrediente ativo de origem natural, oferecendo 100% de eficácia em contato direto com o inseto.
Além disso, a tampa é 100% reciclável, assim como a lata se estiver completamente vazia. Só é necessário aplicar o produto por 3 segundos. “Pro Essentials é linha de insecticidas que garante a mesma eficácia de todos os produtos Bloom, mas com o valor acrescentado de sustentabilidade tanto na fórmula como na embalagem”, diz o comunicado de lançamento.
Com o objetivo de tornar a água potável e própria para consumo, a fim de atender às necessidades das Forças Armadas, garantindo que os soldados em treinamento pudessem consumi-la direto da natureza sem o risco de contrair doenças, foi que, em 1972, surgiu o primeiro produto da marca, o Clorin 1.
Essa solução é até hoje utilizada tanto pelo Exército, como pelos praticantes de esportes, camping, atividades ao ar livre, entre outros públicos.
Depois de adquirir os direitos sobre a marca, fabricação e comercialização a partir do Clorin 1, a empresa Acuapura foi desenvolvendo toda a sua família de produtos. Desta forma, a empresa assumiu a missão de contribuir para a promoção de um impacto positivo na saúde da população, mediante o acesso à alimentos, água, superfícies e utensílios desinfetados com praticidade, eficácia e principalmente segurança, a partir de soluções responsáveis direcionadas tanto para o varejo, quanto para empresas e indústrias.
Atualmente, a empresa tem uma completa solução de desinfecção do mercado. Seus produtos têm como grande diferencial o Dicloro-S-Triazinetrione de Sódio, um componente orgânico de forte ação germicida aprovado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), além de ser o único desinfetante do mercado com o selo IBD como insumo aprovado para uso na sanitização de produtos orgânicos.
Os tradicionais desinfetantes líquidos do mercado possuem solução à base de Hipoclorito de Sódio (água sanitária – cândida) e exigem enxágue cuidadoso após o uso, o que acaba contaminando novamente o alimento através das bactérias presentes na água.
Além disso, ao higienizar frutas, legumes, verduras ou hortaliças orgânicas com qualquer produto composto por Hipoclorito de Sódio, eles perdem suas características já que recebem um insumo inorgânico que os contamina e deixa resíduos químicos aliados a forte odor e sabor.
Em 2020, após testes realizados pela Unicamp, os produtos também receberam o selo de eficácia comprovada contra o Coronavírus, consequentemente, no Rio de Janeiro, por exemplo, um dos principais produtos, o Clorin Salad (criado para a desinfecção de hortfrutícolas) foi responsável pela alta no faturamento da empresa em 77% em plena pandemia. Atualmente, em 2022, a empresa espera aumentar também o faturamento em todo seu mix para os diversos segmentos atendidos.
Além do Clorin 1 e Clorin Salad, a marca destaca também o Milton, uma pastilha que não deixa nenhum tipo de resíduo, odor ou gosto nos objetos, facilitando a desinfecção de utensílios infantis, como mamadeiras e chupetas antes do uso; o PM FOOD Tabs para desinfecção de alimentos em maiores quantidades, como as utilizadas em restaurantes; uma linha de tratamento de água para caixas d’água, cisternas e demais reservatórios através de pastilhas pré-dosadas para 500, 1000 e 10.000 litros e o Bioclor, um produto voltado para a desinfecção de água em piscinas de pequeno porte – de 500 a 1.200 litros d’água.
Ampliação
Seguindo o plano estratégico da empresa para marcar presença em diversos pontos de venda do país, o Milton – higienizador de mamadeiras, chupetas e utensílios infantis – marca relançada pela Clorin em 2019, após passar por um processo reformulação, chega nas gôndolas de farmácias do Paraná. Com a chegada do produto no sul do Brasil, a Clorin eleva a visibilidade da marca e se posiciona em cidades fora do eixo Rio – São Paulo como: Curitiba, Maringá, Ponta Grossa, Londrina e Cascavel.
Com uma proposta totalmente segura, o produto foi reformulado em forma de pastilhas efervescentes, tendo como base um sal orgânico, que além de eliminar bactérias e vírus testados, realiza a desinfecção de mamadeiras e de demais utensílios de forma totalmente segura, atóxica e sem a necessidade de enxágue. Ao contrário dos produtos onde é utilizado o Hipoclorito de Sódio (água sanitária), o Milton não deixa nenhum tipo de resíduo, odor ou gosto nos objetos higienizados.
De acordo com os estudos realizados e divulgados pela Unicamp, as pastilhas Milton, também mostraram eficácia contra o coronavírus, transformando o produto em um forte aliado para as famílias no combate ao vírus. Outro diferencial do produto, é que ele é um método de higienização à frio que dispensa a fervura, o que o torna indispensável e prático para manter a limpeza dos utensílios em qualquer lugar, até mesmo em viagens.
Nós utilizamos cookies com objetivo de prover a melhor experiência no uso do nosso site. Leia nossa Política de uso de cookies para entender quais cookies nós usamos e quais informações coletamos em nosso portal. Ao continuar sua navegação, você concorda que podemos armazenar cookies no seu dispositivo.Eu aceitoPolítica de uso de cookies