Visit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Nutra InnovationÚltimas notícias Portal Nutra Innovation

NotCo lança linha NotShake Protein

  • Written by:

Com 16g de proteínas e poucos carboidratos, o lançamento oferece benefícios nutritivos em opções únicas de sabores

Depois de analisar 35 bebidas proteicas de 8 marcas que atuam nesse mercado, a NotCo constatou que mais da metade (54%) dos produtos possuem mais carboidratos do que proteínas. Olhando para esse cenário, a foodtech anunciou um lançamento que reverte essa distribuição nutricional sem perder o sabor promovendo uma experiência inédita com a linha NotShake Protein.

Junto das opções Chocolate, Café Caramelo e Baunilha com Coco, a categoria traz novidades exclusivas, como Panqueca de Banana com Canela e Morango com Tâmara. Todas as 5 alternativas possuem 16g de proteínas por unidade e uma média de 3,5g de carboidratos.

“Estávamos buscando algo diferente do que o mercado oferece hoje”, diz André Weinmann, Presidente da NotCo no Brasil. “Atualmente, a maioria dos shakes proteicos dão uma sensação de ‘peso’ e são muito doces. Queríamos ir na contramão dessa realidade, trazendo um lançamento leve, menos adocicado e que pudesse atender tanto a demanda dos sabores comuns quanto de paladares mais maduros e exigentes. E, para completar o objetivo de elevar a experiência do consumidor, também priorizamos a manutenção do maior aporte proteico e menor quantidade de carboidratos em um modelo on the go desta categoria”, complementa.

O NotShake Protein é uma evolução do NotMilk High Protein, que foi aprimorado com apoio do Giuseppe, a Inteligência Artificial da companhia. Enquanto a primeira bebida proteica precisou de 10 meses para chegar em sua versão final, a nova fórmula, com foco em ganhos nutricionais e sensoriais, ficou pronta em apenas 4 meses, o que representa o quanto a IA é capaz de acelerar o processo de criação de produtos cada vez melhores.

Inscreva-se para receber nossas notícias e novidades em seu e-mail e cancele quando quiser.

 

 

 

 

 

Fonte: GKPB 04.07.2024

Goldko lança o primeiro marshmallow vegano, sem adição de açúcares e sem glúten do mundo

  • Written by:

A linha de produtos é composta por bombom, musa e barra de proteínas

A GoldKo, marca fundada pela família Kopenhagen e reconhecida por criar um universo de produtos saborosos e saudáveis, como chocolate sem açúcar, lançou este mês um produto inovador: o primeiro marshmallow vegano, sem adição de açúcares e sem glúten do mundo. O produto compõe a linha vegana já existente da marca, trazendo novas possibilidades e sabores aos seus clientes.

Para chegar ao produto final foram três anos de intensa pesquisa e desenvolvimento. O resultado foi sabor e textura incomparáveis. Com o claro objetivo de fornecer a todas as pessoas opções saborosas e saudáveis, o novo marshmallow é inteiramente livre de ingredientes de origem animal e promete revolucionar o mercado de doces veganos. Abrindo uma porta imensa de novas alternativas.

A linha de produtos é composta por três delícias imperdíveis:

Bombom – Uma explosão de sabor em uma única mordida, combinando o marshmallow vegano com uma cobertura irresistível de chocolate ao leite de coco. Tudo sem glúten, sem adição de açúcares, e nenhum sabor residual.

Musa – O best seller da GoldKo agora na versão vegana. Uma opção sofisticada que une a suavidade do marshmallow vegano com base crocante de biscoito e cobertura de chocolate ao leite de coco. Tudo sem glúten, sem adição de açúcares, super cremoso e nenhum sabor residual.

Barra de Proteína – A escolha ideal para quem procura uma opção saudável e saborosa para o dia a dia. Recheio (exagerado) de marshmallow vegano, chocolate ao leite de coco e 13g de proteína. Opção perfeita do pré treino à fominha da tarde. Praticidade e sabor em um mesmo produto, super cremoso e pronto para ser consumido. Sem glúten, sem adição de açúcares, sem sabor residual, super cremoso e saboroso.

“A inovação sempre foi uma marca registrada da GoldKo, e estamos orgulhosos de apresentar ao mundo o primeiro marshmallow vegano, sem adição de açúcares e sem glúten.” diz Paulo Kopenhagen Goldfinger, responsável pelo desenvolvimento das receitas exclusivas da GoldKo, mestre chocolateiro, e inovador nato, que acredita que chocolate de alta qualidade deve fazer parte da vida de todos nós, todos os dias.

Os novos produtos já estão disponíveis para compra no site oficial da GoldKo, nas sete lojas da marca e em breve em milhares de pontos de vendas em todo o país.

Inovações e revoluções nos produtos naturais

  • Written by:

Na Naturaltech, a maior feira de produtos naturais da América Latina, mais de 1.700 marcas apresentaram suas inovações em alimentos e cosméticos, destacando-se pela busca constante por soluções práticas e saudáveis para o mercado. Confira alguns dos produtos que foram destaque no evento:

Pasta de Amendoim em Pó

Conhecida entre influenciadores fitness, a BetterPB lançou sua pasta de amendoim em pó. Produzida por meio de um processo mecânico, essa pasta possui três vezes menos calorias e gorduras, além de mais proteínas comparadas às pastas convencionais, oferecendo uma alternativa saudável e nutritiva para o consumidor consciente.

Suco em Pó Saudável 

Desenvolvido pela nutricionista Graziela Caproni, os sucos em pó da Frutificado contêm mais de 77% de frutas, sem adição de ingredientes artificiais ou aditivos. Disponíveis nos sabores açaí com uva, laranja com acerola, e maracujá com camomila, os sucos são práticos, não necessitam de refrigeração e ficam prontos em menos de 20 segundos.

Café de Açaí

O café de açaí, uma alternativa nutritiva ao café tradicional, é produzido a partir da infusão dos grãos torrados e moídos do açaí. A Bio Ervas, empresa paraense, desenvolveu uma versão 100% do grão do açaí, com combinações como cacau ou cidreira, proporcionando uma bebida rica em sabor e benefícios à saúde, sem cafeína.

Biscoitinho para Fase de Dentição

Especialista em produtos para bebês, a Papapá apresentou seu biscoitinho para a fase de dentição. Feito com ingredientes naturais, o biscoito é sólido por fora e derrete na boca, facilitando o consumo pelos bebês e ajudando a aliviar o incômodo da dentição.

Bebida Proteica

A Moving Protein Booster oferece uma bebida proteica com 12g de proteína, 100 mg de cafeína, 54 calorias e zero carboidratos em latinhas de 270ml. Enriquecida com Creatina, BCAA, Complexo B, Coenzima Q10, Magnésio e Potássio, esta bebida levemente gaseificada é ideal para pré-treino, pós-treino e refeições rápidas, atendendo à demanda por alternativas saudáveis e práticas.

Macarrão e Proteína de Amendoim

A AmendoPRO trouxe à tona o macarrão proteico de amendoim, contendo 40g de proteína por porção de 80g, como uma alternativa saudável à farinha branca. Além disso, a marca apresentou sua proteína de amendoim em pó nos sabores paçoca, capuccino e chocolate, ampliando as opções para consumidores que buscam aumentar a ingestão proteica de forma saborosa.

Dry Gin com Jambu

A AMZ Tropical introduziu o Dry Gin com Jambu, uma erva típica da região Norte do Brasil, conhecida por causar uma leve dormência na boca. Premiado no World Gin Awards, o gin está disponível na versão pura em garrafas de 700 ml, além de opções prontas para misturar com limão siciliano e água tônica.

VidaVeg entra no mercado de shakes proteicos com lançamento do VegPro

  • Written by:

Com 15 gramas de proteína de alta digestibilidade, a bebida 100% vegetal é produzida sem açúcar, sem glúten e sem lactose, para atender diferentes perfis de consumidores

A VidaVeg, líder nacional na fabricação de produtos plant based, anuncia o lançamento do shake proteico VegPro nos sabores morango e chocolate. É uma nova fonte de proteínas vegetais para pessoas que buscam opções saudáveis sem açúcar, que apresentam intolerância ou alergia alimentar.

Produzido à base de aveia e com ingredientes naturais, o shake proteico possui uma composição zero açúcar, zero glúten, zero lactose e zero caseína, sendo esta última uma das proteínas de maior concentração no leite, apontada como importante causa de alergias.

O VegPro contém 15 gramas de proteínas de alta digestibilidade, o que o torna ideal para quem pratica atividades físicas e busca um estilo de vida saudável. Além disso, tem a vantagem de não precisar de refrigeração. Ele pode ser levado na bike, na mochila ou na bolsa, para ser consumido a qualquer momento, em qualquer lugar.

“É um alimento prático e gostoso, para quem quer uma alimentação mais saudável e sustentável”, reforça o diretor comercial e fundador da VidaVeg, Álvaro Gazolla. “Cada vez mais brasileiros buscam produtos veganos para reforçar os cuidados com a saúde e o meio ambiente”, acrescenta.

O consumo de alimentos diferenciados, feitos à base de plantas, é uma tendência mundial e que também tem relação com o aumento dos casos de alergia e intolerância alimentar. “O shake proteico VegPro é uma excelente opção para os consumidores que buscam mais qualidade de vida, sem abrir mão do sabor”, complementa Gazolla. O produto estará disponível nas prateleiras dos supermercados a partir da segunda semana de julho.

Futuro dos alimentos será colorido pela natureza

  • Written by:

Segurança alimentar, conformidade com regulações e preferências do consumidor apoiam o desenvolvimento de novos corantes naturais 

Por Estela Mendonça 

Na mesma proporção que cresce a busca por soluções alimentares naturais, especialmente na sequência da pandemia da COVID-19, com o potente reforço de influenciadores e pressão de órgãos reguladores, os corantes naturais mais do que nunca vêm ganhando importância na indústria e para os consumidores. Mais atentos aos rótulos dos produtos que consomem, eles priorizam corantes alimentares derivados de fontes vegetais.    

Alinhados à tendência de rótulos limpos e a um movimento mais amplo em direção aos alimentos mais saudáveis, inicialmente os corantes naturais ganharam destaque na fabricação de produtos orgânicos e naturais, mas já estão presentes nas principais categorias de alimentos e bebidas, incluindo itens de confeitaria, panificação, laticínios doces e snacks 

Desejo e receio 

O mercado de corantes alimentares naturais, avaliado em US$ 8,20 bilhões em 2023, deverá crescer mais de 5,6% ao ano até 2032 e ultrapassar os US$ 13 bilhões, de acordo com relatório da Global Market Insights (GMI), analisando que o mercado é impulsionado pela crescente preferência do consumidor por produtos naturais e orgânicos.  

A GMI avalia que, além buscarem alimentos mais saudáveis e transparência nos rótulos, o aumento da consciência sobre os potenciais riscos para a saúde associados aos aditivos sintéticos tem levado os consumidores a optar por produtos com corantes provenientes da natureza. “A proibição de corantes sintéticos em alimentos e bebidas em mercados-chave, como a América do Norte e a Europa, sublinha uma mudança global em direção a alternativas mais seguras e naturais”, destaca o relatório.  

Figurando na extensa lista de corantes  com restrições, o  inorgânico dióxido de titânio (E-171), por exemplo, foi proibido na União Europeia em 2021 por suspeitas de que suas nanopartículas possam danificar o DNA.  

Alternativa ao dióxido de titânio 

“Coloração atrativa, rótulos limpos, controle de custos e conformidade com regulamentações são alguns dos desafios enfrentados pela indústria de alimentos na aplicação de corantes naturais”, observa Wilson Onorio, gerente técnico da Roha, uma das maiores empresas globais de corantes e ingredientes alimentícios, ressaltando que, desde a seleção criteriosa das matérias-primas até a estabilização das formulações, diversos parâmetros exigem uma atenção especial. 

Wilson Onorio, gerente técnico da Roha

Onorio também pontua que a crescente influência das mídias sociais sobre as escolhas e preferências alimentares dos consumidores tem impulsionado a demanda por produtos mais naturais e visualmente atrativos. “Na Roha, os pesquisadores dedicam-se a desenvolver ingredientes inovadores que não apenas atendam às demandas do mercado global, mas também estejam em conformidade com as exigências regulatórias, garantindo soluções estáveis e seguras para a indústria de alimentos”, afirma. 

Em sintonia com as últimas publicações regulatórias globais, a Roha desenvolveu a linha Niveous como uma alternativa ao dióxido de titânio. De acordo com o gerente técnico, a linha é composta por produtos formulados com ingredientes naturais que oferecem efeito opacificante, trazendo opções para produtos clean label.  

Outra indicação de Onorio é a linha Futurals (concentrados) da Roha, que oferece ingredientes naturais, estáveis e que conferem cor aos alimentos sem a necessidade de aditivos. “Estes concentrados naturais podem ser utilizados em formulações de produtos com propostas de saudabilidade, contribuindo para a criação de alimentos mais naturais e atrativos”. 

Cores vibrantes 

Durante muito tempo, os corantes artificiais eram o padrão da indústria para a obtenção de cores vivas e brilhantes, mas com a queda de reputação desses aditivos levaram ao receio do consumo produtos com cores vibrantes. Com a aplicação de cores de fontes naturais, a percepção do consumidor também está mudando. Cores divertidas e exclusivas estão em alta, já que são ideais para postar nas mídias sociais.  

Em matéria da Revista Time sobre tendências alimentares para 2024, publicada em janeiro, Morgana Gaye, futurista alimentar radicada em Londres, aposta que o azul dominará, como reflexo da busca pela a natureza e consolo para um mundo dividido e estressante: “Veremos muffins, veremos cupcakes, veremos bebidas coloridas com proteína de ervilha borboleta, ou alga verde azulada… Vamos precisar de conforto, gentileza e natureza”.   

Azul, a joia rara  

Novos alimentos azuis vêm por aí. Os brasileiros conhecem bem o licor de jenipapo, mas muitos sequer podem imaginar que, em breve, consumirão bebidas e os mais diversos produtos alimentícios em tons azuis provenientes desse fruto.

Stella Munhoz: lançamento de corante natural azul atende demanda da indústria

Isso porque o Genipa americana se tornou matéria-prima do novo corante natural Jungle Blue, lançado no final de 2023 pela Oterra, maior produtora global de corantes naturais e sustentáveis para alimentos, bebidas e suplementos alimentares.  

“O novo pigmento natural azul tem tudo para mexer com a indústria, que há tempos buscava alternativas para essa cor”, aposta Stella Munhoz, gerente de marketing da Oterra para América Latina, que destaca que o Jungle Blue pode ser utilizado em diversas aplicações, como bebidas lácteas e à base de soja, preparados de frutas, suplementos alimentares e outras categorias. 

Até então, a matéria-prima natural mais conhecida era a espirulina, alga verde que permite a obtenção do extrato azul. Combinado com outras cores naturais, o Jungle Blue também possibilita opções de verde e violeta. 

A Oterra também tem novidades em tons marrons, com o recente lançamento do Simply Brown, novo integrante da linha de ingredientes que colorem FruitMax®, tendo a maçã como matéria-prima. De acordo com Stella, o produto serve como alternativa, principalmente, para o caramelo I e II, tem rótulo limpo e é livre de alérgenos. 

Portfólio completo 

Marcelle Dresdi, executiva de contas da Divisão de Human Nutrition da Barentz, reforça a importância das cores na indústria de alimentos, desde o primeiro impacto de sua embalagem até na hora do consumo. “Elas decisivas na hora da compra. Atentas a isso, as indústrias de alimentos estão investindo cada vez mais, não apenas nas cores das embalagens dos produtos, mas também nas cores dos alimentos para chamar atenção do consumidor”.  

Marcelle Dresdi, executiva de contas da Divisão de Human Nutrition da Barentz

Por outro lado, Marcelle ressalta que, com a tendência de saudabilidade se consolidando no mercado de alimentos e bebidas, os corantes começam a ser alvo de preocupação e de regulamentações mais rigorosas, trazendo a necessidade e a oportunidade de substituição de produtos artificiais por opções naturais.  

“Alinhada a essa tendência, a Barentz tem um portfólio completo de corantes naturais, em parceria com a Oterra, para atender as demandas de todas as categorias de alimentos e bebidas”, afirma Marcelle. A empresa oferece desde os principais corantes naturais, como o cúrcuma, urucum, carmim e clorofila, além das alternativas naturais de substituição do corante caramelo com suco de maçã, as tonalidades de azul vindas do Jenipapo e muitos outros. 

“Os corantes naturais possuem métodos sustentáveis de extração, tecnologias de concentração de pigmentos e estabilidade das cores, trazendo um leque de possibilidades de cores para a indústria”, garante a executiva da Barentz. 

Para saber mais sobre as diversas possibilidades de uso dos corantes naturais, entre em contato com a equipe comercial da Barentz: marketing_brsao@barentz.com ou suporte_brsao@barentz.com 

Arco-íris vegetal

Juntamente com a boa notícia para os fabricantes de que eles já podem contar com corantes naturais que abrangem praticamente todo o espectro de cores que podem ser utilizadas em alimentos e bebidas, sem riscos para a saúde, o estudo da GMI aponta barreiras para a ampla utilização, mas que já estão na mira dos fornecedores de aditivos, como os custos maiores para a indústria, mesmo em um cenário de consumo cada vez mais consciente, com preferência crescente por alimentos e bebidas mais naturais e saudáveis. 

Reforçando a necessidade de os fabricantes não adiarem a adoção de corantes naturais em seus produtos, a Mintel reforça em suas previsões que nos próximos anos crescerá o interesse por alimentos e bebidas menos processados, feitos com ingredientes reciclados, ricos em vitaminas, minerais, fibras, proteínas e outros nutrientes.  

A Euromonitor também aponta que os consumidores no pós-COVID-19 estão muito mais dispostos para se tornarem mais saudáveis com os alimentos e bebidas certos. A inovação será fundamental para responder às expectativas crescentes de alternativas alimentares.  

Verde e saudável: como Extratos Vegetais estão revolucionando a indústria alimentícia

  • Written by:

Extratos vegetais inovam na composição de alimentos e bebidas para atender o consumidor que busca cada vez mais alternativas de uma alimentação saudável

Por Cristina Bielecki

A crescente busca por uma alimentação saudável direciona o consumidor para produtos naturais, o que inclui os extratos vegetais na composição desses alimentos. Para aumentar a vida útil dos produtos, protegendo de ações de bactérias, fungos e leveduras, impedindo o crescimento de micro-organismos, a indústria faz uso de conservantes, que podem ser naturais ou sintéticos, segundo artigo do GEPEA, Empresa Júnior da Faculdade de Engenharia de Alimentos da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas, SP). Os extratos vegetais possuem propriedades antioxidantes e antimicrobianas naturais, e atuam na inibição do crescimento microbiano e no controle de oxidação de lipídios, por exemplo. Esses conservantes não alteram as propriedades físicas, químicas e nutritivas dos alimentos, sendo considerados aditivos. A preocupação do consumidor quanto à eficácia e, principalmente, o impacto para a saúde na ingestão de ingredientes sintéticos, é o que faz aumentar a procura de produtos à base de plantas, o que também gera menos impacto ambiental. São várias opções disponíveis, como por exemplo, extrato de alecrim, de chá verde, semente de uva, entre outros.

Isso tem levado a indústria de alimentos a direcionar seu foco na utilização dos extratos vegetais, porém a disponibilidade de matérias primas é limitada. Segundo análise da Exactitude Consultancy, são vários os fatores que afetam esse mercado, incluindo as mudanças climáticas, que trazem um impacto profundo para o crescimento de plantas utilizadas para a extração de compostos bioativos. Soma-se ainda o desmatamento que causa a extinção de florestas e biomas, provocado principalmente pela atividade humana. Esses fatores afetam diretamente a produção e o preço dos extratos vegetais. Outro aspecto é que em um mercado no qual os ingredientes artificiais dominam a maior porcentagem de participação, o custo para a produção e distribuição de ingredientes naturais é mais alto. Porém, à medida que os produtos naturais passem a ocupar mais espaço nesse mercado, os custos da produção tendem a cair.

Além dos extratos vegetais, estão entre os principais ingredientes naturais as especiarias, os óleos e adoçantes naturais, que são obtidos através de extração a seco, por exemplo, como a polpa de frutas desidratadas, utilizadas para a fabricação de geleias, pães, sucos, chás e suplementos alimentares. Os ingredientes naturais atendem também o público que necessita de uma dieta restritiva, caso dos vegetarianos, veganos, ou para quem possui intolerância a glúten e lactose. E ainda alcança o consumidor que busca uma dieta à base de proteína, com os produtos plant-based.

POTENCIAL DE MERCADO

De acordo com dados do relatório da Exactitude Consultancy, a expectativa é de que o mercado global de extratos vegetais tenha um crescimento de 11.70% CAGR de 2020 a 2029, e poderá atingir acima de US$ 87.16 bilhões até 2029, contra US$ 32.20 bilhões em 2020. O crescimento desse mercado está diretamente relacionado ao aumento da procura por alimentos naturais mais saudáveis por parte do consumidor, o que por sua vez gera a demanda por extratos vegetais pela indústria de alimentos e bebidas. O relatório abrange o mercado global de extratos vegetais por tipo (fitomedicamentos e extratos de ervas, óleos essenciais, especiarias, sabores e fragrâncias), por aplicação (produtos farmacêuticos, suplementos dietéticos, alimentos e bebidas, cosméticos) e por região.

EXTRATO DE OLIVA, ALECRIM, CHÁ VERDE E HORTELÃ

A busca incessante dos consumidores por produtos com ingredientes naturais, sustentáveis e confiáveis é uma tendência marcante nos dias de hoje. A crescente conscientização sobre os efeitos da alimentação na saúde e no meio ambiente impulsionam essa demanda por produtos mais limpos e transparentes.

Thamires Silva, Analista de Produtos

Thamires Silva, analista de produtos na Kemin

“Nesse contexto, a Kemin está atenta às necessidades do mercado e dos clientes, oferecendo soluções inovadoras que se alinham perfeitamente a essas expectativas”, segundo Thamires Silva, analista de produtos.

A empresa apresenta sua nova linha OLESSENCE™ – a nova geração de soluções naturais para a preservação da vida útil dos alimentos, mantendo as características sensoriais, como frescor, sabor e aroma por muito mais tempo. Segundo a Analista de Produtos, a chave para essa inovação reside em uma combinação sinérgica de extratos naturais aromáticos, cuidadosamente selecionados pela sua eficácia, proporcionando um perfil de sabor equilibrado e sem impacto sensorial (com aroma e sabor neutros). Entre esses extratos estão o extrato de oliva, alecrim, chá verde e hortelã, que combinados garantem a qualidade do seu produto ao longo do shelf-life.

“O OLESSENCE™ oferece o melhor custo em uso quando comparado com outras soluções do mercado, e contribui para um rótulo limpo, visto que os ingredientes são naturais, de fontes vegetais e conhecidos pelos consumidores”, segundo a analista de produtos. Seus compostos são extraídos sem utilização de solvente químico, e, com a sua versatilidade, pode ser perfeitamente integrado às suas formulações existentes. Este ingrediente aromático pode ser aplicado em produtos como biscoitos e cárneos, e também ser explorado em novas aplicações.

“Assim, a introdução do OLESSENCE™ representa mais do que uma resposta às demandas do mercado, mas também um passo significativo em direção a alimentos mais saudáveis e sustentáveis. É a Kemin impulsionando a evolução do setor alimentício rumo a práticas mais naturais, seguras e responsáveis”, conclui Thamires Silva, Analista de Produtos da empresa. (Disclaimer: Certas declarações podem não se aplicar a todas as regiões geográficas. A rotulagem e as declarações associadas podem diferir com base nos requisitos governamentais).

EXTRATO DE ACEROLA

De acordo com Mozart da Silva Soccas, gerente de desenvolvimento e pesquisa de produtos, a Duas Rodas utiliza o seu profundo conhecimento em ingredientes naturais para oferecer um portfólio especializado de extratos botânicos. A empresa alinha expertise, investimentos em tecnologia e parcerias estratégicas para criar soluções inovadoras ao mercado de alimentos e bebidas. Em seu portfólio clean label para a indústria cárnica, oferece uma linha de soluções que inclui Extratos de Acerola e outros botânicos microencapsulados, que apresentam importantes ganhos na conservação de atributos sensoriais de forma natural, substituindo os tradicionais aditivos sintéticos.

Mozart da Silva Soccas, Gerente de Desenvolvimento e Pesquisa de Produtos

Mozart da Silva Soccas, gerente de desenvolvimento e pesquisa de produtos na Duas Rodas

“As soluções foram desenvolvidas pela equipe de pesquisadores da Duas Rodas junto a universidades, que investigaram a interação dos extratos botânicos aplicados em carnes para desenvolver um produto com elevado potencial antioxidante. Conseguimos uma combinação com benefícios e especificamente formulados para mercados que buscam clean label e garantias de shelf life para diversos tipos de produtos cárneos”, explica Mozart.

Ele ressalta outras vantagens das soluções Duas Rodas, como a preservação do sabor, odor e da cor de produtos cárneos, retardando a oxidação lipídica e rancidez, além da presença do ácido ascórbico natural, que promove a aceleração e estabilização da reação global de cura, e da proteção ao valor nutricional dos alimentos. Os ingredientes da linha de Extratos de Acerola para cárneos têm aplicações em diferentes produtos, como hambúrgueres, linguiças, mortadela, presunto, salsicha, empanados, cortes temperados de carnes de aves, bovina e suína, além de pescados, entre outros.

CÚRCUMA – HISTÓRIA E TECNOLOGIA

A utilização do Açafrão-da-terra, também conhecido como Cúrcuma (Curcuma longa), envolve mais de 4.000 anos da cultura Ayurvedica na Índia. Atualmente, a utilização dos rizomas do Açafrão em pó é amplamente empregado pela indústria alimentícia em diversas aplicações como aditivo alimentar, em Curry indianos, para atribuir propriedades como melhora nas condições de armazenamento, palatabilidade e apresentação dos alimentos devido ao seu sabor característico, aroma marcante e à coloração amarela que confere aos alimentos.

Mas, a parte do seu prestigiado uso na culinária, a Cúrcuma possui uma longa história de uso na medicina Ayurvedica, devido às suas reconhecidas propriedades medicinais que são especialmente atribuídas à sua composição de substâncias denominadas de Curcuminoides, sendo o seu principal representante a Curcumina. O Açafrão em pó apresenta cerca de 3-5% de Curcuminoides, um teor relativamente baixo e que exigiria uma quantidade expressiva do ingrediente para atingir propriedades medicinais.

Com o avanço da ciência e tecnologia na padronização de extratos vegetais, o estabelecimento de extratos contendo um maior teor de ativos, neste caso de Curcuminoides, se tornou realidade. As técnicas de extração exaustiva dos compostos presentes na matéria-prima vegetal em conjunto com as ferramentas analíticas, como a Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (HPLC), permitiram o melhor entendimento dos compostos ativos da Cúrcuma levando a padronização seletiva, precisa e exata dos Curcuminoides. Esse avanço se tornou fundamental para garantir uma maior concentração e potencialização dos efeitos terapêuticos das substâncias ativas, os Curcuminoides. Outro fato relevante, os métodos adequados de extração e análise dos extratos padronizados atualmente são requisitos mandatórios para garantir ingredientes seguros, eficazes e livre de adulterações.

O Sami-Sabinsa Group é referência na produção de extratos de Curcuma longa há mais de 35 anos. O Curcumin C3 Complex®, padronizado em no mínimo de 95% de Curcuminoides, faz referência aos três Curcuminoides principais – Curcumina , Desmetoxicurcumina (DMC), Bisdemetoxicurcumina (BDMC), e são reconhecidos como a assinatura digital do extrato de Cúrcuma, a correta padronização é essencial para garantir o seu potencial biológico.

Camila Correa, Analista de Qualidade

Camila Correa, analista de qualidade no Sabinsa Brasil

O Sami-Sabinsa Group se orgulha de ter fornecido os padrões farmacopeicos de Curcuminoides para a Farmacopeia Americana (USP) e estabelecimento da monografia oficial Curcuminoids, segundo Camila Correa, analista de qualidade, da Sabinsa Brasil. O Curcumin C3 Complex® foi premiado como o branding mais estudado clinicamente globalmente, com mais de 200 estudos publicados, sendo 98 estudos clínicos oficialmente registrados em clinicaltrials.

A indústria fabricante de ingredientes, especialmente de extratos vegetais padronizados, desempenha um papel vital e de alta responsabilidade. Com o avanço da tecnologia, as ferramentas atualmente disponíveis permitem o fornecimento de extratos vegetais altamente padronizados e obedecendo aos mais altos rigores de qualidade e segurança para a indústria alimentícia. O exemplo do Curcumin C3 Complex® do Sami-Sabinsa Group, demonstra como a ciência e a tecnologia permitem uma maior concentração dos compostos ativos do Açafrão-da-terra, garantindo qualidade, segurança e múltiplos benefícios à saúde. O estabelecimento de extratos corretamente padronizados eleva o nível de qualidade em ingredientes naturais, e representa uma nova perspectiva para inovação em alimentos funcionais. A tecnologia em extratos vegetais é uma realidade, e um caminho “sem volta” para o setor produtivo focado em consumidores exigentes. “Extratos vegetais de qualidade são oportunidades que agregam valor à indústria alimentícia, permitindo o desenvolvimento de produtos mais saudáveis, funcionais e seguros para os consumidores. Sabinsa Brasil se orgulha de ser uma empresa brasileira que fornece extratos padronizados ao mercado e às indústrias da América Latina com o mais alto rigor”, enfatiza a analista de qualidade da Sabinsa Brasil.

PERPECTIVAS DE MERCADO

O aumento da procura pelo consumidor por uma alimentação mais saudável e por ingredientes naturais em alimentos e bebidas, incluindo as bebidas aromatizadas, os suplementos nutricionais, tanto para dietas fit ou aquelas com restrições alimentares, como também para saúde, beleza e cuidados da pele, deverá impulsionar o mercado de extratos vegetais utilizados nas composições desses produtos. Para atender a crescente busca desse consumidor, a indústria investe em pesquisa e tecnologia na criação de novos produtos para suprir essa demanda.

Nutrição Turbinada: demanda por saúde digestiva impulsiona mercado

  • Written by:

O consumo de fibras nas refeições traz muitos benefícios à saúde, ajuda na prevenção de doenças e no bom funcionamento do organismo como um todo. O termo prebiótico já faz parte do vocabulário do consumidor cada vez mais focado na alimentação equilibrada.

Por Cristina Bielecki

Na confluência entre ciência e nutrição, os prebióticos emergem como componentes vitais na indústria alimentícia, representando uma revolução no modo como compreendemos e promovemos a saúde humana. Estes compostos, que resistem à digestão no estômago, alimentam seletivamente as bactérias benéficas do intestino, promovendo um ecossistema microbiano saudável. Esta relação simbiótica não apenas fortalece o sistema imunológico e melhora a digestão, mas também tem sido associada à redução de riscos de diversas doenças crônicas.

À medida que o conhecimento científico se aprofunda, a importância dos prebióticos para a saúde vem ganhando reconhecimento além dos círculos acadêmicos, alcançando consumidores ávidos por alimentos que ofereçam benefícios além da nutrição básica. Este interesse crescente reflete-se nas tendências de mercado, onde a demanda por produtos enriquecidos com prebióticos está em ascensão. Fabricantes de alimentos, respondendo a essa demanda, estão cada vez mais inovando em suas linhas de produtos para incluir prebióticos em uma variedade de formas, desde lanches funcionais até bebidas e suplementos.

Esta integração dos prebióticos na indústria alimentícia não é apenas uma resposta às demandas dos consumidores por opções mais saudáveis, mas também um reflexo de uma mudança maior em direção a uma abordagem mais preventiva e holística da saúde. À medida que avançamos, é provável que vejamos uma expansão ainda maior no uso de prebióticos, impulsionada por pesquisas contínuas e inovações tecnológicas, posicionando-os como protagonistas na jornada em busca de bem-estar e longevidade.

Potencial de Mercado

De acordo com relatório da Mordor Intelligence, o mercado de ingredientes prebióticos cresceu de forma significativa com a pandemia. Em 2020, o setor foi avaliado em mais de US$ 5 Milhões e a expectativa é que atinja um CAGR de 9,56% durante o período de previsão (2024-2029). Nesses últimos anos, a mudança no comportamento do consumidor em busca de manter uma rotina de alimentação saudável e balanceada impulsionou esse mercado, que é segmentado por tipo: inulina, frutooligossacarídeo, galactoligossacarídeo entre outros. A aplicação é dividida em alimentos e bebidas funcionais, fórmula infantil e comida para bebês, suplementos dietéticos, ração animal e alimentos para pets. Ainda segundo o relatório, hoje o maior mercado é o europeu e o mercado de crescimento mais rápido é a América do Sul.

 

Fibras solúveis

Mariângela Missio, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da divisão de Human Nutrition da Barentz

Segundo Mariângela Missio, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da divisão de Human Nutrition da Barentz, a empresa, comprometida em oferecer soluções tecnológicas e inovadoras para a indústria de alimentos e bebidas, por meio de sua linha de fibras solúveis, como a Nutriose® e GOFOS™, oferece ingredientes que não apenas elevam a qualidade nutricional dos produtos, mas também enriquecem a experiência sensorial dos consumidores.

Destacando-se nesse portfólio está a fibra solúvel GOFOS™, com 95% de teor de fibras de frutooligossacarídeos, proporcionando 30% do dulçor do açúcar e permitindo a substituição parcial do açúcar em produtos finais. Também realça notas aromáticas frutais, de baunilha e de chocolate, proporcionando uma experiência sensorial única. Além disso, possui baixo índice glicêmico e dosagem recomendada de 2,5g de fibras por dia. A fibra solúvel GOFOS™ não é classificada como açúcar adicionado pela RDC nº 429/2020.

Enquanto a fibra solúvel Nutriose® é resistente à digestão no intestino grosso, sendo fermentada pela microbiota do trato gastrointestinal, proporcionando efeitos benéficos para a saúde que incluem tolerância digestiva superior em relação à inulina, propriedades prebióticas, controle de peso devido à baixa caloria (2,2 kcal/g), proteção contra bactérias patogênicas, regulação da glicose e insulina pós-refeição e melhora da saúde óssea. “Ambas são resistentes ao processo térmico, não possuem sabor residual e contribuem para a textura e corpo dos produtos finais”, explica a Gerente de Desenvolvimento de Negócios da divisão de Human Nutrition da Barentz.

Fibras e mais fibras 

Doutora em Tecnologia e Saúde e Nutricionista Comercial da Mix Nutri, Luana Bernardi, pontua que na batalha contra os transtornos do humor, uma estratégia focada em um maior consumo de fibras é importante. A neuronutrição é uma especialidade médica que visa melhorar o desempenho do sistema nervoso.

Luana Bernardi, Doutora em Tecnologia e Saúde e Nutricionista Comercial da Mix Nutri

“As fibras prebióticas, como fruto-oligossacarídeos (FOS) ou galacto-oligossacarídeos (GOS), são os psicobióticos mais utilizados atualmente, pois ajudam a microbiota a funcionar adequadamente diariamente e regularmente. Eles podem contribuir com diminuição da ansiedade e aumento da adaptabilidade ao estresse”, diz.

A matéria publicada pela Revista Forbes Health sobre o tema destaca a importância dos prebióticos para uma boa saúde. “Os prebióticos são uma das melhores coisas para o seu microbioma intestinal e um grande motivo para você querer comer mais fibras”, diz Amanda Sauceda, nutricionista registrada em Long Beach, Nova York, especializada em saúde intestinal. De acordo com Sauceda, os prebióticos têm sido pesquisados ​​por seus muitos possíveis benefícios à saúde, que vão desde o apoio à saúde digestiva até a promoção de um melhor controle do açúcar no sangue.

Multiplicação de bactérias benéficas

Segundo Caroline Ortmann, Especialista em Qualidade e Assuntos Regulatórios Farmacêutica, do Sami-Sabinsa Group, os prebióticos são substâncias essenciais em promover a multiplicação de bactérias benéficas (probióticos) que auxiliam na nossa digestão, absorção de nutrientes e fortalecimento do sistema imunológico. “Fenumannans® e Fenufibers® são os nossos prebióticos obtidos das sementes de Feno-grego (Trigonella foenum graecum)”, explica. Fenumannans® é composto por 60% de Galactomananas, um polissacarídeo com poder espessante, estabilizante e gelificante, e o Fenufibers® é composto por 50% de fibras nutricionais, essenciais em contribuir com um sistema digestivo mais saudável. O Starmeric® é um prebiótico derivado da Cúrcuma, com uma alta concentração de Amilose, fonte energética ao nosso organismo.

Caroline Ortmann, Especialista em Qualidade e Assuntos Regulatórios Farmacêutica, do Sami-Sabinsa Group

Já os simbióticos são ingredientes em combinação, contendo probióticos e prebióticos, essenciais para manutenção da microbiota saudável. Lactowise® é composto de Bacillus coagulans MTCC 5856 (LactoSpore®) + Fenumannans® e o Lactocran® é composto do LactoSpore® + semente de Cranberry em pó. Lactospore® é um probiótico resistente em temperatura ambiente que dispensa a necessidade de refrigeração. Aspectos que o diferenciam e permitem a inovação em diversas preparações alimentícias funcionais, como shakes, suplemento alimentar proteico em pó e em barra, iogurtes e bebidas funcionais, além de formulações farmacêuticas convencionais.

No segmento de prebióticos e probióticos, os consumidores estão atentos e, cada vez mais exigentes, quanto aos aspectos de segurança, qualidade e eficácia dos produtos. “Nesse sentido, o setor produtivo em conjunto com os fornecedores de matéria-prima, como o Sami-Sabinsa Group, encontra oportunidades de inovação para atender a esses atributos no desenvolvimento de ingredientes e produtos de alta performance, por meio de certificações de qualidade, suporte técnico, e tecnologia sustentável”, diz a especialista.

Sami-Sabinsa Group, fundado em 1988, é uma multinacional, fabricante de ingredientes, referência global em extratos padronizados, prebióticos, probióticos, minerais e enzimas. Reconhecido pela inovação, pesquisa científica e compromisso com a excelência em qualidade, rastreabilidade e sustentabilidade no fornecimento de ingredientes.

Perspectivas positivas

A conscientização crescente sobre a importância da saúde intestinal está impulsionando significativamente a procura por ingredientes prebióticos no mercado. Segundo dados divulgados pelo Conselho Internacional de Informação Alimentar, a saúde digestiva figura como uma das principais preocupações para mais de 28% dos adultos ao escolher produtos alimentícios ou bebidas. Além disso, uma parcela considerável de consumidores acima dos 50 anos, chegando a dois terços, enfatizou a extrema ou grande importância da saúde digestiva em 2018, o que vem alimentando o interesse por ingredientes prebióticos. Um estudo conduzido pela Beneo Inc. em âmbito internacional revelou que 42% dos entrevistados demonstram um alto grau de interesse pelo microbioma intestinal. Cerca de 52% dos consumidores reconhecem que as fibras prebióticas são benéficas para a digestão, enquanto 50% acreditam que elas contribuem para a melhoria da saúde intestinal. Ademais, 43% associam os prebióticos com benefícios à saúde geral e 30% os consideram aliados no fortalecimento da imunidade. Essa percepção está levando a uma expansão no uso de ingredientes prebióticos em uma vasta gama de produtos alimentícios e bebidas.

Algas: o poder dos superalimentos naturais para a saúde

  • Written by:

Devido a sua versatilidade nas formulações, a aplicabilidade das algas apresenta uma tendência crescente na indústria alimentícia sendo utilizadas como fonte natural e nutritiva para alimentos e bebidas

Por Cristina Bielecki

A utilização das algas para consumo humano teve uma participação significativa de 76,2% em 2021, impulsionada pelos benefícios nutricionais e pela crescente demanda por produtos alimentícios naturais e orgânicos​​. A projeção do mercado global de algas marinhas aponta um crescimento significativo de 2021 a 2028, impulsionado pela conscientização do consumidor sobre uma alimentação saudável aliada ao uso crescente pela indústria. Segundo relatório, o tamanho do mercado de algas marinhas comerciais foi avaliado em aproximadamente USD 10,1 bilhões em 2022 e espera-se que atinja cerca de USD 12,1 bilhões até 2030, crescendo a uma taxa composta anual (CAGR) de 2,3% durante o período de previsão​ (Grand View Research)​​​. Outro relatório sugere uma perspectiva ainda mais otimista, prevendo que o mercado atinja USD 37,8 bilhões até 2028, com um CAGR de 10,8% de 2021 a 2028​ (Research & Markets)​. De acordo com o estudo, a utilização também inclui produtos farmacêuticos, cosméticos, produção de biocombustíveis e condicionamento do solo agrícola, mostrando potencial de crescimento rápido​​. 

O relatório também contempla a segmentação do produto, mais especificamente as algas marrons, que dominaram o mercado em 2021, representando a maior participação em receita. Suas aplicações abrangem agricultura, ração animal e a indústria de alimentos e bebidas, particularmente devido ao uso na produção de alginato, um emulsificante e espessante​; as algas vermelhas, conhecidas por seus benefícios nutricionais, incluindo alto teor de proteínas e vitaminas, e amplamente utilizadas na alimentação, bem como na produção de carragenina e ágar-ágar​; e as algas verdes, que vêm crescendo em popularidade nos cuidados com a saúde, como a prevenção do câncer devido ao alto conteúdo de beta-caroteno, e usadas em suplementos alimentares​ (Grand View Research)​. 

Algas: Variedades e aplicabilidade

Das diversidades de algas disponíveis, algumas se destacam, como a Spirulina, uma microalga azul-verde rica em proteínas (cerca de 60% -70% do peso seco), vitaminas do complexo B, ferro e antioxidantes, como a ficocianina. É utilizada em suplementos dietéticos, smoothies, barras de proteína e em massas; e a Chlorella, microalga verde conhecida por seu alto conteúdo de clorofila, vitaminas, minerais e proteínas, utilizada em suplementos dietéticos, bebidas funcionais e produtos de panificação.  

Entre as variedades de algas vermelhas estão a Ágar-ágar, um polissacarídeo utilizado como agente gelificante para aplicação em sobremesas gelificadas, como gelatinas vegetais, e como agente clarificante em cervejas e vinhos; e a Carragenina, utilizada como espessante e estabilizante para aplicação em laticínios (sorvetes, queijos), produtos cárneos e produtos veganos.

Snacks de Alga

A linha de Snacks Repeat foi desenvolvida para trazer praticidade à correria do dia a dia e adicionar um toque especial a qualquer momento. Em uma sociedade onde pausas diárias são essenciais, os snacks Repeat transformam esses intervalos em momentos gostosos e práticos, ideais para quem busca uma alimentação saudável e saborosa.

Esses snacks inovadores são pacotinhos repletos de benefícios, como proteínas, fibras e antioxidantes, tornando-se uma opção perfeita para quem deseja sair do comum. Além disso, todos os produtos da linha Repeat fazem parte da categoria Superfoods, alimentos produzidos em baixas temperaturas para preservar naturalmente as enzimas e maximizar o potencial nutricional.

Os Snacks de Alga da linha Repeat são um excelente exemplo de como as algas marinhas estão sendo incorporadas na alimentação moderna. Elas contribuem para a saúde digestiva, fortalecem o sistema imunológico e oferecem uma fonte sustentável de proteínas e fibras.

Surpreenda-se com esses pacotinhos cheios de sabor e benefícios, e descubra como é fácil e gostoso manter uma alimentação saudável com a ajuda das algas marinhas.

O Snack de Gergelim, Alga Marinha e Semente de Abóbora Kalassi é uma opção prática e saudável para quem busca um lanche nutritivo entre as refeições. Este é o único snack de alga recheado disponível no mercado, combinando lâminas crocantes de alga marinha com sementes de abóbora e gergelim, tudo assado à perfeição.

Ideal para ser consumido como um lanche rápido ou para acompanhar pratos leves, como pokes e saladas, o snack Kalassi vem em uma embalagem prática abre e fecha, que mantém a crocância e o frescor por muito mais tempo. Além de ser vegano e 100% vegetal, o produto é livre de glúten, lactose e conservantes, tornando-se uma escolha excelente para pessoas com restrições alimentares ou que buscam uma alimentação mais saudável.

Esses snacks não só oferecem praticidade, mas também são ricos em nutrientes. As sementes de abóbora e gergelim são conhecidas por seus benefícios à saúde, incluindo a presença de proteínas, fibras e antioxidantes. A alga marinha adiciona um toque extra de minerais e vitaminas, contribuindo para a saúde geral.

Ingrediente essencial para suplementação

Criada no começo de 2022, a Organify nasceu com o propósito de levar aos consumidores bebidas funcionais de qualidade e ao mesmo tempo, práticas e fáceis de beber. 

A marca lançou recentemente  o suco verde Super Green, em pó, que além de ter radicais livres e antioxidantes tem o propósito de auxiliar o funcionamento intestinal. Composto de fibras 100% solúveis, a bebida possui 8 super alimentos que ajudam a nutrir o corpo, são eles: couve, chlorella, hortelã, spirulina, clorofila, beterraba, gengibre, matcha, cúrcuma, limão água de coco e maca peruana.

João Cláudio Gatti, CEO da Oner Alimentos Saudáveis

“Desenvolvemos um produto adequado aos hábitos dos brasileiros e com ingredientes naturais, escolhidos para trazer o melhor resultado para o organismo das pessoas. Uma dose contém 4,5 gr de fibras, 1,5 gr de carboidratos e 0 gr de sódio. Em apenas 30 segundos, o consumidor prepara o seu suco verde que fornece os nutrientes que o corpo precisa.”, explicou João Cláudio Gatti, CEO da Oner Alimentos Saudáveis.

O produto é regulamentado pela Anvisa e deve ser certificado pela Sociedade vegetariana Brasileira – SBV, o Super Green estará disponível para venda em mais de 3 mil pdv’s em todo Brasil. O ticket médio do produto é de R$ 129,00 e cada pote tem 165g, que rendem até 22 doses de 7,5g cada.  A expectativa da Oner Alimentos é que com a nova marca o faturamento da empresa cresça em 80%.

A Power Box da Ocean Drop combina Spirulina e Chlorella, dois superalimentos que atuam em sinergia para otimizar a nutrição e promover a saúde. A Spirulina, usada pela NASA como suplemento para astronautas, reduz triglicerídeos e controla os níveis de açúcar no sangue, além de possuir efeitos anticâncer, antivirais e antialérgicos. A Chlorella, segundo estudos da Faculdade de Medicina da Virginia, ajuda a reduzir pressão arterial e colesterol, acelera a cicatrização e fortalece o sistema imunológico. Essas informações foram fornecidas pelo fabricante. Disponível em cápsulas ou tablets, a Power Box oferece dosagem precisa e praticidade, sendo ideal para quem busca uma alimentação equilibrada e eficaz.

A Chlorella e Spirulina da Newnutrition combinam duas poderosas algas conhecidas por seus benefícios à saúde. A Chlorella, uma alga verde unicelular de água doce, é rica em proteínas, aminoácidos essenciais, clorofila, vitaminas e minerais. Seus benefícios incluem estímulo à recuperação dos tecidos, redução do envelhecimento precoce, auxílio na hipertensão e úlceras, diminuição do apetite, regeneração celular e melhora das funções gastrointestinais. A Spirulina, uma microalga com ampla gama de benefícios, é usada como suplemento alimentar em tratamentos de desnutrição, constipação e gastrite. Além de ser fonte de vitaminas, minerais e proteínas, ela ajuda a conter o colesterol e triglicerídeos, e alivia sintomas de rinite alérgica. A combinação dessas duas algas na linha da Newnutrition oferece uma solução completa para melhorar a saúde e o bem-estar, fornecendo nutrientes essenciais e promovendo diversas funções corporais.

Exemplo de sustentabilidade

A CP Kelco está revolucionando o mercado de alimentos e bebidas com seus produtos GENU® Carragena, extraídos de algas marinhas vermelhas cultivadas de forma sustentável, que podem ser utilizadas em muitos alimentos e bebidas. Estes ingredientes versáteis oferecem proteção proteica, estabilização e uma excelente sensação na boca para bebidas lácteas saborizadas, melhoram a suculência e a facilidade de corte em produtos cárneos e proporcionam uma textura rica a receitas à base de creme culinário, doces e salgadas.

Em um cenário onde o consumidor final, atento à realidade do mercado, busca produtos que oferecem experiências sensoriais aliadas à saudabilidade, as carragenas GENU® atendem às expectativas de consumo e de sustentabilidade. O produto possibilita o desenvolvimento de queijo plant (à base de plantas) com melhor derretimento e elasticidade, semelhante ao de base láctea, ideal para pizzas veganas. Além disso, atua como substituto de origem natural à gelatina, permitindo criar sobremesas como panna cotta e guloseimas mastigáveis, como gominhas, oferecendo opções em texturas deliciosas e resistência térmica. 

Desde 1990, a CP Kelco colabora com comunidades em Zanzibar, promovendo o cultivo sustentável de algas através da ZANEA Seaweed Co. Esta iniciativa oferece treinamento e emprego, especialmente para mulheres com oportunidades limitadas, e apoia famílias locais. Este ano, o compromisso da ZANEA Seaweed Co. com a sustentabilidade e a responsabilidade social foi reconhecido com a prestigiada certificação B Corp, destacando seu impacto positivo no meio ambiente e na comunidade. 

Tendências do mercado

De acordo com estudos, a região Ásia-Pacífico domina o mercado com quase 92% de participação em 2021, impulsionado pela alta produção e consumo em países como China, Indonésia e Japão​​. Já na Europa e América do Norte é esperado um crescimento significativo devido à demanda por produtos veganos e à base de plantas. E a Europa, especialmente a Irlanda, é um importante produtor e exportador de algas marinhas​ (Grand View Research)​​ (Market Research Future)​.

O crescimento do mercado de algas marinhas é impulsionado por suas diversas aplicações. Em forma de folha é líder de mercado, utilizada em várias culinárias, desde as mais tradicionais até as propostas mais atuais de cozinha contemporânea. Já em pó vem ganhando popularidade, especialmente nas indústrias cosmética e alimentícia, devido à sua maior vida útil e facilidade de transporte​ (Grand View Research)​.

O perfil do consumidor aponta que a busca por uma alimentação saudável, com a preocupação na redução de colesterol e controle de peso, por exemplo, aliado a uma suplementação nutricional e dietas à base de plantas, como as vegetarianas e veganas, faz aumentar a procura por ingredientes ricos em proteínas e nutrientes, tornando o mercado de algas marinhas pronto para corresponder a esse crescimento. 

JBS amplia atuação no mercado de suplementos

  • Written by:

A JBS firmou parceria com a Sanavita para ampliar a sua participação no mercado de suplementos.

A Genu-in, unidade de negócios da JBS, foi escolhida pelo Grupo Farmax para ser a fornecedora exclusiva do ingrediente-chave, peptídeos de colágeno, para a nova linha Skin&Body da Sanavita.

O foco da parceria está na promoção da importância do controle da matéria-prima desde a origem, garantindo produtos mais sustentáveis e com maior qualidade ao consumidor.

O novo Colágeno Skin&Body da Sanavita é recomendado para todas as idades e estará disponível no e-commerce a partir da segunda quinzena de julho. O produto também poderá ser encontrado nas principais farmácias e lojas de produtos naturais nos próximos meses.

A Genu-in, que atua no mercado B2B, utiliza coprodutos da cadeia bovina para a produção de peptídeos de colágeno, reforçando o conceito de economia circular no ecossistema de geração de valor da JBS.

“Há uma sinergia muito interessante entre as duas marcas com relação ao posicionamento, pois ambas acreditam na suplementação inteligente através da ciência, consistência e qualidade no produto, além das ações sustentáveis como a economia circular, gerando valor na cadeia produtiva”, afirma Ricardo Gelain, diretor-executivo da Genu-in.

Para Diogo Campos, CEO da Sanavita, a expectativa com a parceria é tornar o colágeno cada vez mais acessível para o público, facilitando a comunicação e o conceito de suplementação. “A parceria com a Genu-in reforça nosso compromisso com ciência e inovação. O sistema de rastreabilidade e a tecnologia do processo de produção garantem uma matéria-prima de alta qualidade e com muita eficácia. O propósito é levar um novo conceito de colágeno para o mercado, olhando para os benefícios do ativo muito além da questão estética”, ele afirma.

 

 

 

 

 

Fonte: EmbalagemMarca 26.06.2024

Nutrata lança pasta de amendoim em parceria com a Havanna nas versões Cream e Crunchy

  • Written by:

Os novos produtos ainda trazem consigo a tradição do legítimo Dulce de Leche argentino

A Nutrata, uma das maiores empresas de suplementos alimentares do Brasil, e a Havanna, marca argentina de cafés, alfajores e o tradicional Dulce de Leche, acabam de ampliar o seu portfólio de collab com o lançamento da pasta de amendoim Dulce de Leche.

A novidade consiste em uma pasta de amendoim com whey protein de alta qualidade, sem adição de açúcar, baixo teor de carboidrato, zero gordura trans e livre de acessulfame de potássio. O lançamento chega nas versões, a Cream, que traz uma textura leve e cremosa, e a Crunchy, que traz pedaços crocantes e sabor irresistível, somados à tradição do legítimo Dulce de Leche argentino.

A Nutrata é parceira da Havanna desde 2021 quando se uniram para oferecer uma linha de suplementos ricos em sabor e valor nutricional. “A nossa collab gerou resultados tão impressionantes que passou a fazer parte do portfólio oficial das duas marcas, e vem sendo expandida desde então. Esse novo lançamento reforça ainda mais o nosso compromisso em oferecer produtos de qualidade, ricos em nutrição, mas sem abrir mão do sabor”, comenta Charles Formigari, diretor da Nutrata.

O trabalho entre a Nutrata e Havanna já resultou em uma variedade de produtos, incluindo o Whey Grego Bar Dulce de Leche; Whey Grego Bar Dulce de Leche e morango; Whey Grego Bar Dulce de Leche e limão siciliano; Proto Bar Dulce de Leche; Proto Bar brownie de chocolate com Dulce de Leche; Proto Wafer Dulce de Leche; Whey Grego Dulce de Leche com chocolate belga e Whey W100 Nutrata Dulce de Leche.

As novas versões da pasta de amendoim serão lançadas na NaturalTech, maior feira de negócios em produtos naturais da América Latina, a partir de 12 de junho. Em seguida, os produtos poderão ser encontrados no e-commerce da Nutrata, com um valor a partir de R$55,00 e em uma ampla gama de pontos de venda, incluindo lojas de suplementos, estabelecimentos de produtos naturais, academias e redes de farmácias de todo o Brasil.

Vendas de suplementos e vitaminas crescem mais de 30%

  • Written by:

As vendas de suplementos e vitaminas têm se tornado cada vez mais frequentes em todo o mundo, solidificando esse mercado como um dos mais promissores do varejo farmacêutico.

Diversos são os levantamentos que demonstram esse crescimento. No Brasil um estudo da InterPlayers, hub de negócios da saúde e bem-estar, revela um aumento de 38% nos últimos 12 meses.

Ainda segundo a pesquisa, São Paulo e o Rio de Janeiro lideram as movimentações desse mercado e seguem crescendo. Entre os meses de janeiro e março de 2024 os estados registraram um aumento de 27% e 36%, respectivamente. Juntos, os dois estados representam aproximadamente 43% do mercado nacional.

No cenário global o setor de suplementos vitamínicos registrou, em 2023, a marca de US$ 56,6 bilhões (R$ 291,6 bilhões) em vendas, segundo a consultoria Future Market Insight. O estudo aponta uma taxa de crescimento de 5,4% neste ano, atingindo US$ 58,8 bilhões (R$ 308,4 bilhões). Para 2034, a estimativa é de US$ 99,7 bilhões (R$ 523 bilhões).

Volume de informações influencia nas vendas de suplementos e vitaminas

“Hoje, as pessoas têm mais acesso à informação e estão mais atentas ao poder da nutrição, entre outros hábitos de vida que favorecem a saúde. Portanto, essa procura revela a adoção de um novo estilo de vida, tanto no Brasil quanto no mundo” explica Ilo Aragão de Souza, gerente de data e analytics da InterPlayers.

 

 

 

Fonte: Panorama Farmacêutico 20.06.2024 

Papapá lança papinhas salgadas em stand-up pouches

  • Written by:

A Papapá, empresa especializada em alimentos naturais para bebês e crianças, lança duas novas opções para a introdução alimentar.

A papinha salgada está disponível nos sabores Frango, grão de bico e vegetais, e Carne, arroz e legumes. Os produtos são acondicionados em stand-up pouches com tampas de segurança (child proof).

“Reconhecemos a necessidade de incluir proteínas de alta qualidade na dieta dos bebês durante a fase de crescimento acelerado, seguindo as orientações dos profissionais de saúde que acompanham cada bebê, como pediatras e nutricionistas. O lançamento das Papinhas de carne e frango demonstra nosso compromisso em oferecer uma alimentação saudável e saborosa para os bebês”, conta Leonardo Afonso, CEO da Papapá.

“Optamos pelos sabores que não apenas suprem as necessidades nutricionais, mas que também estão alinhados com os hábitos alimentares e a cultura brasileira. Carne e frango são ingredientes essenciais na culinária nacional, reconhecidos por sua versatilidade e sabor. Essa seleção permite que os bebês se familiarizem desde cedo com os gostos presentes na alimentação de suas famílias, tornando a transição para os alimentos sólidos mais suave e agradável”, explica Leonardo.

 

 

 

 

 

Fonte: EmbalagemMarca 21.06.2024

Parceiros 2024