Unilever vai expandir o uso de ramnolipídios em produtos de limpeza em parceria com a Evonik
A maioria dos produtos de limpeza contém surfactantes – produtos químicos que criam espuma para quebrar óleo, graxa e sujeira. Esses compostos são normalmente feitos de petroquímicos – um recurso não renovável e com alto teor de carbono. Os ramnolipídios são diferentes – são um biossurfactante e, neste caso, são feitos usando o açúcar como principal matéria-prima.
A Unilever tem trabalhado com os especialistas químicos líderes mundiais da Evonik há vários anos, buscando desenvolver o uso de ramnolipídios em nossos produtos de limpeza. O biossurfactante tem grande potencial para ajudar a reduzir o impacto de carbono da indústria de limpeza e, além de ser totalmente biodegradável, com um ciclo de vida de baixo impacto, também é ultra-suave na pele.
Liberação de ramnolipídios
Quando começou a usá-lo na marca de lava-louças Quix da Unilever no Chile em 2019, foi a primeira vez que o biossurfactante foi usado em um produto de limpeza doméstica em qualquer lugar do mundo. Após esse piloto bem-sucedido e a introdução do biossurfactante no lava-louças Sunlight no Vietnã, a empresa estava ansiosa para implementá-lo em nosso portfólio global de lavadora manual.
Agora, juntamente com a Evonik, que anunciou a criação de uma unidade de produção de última geração em sua fábrica em Slovenská Ľupča, Eslováquia, poderá começar a fazê-lo. Será a primeira planta em escala industrial do mundo a criar ramnolipídios.
“Os ramnolipídios são uma parte importante de nossa iniciativa Clean Future, que estabeleceu a meta de substituir o carbono fóssil virgem em todas as nossas formulações de produtos de limpeza por carbono renovável ou reciclado. Queremos tornar a sustentabilidade fácil para todos que usam nossos produtos. A parceria com a Evonik ajuda a afastar nossas marcas dos combustíveis fósseis, ao mesmo tempo em que oferece a grande limpeza que nossos consumidores esperam e novos benefícios, como suavidade na pele”, diz Peter ter Kulve, presidente da Unilever Home Care.
A parceria exclusiva com a Evonik também abre a possibilidade de uso desse biossurfactante em outras áreas de home care. “A jornada dos ramnolipídios desde a ideia inicial até o produto final foi longa, mas valeu a pena. Essa parceria com a Unilever é resultado de nossa expertise em biotecnologia”, afirma Harald Schwager, diretor de inovação da Evonik.
Fonte: Unilever 17.01.2022
Comments are closed.