Vendas de produtos de limpeza tiveram recuo em 2021, após crescimento em 2020
Depois de um 2020 onde produtos para limpeza cresceram 9,9% em valor e 6% em unidades impulsionados pela pandemia em categorias como álcool, panos, desinfetantes, sacos de lixo, água sanitária, detergentes líquidos e esponjas sintéticas, em 2021, houve queda no número de unidades vendidas em supermercados e atacarejos. Os dados são Scanntech, plataforma de dados do varejo.
“Na medida em que avançava a contenção da pandemia pudemos observar retração nas unidades de venda (-8,1%) e um crescimento em faturamento ( +1,7%) muito abaixo da inflação ou do crescimento observado na média de todas as cestas de produtos”, explica o relatório consolidado da empresa.
A pedido do blog, a Scanntech analisou o impacto do avanço da ômicron e o impacto nas vendas de produtos de limpeza no varejo nos primeiros dias deste ano. As vendas dos produtos de limpeza ficaram praticamente estáveis, com variação de 0,2%. A empresa comparou a variação de vendas de 13 de dezembro de 2021 até 9 de janeiro deste ano ante o período de 14 de dezembro de 2020 até 10 de janeiro de 2021.
Sabonete Sólido, Grandes Superfícies, Sabonete infantil, Sabão em Pedra e Detergente Líquido tiveram crescimento. Já o Álcool Antisséptico, protagonista de limpeza na pandemia, teve queda de 43,2% no período.
Fonte: Blog Miriam Leitão/O Globo 19.01.2022
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