A nova marca Trustfuel surge com mais de 80 opções de produtos para suplementação e capacidade para atender cerca de 110 mil pontos de venda
A Vitamedic, empresa farmacêutica brasileira pertencente ao Grupo José Alves (GO), entra em um mercado bilionário e em rápido crescimento no Brasil. A companhia estabeleceu uma unidade de negócios focada em suplementos alimentares e esportivos, através da marca Trustfuel.
As operações começaram ao longo de 2023 e, após introduzir a marca ao varejo, profissionais de saúde e consumidores, Trustfuel marcou presença na última edição da feira NaturalTech, realizada de 12 a 15 de junho em São Paulo (SP).
A marca foi lançada com mais de 80 opções de produtos, incluindo sua própria plataforma de e-commerce. Além disso, conta com uma equipe comercial preparada para atender diretamente 50 mil pontos de venda no varejo farmacêutico e alimentício, além de outros 60 mil estabelecimentos através de distribuidores.
Entretanto, os planos são ainda mais ambiciosos. “Temos capacidade para distribuir Trustfuel em até 90 mil farmácias, um setor que já representa 83% do volume de vendas de vitaminas no país e se consolidou como um centro de saúde e bem-estar. O suporte da Vitamedic nos proporciona essa abrangência e nos permite comercializar suplementos em grande escala, contribuindo para democratizar o acesso a essa categoria”, afirma João Ricardo Alves, acionista e diretor executivo de planejamento estratégico do Grupo José Alves, um dos idealizadores da unidade de negócios.
Produto com rótulo limpo
O lançamento da marca visou construir um portfólio funcional e com rótulo limpo para facilitar o consumo em diferentes ocasiões, alinhado à tendência de mercado para a categoria.
“Dessa forma, ofereceremos mais soluções e continuaremos a incentivar o consumo entre aqueles que já incorporaram suplementos em sua rotina diária. Além disso, queremos atrair um público que ainda tem dúvidas sobre essa categoria, seja por falta de conhecimento, orientação ou oportunidade”, acrescenta.
Os números de mercado reforçam essa estratégia. Segundo a empresa de pesquisa Euromonitor, as vendas de vitaminas no varejo aumentaram mais de 9% em 2023 em comparação com 2022. As projeções indicam que o faturamento atual de R$ 12,6 bilhões possa chegar a R$ 17 bilhões até 2028. A suplementação esportiva teve um crescimento ainda mais expressivo, com um avanço de 25% e um movimento de R$ 4,4 bilhões, com receitas que devem quase dobrar em cinco anos.
Portfólio para todos os públicos
A Vitamedic definiu como público-alvo homens e mulheres entre 30 e 75 anos. Para atender a essa diversidade, foram desenvolvidas formulações que atendem a diversas necessidades e objetivos em um único produto – como a linha em pó Powerfuel Muscle Pack 4×4, anteriormente disponível apenas em farmácias de manipulação, que combina proteínas do soro do leite ou clara de ovo, creatina, BCAA e glutamina.
“As apresentações são adequadas para consumo em qualquer momento, com sabores e texturas que tornam a suplementação mais agradável. Procuramos evitar ao máximo a adição de açúcar, não contendo glúten e lactose. São produtos de baixa caloria, sempre respeitando funcionalidade, praticidade e saúde”, observa Alves.
A família Trustfuel inclui nove subcategorias, incluindo uma linha de gummies funcionais com 19 opções. Além disso, há produtos para foco, sono, imunidade, saúde óssea, beleza, libido, perda de peso, estresse, menopausa e saúde intestinal, entre outros.
Toda a produção será realizada internamente nas instalações da empresa no Distrito Agroindustrial de Anápolis, em Goiás. A planta tem capacidade para fabricar mensalmente 18 milhões de unidades.
Estrutura comercial
O projeto para impulsionar Trustfuel inclui a formação de uma estrutura comercial exclusiva, liderada por Thiers Carvalho, executivo com 18 anos de experiência na indústria e passagem por empresas como Cimed e Hertz. A equipe foi dividida em duas áreas, sendo uma delas focada em farmácias, com mais de 400 profissionais entre consultores e gerentes nacionais e regionais. Outras 20 pessoas estão dedicadas ao canal alimentar, que inclui supermercados, hipermercados, lojas especializadas em saúde e o mercado verde.
A marca também contará com o suporte de autoridades de saúde, influenciadores e embaixadores da marca. Paralelamente, foi implementado um programa de relacionamento com nutricionistas, médicos nutrólogos e profissionais especializados em medicina integrativa. Mais de 5 mil visitas estão planejadas até o final de 2024.
“Reunimos uma equipe de especialistas e parceiros de negócios ativos na categoria de suplementos e em canais de venda de marcas de consumo importantes, como Colgate, Granado, Danone, Red Bull e Coca-Cola. São perfis que se alinham perfeitamente ao propósito da marca e da empresa, que é transformar vidas de forma holística”, conclui Carvalho.
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