Ao se isolarem em casa por conta da pandemia, as pessoas passaram a prestar mais atenção aos seus espaços de convivência. Diversos estudos vêm reforçando como as tarefas domésticas podem melhorar a saúde mental, fazendo surgir uma nova abordagem da limpeza, que equipara o cuidar da casa ao autocuidado, contribuindo para a paz e a harmonia.
Em pesquisa do Instituto de Psicologia (IP) da USP com 1.840 pessoas entre 18 e 50 anos das cinco regiões do Brasil sobre bem-estar dos brasileiros, antes da pandemia (2018), no início (junho de 2020) e durante (abril de 2021), os brasileiros relataram se sentir menos felizes e mais propensos a estados negativos, como estresse e nervosismo, em relação ao ano de 2018.
O estudo avaliou o bem-estar pela Escala Brasileira de Bem-Estar Subjetivo (EBBES), elaborada pelos pesquisadores. A escala é composta de 29 itens distribuídos em seis fatores: estados negativos, estados positivos, propósito de vida, satisfação com o ambiente, autoestima ligada à aparência e espiritualidade. “O bem-estar subjetivo diz respeito a como as pessoas experienciam e avaliam suas vidas e domínios específicos das suas vidas”, explicou Tania Lucci, uma das autoras do estudo, ao Jornal USP.
Apesar de o bem-estar subjetivo ter sido impactado de forma negativa em vários aspectos, também foram identificados comportamentos associados a maiores níveis de bem-estar, como praticar exercício físico, socializar com as pessoas com quem moravam ou por meio de videochamadas, trabalhar e fazer tarefas domésticas. “Isso nos ajuda a refletir sobre estratégias adaptativas de enfrentamento ativo e políticas públicas efetivas para enfrentamento a situações de pandemia e de estresse”, disse Tania.
“Não faz muito tempo, limpar a casa significava esfregar, varrer, aspirar, enfim, uma faxina completa. Hoje em dia, isso tem um significado muito mais amplo. A influencer Marie Kondo nos surpreendeu ao redefinir a limpeza como um processo de identificação do que queremos manter em nossas vidas – aquilo que ‘traz alegria’ –, em vez de simplesmente decidir jogar algo fora”, apontou a WGSN no item “Casa Limpa” do estudo Lar e Lifestyles 2025, que também destacou a “Casa que cura”: “… a pandemia e seus desdobramentos tornaram os espaços públicos menos seguros que antes. Como resultado, a casa se transformou em um santuário de autocuidado. Isso vai continuar em meio às incertezas econômicas dos próximos anos, à medida que o consumidor vai em busca de momentos acessíveis de prazer e tranquilidade em casa”.
Extensão do corpo
Nalini é uma das quatro brasileiras certificadas pelo método KonMari
Para a personal organizer especialista em desapego e bem-estar, Nalini Grinkraut, uma das quatro profissionais brasileiras especializadas e certificadas pelo método KonMari, de Marie Kondo, a casa é a extensão do corpo. “É o seu porto seguro, seu abrigo. É onde você repousa, sua mente relaxa e muitas experiências são construídas. Assim como devemos cuidar do nosso corpo como nosso templo, devemos cuidar da nossa casa como parte de nós”.
Com seu livro “Casa Arrumada, Vida Leve”, Nalini pretende que as pessoas passem a ter uma relação mais saudável não só com a arrumação, mas também com a existência da bagunça. Seu desejo é desmistificar a organização e mostrar um caminho para ter paz e harmonia dentro de casa de uma maneira leve e realista. O livro também aborda temas como consumo consciente, mudança de hábitos e comportamentos, autoconhecimento e relacionamentos familiares.
A autora traz reflexões sobre como as emoções, personalidade e rotina influenciam o ambiente e vice-versa. Além disso, procura mostrar que é possível desenvolver uma relação mais consciente e saudável, não só com a organização, mas também com a bagunça e os hábitos de consumo.
Desbloqueio dos chacras
A Soul Wipe, uma linha de sete wipes de limpeza, cada um deles infundido com uma combinação de óleos essenciais e cristais “de alta frequência”, foi lançada no ano passado para desbloquear os chacras. A marca defende que a união de limpeza e calma permite que os consumidores transformem cada momento de limpeza em uma oportunidade para desacelerar, respirar fundo e liberar o estresse.
“Criei o Soul Wipe como uma forma de transformar um grande estressor em um momento de rendição. Durante os primeiros dias da pandemia, descobri que o estresse de manter minha família segura tinha um cheiro: um aroma áspero e perturbador dos lenços umedecidos que eu tirava várias vezes ao dia para limpar as mãos de todos”, diz a fundadora da empresa, Monica Rodriguez Dean.
Momentos zen
Marca de cuidados com o ar da P&G, a Febreze acaba de apresentar nos Estados Unidos sua fragrância do ano de 2023: Mountain, um perfume sofisticado homenageia a beleza do ar livre, evocando a serenidade da natureza.
A primeira nota de Mountain é alpino, um aroma fresco com um toque de fruta fresca, remanescente do ar fresco num dia frio de inverno. Alpino se funde com as fragrâncias aromáticas das flores silvestres da América do Norte e folhas de violeta, antes de ser completado com o aroma calmante do cedro amadeirado.
“O mundo está priorizando o bem-estar mais do que nunca”, disse o mestre perfumista da Febreze, Rafael Trujillo. “À medida que continuamos a colocar a atenção plena em primeiro plano, a conexão com a natureza tornou-se um aspecto essencial da vida, desde as atividades que realizamos, a comida que comemos até a atmosfera que criamos quando perfumamos nossas casas. Mountain transporta você para fora e acalma sua mente. É um perfume complexo que é poderoso e calmante”. Trujillo e a equipe de perfumistas especialistas identificaram como foco coletivo de bem-estar a necessidade de maior atenção e sede de atividades ao ar livre, o que norteou a criação de Mountain.
Melhorando o humor
A Therapy Clean, uma marca de produtos de limpeza doméstica à base de plantas, lançada no ano passado nos Estados Unidos, afirma oferecer a primeira linha de cuidados domésticos inspirada no bem-estar. De acordo com a marca, os limpadores são cientificamente comprovados para melhorar o humor, usando fragrâncias naturais projetadas para gerar emoções positivas por meio da aromaterapia.
Usando tecnologia de fragrância testada neurocientificamente, a marca lançou novos limpadores multiuso, disponíveis em três aromas diferentes, cada um com seus benefícios exclusivos. As fragrâncias incluem sal marinho e eucalipto, zimbro e raspas de limão e ervas frescas e melão.
Aromas limpos
O spray de limpeza multifuncional All-Purpose Cleaning com sabão de Marselha, da marca ecológica francesa Fer a Cheval, a mais antiga fábrica de sabonetes de Marselha, é perfumado com azeitona provençal e feito com 99% de ingredientes naturais.
Experiência luxuosa
Em 2022, a marca francesa Diptyque, conhecida por suas velas luxuosas, lançou La Droguerie, uma linha de produtos de limpeza doméstica de luxo. Inspiradas pela experiência em perfumaria da empresa, as fragrâncias foram criadas pelo renomado perfumista Olivier Pescheux. Os itens são certificados pela Ecocert e apresentam embalagens recarregáveis para reduzir o impacto ecológico.
Emoções positivas
Uma pesquisa da Mintel sobre limpadores domésticos de superfícies, divulgada no final do ano passado, destacou questões importantes que estão afetando o setor, como sustentabilidade, saúde holística, pandemia e inflação. Entre eles, ressaltou que vincular a limpeza doméstica a atributos positivos de saúde é uma conexão importante a ser enfatizada pelos profissionais de marketing. “Quase 40% dos adultos concordam que a limpeza os ajuda a relaxar. Vincular o ato de limpar a casa a emoções positivas pode estimular uma limpeza mais frequente”, diz o estudo, sugerindo que os fabricantes podem integrar plantas, fragrâncias e óleos essenciais em produtos de limpeza de superfícies domésticas para ajudar a reforçar as principais conexões emocionais com a limpeza, como alívio do estresse, relaxamento e calma.
Já no estudo Tendências Globais de Consumo 2023, na tendência “Me Mentality”, lembrou que nos últimos anos, os consumidores tiveram uma mentalidade comunitária, colocando suas próprias necessidades em segundo plano para priorizar a saúde e a segurança pública. Agora, as pessoas estão saindo ansiosas da pandemia para se concentrar novamente em si mesmas. “À medida que os consumidores procuram construir novas partes de sua identidade, as marcas podem ajudar a preencher as lacunas com ofertas que os ajudam a desenvolver suas habilidades e ganhar domínio em novas áreas. As marcas devem saber que a demanda por produtos focados em saúde mental e bem-estar aumentará à medida que os consumidores procurarem entender seus pontos cegos”.
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