NIS 2024: Tendências e tecnologias emergentes que irão redefinir o futuro do setor de Alimentos & Bebidas
Evento cresceu 50% neste ano e recebeu mais de 4.700 visitantes
Por Cristina Bielecki
Na quarta edição do NIS – Nutri Ingredients Summit os números de expositores, visitantes e congressistas atingiram novos recordes, superando as expectativas de seus organizadores.
“Os números de 2024 do NIS representam um crescimento de 50% do evento sobre a edição do último ano. Tivemos 75 expositores do setor de ingredientes funcionais para alimentos e bebidas, mais de 4.700 visitantes nos dois dias de feira e 450 congressistas no NIS Conference”, afirma Adriano Pegorelli, co-fundador do NIS, realizado no Transamérica Expo Center.
Neste ano, o NIS Conference reuniu especialistas e empresas para debater o futuro do setor e como superar os desafios diante da missão conjunta de trabalhar pela saudabilidade dos alimentos, bebidas e suplementos. O evento foi aberto pelo economista Ricardo Amorim, que trouxe para o palco uma projeção animadora para o setor de nutrição funcional e saudável. “Apesar do crescimento já muito significativo do setor nos últimos anos, acredito que essa seja a pontinha do iceberg, por várias razões”, disse durante a sua apresentação.
O economista listou entre os motivos para o otimismo o crescimento recente da preocupação dos consumidores com sua saúde e bem-estar, o aumento da competitividade da indústria e a melhoria na qualidade dos produtos, e o envelhecimento da população nacional. “Vocês estão no lugar certo, na hora certa. E acredito que o crescimento daqui para frente será ainda maior”, afirmou Amorim.
Os visitantes do NIS puderam ainda aproveitar experiências multissensoriais para conhecer melhor os produtos e as tendências apresentadas pelos patrocinadores, incluindo degustações de produtos na cozinha-show do NIS Taste Live.
INSIGHTS E TENDÊNCIAS
Durante o NIS – Nutri Ingredients Summit 2024, a Mintel apresentou duas palestras cruciais que destacaram tanto a urgência de adaptar-se a condições climáticas extremas quanto a importância de entender as tendências de consumo em regiões periféricas.
Impacto Climático na América Latina
Na palestra “Como alimentos e bebidas podem ajudar a enfrentar o clima mais quente”, a palestrante Graciana Méndez discutiu como 2023 foi marcado por ondas de calor recordes e o fenômeno El Niño, exacerbando o calor e a seca, especialmente em regiões vulneráveis. Méndez destacou produtos com ingredientes hidratantes, como eletrólitos e ervas refrescantes, que são essenciais para repor minerais e vitaminas perdidos através do suor. A palestra também enfatizou a necessidade de cadeias de suprimento mais sustentáveis e o uso de ingredientes locais, apontando para uma demanda crescente por produtos que não só refrescam mas também sustentam a saúde em climas quentes.
Tendências na Periferia
“Periferia: um ecossistema plural e diverso”, conduzida por Raquel Logato, explorou a dinâmica única das áreas periféricas, onde 30% dos consumidores de classe C passam a maior parte do tempo livre em dispositivos eletrônicos e 64% dos consumidores de classe DE estão interessados no uso de QR Codes. A palestra abordou a acessibilidade, com 61% dos consumidores de classes DE não tendo quem receba compras online em casa devido ao trabalho presencial, e a importância de opções de compra que considerem o orçamento limitado, com 66% comendo lanches para economizar. Também foram destacadas as preferências por experiências sobre bens materiais, especialmente relevantes para campanhas de marketing e desenvolvimento de produtos.
Mintel se consolida como principal bússola do mercado de alimentos e bebidas
Ao final do NIS 2024, John Ross, VP Comercial da Mintel para a América Latina, destacou a importância das apresentações e o lançamento de uma inovação significativa da empresa. Ele comentou:
“Estas apresentações da Mintel no NIS 2024 refletem nossa dedicação em fornecer insights profundos que são cruciais para o desenvolvimento estratégico no mercado alimentício e de bebidas. A participação neste evento foi extremamente gratificante, e o entusiasmo dos participantes confirma a relevância das nossas pesquisas. As palestras demonstraram como as empresas podem inovar para atender às necessidades emergentes de consumidores em climas quentes e áreas periféricas, que são frequentemente subestimadas mas extremamente importantes para a sustentabilidade e inclusão no setor. Além disso, aproveitamos a ocasião para apresentar o Mintel LEAP, uma ferramenta desenvolvida em parceria com a OpenAI. O Mintel Leap representa uma nova era na pesquisa de mercado, utilizando inteligência artificial de ponta para fornecer insights rápidos, precisos e de alta qualidade. Com acesso aos vastos dados proprietários da Mintel e ao conhecimento humano, o Mintel Leap está preparado para revolucionar o processo de tomada de decisão em nossa indústria. Estamos entusiasmados com o potencial que esta plataforma traz para impulsionar a inovação e o crescimento em nosso setor.”
INOVAÇÕES E LANÇAMENTOS
Os visitantes puderam conhecer no pavilhão as ofertas de cerca de 300 marcas nacionais e internacionais, entre elas diversos lançamentos e inovações em ingredientes naturais, funcionais e nutracêuticos, vitaminas, substitutos de gordura, açúcar e sódio, corantes, extratos e aromas naturais. Também puderam conferir novidades dos segmentos de proteínas lácteas, fibras, texturizantes, antioxidantes, probióticos, prebióticos, enzimas, colágeno, aminoácidos, proteínas vegetais, plant-based, entre muitos outros.
AAK
A AAK, líder global em soluções de óleos e gorduras especiais, mais uma vez, trouxe para o NIS a certificação de “Evento Neutro”, que representa o esforço em quantificar e compensar as emissões de gases de efeito estufa associadas ao evento, além de soluções como o Akonino® & Akovita® ELIP e o AkoVeg™ 163-14.
Akonino® & Akovita® ELIP: A solução voltada ao público infantil Akonino® ELIP e a solução voltada as etapas adulta e sênior Akovita® ELIP são uma mistura natural de fosfolipídio de ovo com alta quantidade de colina na forma natural (fosfotidilcolina) e DHA ligado ao fosfolipídio. Essa solução oferece melhor absorção de DHA, absorção eficiente de colina e um efeito sinérgico de DHA e colina associados.
“Uma solução perfeita para ser adicionada a produtos voltados para nutrição e desenvolvimento cognitivo, por exemplo”, diz Júlia Bosquê, gerente de marketing e desenvolvimento de negócios.
Além disso, a empresa também apresentou o AkoVeg™ 163-14, uma gordura especial na forma de flakes derivada de óleos e gorduras vegetais não hidrogenados com fibra. Esta solução inovadora proporciona marmoreio visual em análogos de carne e é uma alternativa de carne mais saudável e sustentável.
AZELIS | VOGLER
A Azelis | Vogler apresentou diversos protótipos na feira NIS, entre eles, um doce de leite com proteína, que tem como propósito um pré-treino e um panetone saudável proteico com redução de gordura e redução de açúcar.
A participação no NIS é estratégica para o desenvolvimento de um mercado mais saudável, ajudando a indústria de alimentos, bebidas, suplementação entre outros a entregar aos consumidores as melhores opções.
A Azelis | Vogler como um distribuidor global de ingredientes, tem em seu DNA a Inovação através das formulações, oferecendo suportes técnicos com seus laboratórios locais.
Além disso, um destaque é a Divisão Vogler Systems, nossa área de blends e soluções taylor made para trazer solução e inovação às indústrias. A divisão Vogler Systems é certificada pela FSSC 22000 garantindo sua máxima segurança e qualidade. Para a feira NIS a empresa levou protótipos com soluções como redução de sal e redução de açúcar.
“A indústria de alimentos enfrenta um dilema cada vez mais complexo e relevante: o desenvolvimento de produtos saborosos e saudáveis. Como o consumidor está cada vez mais interessado em ter uma alimentação mais saudável e também não abre mão do sabor, a indústria possui esse desafio de unir esses conceitos. Pensando nisso, a Azelis | Vogler escolheu focar neste conceito de “Indulgência Saudável” para oferecer soluções para as indústrias desenvolverem produtos saudáveis e gostosos que agradem ao consumidor final”, diz Bianca Garofolo.
Por isso, a Azelis | Vogler oferece uma ampla gama de soluções em ingredientes, que inclui, por exemplo, proteínas do soro do leite, que são ingredientes com o conceito de upcycling e uma variedade em aromas. Além disso, a Divisão Vogler Systems disponibiliza uma variedade de blends que oferece soluções inovadoras, padronização nas aplicações, diminuem os custos de produção e ainda elevam a qualidade das formulações.
ALIBRA
A Alibra apresentou no NIS 2024 ingredientes para aplicação em produtos de nutrição especializada, plant-based e com aportes proteicos. Para o segmento de plant-based, a empresa apresentou Mozzana Veg, queijo mussarela 100% vegetal com cor, odor e sabor similares à mussarela tradicional, para atender o segmento vegetariano e vegano. E Parmozzana, opção em substituição ao queijo parmesão tradicional e ao queijo tropical em diversas aplicações culinárias como massas, risotos, pães de queijo, pratos congelados e muitas outras aplicações. Ambos os produtos foram representados no Arancini, bolinho de risoto empanado e recheado com Mozzana Veg e Parmozzana, e no Grissini, elaborado com a Parmozzana. Fechando a linha de protótipos plant-based, a Sobremesa Cremosa sabor Prestígio elaborada com o Sistema Estabilizante da linha GenkorLac.
No segmento de itens proteicos em nutrição especializada, apresentou os protótipos SOUProtein – Sopa Proteica sabor queijo com 19g de proteína por porção; o Drink Protein – Suplemento Proteico sabor Chocolate; Alibra Protein – barras proteicas sabor frutas vermelhas e sabor chocolate. E para fechar os conceitos, o Take it Easy, suplemento alimentar com foco em relaxamento e melhora do sono, elaborado com doce de leite em pó, composto lácteo com a tecnologia de aglomeração e sistema estabilizante.
“Participamos desde a primeira edição do NIS, um evento completo e cada ano mais importante para o setor, onde temos a oportunidade de apresentar à um mercado altamente qualificado as nossas soluções em ingredientes. A Alibra é pioneira, no Brasil, na secagem de óleos e gorduras em pó, onde domina esta tecnologia. Podemos destacar nosso creme de leite em pó, os caseinatos e o lançamento OilaWhip, o primeiro agente aerante para sobremesas não forneáveis de uma linha robusta que está sendo desenvolvida para diversas aplicações, um desafio técnico que poucas empresas no mundo conseguiram ultrapassar e nenhuma brasileira, até então. Também a tecnologia de aglomeração que proporciona produtos com alto índice de solubilidade para o mercado de cápsulas, vending machines e nutrição especializada, por exemplo. Além disso, nossa linha de queijos análogos e queijo 100% vegetal, onde também é pioneira no Brasil. Temos orgulho em construir uma empresa sólida, forte e inovadora”, diz Tatiana G. Tognetta Dantas, gerente de marketing.
BARENTZ
A Barentz trouxe o conceito Snackfication: buscando Saúde Indulgente para o dia a dia. Um menu de alternativas funcionais com protótipos enriquecidos com ingredientes de alta performance que promovem benefícios com foco em Saúde Cognitiva, Muscular, Saúde do Sistema Imunológico, Saúde Óssea, Saúde da Pele, além de funcionalidades para Saúde Mental, Digestiva e Saúde feminina de forma indulgente.
“Além disso, os produtos são complementados por aromas e cores especiais e naturais, elevando ainda mais a experiência sensorial”, diz Tiago de Paula, gerente comercial da divisão de Nutraceuticals na Barentz no Brasil.
O Menu Funcional conta com o PowerBoost Brew, uma bebida energética para o café da manhã, voltada para a saúde cognitiva e muscular. Contêm como ingrediente de destaque a Creavitalis®, creatina monohidratada com a inovação de micronização, oferecendo melhor solubilidade, com posicionamento voltado para a saúde do corpo e da mente. A sugestão de Menu também contempla uma opção leve para a Ceia: o SkinFizz, um suplemento alimentar líquido gaseificado desenvolvido com aplicação do ColorFruit Blue WSP 900 WSP da Oterra, um corante natural azul de origem da fruta Jenipapo, ideal para diversas aplicações alimentícias, como bebidas não alcoólicas e processos de alta temperatura, e ainda atende aos padrões halal, kosher e não transgênico.
IMCD
A IMCD Brasil Food & Nutrition esteve, em parceria com a Unidade de Negócios Pharmaceuticals, no NIS – Nutri Ingredients Summit, um evento completo para o mercado B2B, para fabricantes e distribuidores de ingredientes funcionais, que abordou o tema saudabilidade para indústrias de alimentos, bebidas e suplementos alimentares e farmacêutica.
A gerente técnica de Food & Nutrition, Carolina Melo, comentou que o evento novamente superou expectativas. “A IMCD Food & Nutrition está em constante desenvolvimento de mercado e portfólio e a participação no NIS é uma excelente vitrine e oportunidade de interação com clientes e fornecedores estratégicos para o nosso negócio”. Ao todo, mais de 400 pessoas passaram no estande.
A busca pela inovação possibilitou mostrar a sinergia das soluções e dos diferentes consumidores e canais que o portfólio da IMCD pode atender, relata Carolina Melo. “Estamos sempre atentos e prontos para cocriar com o mercado. Um de nossos sucessos na feira foi a sobremesa indulgente e funcional sabor chocolate, zero açúcar adicionado, que contou com um poderoso antioxidante, com 8,4% de proteína e com 25% de redução de creme de leite. Além disso, oferecemos também um snack no conceito híbrido sabor pesto, com 16,6% de proteína e minerais que foi destaque para o público que visa aumentar a ingestão proteica e seguir com a recuperação muscular após atividades esportivas.”
GRUPO MCASSAB
O Grupo MCassab e a NUTROR® marcaram presença no NIS com propostas inovadoras e focadas na Saúde da Mulher e na Saudabilidade. Entre os destaques apresentados no evento, estão as propostas inovadoras cuidadosamente desenvolvidas para as necessidades específicas, que vamos conhecer abaixo:
Granola Doce e Salgada
A Granola Doce e Salgada surge como uma opção completa e nutritiva para diversas ocasiões, seja no café da manhã, como acompanhamento de saladas ou como um lanche durante o dia. Sua fórmula exclusiva contém uma pré-mistura de nutrientes que promovem o metabolismo energético, fortalecem o sistema imunológico e protegem as células contra danos oxidativos, contribuindo assim para a saúde integral do corpo. Enriquecida com proteína de girassol e TCM (Triglicerídeos de Cadeia Média), oferece uma fonte de energia rápida e benefícios para a função cerebral. A adição de Ksalt® como redutor de sódio garante manter as características sensoriais e a qualidade do produto final em relação à granola salgada.
TPM POP
Para aliviar os desconfortos comuns da TPM, como desejos por doces, estresse e irritabilidade, apresentaram o TPM POP. Esta seleção de nutrientes é cuidadosamente desenvolvida para atender às necessidades específicas das mulheres durante esse período, proporcionando uma abordagem abrangente para lidar com os sintomas físicos e emocionais associados à TPM. Sua fórmula exclusiva inclui uma combinação especial de pré-misturas NUTROR® enriquecidas com L-triptofano, magnésio e vitamina B6, essenciais para a regulação do humor e do metabolismo.
Kit Saúde da Mulher
Durante a perimenopausa, o corpo da mulher passa por mudanças hormonais significativas, resultando em uma série de sintomas físicos e emocionais. Para atender a essa fase desafiadora, foi apresentado o Kit Saúde da Mulher, um conjunto de três conceitos para uso diário, cada um com um propósito específico para atuar nos sintomas mais delicados do amadurecimento da mulher. O kit inclui:
+Glam: para Manutenção da Autoestima, uma pré-mistura NUTROR® com nutrientes como Vitamina A, Vitamina E, Biotina, Selênio, Coenzima Q10 e Colágeno CPURE.
+Fun: para Manutenção da Vida, uma pré-mistura NUTROR® com nutrientes como Vitamina B2, Vitamina B3, Ácido Fólico e Tirosina.
-Anxious: para Manutenção do Bem-Estar, uma pré-mistura NUTROR® com nutrientes como Vitamina B6, Vitamina B12, Vitamina D e L-Triptofano.
“Ao unir expertise e inovação, o Grupo MCassab e NUTROR® reforçam o compromisso em oferecer soluções nutricionais que não apenas promovem o bem-estar e a saúde, mas também elevam o padrão da indústria alimentícia. Mostrando que está sempre atenta às tendências e dedicados a entregar soluções de qualidade que inspiram e atendem a vida do consumidor moderno”, diz Bruna Carolina Lourenco – gerente desenvolvimento de negócios nutrição humana.
Comments are closed.