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Nutra InnovationDestaques Matérias EspeciaisFiSA 2025: conexões que alimentam o futuro e movimentam o mercado

FiSA 2025: conexões que alimentam o futuro e movimentam o mercado

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Com mais de 12 mil visitas profissionais e 800 marcas de 13 países, a FiSA reforçou a força de um setor que movimentou R$ 1,2 trilhão em 2024.

Por Márcia Fani

De 26 a 28 de agosto, o São Paulo Expo deixou de ser apenas um centro de convenções para se tornar o epicentro da inovação em alimentos e bebidas. Nos corredores da 27ª Food ingredients South America (FiSA), ciência, design e ousadia se encontraram em uma vitrine onde ingredientes ganharam novos significados e soluções técnicas se transformaram em estratégias de mercado.

Organizada pela Informa Markets, a FiSA voltou a movimentar o setor com números robustos: mais de 12 mil visitas profissionais, 800 marcas expositoras de 13 países e uma programação que não só antecipou o amanhã, mas colocou o mercado em debate hoje, acompanhando a relevância de um setor que movimentou mais de R$ 1,2 trilhão em 2024, o equivalente a mais de 10% do PIB brasileiro, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA).

Clélia Iwaki, Business Director da Informa Markets Brazil

Inovar e acompanhar a evolução do setor de alimentação é um desafio crescente, pois esse processo se torna cada vez mais ágil, complexo e diversificado. A proposta da FiSA é sempre estar alinhada com as tendências de mercado. Nesta edição, buscamos entender o que realmente faz sentido para nossa audiência qualificada, ou seja, profissionais que atuam na indústria de alimentos e bebidas, e que buscam inovação, diversificação e soluções aplicáveis ao desenvolvimento de produtos”, afirma Clélia Iwaki, Business Director da Informa Markets Brazil.

Foram justamente essas tendências e inovações que reafirmaram o papel da FiSA como principal plataforma de negócios e inovação do setor de ingredientes para alimentos e bebidas na América do Sul, conectando profissionais, que lotaram os corredores do evento, com as perspectivas para o futuro desse mercado.

Além de líderes da indústria, órgãos reguladores e associações setoriais também estiveram presentes no evento, que contou ainda, na sua abertura, com a presença de Marco Basso, Presidente da Informa Markets; Julien Bonvallet, Diretor Global da Marca Food Ingredients e Vita Foods; Estanislau Steck, Superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) no Estado de São Paulo; Patrícia Fernandes Nantes de Castilho, Gerente Geral de Alimentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA); Alexandre Novachi, Diretor da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA); e Hélvio Collino, Presidente da Associação Brasileira da Indústria e Comércio de Ingredientes e Aditivos para Alimentos (ABIAM), presença sempre marcante em eventos que apoiam e promovem o desenvolvimento do mercado de ingredientes alimentícios.

Hélvio Collino, Presidente da Associação Brasileira da Indústria e Comércio de Ingredientes e Aditivos para Alimentos (ABIAM)

A FiSA se consolida cada vez mais como um espaço estratégico para a conexão entre empresas e profissionais de toda a América Latina. A ABIAM acompanha o evento desde o seu início e, ao longo dos anos, nossa parceria se tornou cada vez mais sólida e frutífera, à medida que passamos a atuar como parceiro estratégico. A participação neste evento é fundamental para empresas e profissionais do setor, pois além de apresentar novas tecnologias e gerar importantes conexões, oferece oportunidades reais de negócios e fortalece a integração da indústria na região”, comenta Hélvio Collino.

Integrando um ecossistema completo para a indústria alimentícia, a FiSA mostrou que é possível transformar narrativas em ações concretas, e que caminhar juntos pode fazer toda a diferença. “A nossa avaliação desta edição é muito positiva. Nossa busca incessante é sempre caminhar junto com o mercado na sua construção. E para isso, convido a nos trazerem inputs e feedbacks, pois são essas informações que alimentam e direcionam os caminhos para entregarmos um evento melhor e relevante a cada ano”, pontua Clélia.

Conteúdo diferenciado e completo

Se a dimensão do evento impressionou, o conteúdo foi ainda mais marcante. O Summit Future of Nutrition, tradicional e principal ambiente de conteúdo da FiSA, reuniu especialistas nacionais e internacionais para discutir desde os impactos da inteligência artificial nas formulações, passando por proteínas alternativas, personalização nutricional, novos marcos regulatórios e até o “efeito Ozempic” no comportamento de consumo, proporcionando um espaço de troca estratégica em que ciência e mercado caminham lado a lado.

Nesta edição, o congresso inaugurou um novo espaço para a realização das suas palestras e debates: a Arena FiSA, montada na área central do pavilhão de exposições. “Fizemos uma mudança no projeto, trazendo um conteúdo da FiSA, ou seja, o Summit Future of Nutrition, para o chão do pavilhão, aproximando conhecimento técnico e aplicação prática, o que foi muito bem recebido. A qualidade técnica apresentada reforça a evolução contínua da FiSA em excelência, algo essencial que a indústria de alimentos merece receber”, acrescenta Clélia.

Um dos painéis que chamou a atenção foi do keynote speaker internacional, professor Hisanori Kato, da Kagawa Nutrition University, no Japão. Referência global em pesquisas que integram genômica, microbioma, estilo de vida e epigenética, o professor Kato apresentou uma visão holística da nutrição de precisão, mostrando como a ciência pode transformar a prevenção de doenças e a promoção da saúde ao longo da vida. O pesquisador destacou estudos e resultados que revelam como a variação genética pode interferir na resposta do organismo a determinados alimentos, mesmo aqueles considerados saudáveis.

Professor Hisanori Kato, Kagawa Nutrition University

A nutrição do futuro não dependerá apenas das características pessoais, mas das condições específicas de cada indivíduo, levando em conta fatores como DNA, microbiota intestinal e hábitos de vida”, ressaltou o professor Kato, acrescentando que a nutrição de precisão é um caminho promissor para reduzir riscos de doenças crônicas e oferecer estratégias personalizadas, alinhadas às necessidades únicas de cada pessoa.

O impacto dos medicamentos GLP-1, conhecidos por auxiliarem no controle da diabetes e do peso, no mercado de alimentos e suplementos, foi um dos painéis mais aguardados. Especialistas destacaram que o consumo consciente e a busca por saúde estão impulsionando fabricantes a oferecerem produtos com porções menores, fibras que favorecem o intestino e opções palatáveis. Suplementos nutricionais também ganharam destaque como aliados no emagrecimento saudável, preservação da massa muscular e suporte metabólico, reforçando a importância de uma comunicação integrada entre indústria, classe médica e consumidores.

Outro painel relevante no atual contexto do mercado, evidenciou o protagonismo das proteínas na alimentação cotidiana. Antes associadas ao público fitness, vem conquistando espaço em snacks, bebidas, molhos e sobremesas para todas as idades. O colágeno, em especial, foi destacado por seus benefícios à pele, articulações e envelhecimento saudável. Os palestrantes reforçaram que o cuidado com a mobilidade e a longevidade começa muito antes da terceira idade, e que alimentos enriquecidos com proteínas funcionais podem apoiar a saúde ao longo da vida.

A relação entre alimentação e medicina foi o foco do painel “Food as Medicine”, no qual representantes da indústria discutiram o crescimento de alimentos funcionais e nutracêuticos, destacando o papel dos ingredientes na prevenção e no suporte a tratamentos de saúde. Personalização, inovação e acessibilidade foram apontadas como estratégias essenciais para atender consumidores em diferentes fases da vida, incluindo o público 50+, cada vez mais relevante no mercado. Também foi reforçado que o desenvolvimento de produtos funcionais exige pesquisa, testes e colaboração estreita entre fabricantes de ingredientes, empresas de alimentos e profissionais de saúde.

O congresso foi encerrado com uma palestra internacional sobre probióticos, que explorou tanto os avanços científicos quanto os desafios regulatórios do setor, destacando a relevância da microbiota intestinal desde a infância e seu papel na saúde ao longo da vida, incluindo prevenção de doenças crônicas e apoio ao envelhecimento saudável.

Além de abordar temas atuais que dialogam diretamente com a indústria de ingredientes e de alimentos e bebidas, a programação do Summit Future of Nutrition promoveu o Supplier Solutions, com apresentações rápidas de fornecedores focadas em soluções tecnológicas para a cadeia de ingredientes; e o Spot Regulatório by Regularium, parceria que reforça o debate e a atualização dos profissionais sobre os procedimentos de aprovação de novos ingredientes junto à ANVISA.

A Arena FiSA também abriu espaço para um dos encontros mais simbólicos da sua programação: o Women’s Networking Meeting.

Diane Coelho, Gerente da FiSA

Desde as primeiras inovações em conservação de alimentos até a criação de perfis de sabor que marcaram gerações, a presença feminina foi decisiva para moldar o setor. O Women’s Networking Meeting resgata esse legado e aponta para o futuro, celebrando as lideranças que seguem transformando nossa indústria”, destaca Diane Coelho, Gerente da FiSA.

A programação do encontro combinou rodas de conversa e painéis temáticos que abordaram diferentes fases da trajetória profissional das mulheres na indústria, como empreendedorismo, desenvolvimento de liderança, maternidade, maturidade e transição de carreira. Os debates também exploraram temas estratégicos, como liderança em tempos de mudança, mulheres na ciência e inovação, além de reputação e construção de marca pessoal.

Mais do que representatividade, o Women’s Networking Meeting ressaltou a diversidade como motor de inovação e desempenho. Estudos internacionais mostram que empresas com maior presença feminina em cargos de liderança apresentam resultados financeiros superiores e maior capacidade de inovação. No setor de alimentos e bebidas, essa pluralidade se traduz em produtos mais alinhados às necessidades de diferentes perfis de consumidores, fortalecendo a competitividade das empresas.

Ao reunir experiências, perspectivas e aprendizados, o encontro reforçou que o futuro da indústria de alimentos também está sendo construído por vozes femininas diversas, inspiradoras e visionárias, transformando a representatividade em diálogo e ação.

O encontro para profissionais mulheres é uma iniciativa já consolidada e que será fortalecida nas próximas edições do evento. É a maneira que encontramos para fortalecer e confraternizar com as profissionais que contribuem decisivamente para o crescimento da cadeia de valor de alimentos e bebidas”, compartilha Diane Coelho.

Promovendo e premiando a inovação

Mas o evento não se limitou ao palco das palestras e encontros. Experiências temáticas deram vida às tendências que já moldam o comportamento do consumidor.

No Innovation Hub e na New Product Zone, lançamentos globais e cases disruptivos mostraram como a inovação se traduz em soluções práticas para P&D. O Tasting Experience e o espaço dedicado ao universo plant-based permitiram aos profissionais, literalmente, provarem o futuro, enquanto o Sustainability Experience, em parceria com a Upcycling Solutions, levou uma amostra clara de como a economia circular pode ser incorporada de forma palpável às formulações.

Já o tradicional Prêmio Fi Awards reconheceu as soluções mais criativas e promissoras em pesquisa e desenvolvimento para alimentos e bebidas, revelando na noite de 26 de agosto, os vencedores da edição 2025, em solenidade realizada no final do primeiro dia da FiSA, e trazendo como novidade duas novas categorias: “Inovação em Pet Food” e “Inovação em Saudabilidade”.

O prêmio recebeu inscrições de diversos segmentos, abrangendo desde ingredientes como proteínas e extrato de café até refeições prontas, fibras e sucos naturais. Conheça a seguir, os vencedores da edição 2025.

Inovação em Pet Food

• Ouro: Biofresh Lombo e Abacaxi (BRF)

• Prata: BENEFLORA ORA (Imeve e Biolab)

• Bronze: Soft Chews (Vita Pet)

Inovação em Saudabilidade

• Ouro: Leviassa (Ultrapão Alimentos)

• Prata: Hidrogel TECH da Dobro (Pro Nutrition)

• Bronze: SL BioOat Fiber (SL Alimentos)

Startup Innovation Challenge – Destaques

• Shake Superfoods Amazônicos Açaí (Mahta)

• Leite Vegetal de Castanha da Amazônia (Cuica Brasil)

• Kit Completo (PF da Nina)

Inovação em Sustentabilidade

• Ouro: SL BioOat Xylitol (SL Alimentos)

• Prata: CoffeeCoa – Extrato Vegetal de Café (Cellva)

• Bronze: Leite Vegetal de Castanha da Amazônia (Cuica Brasil)

Startup Innovation Challenge – Ingrediente Mais Inovador

• Ouro: CoffeeCoa – Extrato Vegetal de Café (Cellva)

• Prata: Proteína Hummami (Hummami)

• Bronze: DHAlgae (Cellva)

Startup Innovation Challenge – Produto Mais Inovador

• Ouro: Marmita Tripartida – Refeições Prontas Shelf Stable (Intelligent Foods)

• Prata: Kit Completo (PF da Nina)

• Bronze: Cardápio Hotelaria e Gastronomia (PF da Nina)

Innovation Awards – Ingrediente Mais Inovador

• Ouro: Longevity (Rubian)

• Prata: SL BioOat Fiber (SL Alimentos)

• Bronze: SL Bio Blend Brasil – Feijão Arroz (SL Alimentos)

Innovation Awards – Produto Mais Inovador

• Ouro: Levissa (Ultrapão Alimentos)

• Prata: Costela Suína com Molho Barbecue (Aurora)

• Bronze: Mini HotDog Coreano Seara & Netflix (Seara)

Mais do que reconhecer inovações, o prêmio evidenciou a capacidade das empresas e startups de anteciparem tendências, criarem soluções práticas para desafios reais do mercado e oferecerem produtos que impactam positivamente a vida das pessoas e a experiência dos consumidores”, observou Diane Coelho.

Estreia estratégica amplia o olhar sobre nutrição animal

Ouvindo o “ronronar” do mercado, a FiSA 2025 apostou em um espaço inédito: o Pet Food Experience Hub, dedicado exclusivamente ao mercado de alimentos para animais de estimação, com debates e experiências focadas em formulações inteligentes para cães e gatos.

A proposta de criar um ambiente de troca que fosse técnico, mas também estratégico, mostrou como soluções vindas da alimentação humana podem inspirar a nutrição animal. “A indústria de ingredientes para humanos apresenta soluções que podem ser integradas às formulações de alimentação pet, respeitando as particularidades nutricionais dos animais”, explica Diane Coelho.

O movimento não poderia vir em melhor hora. O setor pet brasileiro deve faturar R$ 78 bilhões em 2025, com mais da metade desse valor (53%) proveniente justamente do mercado pet food. Em 2024, o Brasil registrou um total de 164,6 milhões de pets, crescimento de 2,36% em relação ao ano anterior; são 63,7 milhões de cães e 32,2 milhões de gatos, segundo dados do censo pet. Hoje, o país possui em média 1,8 animal por residência, que já contam como parte da família.

Mas nem tudo caminha com a mesma tranquilidade de patinhas andando pela casa. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET), a alta do dólar encarece insumos básicos, como farinhas vegetais e animais e, em 2024, a produção nacional de pet food registrou sua primeira queda da história, recuando 0,6%, um sinal de alerta para uma indústria que até então só conhecia crescimento.

É nesse contexto que a inovação deixa de ser discurso e passa a ser um recurso, e o Pet Food Experience Hub chegou justamente para oferecer respostas criativas para novos tempos, reunindo fornecedores de ingredientes, fabricantes e especialistas para discutirem o desenvolvimento de produtos mais eficientes, acessíveis e que entreguem valor real para os tutores, colocando frente a frente quem cria os ingredientes e quem os transforma em produtos que chegam às prateleiras e aos potes dos pets.

O futuro da nutrição humana e animal de forma segura e funcional

Antecipando a tendência de conexão entre nutrição humana e animal, a Almad mostrou na FiSA 2025 como essa convergência pode se traduzir em soluções práticas e de alto valor agregado.

Leandro Lovato, Diretor da Almad

A segurança alimentar e a inovação responsável ganham uma nova perspectiva com a aproximação entre esses dois universos, movimento que promete se intensificar em 2026”, comenta Leandro Lovato, Diretor da Almad, empresa que atua nos segmentos de nutrição animal e humana.

Alinhada a essa evolução, a empresa apresentou ingredientes já consolidados no mercado, mas que se destacam pela versatilidade de aplicação nos dois setores, como aminoácidos, tocoferol, glicerina, lecitinas e ácidos graxos, entre outros. “Essenciais para formulações que buscam alto valor nutricional sem perder o sabor, esses componentes contribuem para desempenho, saúde e bem-estar, mantendo padrões rigorosos de rastreabilidade e qualidade”, afirma Lovato.

Durante o evento, essa abordagem conjunta despertou grande interesse dos visitantes, que identificaram na proposta da Almad um passo à frente nas demandas do mercado e na visão de futuro. “Inovar vai além de criar novos produtos, envolve a garantia de que cada ingrediente atenda aos requisitos de segurança e desempenho. Afinal, segurança alimentar é fundamental para nós e para nossos pets. É isso que sustenta a confiança do consumidor e a evolução da indústria”, reforça Lovato.

Com mais de três décadas de experiência, a Almad alia confiança, inteligência de mercado e controle de qualidade em toda a cadeia produtiva, posicionando-se como parceira estratégica para uma indústria de alimentos e rações mais segura e integrada.

Funcionalidade e prazer em sintonia

No atual cenário do mercado, os consumidores buscam cada vez mais produtos que ofereçam bem-estar, performance e experiência sensorial em um mesmo consumo. Ingredientes funcionais  que vão além da nutrição básica ganham protagonismo, especialmente em categorias voltadas a conveniência, indulgência saudável e personalização nutricional.

Na FiSA, estratégias que combinam tecnologia nutricional, inovação e criatividade se destacaram por atenderem a necessidades específicas de diferentes públicos e formatos de consumo, ilustradas por protótipos que unira sabor e funcionalidade.

O evento também evidenciou a importância de parcerias estratégicas entre fornecedores de ingredientes e fabricantes, integrando tendências de mercado, regulamentação e processos industriais em soluções prontas para o consumidor, que entregam benefícios concretos sem abrirem mão do prazer sensorial.

Transformando ingredientes funcionais em experiências únicas

A sinergia entre tecnologia nutricional, prazer e saúde, guiou a participação da MCassab e NUTROR® na FiSA 2025. “A proposta desta edição girou em torno da união entre sabor e saúde, traduzida em protótipos criativos que combinam alta performance nutricional com apelo sensorial”, destaca Damares Bonfati, Gerente de Desenvolvimento de Negócios de Nutrição Humana da MCassab.

Damares Bonfati, Gerente de Desenvolvimento de Negócios de Nutrição Humana da MCassab.

A participação da MCassab e NUTROR® também reforça sua atuação como parceira estratégica no desenvolvimento de produtos, oferecendo soluções integradas que vão desde a idealização e análise de tendências de mercado até a aprovação regulatória e o acompanhamento industrial de novos lançamentos.

Entre as novidades apresentadas, dois protótipos se destacaram: a Pasta de Pistache sabor chocolate branco e o True Energy sabor caramelo salgado. A primeira combina whey protein, leite de coco e pistache em pó do portfólio MCassab com o mix NUTROR® de vitaminas A, D, E e zinco, além de adoçantes naturais como taumatina e eritritol. Já o True Energy é uma bebida láctea energética que harmoniza um blend de vitaminas do Complexo B (Premix NUTROR®), TCM da representada Innobio, Café Verde e Concentrado de Maçã do parceiro Sylvestre, e os aromas da linha MCassab.

“A Pasta de Pistache cria uma combinação equilibrada de funcionalidade e indulgência, enquanto o True Energy traz uma abordagem focada em energia e desempenho, entregando nutrição e sabor na medida certa”, complementa Damares.

Ambos os protótipos reforçam a identidade da MCassab com um portfólio inovador em especialidades de alta qualidade para aplicações diferenciadas, além da expertise da NUTROR® em desenvolver pré-misturas nutricionais sob medida.

Esses protótipos apontam para um futuro onde prazer e saúde caminham lado a lado. Nossa participação na FiSA reforça esse movimento, trazendo um olhar funcional e sensorial para os desafios e oportunidades da indústria de alimentos e bebidas”, conclui Damares.

Novos nichos de mercado, novas oportunidades

A FiSA  deixou claro que a inovação em ingredientes não se limita apenas a criar soluções inéditas, mas também a reposicionar e ressignificar o que já existe para atender públicos emergentes. Cada vez mais, as empresas buscam dialogar com nichos específicos, traduzindo tendências globais em propostas diferenciadas para o consumidor final.

Um exemplo é o universo gamer, que deixou de ser apenas entretenimento para se consolidar como um dos setores mais dinâmicos da economia global. Segundo pesquisas, o mercado mundial de games deve ultrapassar US$ 187 bilhões em 2025, impulsionado por um público diverso que já supera três bilhões de pessoas. No Brasil, quarto maior mercado consumidor de games, são mais de 100 milhões de jogadores ativos, o que reforça o potencial dessa conexão com alimentos e bebidas.

Abrindo espaço para categorias de produtos que vão além do prazer imediato, esse universo demanda soluções que ofereçam energia sustentada, foco, rápida recuperação e benefícios para o bem-estar físico e cognitivo, tudo isso em formatos práticos e alinhados ao consumo on-the-go.

Não à toa, marcas globais vêm apostando em formulações que reforçam como a nutrição funcional pode ser parte estratégica para conquistar esse público conectado, exigente e em crescimento constante.

Nutrindo corpo e mente no universo gamer

O universo gamer deixou de ser apenas entretenimento e hoje movimenta um ecossistema global que conecta tecnologia, estilo de vida e saúde. Atenta a esse mercado em expansão, a Barentz levou para a FiSA o tema “O futuro da nutrição no universo gamer”, com soluções que unem bem-estar, desempenho e funcionalidade.

Lara Miranda, Analista de Marketing da Barentz

Com foco em energia, concentração e gerenciamento de peso, as soluções atendem às necessidades de um consumidor que busca funcionalidade, conveniência, indulgência e experiências diferenciadas”, afirma Lara Miranda, Analista de Marketing da Barentz.

Em sintonia com a crescente demanda por produtos voltados à saúde e controle de peso, especialmente entre os consumidores que buscam estímulo à produção do hormônio GLP-1, a Barentz destacou ingredientes como a NUTRIOSE®, fibra solúvel com alta tolerância digestiva, e a NUTRALYS®, proteína vegetal de alto valor nutricional, ambos produzidos pela Roquette. “Utilizadas isoladamente ou em combinação, promovem saciedade, equilíbrio metabólico e suporte ao gerenciamento de peso, com ação comprovada na estimulação do GLP-1”, ressalta Lara.

Ao lado de parcerias estratégicas, como Oterra, especializada em corantes naturais; Alland & Robert, expert em gomas naturais; Hleks, com seu açúcar explosivo que estala na boca; e Kerry, referência global em nutrição sustentável, a Barentz demonstrou como entregar valor real ao produto final, tornando-o mais competitivo e alinhado às demandas atuais e futuras.

Combinando parcerias sólidas, conhecimento técnico e ingredientes alinhados às tendências mais emergentes, a Barentz ajuda seus clientes a desenvolverem produtos com diferenciação, funcionalidade e apelo comercial”, enfatiza Lara.

Proteínas que transformam a nutrição

Os ingredientes funcionais seguem no centro das inovações em saúde e bem-estar e, entre eles, o segmento de proteínas do colágeno vem ganhando cada vez mais relevância no cenário global. Mais do que uma tendência, trata-se de uma categoria consolidada, com aplicações que vão da nutrição esportiva ao cuidado com a pele, passando por produtos de bem-estar e soluções para envelhecimento saudável.

Estudos de mercado indicam que a demanda por colágeno continuará em forte expansão, impulsionada pelo interesse crescente dos consumidores em produtos que combinem eficácia comprovada, ciência e naturalidade, amparada por um mercado global que vem registrando crescimento consistente, com estimativas apontando que a categoria deve ultrapassar US$ 7 bilhões até 2030, o que reflete um interesse crescente em soluções com respaldo científico e aplicações versáteis.

No Brasil, o cenário também é promissor: com a aprovação de alegações funcionais pela ANVISA, o ingrediente ganha ainda mais espaço em formulações inovadoras que unem credibilidade regulatória, apelo comercial e alto potencial de diferenciação.

Esse movimento reforça o colágeno como um dos protagonistas da nutrição moderna, destacando empresas que se consolidaram como referência global em inovação, qualidade e evidências científicas.

Liderando em proteínas do colágeno com ciência e tecnologia

A GELITA® chegou à FiSA 2025 celebrando 150 anos de liderança global no segmento de proteínas do colágeno, sempre unindo ciência, tecnologia de ponta e inovação contínua para transformar o futuro da alimentação e do bem-estar.

Léia Tomaz, Head para o segmento de Alimentos e Bebidas para as Américas

Na GELITA®, ciência e inovação caminham juntas para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Essa é a essência da nossa trajetória de 150 anos”, comenta Léia Tomaz, Head para o segmento de Alimentos e Bebidas para as Américas.

Com um portfólio robusto e cientificamente comprovado, a GELITA® destacou no evento os seus Peptídeos Bioativos de Colágeno (BCP®) e especialidades em gelatina. “Marcas pioneiras como VERISOL® e FORTIGEL®, únicas aprovadas como substâncias bioativas e com alegações funcionais validadas pela ANVISA, além de BODYBALANCE®, OPTIBAR® e SOLUFORM®, estabelecem novos padrões de eficácia, qualidade e confiança para o setor”, enfatiza Léia.

Na liderança do desenvolvimento de soluções de ponta, a empresa reforça o seu compromisso com a inovação contínua, definindo novos patamares de confiabilidade e desempenho. “A GELITA® segue como referência mundial em ingredientes funcionais de alta performance, que atendem a consumidores cada vez mais exigentes e informados”, acrescenta Léia.

Inovando com propósito

De soluções que valorizam saúde e bem-estar a propostas que unem praticidade, funcionalidade e experiência sensorial, cada estande levou insights que delinearam um mapa das tendências que vão orientar o setor nos próximos anos.

A AD Foods, por exemplo, destacou sua expertise no desenvolvimento de soluções à base de ácidos orgânicos voltadas para o aumento de shelf life de produtos processados, ingredientes, aditivos e soluções customizadas para indústria de alimentos. A empresa aplica o conceito de customização, permitindo que diversas variáveis sejam ajustadas de acordo com as especificações definidas e acordadas previamente com cada cliente.

A Angel Yeast marcou presença destacando sua trajetória e expertise na indústria mundial de leveduras, reforçando o seu comprometimento com a inovação para uma vida saudável. Seu portfólio de atividades abrange da panificação ao sabor de alimentos, nutrição e saúde, com produtos distribuídos em mais de 155 países e regiões.

A Argenta Bioingredients apresentou uma linha de agentes especializados para a indústria de confeitaria, aplicáveis na produção de drágeas de açúcar, centros recobertos com chocolate, banhos de confeitaria, gomas, balas duras, entre outras aplicações. Sua formulação neutra preserva integralmente a coloração original dos produtos finais, assegurando elevado nível de brilho, polimento e selagem, além de contribuir para maior estabilidade e redução do tempo de processamento.

Além do seu portfólio de soluções voltadas para alimentos, bebidas e suplementos, com foco em saúde e equilíbrio nutricional, a AQIA Nutrition esteve presente levando ingredientes inovadores, aprovados pelo MAPA, para potencializar a suplementação animal. Entre os destaques: biopeptídeo funcional, silício orgânico, lipídeos nutritivos para fornecer energia e benefícios à saúde; fibras para melhora do processo digestivo, proteínas para manutenção de tecidos e músculos; e ingredientes para enriquecimento de formulações.

A Centrosucar, uma das maiores distribuidoras do Brasil de açúcares líquidos refinados, líquidos invertidos e corante de caramelo natural, apresentou uma linha completa de soluções que promovem eficiência, inovação e sustentabilidade. Os destaques da empresa incluíram adoçantes naturais com alto poder de doçura, xaropes de caramelo com acentuado flavor, açúcar líquido invertido 100% glicose e frutose, e xaropes de sacarose altamente refinados.

A Concepta Ingredients chegou com novidades que unem inovação, funcionalidade e autenticidade. Um dos destaques foi o extrato de jenipapo em pó, alternativa aos corantes tradicionais, livre de OGM e indicado para alimentação vegana e vegetariana. A empresa também apresentou sua linha de jabuticaba, com produtos como extrato em pó, jabuticaba passa, calda e chips, reconhecidos pelo alto valor sensorial e funcional. Outro lançamento foi a Linha Arboreto Premium Protein, com o ativo vegetal PRO 1000G, derivado da extração do óleo de gergelim, e o PRO 1000GB, que combina gergelim e babaçu em uma solução inovadora de upcycling.

A FDF Latin America levou para o evento a sua linha de ingredientes desidratados, composta por especiarias, ervas, vegetais, pimentas e frutas, fornecendo versatilidade e funcionalidade para várias aplicações, como sopas, massas, molhos, temperos, barras, bebidas, panificação e pet food. Os ingredientes são 100% naturais, com cor e sabor intenso, e alinhados às tendências globais.

A Fechem, multinacional chinesa, além de apresentar todo o potencial dos seus ingredientes para o segmento de nutrição humana, também reforçou sua posição como fornecedora de um portfólio diversificado e alinhado às demandas da indústria pet food, destacando a sua linha de ingredientes para saúde animal, composta por antioxidantes, saúde articular, vitaminas, aminoácidos, prebióticos, proteínas vegetais, hidrocoloides, extratos de levedura e extratos vegetais.

A GENU-IN, especialista em gelatinas e peptídeos de colágeno do Grupo JBS, apresentou a sua tecnologia exclusiva Peptide Profile Tailoring, que padroniza perfis peptídicos com eficácia clínica e segurança comprovada para pele, ossos, músculos e articulações. Com o selo “Controle desde a Origem”, a empresa garante rastreabilidade, sustentabilidade e cadeias auditáveis livres de desmatamento. Os destaques foram os ingredientes Genu-in Life® e Genu-in Life Skin®, colágenos tipo I de alta pureza, biodisponíveis, livres de glúten, alergênicos e GMO, ideais para múltiplas aplicações.

A IFB – Infinita Flavors Brasil -, empresa fabricante de aromas, levou a sua variedade de sabores, nas versões líquidas e em pó, doces e salgadas, que atendem as diversas categorias da indústria alimentícia. Para a empresa, a criação de sabores e combinações aromáticas representa um universo de possibilidades, desde os tradicionais e conhecidos até os mais exóticos e diferentes, sem limites para a criatividade!

Com estratégias pautadas em nutrição, sabor/textura e acessibilidade, a IMCD apresentou um portfólio inovador inspirado no conceito de cafeteria, demonstrando como unir indulgência, praticidade e equilíbrio nutricional. As formulações desenvolvidas exploraram a redução inteligente de ingredientes, a adição de fibras e o uso de tecnologias que preservam sabor e textura, mesmo em ajustes de composição. Entre os protótipos apresentados, destaque para o pão de queijo sabor provolone, com 20% menos queijo, mantendo a mesma textura indulgente e o sabor autêntico do provolone; muffin salgado enriquecido com fibras,  com 20% menos queijo e fonte de fibras; Dip Cremoso de Queijo, com 40% menos creme de leite, mantendo o sabor característico e o mouthfeel; Bebida Tropical Breeze, com menor teor de suco e açúcar, criada para equilibrar sabor e custo-benefício; Frappuccino de Doce de Leite, conceito ready-to-drink com MCT, proporcionando cremosidade e sabor indulgente de doce de leite; e Toast de Brioche com Canela, enriquecida com fibras para um doce saudável e saboroso.

A JRS Food Ingredients, divisão do grupo alemão J. Rettenmaier & Söhne (JRS), levou o seu profundo know-how tecnológico e ampla expertise no desenvolvimento e fornecimento de ingredientes funcionais para a indústria de alimentos e bebidas, como fibras alimentares, sistemas de substituição de gordura, agentes de textura, estabilizadores e soluções clean label. A empresa  também apresentou suas soluções tecnológicas voltadas ao setor pet food; a novidade foram as fontes de fibras vegetais especialmente desenvolvidas para aplicação em alimentos pet, indicadas principalmente para rações úmidas, snacks e produtos semiúmidos, segmentos que mais crescem no mercado brasileiro atualmente.

A Kerry marcou presença, ao lado do parceiro distribuidor Barentz, apresentando soluções que aliam sabor autêntico, funcionalidade e sustentabilidade, com tecnologias voltadas para saúde e bem-estar. Entre os destaques, o EuPoly3™ Omega-3, tecnologia que enriquece alimentos com ômega-3 de forma estável e sensorialmente agradável. Os visitantes puderam experimentar o molho sabor cheddar com ômega-3, ideal para aplicações salgadas e funcionais; bebidas lácteas e plant-based com ômega-3, nos sabores chocolate e cappuccino; e o gummy sabor limão com capim santo, contendo Wellmune™, ingrediente funcional com benefícios para a imunidade. A Kerry também esteve presente na programação do Women’s Networking Meeting, um dos encontros mais simbólicos da FiSA.

A Kilyos também marcou presença destacando sua abordagem diferenciada no fornecimento de ingredientes e soluções para a indústria de alimentos e bebidas, atendendo os segmentos de alimentos e bebidas funcionais e nutracêuticas, suplementos de saúde/dietéticos, medicina herbal e natural, e nutrição esportiva. Com foco em inovação, ciência e qualidade, a empresa entrega soluções completas que apoiam o desenvolvimento de produtos e agregam valor real ao mercado.

Um dos destaques da FiSA, foi a participação da Manorama Industries, pioneira na fabricação de óleos e gorduras vegetais de plantas nativas da Índia e de vários países da África. Presente em mais de 50 países, e agora também no Brasil, com equipe comercial e técnica local 100% brasileira, a empresa oferece soluções de alto valor agregado, derivadas de sementes de árvores exóticas, com sal, mango, shea (karité), kokum, entre outras, tendo como base do seu negócio, a sustentabilidade, responsabilidade social e fornecimento ético.

A Oterra, líder em corantes naturais e sustentáveis, invadiu a FiSA com as cores verde, amarelo e azul, apresentando o tema “Vamos colorir o jogo?”, inspirada pela paixão do brasileiro pelo futebol. A empresa, presente no evento em parceria com a Barentz, levou petiscos coloridos usando pigmentos naturais como Jungle Blue, cúrcuma e a linha I-Colors Bold. O branco substitui o dióxido de titânio por alternativas seguras à base de amido de arroz e carbonato de cálcio. Stella Munhoz, Gerente Global de Marketing, também participou do Women’s Networking Meeting, debatendo liderança feminina no setor.

A PMI Foods destacou sua expertise em levar alimentos de diferentes origens ao mercado global. Com mais de três décadas de experiência, a empresa  atua no fornecimento de produtos de origens reconhecidas, ressaltando a importância da procedência na valorização de sabores, qualidade e identidade cultural. Seu portfólio contempla uma ampla variedade de carnes bovina, ovina, suína e de aves, além de laticínios, pescados, vegetais, frutas, ovos, ingredientes e outros produtos.

Destacando sua tradição e inovação em soluções de colágeno e gelatina, a Rousselot levou o seu o portfólio de peptídeos de colágeno, gelatinas e biomateriais avançados, fornecidos como padrão ou adaptados para atender necessidades específicas, destacando as marcas Peptan, Nextida GC, Colartix, Protake, Peptinex, StabiCaps, SiMoGel, além de gelatinas.

A SL Alimentos, líder no processamento de aveia na América Latina, retornou à FiSA com soluções que vão além da aveia, unindo saudabilidade, indulgência e sustentabilidade. Atuando com ingredientes à base de grãos integrais, proteínas vegetais e co-manufacturing, a empresa se destaca pela inovação, flexibilidade e foco em valor. Sua expertise em extrusados e programas dedicados à indústria baby food reforça o seu compromisso com a indústria alimentícia.

A Sooro Renner apresentou a Concen Lácteos, nova marca focada na produção de manteiga com padrões e certificações internacionais. Entre as inovações, os destaques foram o Pro Crispy Whey, desenvolvido para barras e sobremesas proteicas; e o Ultra Thermos, solução para a produção de bebidas UHT. Com esses lançamentos, a empresa reforça seu compromisso em oferecer ingredientes de qualidade e alto valor agregado para a indústria de alimentos e bebidas.

A U.S. Dairy Export Council (USDEC), organização independente, sem fins lucrativos, que representa o comércio internacional de produtores, processadores e cooperativas, fornecedores de ingredientes e exportadores lácteos dos Estados Unidos, esteve presente apresentando ao mercado brasileiro algumas das empresas que fazem parte da sua ampla rede de fornecedores. Entre os presentes, a ACTUS Nutrition, fabricante de ingredientes lácteos; a Agri-Dairy Products, um dos maiores fornecedores de produtos lácteos dos Estados Unidos; A BTG Ingredients, com mais de 50 anos de expertise no mercado de lácteos; a Dairy Farmers of America, cooperativa global de laticínios; a Eire Foods International, fabricante e fornecedora de ingredientes de proteína do leite; a Interfood, fornecedora global de soluções e ingredientes lácteos para a indústria de alimentos e bebidas; a Saputo, uma das 10 maiores processadoras mundiais de laticínios; e a T.C. Jacoby, uma das principais empresas de comercialização de lácteos da América do Norte.

A Wenda apresentou o seu portfólio de soluções naturais e funcionais voltadas à conservação, segurança alimentar, redução de sódio, rótulo limpo e alta performance sensorial, atendendo indústrias de cárneos, panificação, bebidas, lácteos, nutrição esportiva e plant-based, incluindo proteínas vegetais, fibras, emulsificantes, adoçantes naturais e antimicrobianos clean label.

Mapeando o futuro

O mercado de alimentos e bebidas segue em constante transformação, impulsionado por consumidores cada vez mais conscientes e informados, que buscam produtos funcionais, saudáveis e com comprovação científica. Nesta edição da FiSA, esse movimento ficou evidente, mostrando como ciência, tecnologia e tendências de consumo estão redefinindo o setor.

No Brasil, os consumidores vêm direcionando suas escolhas a objetivos claros de saúde e bem-estar. Pesquisas mostram que entre 2024 e 2025, as principais prioridades incluem envelhecimento saudável, fortalecimento do sistema imune, melhora da performance física e mental, além do controle de peso e prevenção de doenças crônicas. Essa atenção ao efeito funcional dos alimentos revela que a transparência e o embasamento científico deixaram de ser diferenciais e se tornaram exigências fundamentais do mercado. A busca por praticidade, sabor e resultados concretos também reforça a necessidade de inovação constante, com marketing e P&D trabalhando de forma integrada para atender às demandas do consumidor moderno.

Ao mesmo tempo, a inovação tecnológica vem acelerando a transformação da indústria. Ferramentas como fermentação de precisão, engenharia genética e biotecnologia aplicada, permitem o desenvolvimento de ingredientes funcionais, proteínas alternativas e aromas naturais, aumentando a eficiência produtiva e a sustentabilidade dos processos. Exemplos incluem a modificação de leveduras para redução de açúcares e o uso de proteínas derivadas de fungos, tecnologias que ainda estão em fase de expansão, mas com potencial disruptivo.

Outro eixo de inovação em destaque é a alimentação personalizada, impulsionada por inteligência artificial, impressão 3D de alimentos e análises do microbioma intestinal. A integração desses recursos permite o desenvolvimento de dietas sob medida, considerando dados nutricionais, preferências individuais e respostas metabólicas específicas, indo além da nutrição básica para oferta de produtos que combinam saúde, performance e experiência sensorial.

Os três dias da FiSA deixaram claro que o futuro da alimentação já se desenha no presente. Entre soluções funcionais, tecnologias emergentes e novas formas de nutrir, o evento mostrou que o mercado não apenas reage às tendências, mas as define, guiado por conhecimento técnico, inovação e foco em um consumidor que valoriza saúde, propósito e experiências completas.

E, para 2026, já pode anotar na sua agenda: a próxima edição da Food ingredients South America acontecerá de 04 a 06 de agosto, no São Paulo Expo, prometendo mais conexões, insights e oportunidades para transformar o setor de alimentos e bebidas.

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