Estudantes de engenharia desenvolvem filtro de microplásticos para lavadoras
Os microplásticos se soltam das roupas a cada ciclo de lavagem
Os alunos da Escola de Engenharia de Energia Sustentável da SFU criaram recentemente um filtro de microplástico para máquinas de lavar. Em uma entrevista ao The Peak, Elizabeth Salvosa, membro da equipe que desenvolveu o SynthaSift, disse que ele filtra microplásticos que seriam levados no sistema de água.
Produtos de filtro de lavanderia foram uma inspiração para o desenvolvimento da equipe SynthaSift, que é 10 vezes mais fino, enquanto mantém preços competitivos. O estudo descobriu que os produtos disponíveis no mercado, funcionavam como um cesto de fiapos e não filtravam com eficácia as partículas menores.
Alguns estudos descobriram que até 700 mil microfibras e microplásticos são liberados após cada carga de roupa. Essas partículas são espalhadas por todo o meio ambiente através dos cursos de água. “Roupas feitas de fibras sintéticas liberam partículas que não se quebram completamente e as fibras naturais são frequentemente tratadas com produtos químicos ou corantes nocivos”.
Elizabeth relatou que a equipe de desenvolvimento planeja passar por até um ano de testes domésticos. “Queremos garantir que o produto seja consistente antes de considerarmos o desenvolvimento e a viabilidade de mercado. Também conversamos com um pesquisador de outra instituição explorando mecanismos magnéticos, o que é promissor”.
O protótipo original foi criado por meio de impressora 3D usando ácido polilático biodegradável, para minimizar o impacto ambiental em cada etapa do design.
De acordo com a Ocean Clean Wash, as roupas feitas de material sintético contribuem com 35% da poluição do plástico nos oceanos. A União Internacional para a Conservação da Natureza relata que 8 milhões de toneladas de poluição por plástico entram nos oceanos a cada ano.
Fonte: The Peak 25.06.2021
Comments are closed.