É baixo o risco de pegar Covid em banheiros públicos, diz estudo
Um estudo australiano não encontrou evidências de que patógenos como a Covid-19 possam ser transmitidos pelo ar em banheiros públicos.
O artigo revisado por pares, publicado na Science of The Total Environment , analisou 38 estudos de 13 países entre 2000 e 2020 para determinar o risco de transmissão viral e bacteriana em banheiros públicos. Vários modos de transmissão possíveis foram considerados, incluindo inalação e contato de superfície.
O uso de secadores de mãos e aerossolização de sistemas de descarga apresentam alguns riscos, de acordo com o professor líder do estudo Sotiris Vardoulakis, mas as chances de transmissão foram consideradas baixas, desde que bons protocolos de higiene fossem mantidos.
“Percebemos que as pessoas estão preocupadas com o uso de banheiros públicos durante a pandemia”, disse Vardoulakis. “Mas se você minimizar seu tempo no banheiro,lavar e secar as mãos adequadamente e não usar o celular, comer ou beber, os riscos devem permanecer baixos”.
Amostras ambientais de banheiros em alas Covid-19 em Cingapura, China, Inglaterra e Itália revelaram a presença do vírus quando testadas. No entanto, Vardoulakis apontou que a contaminação era diferente da transmissão.
Ele disse que há vários motivos pelos quais os banheiros apresentam um baixo nível de risco. “As pessoas não passam muito tempo em banheiros e não interagem com outras”, disse ele.
“E o mais importante, os aerossóis que você pode inalar ao dar descarga vêm de seus próprios dejetos humanos. O risco de contaminação cruzada não é muito alto.”
O estudo faz 25 recomendações para reduzir a contaminação do banheiro público e os riscos de transmissão, incluindo a mudança para sistemas de descarga automática, fechar a tampa do vaso sanitário antes de dar descarga, instalação de portas elétricas e introdução de entradas sem porta.
Fonte: European Cleaning Journal 06.10. 2021
Comments are closed.