Novo estudo analisa eficácia dos agentes de limpeza doméstica para o controle do SARS-COV2
Vários estudos mostraram que o SARS-CoV-2 que atinge a superfície de uma pessoa infectada durante a fala ou tosse e pode permanecer viável nessas superfícies por um período prolongado.
Como é extremamente difícil obter amostras de SARS-CoV-2 de superfícies ambientais, evidências limitadas são documentadas sobre a possibilidade de transmissão viral por essa via.
Em um novo estudo de vírus, The Efficacy of Common Household Cleaning Agents for SARS-CoV-2 Infection Control, publicado em março, os pesquisadores analisam diferentes produtos de limpeza doméstica comumente disponíveis, como vinagre, alvejante, detergente para lavar louça e etanol para determinar o agente virucida mais eficaz contra o SARS-CoV-2.
Neste estudo, os pesquisadores testaram diferentes diluições dos produtos mencionados acima quando usados por 30 segundos e cinco minutos. Um guia com o valor mínimo de diluição para cada produto com atividade antiviral retida também foi incluído no presente estudo.
Resultados do estudo
Estudos anteriores indicaram que vírus respiratórios, como SARS-CoV-2 e influenza, permanecem viáveis em superfícies por dias a meses. O estudo atual testou a atividade virucida de produtos químicos domésticos quando em contato direto com SARS-CoV-2 em solução em um volume mínimo.
O estudo atual confirma que o etanol em solução, mesmo em uma concentração de 40%, pode inativar o SARS-CoV-2. Além disso, toalhetes ou sabonetes líquidos contendo etanol que normalmente contêm mais de 60% de álcool podem se tornar ineficazes se diluídos abaixo de 40% de álcool. O armazenamento inadequado do produto pode reduzir sua eficácia contra o SARS-CoV-2.
O alvejante também pode inativar o SARS-CoV-2 em uma diluição máxima de 1:200 em água em 30 segundos após a exposição. O ingrediente ativo do alvejante é o hipoclorito de sódio, que permaneceu totalmente ativo em uma concentração tão baixa quanto 0,21 g/l. Assim, as descobertas atuais indicam que os laboratórios devem ser cautelosos em não diluir as soluções de alvejante além de 10,5 g/L de hipoclorito de sódio para permanecerem eficazes contra o SARS-CoV-2.
O detergente para lavar louça doméstico também foi considerado eficaz na inativação do SARS-CoV-2 em uma diluição tão baixa quanto 1:500. A combinação de alvejante e detergente não aumentou substancialmente a atividade virucida, pois os efeitos virucida dessa combinação foram comparáveis com uma única solução detergente contra SARS-CoV-2.
Conclusões
Alvejante, detergente líquido e soluções contendo álcool são produtos domésticos comuns que são eficazes contra o SARS-CoV-2. No entanto, o vinagre não exibiu atividade virucida contra o patógeno viral.
Em conjunto, o estudo atual identificou vários produtos domésticos que podem efetivamente descontaminar superfícies comuns, reduzindo assim o risco de transmissão de SARS-CoV-2.
Fonte: News Medical Life Sciences 31.03.2022
Comments are closed.