A reforma tributária prometeu transformar o país, impactando ainda mais segmentos como o de produtos com proteína vegetal, que já enfrentavam inúmeros desafios por conta da elevada carga tributária.
Pensando nisso, a referência em inovação alimentar lançou uma campanha ousada para conscientizar o público sobre esses impactos: o “Fim de Semana Sem Impostos”, que simulou isonomia tributária para a linha NotMilk.
Nos dias 31 de maio e 1º de junho de 2025, exclusivamente pelo Mercado Livre, os produtos da categoria foram vendidos como se tivessem a mesma tributação do leite animal, o que resultou em uma queda de quase 50% no preço: de R$ 17,99 por apenas R$ 9,99! A ação 100% nacional foi veiculada nas redes sociais da marca e nos canais de mídia do próprio e-commerce (Mercado Ads).
O objetivo? Mostrar que, se não fosse pela aplicação desigual de impostos, o NotMilk poderia custar o mesmo que muitos leites de origem animal. Apesar de entregar a mesma experiência de sabor do leite de vaca, a linha, por ser feita à base de plantas ainda se enquadra em uma categoria mais tributada.
“Com essa campanha, explicamos ao consumidor o motivo de ele pagar o que paga pelo NotMilk”, afirmou o presidente
o presidente da NotCo no Brasil, André Weinmann. “Nem todo mundo sabe o quanto pagamos de impostos. Foi essencial trazer essa mensagem ao público. Provocamos a reflexão: como seria a cesta do supermercado se os impostos fossem iguais? Poderíamos alcançar muito mais pessoas e democratizar o acesso à alimentação de qualidade”, completou.
O head financeiro da foodtech, Thiago Augusto, também reforçou que essa falta de acessibilidade prejudicava muitas escolhas alimentares. “Produtos de origem vegetal atendiam diversas demandas — intolerâncias, alergias, busca por saúde ou mudança de hábitos. A decisão do consumidor não pode estar travada por uma barreira fiscal, que era exatamente o que acontecia”, comentou.
“Acreditamos que esse tipo de ação foi super relevante para nós, pois reforçou o desenvolvimento de parceiros e ampliou o nosso pilar de supermercados”, concluiu Yormin Castro, head de supermercados do Mercado Livre.
Comments are closed.
Nós utilizamos cookies com objetivo de prover a melhor experiência no uso do nosso site. Leia nossa Política de uso de cookies para entender quais cookies nós usamos e quais informações coletamos em nosso portal. Ao continuar sua navegação, você concorda que podemos armazenar cookies no seu dispositivo.Eu aceitoPolítica de uso de cookies
Comments are closed.