Visit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Nutra InnovationMatérias EspeciaisNutrição Turbinada: demanda por saúde digestiva impulsiona mercado

Nutrição Turbinada: demanda por saúde digestiva impulsiona mercado

  • Written by:

O consumo de fibras nas refeições traz muitos benefícios à saúde, ajuda na prevenção de doenças e no bom funcionamento do organismo como um todo. O termo prebiótico já faz parte do vocabulário do consumidor cada vez mais focado na alimentação equilibrada.

Por Cristina Bielecki

Na confluência entre ciência e nutrição, os prebióticos emergem como componentes vitais na indústria alimentícia, representando uma revolução no modo como compreendemos e promovemos a saúde humana. Estes compostos, que resistem à digestão no estômago, alimentam seletivamente as bactérias benéficas do intestino, promovendo um ecossistema microbiano saudável. Esta relação simbiótica não apenas fortalece o sistema imunológico e melhora a digestão, mas também tem sido associada à redução de riscos de diversas doenças crônicas.

À medida que o conhecimento científico se aprofunda, a importância dos prebióticos para a saúde vem ganhando reconhecimento além dos círculos acadêmicos, alcançando consumidores ávidos por alimentos que ofereçam benefícios além da nutrição básica. Este interesse crescente reflete-se nas tendências de mercado, onde a demanda por produtos enriquecidos com prebióticos está em ascensão. Fabricantes de alimentos, respondendo a essa demanda, estão cada vez mais inovando em suas linhas de produtos para incluir prebióticos em uma variedade de formas, desde lanches funcionais até bebidas e suplementos.

Esta integração dos prebióticos na indústria alimentícia não é apenas uma resposta às demandas dos consumidores por opções mais saudáveis, mas também um reflexo de uma mudança maior em direção a uma abordagem mais preventiva e holística da saúde. À medida que avançamos, é provável que vejamos uma expansão ainda maior no uso de prebióticos, impulsionada por pesquisas contínuas e inovações tecnológicas, posicionando-os como protagonistas na jornada em busca de bem-estar e longevidade.

Potencial de Mercado

De acordo com relatório da Mordor Intelligence, o mercado de ingredientes prebióticos cresceu de forma significativa com a pandemia. Em 2020, o setor foi avaliado em mais de US$ 5 Milhões e a expectativa é que atinja um CAGR de 9,56% durante o período de previsão (2024-2029). Nesses últimos anos, a mudança no comportamento do consumidor em busca de manter uma rotina de alimentação saudável e balanceada impulsionou esse mercado, que é segmentado por tipo: inulina, frutooligossacarídeo, galactoligossacarídeo entre outros. A aplicação é dividida em alimentos e bebidas funcionais, fórmula infantil e comida para bebês, suplementos dietéticos, ração animal e alimentos para pets. Ainda segundo o relatório, hoje o maior mercado é o europeu e o mercado de crescimento mais rápido é a América do Sul.

 

Fibras solúveis

Mariângela Missio, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da divisão de Human Nutrition da Barentz

Segundo Mariângela Missio, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da divisão de Human Nutrition da Barentz, a empresa, comprometida em oferecer soluções tecnológicas e inovadoras para a indústria de alimentos e bebidas, por meio de sua linha de fibras solúveis, como a Nutriose® e GOFOS™, oferece ingredientes que não apenas elevam a qualidade nutricional dos produtos, mas também enriquecem a experiência sensorial dos consumidores.

Destacando-se nesse portfólio está a fibra solúvel GOFOS™, com 95% de teor de fibras de frutooligossacarídeos, proporcionando 30% do dulçor do açúcar e permitindo a substituição parcial do açúcar em produtos finais. Também realça notas aromáticas frutais, de baunilha e de chocolate, proporcionando uma experiência sensorial única. Além disso, possui baixo índice glicêmico e dosagem recomendada de 2,5g de fibras por dia. A fibra solúvel GOFOS™ não é classificada como açúcar adicionado pela RDC nº 429/2020.

Enquanto a fibra solúvel Nutriose® é resistente à digestão no intestino grosso, sendo fermentada pela microbiota do trato gastrointestinal, proporcionando efeitos benéficos para a saúde que incluem tolerância digestiva superior em relação à inulina, propriedades prebióticas, controle de peso devido à baixa caloria (2,2 kcal/g), proteção contra bactérias patogênicas, regulação da glicose e insulina pós-refeição e melhora da saúde óssea. “Ambas são resistentes ao processo térmico, não possuem sabor residual e contribuem para a textura e corpo dos produtos finais”, explica a Gerente de Desenvolvimento de Negócios da divisão de Human Nutrition da Barentz.

Fibras e mais fibras 

Doutora em Tecnologia e Saúde e Nutricionista Comercial da Mix Nutri, Luana Bernardi, pontua que na batalha contra os transtornos do humor, uma estratégia focada em um maior consumo de fibras é importante. A neuronutrição é uma especialidade médica que visa melhorar o desempenho do sistema nervoso.

Luana Bernardi, Doutora em Tecnologia e Saúde e Nutricionista Comercial da Mix Nutri

“As fibras prebióticas, como fruto-oligossacarídeos (FOS) ou galacto-oligossacarídeos (GOS), são os psicobióticos mais utilizados atualmente, pois ajudam a microbiota a funcionar adequadamente diariamente e regularmente. Eles podem contribuir com diminuição da ansiedade e aumento da adaptabilidade ao estresse”, diz.

A matéria publicada pela Revista Forbes Health sobre o tema destaca a importância dos prebióticos para uma boa saúde. “Os prebióticos são uma das melhores coisas para o seu microbioma intestinal e um grande motivo para você querer comer mais fibras”, diz Amanda Sauceda, nutricionista registrada em Long Beach, Nova York, especializada em saúde intestinal. De acordo com Sauceda, os prebióticos têm sido pesquisados ​​por seus muitos possíveis benefícios à saúde, que vão desde o apoio à saúde digestiva até a promoção de um melhor controle do açúcar no sangue.

Multiplicação de bactérias benéficas

Segundo Caroline Ortmann, Especialista em Qualidade e Assuntos Regulatórios Farmacêutica, do Sami-Sabinsa Group, os prebióticos são substâncias essenciais em promover a multiplicação de bactérias benéficas (probióticos) que auxiliam na nossa digestão, absorção de nutrientes e fortalecimento do sistema imunológico. “Fenumannans® e Fenufibers® são os nossos prebióticos obtidos das sementes de Feno-grego (Trigonella foenum graecum)”, explica. Fenumannans® é composto por 60% de Galactomananas, um polissacarídeo com poder espessante, estabilizante e gelificante, e o Fenufibers® é composto por 50% de fibras nutricionais, essenciais em contribuir com um sistema digestivo mais saudável. O Starmeric® é um prebiótico derivado da Cúrcuma, com uma alta concentração de Amilose, fonte energética ao nosso organismo.

Caroline Ortmann, Especialista em Qualidade e Assuntos Regulatórios Farmacêutica, do Sami-Sabinsa Group

Já os simbióticos são ingredientes em combinação, contendo probióticos e prebióticos, essenciais para manutenção da microbiota saudável. Lactowise® é composto de Bacillus coagulans MTCC 5856 (LactoSpore®) + Fenumannans® e o Lactocran® é composto do LactoSpore® + semente de Cranberry em pó. Lactospore® é um probiótico resistente em temperatura ambiente que dispensa a necessidade de refrigeração. Aspectos que o diferenciam e permitem a inovação em diversas preparações alimentícias funcionais, como shakes, suplemento alimentar proteico em pó e em barra, iogurtes e bebidas funcionais, além de formulações farmacêuticas convencionais.

No segmento de prebióticos e probióticos, os consumidores estão atentos e, cada vez mais exigentes, quanto aos aspectos de segurança, qualidade e eficácia dos produtos. “Nesse sentido, o setor produtivo em conjunto com os fornecedores de matéria-prima, como o Sami-Sabinsa Group, encontra oportunidades de inovação para atender a esses atributos no desenvolvimento de ingredientes e produtos de alta performance, por meio de certificações de qualidade, suporte técnico, e tecnologia sustentável”, diz a especialista.

Sami-Sabinsa Group, fundado em 1988, é uma multinacional, fabricante de ingredientes, referência global em extratos padronizados, prebióticos, probióticos, minerais e enzimas. Reconhecido pela inovação, pesquisa científica e compromisso com a excelência em qualidade, rastreabilidade e sustentabilidade no fornecimento de ingredientes.

Perspectivas positivas

A conscientização crescente sobre a importância da saúde intestinal está impulsionando significativamente a procura por ingredientes prebióticos no mercado. Segundo dados divulgados pelo Conselho Internacional de Informação Alimentar, a saúde digestiva figura como uma das principais preocupações para mais de 28% dos adultos ao escolher produtos alimentícios ou bebidas. Além disso, uma parcela considerável de consumidores acima dos 50 anos, chegando a dois terços, enfatizou a extrema ou grande importância da saúde digestiva em 2018, o que vem alimentando o interesse por ingredientes prebióticos. Um estudo conduzido pela Beneo Inc. em âmbito internacional revelou que 42% dos entrevistados demonstram um alto grau de interesse pelo microbioma intestinal. Cerca de 52% dos consumidores reconhecem que as fibras prebióticas são benéficas para a digestão, enquanto 50% acreditam que elas contribuem para a melhoria da saúde intestinal. Ademais, 43% associam os prebióticos com benefícios à saúde geral e 30% os consideram aliados no fortalecimento da imunidade. Essa percepção está levando a uma expansão no uso de ingredientes prebióticos em uma vasta gama de produtos alimentícios e bebidas.

Comments are closed.

Parceiros 2024