Pesquisa analisa métodos de medição em produtos domésticos
Um novo estudo de coautoria do American Cleaning Institute (ACI) avalia as metodologias para medir um subproduto de fabricação que está sujeito a regras restritivas em jurisdições como o estado de Nova York.
Os legisladores aprovaram uma lei em 2020 que limita a concentração de 1,4-dioxano a níveis de partes por milhão (ppm) em produtos de limpeza doméstica, cuidados pessoais e cosméticos. A Califórnia está considerando propostas semelhantes.
A pesquisa “Medição precisa da concentração de 1,4 dioxano em produtos de limpeza: uma revisão do estado da arte atual” está agora disponível no Journal of Surfactants and Detergents.
O 1,4 dioxano é um subproduto do processo de fabricação de alguns surfactantes contidos em produtos de limpeza e detergentes e é classificado como um potencial carcinógeno humano, cuja ocorrência em águas superficiais e subterrâneas é particularmente preocupante.
O novo artigo avalia as metodologias usadas para quantificar 1,4-dioxano em águas superficiais e água potável e, em seguida, estende a avaliação a produtos comercialmente disponíveis, que são mais complexos.
Devido à complexidade das formulações de produtos de consumo e às concentrações extremamente baixas de 1,4-dioxano exigidas pela lei de Nova York são avaliadas as condições ideais para medição. Os autores observaram as vantagens e desvantagens de várias metodologias e fazem recomendações técnicas específicas para quais métodos e padrões devem ser usados.
Fonte: Cleaning Institute 29.11.2022
Comments are closed.