Pesquisadores desenvolvem novo sistema robótico para lavanderia automatizada
Pesquisadores da Universidade de Bolonha e da Electrolux desenvolveram recentemente um novo sistema robótico que pode ajudar os humanos em uma de suas tarefas diárias mais comuns: lavar a roupa.
Este sistema, apresentado em um artigo publicado na revista Human-Friendly Robotics da SpringerLink, foi treinado com sucesso para inserir itens e recolhê-los da máquina de lavar assim que o ciclo de lavagem estiver concluído.
“Nosso projeto recente é o resultado de uma colaboração entre um parceiro da indústria Electrolux e a Universidade de Bolonha”, disse Gianluca Palli, um dos pesquisadores que realizaram o estudo. “Houve um interesse de nosso parceiro industrial, Electrolux, em desenvolver e implantar a manipulação robotizada de lavanderia em seu laboratório de teste de eletrodomésticos, para acelerar o teste e a avaliação de novos produtos. Esse interesse é motivado pelo fato de que a implantação de sistemas robóticos poderia beneficiar economizando tempo e dinheiro, operando testes e validações 24 horas por dia, 7 dias por semana, com mínima ou nenhuma intervenção humana”.
O Laboratório de Automação e Robótica (LAR) da Universidade de Bolonha vem realizando uma extensa pesquisa com foco em manipulação robótica. Ao longo dos últimos anos, os pesquisadores deste laboratório introduziram vários sistemas promissores, incluindo design de mão robótica e novas metodologias para fiação de manobra e manipulação de objetos deformáveis.
“Esse interesse correspondente entre a Electrolux e nosso laboratório levou a uma colaboração lançada oficialmente em 2017”, disse Palli. “O principal objetivo deste projeto colaborativo, incluindo nosso artigo recente, foi desenvolver e avaliar um sistema robótico (pipeline de percepção e algoritmos de controle) para automatizar as operações de lavanderia”.
O objetivo dos esforços de pesquisa recentes do LAR e da Electrolux é substituir operadores humanos em lojas e serviços de limpeza de lavanderia por braços robóticos móveis totalmente autônomos. Isso está longe de ser uma tarefa fácil, pois as roupas são altamente deformáveis e os robôs normalmente lutam para lidar com objetos deformáveis com eficiência.
Para um sistema robótico, lavar roupa envolve várias etapas. Essas etapas incluem detectar as roupas que precisam ser lavadas, pegá-las, inseri-las na máquina de lavar, interpretar as informações no visor da máquina de lavar e ajustar as configurações da máquina para realizar o ciclo de lavagem desejado.
Para melhorar a capacidade de seu sistema robótico de agarrar e manipular itens de vestuário e outros itens têxteis, os pesquisadores desenvolveram um algoritmo de percepção baseado em nuvem de pontos. Esse algoritmo pode detectar rugas em uma superfície baseada em tecido, calcular curvas spline ao longo da estrutura semelhante a rugas e estimar quadros de preensão ideais.
No futuro, o sistema automatizado de lavanderia desenvolvido por essa equipe de pesquisadores poderá ser implementado e testado em ambientes reais, para avaliar seu desempenho em ambientes reais. Embora nos testes iniciais o sistema tenha alcançado resultados promissores, os pesquisadores agora planejam continuar trabalhando nele, para melhorar sua generalização e sua capacidade de lidar ainda mais com itens têxteis.
Fonte: Techxplore 10.05.2022
Comments are closed.