Reciclagem de algodão transforma roupas velhas em glucose
Produção de energia, outros tecidos e produtos de limpeza são usos potenciais
Doar roupas ou vendê-las a um brechó parecem ser saídas ambientalmente corretas para suas roupas.
Mas, quem quer que seja que as use, um dia elas chegarão ao final de sua vida útil – e provavelmente acabarão em um lixão ou sendo incineradas.
E que tal pegar toda essa roupa velha, mais especificamente as roupas de algodão, e produzir um açúcar que pode ser usado como matéria-prima para produzir etanol ou até mesmo náilon?
Esta é a ideia de Miguel Sebastiá e uma equipe da Universidade de Lund, na Suécia.
Sebastiá desenvolveu um processo para quebrar a fibra vegetal do algodão – a celulose – em componentes menores, sem precisar usar nenhum microrganismo ou enzima. Em vez disso, o processo envolve embeber os tecidos em ácido sulfúrico. O resultado é uma solução de açúcar, ou glucose.
O rendimento do processo, em termos de aproveitamento do material contido no algodão, chega a 90%.
“O segredo está em encontrar a combinação certa de temperatura e concentração de ácido sulfúrico,” explicou Edvin Ruuth, membro da equipe. O objetivo é produzir produtos químicos que, por sua vez, podem se tornar matérias-primas tipos de tecidos, produtos de limpeza, solventes e outros.
Agora a equipe deverá trabalhar na purificação do açúcar, para que não reste nada de ácido sulfúrico, o que poderia atrapalhar sua utilização como matéria-prima.
Fonte: Inovação Tecnológica 17.03.2021
Comments are closed.