Visit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Nutra InnovationÚltimas notícias Portal Nutra Innovation

Embalagens da Nutry celebrativas dos Jogos Olímpicos chegam aos pontos de venda em todo o Brasil

  • Written by:

Faltando poucos dias para o início das Olimpíadas de Paris, a barra oficial do Time Brasil chega com o selo alusivo ao apoio da marca ao esporte nos pontos de venda de todo o Brasil

A Nutrimental, criadora e produtora das barrinhas Nutry, está em tripla celebração. São 56 anos de empresa, 30 anos da marca Nutry – que segue firme na liderança em vendas e lembrança de marca – e a mais recente conquista: o licenciamento de suas duas linhas de barras de proteína junto ao Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Pioneira na tecnologia por trás da criação de barrinhas com cereais, castanhas e frutas desidratadas, a Nutry lança suas novas barrinhas de proteína Nutry Whey, além de embalagens da linha Crispy Protein comemorativas ao Time Brasil, que já estão chegando aos pontos de venda nas cinco regiões do Brasil. Com portfólio ampliado, a Nutry já conta com mais de 20 produtos, em quatro segmentos, visando acompanhar a jornada do consumidor em qualquer momento do dia.

“Por sermos uma companhia nacional, é muito importante esta relação com o Time Brasil, pois ela reafirma o nosso compromisso em estar ao lado das pessoas e atletas com produtos práticos e saborosos, oferecendo saciedade em qualquer momento e lugar”, analisa Juliano Ramos, diretor comercial da Nutrimental.

Líder em nutrição, a marca apoia não apenas o COB, mas também está presente em corridas de rua pelo Brasil e investindo no futuro de atletas brasileiros.

Mais saudabilidade pede maior visibilidade  

Desenvolvidas para quem busca mais performance e sabor, as barras Nutry Whey são feitas sem adição de açúcar e contam com maior carga de proteína em sua fórmula. O lançamento também culminou no desenvolvimento de novas embalagens.

“A parceria com o COB nos permite reforçar o nosso posicionamento como opção prática e nutritiva, que pode ser levada para qualquer lugar. Inspirados pelos atletas brasileiros, a Nutry segue inovando e ampliando seu portfólio, incluindo soluções para todos os momentos de consumo”, reforça Ricardo Schrappe, responsável pela comunicação da marca.

Com preços atraentes para novos consumidores da categoria, as barras de linha Crispy Protein (30g/un.) trazem 9g de proteína com uma textura leve e crocante, bem diferente das proteínas tradicionais. Já as barras da linha Nutry Whey trazem opções sem adição de açúcar, recheadas e com 15g de proteína por barra.

Nas barras Crispy Protein, o consumidor pode desfrutar de três sabores: Cookies & Cream, Chocolate ao Leite e Pasta de Amendoim. Já nas Nutry Whey, os sabores de lançamento são Cookies & Cream, Trufa de Morango e Chocolate Crocante.

Embalagens que favorecem também os lojistas  

As novas embalagens Crispy Protein e Nutry Whey também atendem ao setor de atacado e varejo, pois criam uma excelente exposição no PDV, com boxes display com 12 unidades e caixetas com 3 unidades cada, além da validade de 300 dias após o despacho.

“A Nutrimental vem trabalhando para estreitar ainda mais nossa relação com o varejo, de modo que a companhia dispõe de uma linha completa de produtos e categorias, das barras de cereais, nuts, frutas e proteínas ao mercado de farinhas – por meio de Aveia e Mingau -, onde temos grande possibilidade de alavancar os volumes e vendas, pois somos a segunda marca do País”, revela Ramos.

O crescimento em 2024 se dá também na presença em todo o território brasileiro. “Estamos ampliando nossa malha de distribuição, sempre resguardando o papel de cada canal, de modo a chegar com o mix correto em cada um deles, bem como no desenvolvimento dos negócios e categorias. Investimos em produtos, trade, abertura de novos players, e hoje a companhia está atuando com força total de modo a alavancar seus negócios de Norte a Sul do País”, complementa o diretor comercial da Nutrimental.

Com o investimento, a marca amplia suas ações de alto impacto para sociedade, em temas como esporte e qualidade de vida, desenvolvendo novos alimentos nutritivos e práticos para atender os mais diversos momentos de consumo.

Catupiry apresenta seu requeijão 100% Plant Based para nutricionistas

  • Written by:

Em uma ação voltada à profissionais da área, a marca apresenta os três sabores de Plantury, sua linha vegana, feita à base de castanha-de-caju

De acordo com uma pesquisa realizada em 2018, pelo IPEC (antigo IBOPE), encomendada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), 14% dos brasileiros se declaravam vegetarianos, este número era ainda maior nas capitais metropolitanas, onde houve um aumento de 75% desde 2012. (SVB, 2018).

Sempre atenta às tendências e necessidades de seus consumidores, a Catupiry® lançou, em 2023, a marca Plantury, sua linha de requeijões Plant Based, feita à base de leite de castanha de caju. Com baixo teor de sódio, naturalmente sem lactose e sem glúten, os produtos além de saborosos, possuem textura cremosa.

Para aproximar os consumidores da linha, a marca está realizando uma ação com 200 nutricionistas, a fim de apresentar os três sabores de Plantury (Tradicional, Cheddar e Alho, Cebola e Salsa). Na visita, eles recebem informações técnicas dos produtos e ganham uma bolsa térmica com os três sabores para que possam conhecer e apresentar os produtos para seus clientes.

A opção plant based de Catupiry® busca não apenas trazer sua qualidade para o público vegano, mas também para vegetarianos e flexitarianos, ou até mesmo para aqueles que querem diminuir o consumo animal e que estão abertos a experimentar novas opções para um novo estilo de vida.

Plantury pode ser consumido não apenas no café da manhã ou nos lanches intermediários, mas também como parte de receitas e preparações para as principais refeições. O produto pode ser utilizado desde pratos simples do dia a dia, como um strogonoff, até momentos especiais, como no caso do risoto funghi.

Anvisa atualiza diretrizes sobre rotulagem nutricional

  • Written by:

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou no dia 12 de julho uma atualização abrangente de perguntas e respostas sobre a rotulagem nutricional de alimentos embalados.

O novo documento inclui 207 questões e oferece orientações detalhadas sobre o marco regulatório dessa área.

A Anvisa identificou que a maneira como as informações nutricionais eram apresentadas nos rótulos dificultava a compreensão dos consumidores. “A revisão das regras buscou aprimorar a clareza da rotulagem nutricional, visando facilitar a compreensão pelos consumidores brasileiros”, informou a agência.

O objetivo das mudanças é auxiliar os consumidores a fazer escolhas alimentares conscientes e adequadas às suas necessidades. As alterações visam melhorar a visibilidade e legibilidade das informações nutricionais, reduzir enganos sobre a composição dos alimentos, facilitar a comparação entre produtos, aumentar a precisão dos valores declarados e ampliar a quantidade de alimentos que trazem essas informações.

Principais Mudanças

Entre as atualizações, destacam-se novas regras para a rotulagem nutricional de adoçantes dietéticos. Os rótulos devem incluir a advertência “Diabéticos: contém…”, seguida do nome dos açúcares, como glicose, sacarose ou frutose, em negrito. Também devem orientar o consumo preferencialmente sob a supervisão de um nutricionista ou médico.

A Anvisa revisou perguntas e respostas para aumentar a clareza sobre açúcares adicionados em ingredientes usados como fonte de fibras alimentares. A diversidade de nomenclaturas, composições e métodos de produção desses ingredientes foi levada em consideração.

Foram adicionadas questões para esclarecer requisitos de legibilidade da declaração simplificada e da declaração linear da tabela nutricional, garantindo uma identidade visual única para essas informações.

Implementação e Fiscalização

A Anvisa espera que as novas orientações auxiliem tanto os fabricantes de alimentos quanto os órgãos do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) na correta implementação e fiscalização dos regulamentos.

Para mais informações ou dúvidas adicionais, os interessados podem entrar em contato com a central de atendimento da Anvisa através do site oficial da agência.

Oscal-Mobility, marca expert em saúde óssea, agora é Oscal

  • Written by:

Mobility Oscal está de cara nova e com um novo integrante na família, o antigo DePura agora se chama “Oscal Vitamina D3’’, com a mesma formulação.

Oscal, marca de suplemento alimentar composta por cálcio e vitamina D, pertencente à unidade de consumo da Sanofi, presente há mais de 25 anos no mercado nacional e referência na saúde dos ossos, reforça seu posicionamento de manter-se atual e atenta as necessidades dos consumidores.

Seguindo seu plano de oferecer as melhores soluções e experiências aos seus consumidores, estando sempre presente na rotina diária de autocuidado dos brasileiros, a marca-mãe, Mobility-Oscal passa a se chamar Oscal e com o antigo DePura, agora como OsCal Vitamina D3, em seu portifólio de produtos. As linhas ofertadas pela marca são: OSCAL CÁLCIO + VITAMINA D 1000, o cálcio auxilia na formação e manutenção de ossos e dentes. A vitamina D auxilia na absorção de cálcio e fósforo, auxilia na formação de ossos e dentes e no funcionamento muscular, OSCAL CÁLCIO, o cálcio auxilia na formação e manutenção de ossos e dentes. OSCAL CÁLCIO + VITAMINA D 400, o cálcio auxilia na formação e manutenção de ossos e dentes. A vitamina D auxilia na absorção de cálcio e fósforo, auxilia na formação de ossos e dentes e no funcionamento muscular e o novo SKU da família Oscal, OSCAL VITAMINA D3, a vitamina D auxilia na absorção de cálcio e fósforo, e na formação de ossos e dentes e no funcionamento muscular.

A fim de destacar-se em gondola e facilitar a visibilidade do consumidor por sua linha, a marca conta com um novo visual, mais moderno, dinâmico e intuitivo; já com as nomeações diretas de cada linha, aumentando o poder de decisão do cliente ao contemplar todo o portfólio de oportunidades OsCal.

Portfólio Oscal

A Marca-mãe Mobility Oscal, suplemento alimentar conhecido e reconhecido pelos consumidores por ser o aliado para o cuidado da sáude óssea da mulher, mudou de nome. Agora a Marca-mãe se chama Oscal. Sendo um suplemento alimentar que ajuda com a manutenção da saúde óssea e dentaria contém micronutrientes essenciais para saúde óssea, disponível em 3 skus de 60 comprimidos gelatinosos e 1 sku em gotas. A mudança de nomenclatura se deu juntamente com o processo de atualização e rejuvenescimento da marca que passou a ter todos os produtos dentro da Marca-Mãe Oscal.

Leprino Foods e Fooditive Group firmam acordo global para caseína não animal

  • Written by:

A Leprino Foods Company, maior fabricante de queijo mussarela do mundo, e o Fooditive Group, pioneiros em inovação de ingredientes à base de plantas e especialistas líderes em fermentação, estão entusiasmados em anunciar uma parceria global transformadora.

Este acordo representa um passo significativo em direção a um futuro alimentar sustentável com a comercialização da revolucionária proteína de caseína não animal da Fooditive.

Nos termos desta parceria de licenciamento de longo prazo, a Leprino Foods terá direitos exclusivos globais para produzir caseína não animal fabricada usando a plataforma proprietária de fermentação de precisão da Fooditive.

Além disso, a Leprino Foods terá direitos exclusivos globais para comercializar e distribuir o produto para uso em queijos, e uma licença mundial não exclusiva para comercializar e distribuir para todas as outras aplicações alimentares, reforçando o compromisso de ambas as empresas em impulsionar a inovação e a sustentabilidade na indústria alimentícia.

A caseína não animal derivada da fermentação pela Fooditive oferece uma nova linha de produtos inovadores que promete transformar a indústria alimentícia. Esta proteína inovadora imita as funcionalidades e o sabor da caseína tradicional derivada de animais, proporcionando uma alternativa sustentável e acessível que atende às demandas tanto da indústria alimentícia quanto dos consumidores. A caseína não animal da Fooditive oferece o mesmo sabor, textura e qualidade da caseína derivada de vacas.

A versatilidade da caseína da Fooditive a torna adequada para uso em qualquer aplicação onde a caseína animal é tradicionalmente utilizada, incluindo queijos, bebidas, iogurtes, sobremesas, cremes de café, barras de lanche, produtos de nutrição esportiva e muito mais. Juntas, a Leprino Foods e o Fooditive Group estão preparadas para introduzir esta caseína revolucionária na indústria de maneiras inovadoras e visionárias.

Moayad Abushokhedim, CEO do Fooditive Group, comentou: “Estamos extremamente empolgados em colaborar com a Leprino Foods para levar nossa revolucionária caseína não animal ao mercado global. Esta parceria não apenas reafirma nosso compromisso com a sustentabilidade e demonstra o incrível potencial de nossa tecnologia de fermentação de precisão, mas também destaca nosso compromisso com parcerias estratégicas. Ao oferecer proteínas de alta qualidade e ambientalmente amigáveis, estamos pavimentando o caminho para um futuro mais sustentável e entregando alternativas inovadoras à base de plantas que atendem às demandas em constante evolução dos consumidores. Juntos com a Leprino Foods, estamos prontos para transformar a indústria alimentícia e causar um impacto duradouro no planeta.”

Mike Durkin, Presidente da Leprino Foods Company, comentou: “Este acordo com a Fooditive destaca nossa capacidade de inovar e nos adaptar rapidamente às tendências e tecnologias emergentes. Ao incorporar a fermentação de precisão junto à nossa produção convencional de laticínios, exploraremos como esta caseína não animal derivada da fermentação poderá ampliar nosso portfólio de produtos. Esta inovação não apenas pode melhorar nossa gama de produtos, mas também promete reduzir a pegada ambiental em toda a cadeia de abastecimento, mantendo

Z2 Performance lança a primeira pastilha de eletrólitos do Brasil desenvolvida pela Pronutrition

  • Written by:

Suplemento auxilia o consumo prático de sais minerais por atletas e alivia tensão maxilar através do formato mastigável

A Pronutrition, indústria que desenvolve suplementos, alimentos e bebidas saudáveis e inovadores para diversos segmentos, desenvolveu, de forma inédita no Brasil, a primeira pastilha de eletrólitos nacional, que foi lançada nos sabores limão e hortelã pela Z2 Performance na sua linha Saltz.

O item contém dez pastilhas mastigáveis e auxilia na reposição de sais minerais a partir de um blend de sódio, magnésio e potássio – nutrientes perdidos através do suor durante atividades de alta intensidade. O produto foi lançado no mês de junho, durante a maior feira de negócios em produtos naturais da América Latina, a Naturaltech, onde recebeu o terceiro lugar pelo prêmio de maior inovação da feira.

Victor Castello Branco, fundador da Z2 Performance, enfatiza que ampliar a cartela de produtos no mercado é, também, ajudar as pessoas a alcançar seu potencial além de seus limites: “Tudo o que fazemos é para contribuir com o desenvolvimento humano e o nosso principal objetivo é estabelecer autoridade da Z2 como uma referência na comunidade esportiva, trazendo suplementos ainda mais inovadores”.

De acordo com Francisco Neves, Diretor Geral da Pronutrition, os atletas possuem essa dor de praticidade de consumo durante as atividades de alto rendimento, e a ideia surgiu com o apoio do cliente parceiro: “Além de ser prática de carregar e consumir, a mastigação durante as atividades de alta intensidade, como triathlon, ajuda a aliviar a tensão muscular. Por isso, a ideia resolve, com inovação e qualidade, as dores desses consumidores e se encaixa perfeitamente na rotina do atleta”.

Conforme o diretor, as pastilhas mastigáveis de eletrólitos oferecem diversos benefícios relevantes, sobretudo para esportistas, como redução de cãibras musculares, alívio do estresse térmico, aumento da resistência, manutenção dos níveis eletrólitos e rápida absorção por meio da mucosa bucal. Junto a isso, o movimento de mastigação, que ajuda a aliviar a tensão na mandíbula após muitas horas de prova, é um diferencial significativo.

“Novos formatos sempre abrem portas no mercado de suplementos. A praticidade e a personalização incentivam a adesão do público aos produtos, expandindo ainda mais o setor”, complementa Neves.

Em relação ao futuro, o segmento global de suplementos alimentares encara forte crescimento. Apenas em 2025, o mercado deve ultrapassar US$ 252 bilhões (R$ 1,25 trilhão), chegando a uma Taxa de Crescimento Anual Composta (CAGR) de 7,5% em um período de dez anos, entre 2015 e 2025, conforme estudo recente da Future Market Insights (FMI).

“É um mercado que só tende a crescer e a proporcionar produtos de altíssima qualidade. Estamos acompanhando cada passo para que possamos oferecer suplementos cada vez mais inovadores, como a Saltz”, finaliza o diretor.

FiSA 2024 destaca desafios e soluções no setor de alimentos e bebidas

  • Written by:

A 26ª edição do principal evento do setor na América do Sul será a maior dos últimos sete anos, trazendo 217 expositores, atrações e prêmios, de 06 a 08 de agosto, no São Paulo Expo.

A Food ingredients South America (FiSA), a maior e principal feira de negócios do setor de ingredientes para as indústrias de alimentos e bebidas na América do Sul, abre as vendas de ingressos para a 26ª edição do evento, a ser realizada pela Informa Markets entre os dias 06 e 08 de agosto, no São Paulo Expo. O evento vai reunir 217 expositores de 9 países, ocupando mais de 6,5 mil m² de exposição, além de oferecer uma agenda diversificada de atrações com conteúdo para apoiar as inovações das indústrias de alimentos e bebidas.

Diane Coelho, gerente da FiSA

“A edição deste ano da FiSA será a maior dos últimos 7 anos, com crescimento de 9% em número de expositores em relação ao ano passado. As áreas de exposição estão esgotadas e temos confirmada a participação de players importantes do setor de ingredientes como Cargill, Givaudan, Milhão Ingredients, Produza Foods, Rousselot e muitos outros (acesse aqui a lista completa). A Fi South America é um portal de oportunidades tanto para viabilizar inovações que valorizam o bioma Brasileiro e da América Latina, quanto acessar inovação e relacionamento com diversos outros países, tradicionalmente atraindo a presença internacional de 46 países nas últimas edições”, afirma Diane Coelho, gerente da FiSA.

As empresas expositoras podem ser identificadas conforme seu portfólio de soluções com atuação nos setores “food ingredients”, “natural ingredients” e “health ingredients” e devem trazer inovações nacionais e internacionais para mais de 10 mil profissionais da indústria de alimentos e bebidas, especialmente das áreas de pesquisa e desenvolvimento de marketing.

Atrações e novidades

Mais tradicional congresso global para inovação e desenvolvimento de produtos, lidera a discussão na América do Sul, através do Summit Future of Nutrition que acontece na FiSA, com o patrocínio da Vigna, Barentz e Dr. Paul Lohmann oferece conteúdo exclusivo durante três dias. Profissionais e especialistas vão discutir temas essenciais para o futuro da indústria de alimentos, com destaque para a cadeia de ingredientes. “O intuito é apresentar novos conceitos para o desenvolvimento de alimentos e reduzir a lacuna de conhecimento entre a ciência e o consumidor final”, explica Diane Coelho.

Com foco em inovação e sustentabilidade, o congresso terá neste ano painéis e apresentações a respeito de temas em alta no setor como Inteligência Artificial (IA) aplicada em inovação de produtos, proteínas alternativas, personalização de produtos e novos marcos regulatórios, a exemplo do que se relaciona aos suplementos alimentares no Brasil. Durante o Summit, os congressistas poderão conferir o Supplier Solutions, sessões de 15 minutos em que fornecedores de ingredientes apresentam inovações e soluções para o setor.

Outras atrações do evento serão o Spot Regulatório by Regularium, uma parceria para auxiliar indústrias na aprovação de novos ingredientes na lista positiva da Anvisa; o Innovation Tour, em que os participantes terão acesso a sessões de conteúdo e tours guiados aos estandes dos expositores, promovendo uma imersão completa no que há de mais moderno no mercado; o Tasting Experience, na qual os visitantes poderão experimentar novos produtos; o Plant-Based Experience, focado nas novas tendências de alimentos à base de plantas, incluindo conceitos veganos e vegetarianos; e o Sustainability Experience, um espaço novo e exclusivo para a apresentação de empresas e produtos sustentáveis e upcycled (desenvolvidos para novos usos com maior valor agregado).

Na parte de premiações, o aclamado Fi Innovation Awards, voltado ao reconhecimento de profissionais e indústrias que investem em inovações de ingredientes, alimentos e bebidas, com presença confirmada no ambiente da FiSA. Também será promovida uma nova edição do StartUp Innovations Challenge, que busca incentivar jovens empresas que dedicam tempo e recursos em pesquisa e desenvolvimento, promovendo a inovação, tanto para a indústria quanto para o consumidor final. As soluções inscritas nos prêmios, bem como outras inovações dos expositores, serão destacadas no espaço New Product Zone, uma vitrine para o futuro dos alimentos e bebidas.

A FiSA 2024 ainda terá a segunda edição do Women’s Networking Breakfast. O evento, dedicado a profissionais mulheres da indústria, procura promover a equidade de gênero e a sustentabilidade no setor. Este ano, o tema será: Mulheres Inspiradoras: liderança, empreendedorismo e transformação no mercado de alimentos e bebidas, com patrocínio da Cargill e da Kerry. “É um espaço para discussões e trocas de experiências para valorizar a participação e a liderança feminina no setor de ingredientes. Dessa forma, queremos contribuir para o avanço da agenda de diversidade e equidade no mercado da A&B”, diz Diane Coelho.

Serviço:
Food ingredients South America 2024
Data: de 06 a 08 de agosto de 2024.
Information Classification: General
Local: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo
– SP, 04329-900) Horário: 13h às 20h
Ingressos: www.fi-events.com.br/pt/credenciamento.html

NotCo lança linha NotShake Protein

  • Written by:

Com 16g de proteínas e poucos carboidratos, o lançamento oferece benefícios nutritivos em opções únicas de sabores

Depois de analisar 35 bebidas proteicas de 8 marcas que atuam nesse mercado, a NotCo constatou que mais da metade (54%) dos produtos possuem mais carboidratos do que proteínas. Olhando para esse cenário, a foodtech anunciou um lançamento que reverte essa distribuição nutricional sem perder o sabor promovendo uma experiência inédita com a linha NotShake Protein.

Junto das opções Chocolate, Café Caramelo e Baunilha com Coco, a categoria traz novidades exclusivas, como Panqueca de Banana com Canela e Morango com Tâmara. Todas as 5 alternativas possuem 16g de proteínas por unidade e uma média de 3,5g de carboidratos.

“Estávamos buscando algo diferente do que o mercado oferece hoje”, diz André Weinmann, Presidente da NotCo no Brasil. “Atualmente, a maioria dos shakes proteicos dão uma sensação de ‘peso’ e são muito doces. Queríamos ir na contramão dessa realidade, trazendo um lançamento leve, menos adocicado e que pudesse atender tanto a demanda dos sabores comuns quanto de paladares mais maduros e exigentes. E, para completar o objetivo de elevar a experiência do consumidor, também priorizamos a manutenção do maior aporte proteico e menor quantidade de carboidratos em um modelo on the go desta categoria”, complementa.

O NotShake Protein é uma evolução do NotMilk High Protein, que foi aprimorado com apoio do Giuseppe, a Inteligência Artificial da companhia. Enquanto a primeira bebida proteica precisou de 10 meses para chegar em sua versão final, a nova fórmula, com foco em ganhos nutricionais e sensoriais, ficou pronta em apenas 4 meses, o que representa o quanto a IA é capaz de acelerar o processo de criação de produtos cada vez melhores.

Inscreva-se para receber nossas notícias e novidades em seu e-mail e cancele quando quiser.

 

 

 

 

 

Fonte: GKPB 04.07.2024

Goldko lança o primeiro marshmallow vegano, sem adição de açúcares e sem glúten do mundo

  • Written by:

A linha de produtos é composta por bombom, musa e barra de proteínas

A GoldKo, marca fundada pela família Kopenhagen e reconhecida por criar um universo de produtos saborosos e saudáveis, como chocolate sem açúcar, lançou este mês um produto inovador: o primeiro marshmallow vegano, sem adição de açúcares e sem glúten do mundo. O produto compõe a linha vegana já existente da marca, trazendo novas possibilidades e sabores aos seus clientes.

Para chegar ao produto final foram três anos de intensa pesquisa e desenvolvimento. O resultado foi sabor e textura incomparáveis. Com o claro objetivo de fornecer a todas as pessoas opções saborosas e saudáveis, o novo marshmallow é inteiramente livre de ingredientes de origem animal e promete revolucionar o mercado de doces veganos. Abrindo uma porta imensa de novas alternativas.

A linha de produtos é composta por três delícias imperdíveis:

Bombom – Uma explosão de sabor em uma única mordida, combinando o marshmallow vegano com uma cobertura irresistível de chocolate ao leite de coco. Tudo sem glúten, sem adição de açúcares, e nenhum sabor residual.

Musa – O best seller da GoldKo agora na versão vegana. Uma opção sofisticada que une a suavidade do marshmallow vegano com base crocante de biscoito e cobertura de chocolate ao leite de coco. Tudo sem glúten, sem adição de açúcares, super cremoso e nenhum sabor residual.

Barra de Proteína – A escolha ideal para quem procura uma opção saudável e saborosa para o dia a dia. Recheio (exagerado) de marshmallow vegano, chocolate ao leite de coco e 13g de proteína. Opção perfeita do pré treino à fominha da tarde. Praticidade e sabor em um mesmo produto, super cremoso e pronto para ser consumido. Sem glúten, sem adição de açúcares, sem sabor residual, super cremoso e saboroso.

“A inovação sempre foi uma marca registrada da GoldKo, e estamos orgulhosos de apresentar ao mundo o primeiro marshmallow vegano, sem adição de açúcares e sem glúten.” diz Paulo Kopenhagen Goldfinger, responsável pelo desenvolvimento das receitas exclusivas da GoldKo, mestre chocolateiro, e inovador nato, que acredita que chocolate de alta qualidade deve fazer parte da vida de todos nós, todos os dias.

Os novos produtos já estão disponíveis para compra no site oficial da GoldKo, nas sete lojas da marca e em breve em milhares de pontos de vendas em todo o país.

Inovações e revoluções nos produtos naturais

  • Written by:

Na Naturaltech, a maior feira de produtos naturais da América Latina, mais de 1.700 marcas apresentaram suas inovações em alimentos e cosméticos, destacando-se pela busca constante por soluções práticas e saudáveis para o mercado. Confira alguns dos produtos que foram destaque no evento:

Pasta de Amendoim em Pó

Conhecida entre influenciadores fitness, a BetterPB lançou sua pasta de amendoim em pó. Produzida por meio de um processo mecânico, essa pasta possui três vezes menos calorias e gorduras, além de mais proteínas comparadas às pastas convencionais, oferecendo uma alternativa saudável e nutritiva para o consumidor consciente.

Suco em Pó Saudável 

Desenvolvido pela nutricionista Graziela Caproni, os sucos em pó da Frutificado contêm mais de 77% de frutas, sem adição de ingredientes artificiais ou aditivos. Disponíveis nos sabores açaí com uva, laranja com acerola, e maracujá com camomila, os sucos são práticos, não necessitam de refrigeração e ficam prontos em menos de 20 segundos.

Café de Açaí

O café de açaí, uma alternativa nutritiva ao café tradicional, é produzido a partir da infusão dos grãos torrados e moídos do açaí. A Bio Ervas, empresa paraense, desenvolveu uma versão 100% do grão do açaí, com combinações como cacau ou cidreira, proporcionando uma bebida rica em sabor e benefícios à saúde, sem cafeína.

Biscoitinho para Fase de Dentição

Especialista em produtos para bebês, a Papapá apresentou seu biscoitinho para a fase de dentição. Feito com ingredientes naturais, o biscoito é sólido por fora e derrete na boca, facilitando o consumo pelos bebês e ajudando a aliviar o incômodo da dentição.

Bebida Proteica

A Moving Protein Booster oferece uma bebida proteica com 12g de proteína, 100 mg de cafeína, 54 calorias e zero carboidratos em latinhas de 270ml. Enriquecida com Creatina, BCAA, Complexo B, Coenzima Q10, Magnésio e Potássio, esta bebida levemente gaseificada é ideal para pré-treino, pós-treino e refeições rápidas, atendendo à demanda por alternativas saudáveis e práticas.

Macarrão e Proteína de Amendoim

A AmendoPRO trouxe à tona o macarrão proteico de amendoim, contendo 40g de proteína por porção de 80g, como uma alternativa saudável à farinha branca. Além disso, a marca apresentou sua proteína de amendoim em pó nos sabores paçoca, capuccino e chocolate, ampliando as opções para consumidores que buscam aumentar a ingestão proteica de forma saborosa.

Dry Gin com Jambu

A AMZ Tropical introduziu o Dry Gin com Jambu, uma erva típica da região Norte do Brasil, conhecida por causar uma leve dormência na boca. Premiado no World Gin Awards, o gin está disponível na versão pura em garrafas de 700 ml, além de opções prontas para misturar com limão siciliano e água tônica.

VidaVeg entra no mercado de shakes proteicos com lançamento do VegPro

  • Written by:

Com 15 gramas de proteína de alta digestibilidade, a bebida 100% vegetal é produzida sem açúcar, sem glúten e sem lactose, para atender diferentes perfis de consumidores

A VidaVeg, líder nacional na fabricação de produtos plant based, anuncia o lançamento do shake proteico VegPro nos sabores morango e chocolate. É uma nova fonte de proteínas vegetais para pessoas que buscam opções saudáveis sem açúcar, que apresentam intolerância ou alergia alimentar.

Produzido à base de aveia e com ingredientes naturais, o shake proteico possui uma composição zero açúcar, zero glúten, zero lactose e zero caseína, sendo esta última uma das proteínas de maior concentração no leite, apontada como importante causa de alergias.

O VegPro contém 15 gramas de proteínas de alta digestibilidade, o que o torna ideal para quem pratica atividades físicas e busca um estilo de vida saudável. Além disso, tem a vantagem de não precisar de refrigeração. Ele pode ser levado na bike, na mochila ou na bolsa, para ser consumido a qualquer momento, em qualquer lugar.

“É um alimento prático e gostoso, para quem quer uma alimentação mais saudável e sustentável”, reforça o diretor comercial e fundador da VidaVeg, Álvaro Gazolla. “Cada vez mais brasileiros buscam produtos veganos para reforçar os cuidados com a saúde e o meio ambiente”, acrescenta.

O consumo de alimentos diferenciados, feitos à base de plantas, é uma tendência mundial e que também tem relação com o aumento dos casos de alergia e intolerância alimentar. “O shake proteico VegPro é uma excelente opção para os consumidores que buscam mais qualidade de vida, sem abrir mão do sabor”, complementa Gazolla. O produto estará disponível nas prateleiras dos supermercados a partir da segunda semana de julho.

Futuro dos alimentos será colorido pela natureza

  • Written by:

Segurança alimentar, conformidade com regulações e preferências do consumidor apoiam o desenvolvimento de novos corantes naturais 

Por Estela Mendonça 

Na mesma proporção que cresce a busca por soluções alimentares naturais, especialmente na sequência da pandemia da COVID-19, com o potente reforço de influenciadores e pressão de órgãos reguladores, os corantes naturais mais do que nunca vêm ganhando importância na indústria e para os consumidores. Mais atentos aos rótulos dos produtos que consomem, eles priorizam corantes alimentares derivados de fontes vegetais.    

Alinhados à tendência de rótulos limpos e a um movimento mais amplo em direção aos alimentos mais saudáveis, inicialmente os corantes naturais ganharam destaque na fabricação de produtos orgânicos e naturais, mas já estão presentes nas principais categorias de alimentos e bebidas, incluindo itens de confeitaria, panificação, laticínios doces e snacks 

Desejo e receio 

O mercado de corantes alimentares naturais, avaliado em US$ 8,20 bilhões em 2023, deverá crescer mais de 5,6% ao ano até 2032 e ultrapassar os US$ 13 bilhões, de acordo com relatório da Global Market Insights (GMI), analisando que o mercado é impulsionado pela crescente preferência do consumidor por produtos naturais e orgânicos.  

A GMI avalia que, além buscarem alimentos mais saudáveis e transparência nos rótulos, o aumento da consciência sobre os potenciais riscos para a saúde associados aos aditivos sintéticos tem levado os consumidores a optar por produtos com corantes provenientes da natureza. “A proibição de corantes sintéticos em alimentos e bebidas em mercados-chave, como a América do Norte e a Europa, sublinha uma mudança global em direção a alternativas mais seguras e naturais”, destaca o relatório.  

Figurando na extensa lista de corantes  com restrições, o  inorgânico dióxido de titânio (E-171), por exemplo, foi proibido na União Europeia em 2021 por suspeitas de que suas nanopartículas possam danificar o DNA.  

Alternativa ao dióxido de titânio 

“Coloração atrativa, rótulos limpos, controle de custos e conformidade com regulamentações são alguns dos desafios enfrentados pela indústria de alimentos na aplicação de corantes naturais”, observa Wilson Onorio, gerente técnico da Roha, uma das maiores empresas globais de corantes e ingredientes alimentícios, ressaltando que, desde a seleção criteriosa das matérias-primas até a estabilização das formulações, diversos parâmetros exigem uma atenção especial. 

Wilson Onorio, gerente técnico da Roha

Onorio também pontua que a crescente influência das mídias sociais sobre as escolhas e preferências alimentares dos consumidores tem impulsionado a demanda por produtos mais naturais e visualmente atrativos. “Na Roha, os pesquisadores dedicam-se a desenvolver ingredientes inovadores que não apenas atendam às demandas do mercado global, mas também estejam em conformidade com as exigências regulatórias, garantindo soluções estáveis e seguras para a indústria de alimentos”, afirma. 

Em sintonia com as últimas publicações regulatórias globais, a Roha desenvolveu a linha Niveous como uma alternativa ao dióxido de titânio. De acordo com o gerente técnico, a linha é composta por produtos formulados com ingredientes naturais que oferecem efeito opacificante, trazendo opções para produtos clean label.  

Outra indicação de Onorio é a linha Futurals (concentrados) da Roha, que oferece ingredientes naturais, estáveis e que conferem cor aos alimentos sem a necessidade de aditivos. “Estes concentrados naturais podem ser utilizados em formulações de produtos com propostas de saudabilidade, contribuindo para a criação de alimentos mais naturais e atrativos”. 

Cores vibrantes 

Durante muito tempo, os corantes artificiais eram o padrão da indústria para a obtenção de cores vivas e brilhantes, mas com a queda de reputação desses aditivos levaram ao receio do consumo produtos com cores vibrantes. Com a aplicação de cores de fontes naturais, a percepção do consumidor também está mudando. Cores divertidas e exclusivas estão em alta, já que são ideais para postar nas mídias sociais.  

Em matéria da Revista Time sobre tendências alimentares para 2024, publicada em janeiro, Morgana Gaye, futurista alimentar radicada em Londres, aposta que o azul dominará, como reflexo da busca pela a natureza e consolo para um mundo dividido e estressante: “Veremos muffins, veremos cupcakes, veremos bebidas coloridas com proteína de ervilha borboleta, ou alga verde azulada… Vamos precisar de conforto, gentileza e natureza”.   

Azul, a joia rara  

Novos alimentos azuis vêm por aí. Os brasileiros conhecem bem o licor de jenipapo, mas muitos sequer podem imaginar que, em breve, consumirão bebidas e os mais diversos produtos alimentícios em tons azuis provenientes desse fruto.

Stella Munhoz: lançamento de corante natural azul atende demanda da indústria

Isso porque o Genipa americana se tornou matéria-prima do novo corante natural Jungle Blue, lançado no final de 2023 pela Oterra, maior produtora global de corantes naturais e sustentáveis para alimentos, bebidas e suplementos alimentares.  

“O novo pigmento natural azul tem tudo para mexer com a indústria, que há tempos buscava alternativas para essa cor”, aposta Stella Munhoz, gerente de marketing da Oterra para América Latina, que destaca que o Jungle Blue pode ser utilizado em diversas aplicações, como bebidas lácteas e à base de soja, preparados de frutas, suplementos alimentares e outras categorias. 

Até então, a matéria-prima natural mais conhecida era a espirulina, alga verde que permite a obtenção do extrato azul. Combinado com outras cores naturais, o Jungle Blue também possibilita opções de verde e violeta. 

A Oterra também tem novidades em tons marrons, com o recente lançamento do Simply Brown, novo integrante da linha de ingredientes que colorem FruitMax®, tendo a maçã como matéria-prima. De acordo com Stella, o produto serve como alternativa, principalmente, para o caramelo I e II, tem rótulo limpo e é livre de alérgenos. 

Portfólio completo 

Marcelle Dresdi, executiva de contas da Divisão de Human Nutrition da Barentz, reforça a importância das cores na indústria de alimentos, desde o primeiro impacto de sua embalagem até na hora do consumo. “Elas decisivas na hora da compra. Atentas a isso, as indústrias de alimentos estão investindo cada vez mais, não apenas nas cores das embalagens dos produtos, mas também nas cores dos alimentos para chamar atenção do consumidor”.  

Marcelle Dresdi, executiva de contas da Divisão de Human Nutrition da Barentz

Por outro lado, Marcelle ressalta que, com a tendência de saudabilidade se consolidando no mercado de alimentos e bebidas, os corantes começam a ser alvo de preocupação e de regulamentações mais rigorosas, trazendo a necessidade e a oportunidade de substituição de produtos artificiais por opções naturais.  

“Alinhada a essa tendência, a Barentz tem um portfólio completo de corantes naturais, em parceria com a Oterra, para atender as demandas de todas as categorias de alimentos e bebidas”, afirma Marcelle. A empresa oferece desde os principais corantes naturais, como o cúrcuma, urucum, carmim e clorofila, além das alternativas naturais de substituição do corante caramelo com suco de maçã, as tonalidades de azul vindas do Jenipapo e muitos outros. 

“Os corantes naturais possuem métodos sustentáveis de extração, tecnologias de concentração de pigmentos e estabilidade das cores, trazendo um leque de possibilidades de cores para a indústria”, garante a executiva da Barentz. 

Para saber mais sobre as diversas possibilidades de uso dos corantes naturais, entre em contato com a equipe comercial da Barentz: marketing_brsao@barentz.com ou suporte_brsao@barentz.com 

Arco-íris vegetal

Juntamente com a boa notícia para os fabricantes de que eles já podem contar com corantes naturais que abrangem praticamente todo o espectro de cores que podem ser utilizadas em alimentos e bebidas, sem riscos para a saúde, o estudo da GMI aponta barreiras para a ampla utilização, mas que já estão na mira dos fornecedores de aditivos, como os custos maiores para a indústria, mesmo em um cenário de consumo cada vez mais consciente, com preferência crescente por alimentos e bebidas mais naturais e saudáveis. 

Reforçando a necessidade de os fabricantes não adiarem a adoção de corantes naturais em seus produtos, a Mintel reforça em suas previsões que nos próximos anos crescerá o interesse por alimentos e bebidas menos processados, feitos com ingredientes reciclados, ricos em vitaminas, minerais, fibras, proteínas e outros nutrientes.  

A Euromonitor também aponta que os consumidores no pós-COVID-19 estão muito mais dispostos para se tornarem mais saudáveis com os alimentos e bebidas certos. A inovação será fundamental para responder às expectativas crescentes de alternativas alimentares.  

Parceiros 2024