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2San faz aquisição no Reino Unido

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O fornecedor global de soluções de limpeza 2San adquiriu a empresa britânica Craftex Cleaning Systems, especializada em produtos sustentáveis ​​e livres de produtos químicos.

Com acesso à cadeia de suprimentos global, logística e estrutura de vendas da 2San, a Craftex agora se beneficiará de ter acesso a um mercado mais amplo que se estende além da Europa.

O diretor de marca global e ex-diretor administrativo da Craftex, Jason Tallamy, disse: “Estamos muito satisfeitos em ingressar na família 2San e realmente ansiosos pela empolgante jornada de crescimento de nossos produtos e serviços”.

Mark Hewlett, CEO global da 2San acrescentou: “Nosso foco é trazer produtos e serviços inovadores e sustentáveis ​​para nossos clientes. Como grupo, estamos unidos para fornecer produtos acessíveis, sustentáveis ​​e de alta qualidade ao mercado globalmente .”

 

 

 

Fonte: European Cleaning Journal 21.02.2023

Robô poupará 39% do tempo gasto em tarefa doméstica, dizem cientistas

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Estudo entrevistou 65 especialistas em inteligência artificial e apontou quais tipos de trabalho não remunerado tendem a ser impactados pela tecnologia

Uma pesquisa de opinião realizada com 65 especialistas em inteligência artificial perguntou a eles quais tarefas domésticas tendem a ser mais facilmente realizadas por robôs. Os entrevistados afirmaram que, em média, 39% do trabalho doméstico hoje realizado manualmente pode vir a ser robotizado dentro de uma escala de dez anos.

O trabalho, publicado na revista científica PLoS One, e liderado pelo cientista Vili Lehdonvirta, foi uma iniciativa da Universidade de Oxford, que possui um centro de estudos dedicado a estudar a interação da inteligência artificial com ciências sociais. Foram selecionados para a entrevista 36 especialistas do Reino Unido e 29 do Japão — ambos os países possuem comunidades de pesquisadores de ponta na área.

Segundo a opinião dos entrevistados, o tempo hoje gasto com tarefas mais propensas a serem substituídas por robôs são as compras de supermercado. Até 59% das tarefas relacionadas a isso poderiam ser poupados. Já existem aplicativos, claro, que encomendam compras de supermercado, mas os especialistas acreditam que ainda há espaço para automação de tarefas como monitorar estoques pessoais de produtos e escolher quais comprar.

O conjunto de tarefas mais difícil de delegar à inteligência artificial, por outro lado, é o daquelas que envolvem cuidados manuais com crianças (trocar fraldas, preparar refeições, providenciar banho etc.). O potencial de tempo a ser economizado por robôs nessa frente é de 21%, segundo especialistas.

Segundo os cientistas que conduziram a entrevista, a inspiração para o trabalho de sondar os especialistas sobre suas expectativas veio de uma outra pesquisa que fez o mesmo, dez anos atrás. Em 2013, os cientistas americanos Carl Frey e Michael Osborne publicaram um estudo similar, mas voltado a avaliar a capacidade de robôs de substituir profissões. Na época, os dois concluíram que 47% dos tipos de emprego nos EUA estariam sob risco de serem substituídos por robôs.

O trabalho que Lehdonvirta e seus colegas de Oxford e da Universidade Ochanomizu de Tóquio publicaram agora, por outro lado, enfocou apenas tarefas domésticas que tipicamente são trabalho não pago.

“O futuro do trabalho se tornou um tópico importante de pesquisas e de debate político, mas o debate se concentrou inteiramente no trabalho remunerado, embora as pessoas nos países industrializados gastem, em média, quantidades comparáveis de tempo em trabalho não remunerado”, escreveu o cientista com seus coautores.

“Em todas as sociedades, o trabalho doméstico não remunerado é desproporcionalmente realizado por mulheres. No entanto, a maior parte do discurso atual sobre o ‘futuro do trabalho’ se refere apenas ao trabalho remunerado. Que tipo de futuro se imagina para o trabalho não remunerado? Já que os robôs vão roubar nossos empregos, eles poderão pelo menos tirar o lixo para nós?”, perguntam.

Se a resposta dos especialistas consultados, a resposta é que existe, sim, uma boa chance de que o cuidado com lixo e resíduos domésticos seja automatizado, porque eles acreditam que cerca de 36% do tempo gasto com manutenção da casa e dos carros poderá ser economizado com robôs.

Sociologia da tecnologia

Lehdonvirta reconhece que a abordagem mais ‘sociológica’ para estimar o impacto futuro da inteligência artificial, já que as porcentagens retiradas na pesquisa são uma média das opiniões subjetivas dos consultados. Em alguns casos houve bastante variação, mas as opiniões estavam relativamente bem alinhadas para a maioria dos tópicos.

Os homens britânicos entrevistados, por exemplo, tendem a ser mais otimistas sobre a automação doméstica em comparação com mulheres. Essa tendência foi revertida no Japão, porém, com as mulheres sendo um pouco mais otimistas.

O questionário usado pelos pesquisadores foi cuidadoso em tentar não misturar avanços tecnológicos já existentes, como máquinas de lavar louça, com tarefas domésticas complementares que ainda requerem pessoas, como recolher a louça e posicioná-la na maquina.

Os pesquisadores também sondaram os especialistas sobre o custo aproximado que a automação de tarefas domésticas terá, mas não divulgaram os resultados no estudo ainda. O preço dessa tecnologia, reconhecem, sempre tem início em patamares menos acessíveis, mas tende a diminuir com o tempo. Entender o futuro dessas tecnologias é importante para planejar a economia, dizem os cientistas.

“Considerando que hoje as pessoas gastam em trabalho não remunerado um tempo similar ao de seu trabalho remunerado, as implicações sociais e econômicas desse futuro de trabalho não remunerado podem ser significativas”, escreve Lehdonvirta. “Isso poderia livrar horas adicionais da vida das pessoas para trabalho remunerado e para lazer, especialmente no caso das mulheres, que assumem uma quantidade desproporcional do trabalhão não remunerado na maioria das sociedades”.

 

 

 

 

Fonte: Revista PEGN 22.02.2023

Mercado global de produtos de limpeza doméstica atingirá US$ 211,5 bilhões até 2030

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A Reportlinker.com anunciou que o Mercado global de produtos de limpeza doméstica deve atingir US$ 211,5 bilhões até 2030. A previsão é de seu relatório “Global Household Cleaning Products Industry.

No cenário de negócios pós-COVID-19 alterado, o mercado global de produtos de limpeza doméstica, estimado em US$ 164,9 bilhões no ano de 2022, deverá atingir um tamanho revisado de US$ 211,5 bilhões até 2030, crescendo a um CAGR de 3,2% durante o período de análise 2022-2030.

Produtos para lavar louça, um dos segmentos analisados ​​no relatório, está projetado para registrar um CAGR de 3% e atingir US$ 90,6 bilhões até o final do período de análise. Levando em consideração a recuperação pós-pandêmica em andamento, o crescimento no segmento de Limpadores de Banheiro é reajustado para um CAGR revisado de 3,1% para o próximo período de 8 anos.

 

 

 

Fonte: Yahoo Finance 10.02.2023

Site informa quais substâncias não podem ser misturadas

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Plataforma traz informações sobre combinações de medicamentos e produtos de limpeza

Misturar substâncias nem sempre pode ser uma boa ideia. É de conhecimento comum que se deve evitar combinar remédios com álcool, mas sabe-se pouco sobre os efeitos de outras misturas, seja de medicamentos ou até de produtos de limpeza.

O site Pode misturar? foi idealizado pela divulgadora científica e farmacêutica Laura Marise, que apresenta o canal de YouTube “Nunca vi 1 cientista” e é uma das roteiristas e apresentadoras do “Nerdologia”, canal que integra o portal Jovem Nerd, parte do Magazine Luiza.

A interface do site é simples: você deve escolher duas substâncias, que aparecem em uma lista pré-determinada. Depois, basta clicar em “Checar” e a página vai dizer se elas podem ou não ser misturadas, junto com uma explicação do porquê.

“Uma das coisas que mais tive que responder na minha vida como farmacêutica é se pode misturar o medicamento X com o Y, ou se pode beber cerveja enquanto se está tomando antibiótico”, diz Marise.

“Quando me tornei produtora de conteúdo, passei a receber as mesmas perguntas sobre medicamentos, além de dúvidas com relação a produtos de limpeza, especialmente sobre receitas caseiras. Senti que eu precisava usar meu conhecimento e meu alcance nas redes para criar um ambiente em que as pessoas pudessem consultar se aquilo que elas querem misturar realmente pode misturar”, afirma.

O site foi desenvolvido em parceria com o programador Mario Souto, idealizador do canal de YouTube “Dev Soutinho”. O “Pode misturar?” já conta com uma lista de 91 substâncias. Caso uma mistura não seja encontrada, o usuário pode sugeri-la, junto da explicação correspondente.

Produtos de limpeza

A mistura de produtos de limpeza distintos pode trazer sequelas e, em alguns casos, levar à morte. Mas o resultado de certas combinações não é tão difundido. A inalação de certos gases, fumaças e vapores pode ser letal.

As combinações tóxicas de alguns produtos de limpeza podem trazer problemas pela formação de gases tóxicos que prejudicam o funcionamento dos pulmões. Juntar álcool e água sanitária, por exemplo, gera o gás cloro, substância usada na 1ª Guerra Mundial como arma química.

“A maioria dessas ‘receitinhas’ faz misturas que geram gases tóxicos – pode reparar se você não tem um acesso de tosse ou sente o nariz arder quando mistura produtos para limpar o banheiro; são os gases tóxicos formados. Todos os anos, milhares de pessoas vão parar no hospital devido a isso, e muitas ficam com sequelas permanentes nos pulmões, por exemplo”, disse Marise.

Caso haja necessidade de usar mais de um produto de limpeza, deve-se aplicar o primeiro, diluído conforme na embalagem, secar, e usar o segundo, também com a diluição indicada.

 

 

 

Fonte: Nexo 20.02.2023

Marca Nelly lança amaciantes e lava-roupas Joias do Brasil

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Novos produtos da Indústria Química Mascia prometem “explosão de perfume”

Por Estela Mendonça

Com mais de 50 anos de atuação no fornecimento de produtos para tratamento de água, a Indústria Química Mascia, sediada em Caxias do Sul (RS), anuncia o lançamento dos amaciantes e lava-roupas Nelly Jóias do Brasil. Os lançamentos ampliam o portfólio da marca de produtos de limpeza, negócio em que a empresa ingressou em 2021.

“Os amaciantes e os lava-roupas Nelly Joias do Brasil foram idealizados para uma experiência de explosão de perfume e, por esta razão, apresentam duplas de produtos de cuidados com as roupas com a mesma fragrância”, ressalta Fernanda Mascia Fadanelli, diretora executiva da Nelly.

Perfumes sofisticados

Com fragrâncias importadas, os produtos estão disponíveis em cinco versões inspiradas em pedras precisosas: ametista, quartzo rosa, turmalina paraíba, topázio imperial e esmeralda.

Fernanda Mascia Fadanelli, diretora executiva da Nelly

“Como a alta perfumação e as fragrâncias de perfumaria fina estão entre as principais tendências globais em cuidados com as roupas, decidimos estrear nesse segmento com produtos que oferecessem perfumes sofisticados e de longa duração”, afirma Fernanda.

À frente do novo negócio da empresa familiar, Fernanda, que faz parte da segunda geração, conta que a marca Nelly, lançada em plena pandemia, foi uma homenagem à sua avó Nelly Veronese Mascia, mãe do fundador, o engenheiro químico Luiz Santiago Veronese Mascia.

Portfólio diversificado

Apesar de ser uma marca jovem no setor de limpeza doméstica, a Nelly já conta com mais de 30 produtos em seu portfólio, incluindo detergente, desinfetante, alvejante sem cloro, água sanitária e limpadores, além dos novos lava-roupas e amaciantes. Inicialmente, os produtos são comercializados na Região Sul, mas a empresa está investindo na ampliação dos canais de distribuição e chegar a outras regiões do país.

GM patenteia tela de toque autolimpante que apaga impressões digitais

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Para o bem ou para o mal, as telas sensíveis ao toque são quase tão inerentes ao design automotivo quanto os cintos de segurança e os espelhos retrovisores.

As montadoras estão cada vez mais incorporando telas sensíveis ao toque em modelos básicos à medida que as interfaces analógicas se tornam um símbolo do passado. Mas, por mais onipresentes e intuitivas que as telas sensíveis ao toque tenham se tornado, elas carregam uma ressalva: a temida impressão digital. A General Motors parece estar lutando contra esse fenômeno. Em 14 de fevereiro, a empresa registrou uma patente para uma tela sensível ao toque autolimpante que apaga impressões digitais regularmente, eliminando a necessidade de os motoristas limparem suas telas manualmente.

Todas as interfaces de infoentretenimento ou painel com tela sensível ao toque envolvem uma série de LEDs vermelhos, verdes e azuis, que trabalham juntos para informar qual música está tocando ou onde você precisa fazer uma inversão de marcha. De acordo com a patente da GM, esse novo display autolimpante envolveria um quarto tipo de LED que emite luz violeta. A luz violeta é invisível ao olho humano, então isso não mudaria a experiência visual dos motoristas. Em vez disso, ativaria um revestimento fotocatalítico transparente embutido no material transparente que cobre os LEDs. Após a ativação, esse revestimento sofreria uma reação química que usa a umidade do ar para decompor o material orgânico que compõe as impressões digitais.

Os LEDs violeta embutidos na tela sensível ao toque da GM seriam ativados de forma programada, como durante a noite, enquanto o carro está estacionado. A patente da GM também menciona um controlador que acionaria os LEDs violetas sob demanda – pense durante uma viagem, quando o motorista e a pessoa que está pilotando a espingarda estão se deliciando com lanches gordurosos e refeições drive-thru.

A GM reconhece em sua patente que não é a primeira a desenvolver revestimentos fotocatalíticos para telas sensíveis ao toque. Outras marcas incorporaram revestimentos fotocatalíticos em seus monitores para derrotar os micróbios que se acumulam em uma tela popular. Mas eles requerem luz ultravioleta (UV) para serem ativados, o que significa que são inúteis durante a noite ou em dias muito nublados. Ao incorporar LEDs violetas em seus monitores, a GM está trabalhando para eliminar requisitos de condições externas e permitir que seus motoristas apaguem impressões digitais de seus monitores sempre que desejarem.

Esta é apenas uma patente, e a GM não disse nada oficialmente sobre incorporar a invenção em seus veículos. As empresas registram patentes para tecnologias que não usam o tempo todo, então é possível que essas telas sensíveis ao toque específicas para apagar impressões digitais nunca cheguem a Buicks, caminhões GMC ou Cadillacs. Dada a difusão das telas sensíveis ao toque, no entanto, esperamos que essa tecnologia acabe chegando aos revendedores.

 

 

Fonte: Extreme Tech 21.02.2023

Cresce oferta de produtos waterless para limpeza doméstica

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Com apelo de economia de recursos naturais, produtos sem água e concentrados atraem consumidores 

Por Estela Mendonça

Um número cada vez maior de consumidores tem se empenhado em fazer escolhas de consumo mais responsáveis e adaptar hábitos com pequenas mudanças, como a forma que utiliza a água na limpeza doméstica, o que tem aumentado seu interesse por produtos totalmente sem água ou concentrados.

“O movimento de produtos waterless vem crescendo na indústria de cuidados do lar à medida que os consumidores se tornam mais conscientes em relação ao impacto do seu consumo e de suas rotinas para o planeta”, avalia Amanda Caridad, analista sênior Latam da Mintel, que cita uma pesquisa publicada pela empresa em junho de 2021, na qual 63% dos brasileiros entrevistados relataram ter reduzido o desperdício de água como uma prática sustentável dentro de casa.

Amanda Caridad, analista sênior Latam da Mintel

Para a analista, considerando que em 2021 foi registrada uma das piores crises hídricas dos últimos 90 anos, os consumidores passarão a valorizar cada vez mais produtos e marcas que os ajudem a usar os recursos naturais de forma consciente. Em outra pesquisa da Mintel, de junho de 2022, 24% dos brasileiros citaram “sustentável (embalagens ecológicas, neutras em carbono)” e outros 18%, “ético (livre de crueldade animal, não contamina rios)” como atributos importantes ao comprarem produtos de cuidados com a casa.

Dentro do orçamento

Além de serem bons para o planeta, Amanda sugere que os produtos concentrados e em pó também poderiam comunicar praticidade de armazenamento, especialmente considerando que no ano passado 5% dos brasileiros relataram à Mintel morar em studios e 9% morar sozinhos. “Os dados indicam como as marcas de cuidados domésticos poderiam atrair esses consumidores que buscam por economia, praticidade e práticas mais sustentáveis ao desenvolver produtos que comuniquem essas credenciais de forma clara, sem afetar seu orçamento”.

Reforçando o aspecto econômico, Amanda também lembra que, de acordo com a Pesquisa do Consumidor Global, que monitora 36 mercados ao redor do mundo, publicada em setembro de 2022, 64% dos brasileiros entrevistados disseram que notaram que o preço dos produtos para cuidados da casa aumentaram.

Formulações mais estáveis

“O mundo caminha para ações mais sustentáveis que percorrem toda a cadeia de produção e consumo, visando à redução do impacto ambiental. O desenvolvimento de produtos concentrados, por exemplo, está entre as principais iniciativas da indústria química voltada para a sustentabilidade”, observa Gabriela Crisol, pesquisadora especialista em home care da Stepan.

Gabriela Crisol, pesquisadora especialista em home care da Stepan

Entre os benefícios dos produtos concentrados de limpeza, a especialista cita a economia de água na formulação e a redução de embalagens, resíduos, do espaço de estoque e da pegada de carbono, além de emissões de transporte mais baixas de gases poluentes. O consumidor também se beneficia com o menor preço do litro do produto e embalagens menores.

Gabriela pontua que um dos principais desafios de desenvolvimento é conseguir estabilizar um sistema com alta carga de tensoativo e baixa concentração de água. “A Stepan Company tem soluções que podem ajudar os formuladores a superar esses desafios de formulação de concentrados e serem capazes de atender às necessidades do mercado”, afirma.

Para suportar altas concentrações de tensoativos em formulações, a Stepan oferece o BIO-TERGE® PAS-8S, um eficiente hidrótropo com excelentes propriedades de umectação, podendo atuar mesmo em sistemas altamente ácidos e alcalinos. Gabriela explica que a utilização desse material facilita a incorporação de tensoativos e outros ingredientes na formulação, como builders e fillers, possibilitando a criação de sistemas mais robustos e estáveis. “A versatilidade do BIO-TERGE® PAS-8S o torna a escolha ideal para formular produtos de limpeza domésticos e institucionais”.

Favorecendo inovações

A BASF está trabalhando com componentes ecológicos em formulações para os diferentes segmentos de home care. Artur Araujo, analista de marketing para Home Care e Soluções Industriais, lembra que novos formatos para o consumidor final estão se destacando por ajudarem na economia de água e melhorarem a experiência do consumidor. “Produtos concentrados são a solução mais comum, mas outras inovações começam a aparecer no mercado, como lava-roupas em pellets, limpadores de superfícies em cápsulas e lava-louças sprays. Todas promovendo uma economia de recursos, principalmente hídricos”.

Artur Araujo, analista de marketing para Home Care e Soluções Industriais da BASF

Segundo Araujo, com o Soluprat® da BASF, é possível fazer um detergente concentrado autoespessante. Basta adicionar água para diluir, sem a necessidade de agentes espessantes ou sais. Com essa tecnologia, é possível oferecer lava-louças e lava-roupas concentrados para o consumidor diluir em casa.

Também utilizando o Soluprat® e suas soluções, a BASF desenvolveu uma fórmula de um detergente para lavar-roupas em pellets, formato que permite economizar água e, ao mesmo tempo, ter um produto sem as cargas convencionais de um lava-roupas em pó, além de pouquíssima água em sua composição.

“Pensando fora da caixa, é possível falar de ampolas para customização de lavagens. O consumidor compra o detergente base e, quando for lavar roupas brancas, por exemplo, adiciona uma ampola de um aditivo específico para esse tipo de lavagem”, descreve Araujo, acrescentando que, para roupas com odor, poderia ser adicionada uma ampola anti-bac. Com isso, não seria necessário comprar diferentes tipos de detergentes, ajudando na economia de água, de espaço, e oferecendo a possibilidade de customização, uma tendência muito vista em outros mercados. Mais informações e amostras estão disponíveis na plataforma online.

Pellets de lavagem

Alguns lançamentos pelo mundo já focam o uso racional de água na produção e no uso. O Ecoegg Laundry Egg, por exemplo, é um sistema de lavagem de roupa inovador que limpa a roupa de forma eficaz, utilizando dois tipos de pellets mais uma pequena quantidade de detergente, envoltos num ovo reciclável.

Mais gentil com o meio ambiente e com a pele do que os detergentes de lavagem tradicionais, o ecoegg Laundry Egg foi projetado para substituir o sabão em pó e o amaciante de roupas, oferecendo uma solução de lavanderia mais ecológica. Os pellets brancos fazem a limpeza e os mais escuros aumentam a eficiência dos pellets brancos reduzindo a tensão superficial da água. O próprio ovo ajuda a remover a sujeira e a amaciar as roupas.

Toalhas comprimidas

Outro exemplo são as Nimby Expanding Towels, toalhas comprimidas para limpeza. Feitas à base de bambu, ao serem expandidas com água, se tornam macias e prometem remover 99% de germes e sujeira de superfícies e também das mãos e do corpo. Além disso, podem ser enxaguadas e reutilizadas por até cinco vezes.

Concentrado natural

O Grove Multi-Purpose Cleaner Concentrate é um limpador concentrado multifuncional com 92% de ingredientes à base de plantas e fragrância 100% natural de óleos essenciais e extratos. Ele promete eliminar a gordura duas vezes mais que outras marcas naturais. O produto está disponível em fragrâncias bem diferenciadas, como alecrim e laranja, flor de maçã e pera, lavanda e tomilho e até abóbora.

Da mesa à lava-louças

Para combater desperdício de água, esforço e tempo, a P&G lançou nos Estados Unidos o Cascade Platinum Plus, uma fórmula de lava-louças patenteada que permite que as pessoas pulem todas as etapas extras da lavagem. Basta raspar os restos de comida, colocar a louça na máquina e pronto, sem pré-lavagem e sem relavagem.  A nova fórmula apresenta 50% mais enzimas de combate a proteínas, duas vezes a quantidade de uma nova enzima patenteada para combater melhor os amidos e duas vezes o poder de limpeza para remover gordura, dar mais brilho e ajudar a secar a louça.

Espuma ativada

Outro exemplo da P&G é o Dawn Powerwash Dish Spray, que usa espuma ativada por spray para reduzir a necessidade de água ao lavar a louça à mão em até 50%. Além de lavar pratos, Dawn Powerwash pode ser usado para limpar pias e superfícies duras, incluindo aço inoxidável, granito claro e escuro, porcelana e quartzo.

Conferência da ONU

Mais de 2,1 bilhões de pessoas em todo o mundo ainda vivem sem água potável e 4,2 bilhões não têm acesso ao saneamento básico gerenciados de maneira segura.  Ambos os serviços são considerados um direito humano. Para buscar soluções, a Assembleia Geral das Nações Unidas, realizará a Conferência da ONU sobre a Água entre os dias 22 e 24 de março, na sede da organização em Nova York.

A última conferência sobre água da ONU aconteceu há quase 50 anos. Alterações climáticas, derretimento das geleiras, aumento do nível médio das águas do mar, falta ou excesso de chuvas e uma série de incidentes que vem impactando as pessoas e seus meios de subsistência são as principais questões que estarão na pauta.

O objetivo é conscientizar sobre a crise global de água e decidir ação conjunta para alcançar os objetivos e metas internacionais acordados sobre o assunto, incluindo aqueles contidos na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

O principal resultado esperado da Conferência será o lançamento da Agenda de Ação da Água, que representa comprometimentos voluntários de todos os níveis, incluindo governos, instituições e comunidades locais. O documento ajudará a mobilizar ação por parte de governos, setores e demais partes interessadas em alcançar os objetivos e metas globais relacionados à água.

Unipar prevê impactar 900 mil pessoas com projetos já selecionados em seu plano de investimento social

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O foco da companhia, definido em sua diretriz de sustentabilidade, é o saneamento e o desenvolvimento humano, com iniciativas nas frentes de educação, cultura, esportes e ação social

A Unipar, líder na produção de cloro e soda e a segunda maior produtora de PVC na América do Sul, prevê impactar 900 mil pessoas, em 2023, com 43 projetos já selecionados para receber investimento social e que devem movimentar cerca de R$ 15 milhões de recursos da companhia. O foco da diretriz de sustentabilidade da empresa é o saneamento e o desenvolvimento humano, atuando nas frentes de educação, cultura, esportes e ação social. O montante investido inclui recursos próprios e incentivados no âmbito da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Federal de Incentivo ao Esporte, Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), Fundo do Idoso, Proac e PIE, além de produtos doados.

“Nas diretrizes de sustentabilidade da Unipar definimos o saneamento e o desenvolvimento humano para priorizar nosso Investimento Social. Neste contexto, nos comprometemos em impactar positivamente 2 milhões de pessoas no período de 2022 a 2025, com o olhar para as comunidades do entorno das nossas operações e para a sociedade como um todo. E vamos além, queremos mobilizar todo nosso ecossistema para potencializar e tornar mais impactante cada ação, atuando como agente de transformação por um mundo mais sustentável. Este movimento está em linha com nosso propósito de ser confiável em todas as nossas relações. E naturalmente para ser confiável temos que ser sustentáveis.” afirma Mauricio Russomanno, CEO da Unipar.

“No âmbito do saneamento, somos naturalmente referência porque lideramos a produção de cloro e possuímos a segunda maior operação em PVC na América do Sul – dois insumos básicos para o setor. Do ponto de vista do negócio da empresa, estamos participando de uma revolução na democratização do saneamento a partir do novo marco do setor que estabelece metas de universalização de atendimento com 99% da população com água potável e 90% com coleta e tratamento de esgotos até 2033. Nós somos um dos principais fornecedores para essa execução. Isso nos coloca também com o desafio de atuar como agentes de fomento de projetos sociais neste tema. Ajudamos, por exemplo, a construir com a ONG Bairro da Juventude um projeto piloto educacional de uso de Biodigestor em uma comunidade em Criciúma, SC, para tratamento de esgoto, produção de gás e adubo, reaproveitando material orgânico que originalmente ia para o lixo e estamos, junto com o parceiro Biosaneamento, desenvolvendo um projeto de saneamento básico em Rio Grande da Serra-SP que deve reunir outros apoiadores. Sempre com a visão de ecossistema”, explica Russomanno.

“Outro foco importante na nossa priorização é o desenvolvimento humano. Nesse sentido, atuamos nas frentes de educação, esporte, cultura e ação social. E na visão de ecossistema atuamos em parceria, por exemplo, com os Conselhos Consultivos Comunitários (CCCs), que reúnem representantes das comunidades do entorno de nossas fábricas. Fazemos uma escuta ativa e debatemos as preocupações e interesses da comunidade para buscar a melhor forma de realizar ações sociais e projetos nestas regiões. Este é o compromisso que conecta a empresa aos locais onde está instalada, estabelecendo um pacto duradouro de confiança, transparência e de desenvolvimento sustentável com as comunidades ao redor”, reforça Russomanno.

Em 2022, a Unipar já impactou positivamente cerca de 800 mil pessoas por meio de projetos selecionados para investimentos sociais, mas a empresa ainda está finalizando o balanço do exercício, que depende de relatórios finais das instituições.

Para 2023, a Unipar selecionou a maior parte dos projetos a partir de edital público lançado em outubro de 2022 em parceria com o Instituto Unipar, além de ter buscado projetos que se alinham ao seu direcionamento de sustentabilidade. A companhia e seu Instituto apoiam iniciativas principalmente nas localidades onde está presente, como São Paulo, o entorno das fábricas em Santo André e Cubatão (SP), na Bahia, no Rio Grande do Norte e em Minas Gerais – onde há projetos de autoprodução de energia renovável em curso, além de nova fábrica sendo construída em Camaçari (BA), e também na Argentina, em Bahía Blanca, onde também tem uma unidade industrial.

Visão social e cultural faz parte da história da Unipar

Historicamente comprometida com o desenvolvimento sociocultural do País, a Unipar atua em prol da valorização do patrimônio histórico, artístico, cultural e memorial do Brasil desde sua criação. A trajetória da Unipar no campo social e cultural foi originada na visão de seus fundadores.

Um exemplo importante foi a doação da coleção Casa Geyer formada por Maria Cecilia Geyer e Paulo Geyer, representantes da família fundadora da Unipar, ao Museu Imperial de Petrópolis (RJ). A coleção reúne uma casa que será aberta ao público com mais de 4 mil obras de arte e documentos históricos.

Na trajetória da empresa destaca-se também a preservação da pintura da artista plástica Djanira da Motta e Silva ‘Refinaria’, que retrata o funcionamento das fábricas na década de 70 e foi encomendada em comemoração aos 10 anos da Refinaria de Petróleo União, considerada o embrião da Unipar.

A Unipar tem um recorte importante também de investimentos em mostras e museus. Um dos seus fundadores Alberto Sampaio, e pai de Maria Cecília, foi um dos principais doadores do acervo do MASP.

O atual controlador, Frank Geyer Abubakir que é membro da família fundadora, manteve a tradição da família e atua também na promoção de projetos com impacto positivo na sociedade, seja por seu apoio na Unipar e no Instituto Unipar, do qual é chairman, seja em sua atuação pessoal juntamente com sua esposa Flávia Abubakir por meio do Instituto Flávia Abubakir (IFA).

A Unipar hoje investe no MASP, na Bienal e todo seu programa de mostras itinerantes, na SP-Arte, no MAM-SP, no Museu Imperial do Rio de Janeiro, no Museu Catavento, no Museu da Imaginação, entre outros projetos. Com essas iniciativas a companhia reforça o desenvolvimento humano ampliando o acesso à cultura, memória e história e também fomenta os programas educativos, que exposições como essas citadas acima e equipamentos culturais mantém junto às comunidades e escolas.

‘Vanish Salva Seu Uniforme’ é o mote da nova campanha de Vanish para a volta às aulas

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Ação em parceria com a Squid conta com evento exclusivo da marca em São Paulo; Carol Rocha, Helen Ramos, Xan Ravelli e Família Quilombo são alguns dos nomes confirmados; A campanha também estará presente em ativação no programa ‘Mais Você’ da TV Globo

Para quem tem filhos na escola, janeiro não é só o mês de férias, mas também de preparação para o ano escolar. Por isso, com o objetivo de mostrar aos pais que não é preciso comprar uniformes novos com frequência quando se tem o aliado certo em casa, Vanish lança a campanha de marketing ‘Vanish Salva Seu Uniforme’. Referência na redução de manchas e sujeiras, Vanish contou com parceria estratégica da Squid, evento exclusivo da marca, além de veiculação em diferentes formatos digitais e ativações em TV aberta. 

Grandes influenciadores digitais como Carol RochaHelen RamosXan Ravelli Família Quilombo são os porta-vozes da campanha nas redes sociais. Os criadores de conteúdo receberam em suas casas um presente especial da marca, os convidando para o evento exclusivo em São Paulo para viver uma experiência nostálgica e criativa.

Nomeada Escola Vanish, o evento levou os creators de volta aos tempos de escola. Por meio de uma ativação cenográfica, os influenciadores puderam ver ao vivo Vanish

atuando diretamente em suas próprias roupas, e dividiram tudo ao vivo em suas redes sociais. “Quisermos não só mostrar para as famílias que Vanish mantém os uniformes como novos, mas também tornar essa experiência educativa e divertida, para gerar um conteúdo diferente e interessante”, conta João Villa Savatin, Digital & Content Manager da Reckitt. 

Parceira estratégica em marketing de influência para grandes marcas, a Squid está à frente da campanha. “Nossa estratégia foi criar um ambiente imersivo e exclusivo no qual mães e pais se sintam de volta às aulas e possam, por meio de conexões reais, dividir com seus milhares de seguidores que manter os uniformes novos por muito mais tempo é possível” explica Rafael Arty, diretor de negócios da Squid.

A campanha também contará com inserção da marca no programa ‘Mais Você’, da TV Globo. Com conteúdos exclusivos sobre o evento em São Paulo e os diferenciais de Vanish na limpeza dos uniformes, a ação de conteúdo está prevista para o mês de fevereiro. 

“Nosso objetivo é gerar cada vez mais conexão entre a marca e os consumidores de forma que, por meio de um conteúdo leve e descontraído, possamos mostrar que é prático salvar os uniformes escolares”, completa Leticia Todesco, Brand Manager de Vanish. A campanha “Vanish Salva seu uniforme” terá duração até 31 de março e será ativada nas redes sociais Instagram, TikTok e You Tube

Noviça lança escovas para limpeza de objetos estreitos

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Unindo praticidade e eficiência na higienização de utensílios domésticos, a Noviça amplia a categoria de escovas e lança a Noviça Fácil Alcance. O produto garante uma limpeza profunda dos mais variados recipientes e objetos.

O produto é indicado para limpeza de recipientes de difícil acesso como canudos, grades de ventilador, bicos de chaleiras, mamadeiras e outros itens que não podem ser alcançados somente com uma esponja multiuso. A embalagem conta com quatro opções de escovas com diferentes espessuras que garantem a higienização de diversas superfícies, facilitando a rotina de cuidados com o lar.

 

 

 

Fonte: Embalagem Marca 16.02.2023

73% dos brasileiros estão mais exigentes com limpeza da casa desde o início da pandemia

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O levantamento da marca mostra também que 40% da população passou a realizar limpeza pesada duas vezes na semana destacando a relevância da higiene da casa em suas vidas

Os últimos dois anos vieram acompanhados de grandes movimentações no cenário do Brasil e do mundo. Obrigadas a repensarem suas rotinas e formas de lidar com as atividades do dia a dia, as pessoas modificaram seus hábitos, principalmente aqueles que garantem o cuidado com o bem-estar próprio e da casa. Desde então, a importância da higiene e limpeza do lar ficou ainda mais clara para todos: 73% dos entrevistados passaram a optar por uma limpeza mais pesada e com maior frequência frente ao que tinham antes da pandemia. É o que aponta a pesquisa ‘’Hábitos de limpeza do brasileiro: antes e durante a pandemia’’, desenvolvida pela Kimberly-Clark, por meio de sua marca Scott Duramax, em parceria com a consultoria Grimpa.

Com o levantamento, que entrevistou 1.013 pessoas de norte a sul do país, de forma online, Scott Duramax buscou compreender as percepções e motivações dos indivíduos em relação aos hábitos de limpeza, entendendo também seu comportamento ao realizar essa tarefa. A pesquisa vem no momento em que a importância da higiene da casa ganhou ainda mais espaço, reforçando como essa tarefa é essencial para a manutenção e higienização do lar. Antes da pandemia, a preocupação com o cuidado da casa já fazia parte da rotina das pessoas, sendo a higiene considerada até mesmo sendo um traço cultural da população, mas após esse momento, passando mais tempo em casa, a necessidade em fortalecer essa tarefa ganhou uma dimensão muito maior para 40% dos brasileiros, que passaram a realizar limpeza pesada duas vezes na semana.

Se, por um lado 73% dos brasileiros fazem questão de uma limpeza mais detalhada, por outro, 70% esperam que a tecnologia em produtos e equipamentos facilitem cada vez mais nas tarefas de casa, sendo um traço cultural da população. Além disso, mais de um terço dos brasileiros compraram efetivamente algum tipo de utensílio durante a pandemia. Esses resultados expõem o desejo de uma população que busca manter a casa sempre limpa, mas sem deixar de lado a praticidade. A economia de tempo também ganhou destaque para 45% dos brasileiros que buscam por rapidez ao adquirirem equipamentos que facilitam o processo de limpeza.

‘’Essa pesquisa nos mostra como a população está enxergando e lidando com a higienização dos lares atualmente, em consequência de uma mudança na própria relação com a casa, e deixa mais do que claro que essas transformações vieram para ficar. Com novas necessidades, como ter um escritório em casa, e passando mais tempo dentro dela, as pessoas intensificaram certos cuidados que antes, talvez, não eram tão evidenciados’’, comenta Bruno Sparapani, gerente executivo de marketing da Kimberly-Clark. ‘’Assim como os brasileiros estão mais atentos à limpeza de suas casas, nós, que sempre acompanhamos de perto os nossos consumidores, redobramos o cuidado para entender o que eles esperam, quais seus anseios e como podemos ajudá-los nesse momento, depois de tantas mudanças em suas vidas’’, finaliza o executivo.

Agora, sem produto, não há faxina. Além do aumento citado acima, houve um expressivo crescimento do uso de produtos complementares que garantem superfícies livres de vírus e bactérias, revelando uma população mais aberta para itens que somam à limpeza podendo ser usados de maneira casada, como é o caso de Scott Duramax. 75% dos entrevistados, ainda, afirmaram usar panos diferentes por ambiente da casa, e o reutilizável descartável ganhou destaque para um quarto dos brasileiros em áreas molhadas, como banheiro e cozinha.

‘’Inovação faz parte do nosso DNA. Por isso, as necessidades do consumidor sempre guiaram nossos passos para levar produtos essenciais para uma vida melhor. Scott Duramax é um pano reutilizável que proporciona uma limpeza completa, sendo usado sozinho ou com algum outro produto, com toda a facilidade, praticidade e tecnologia que os dias de hoje pedem.  Diante disso, buscamos cada vez mais proporcionar soluções para suprir as necessidades do nosso público que não abre mão de uma casa limpa e confortável’’, comenta Sparapani. ‘’Com os resultados obtidos através da pesquisa, vemos que estamos no caminho certo”, finaliza o executivo.

Seac alerta para a importância da limpeza em condomínios

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Presidente de sindicato destaca os riscos de propagação de doenças

Segundo a ABRASSP (Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais), mais de 68 milhões de pessoas moram em condomínios no Brasil. Com isso, é possível entender a importância da limpeza dentro dos diversos ambientes compartilhados que existem nos condomínios residenciais.

A pandemia do COVID-19 trouxe um cuidado muito maior com a limpeza e desinfecção dos locais. E no pós-pandemia, há cuidados que permaneceram para a saúde de todos. Pois não tem apenas a COVID-19 ameaçando o bem-estar e a saúde das pessoas que moram em condomínios.

Entre essas tantas ameaças existem a gripe e a dengue. Segundo o Ministério da Saúde, a gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão, ainda mais em ambientes em que não há uma boa limpeza e higienização. E a dengue é a arbovirose urbana mais prevalente nas Américas, principalmente no Brasil, e o período do ano com maior transmissão da doença ocorre nos meses mais chuvosos de cada região, geralmente de novembro a maio. O acúmulo de água parada contribui para a proliferação do mosquito e, consequentemente, maior disseminação da doença. Por este motivo é importante evitar água parada e manter limpo e higienizado os ambientes que têm a tendência de atrair o mosquito Aedes aegypti todos os dias, porque os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano no ambiente.

As pessoas precisam de um local limpo e saudável para viver, isso é muito importante para garantir a satisfação, saúde e convivência entre condôminos. Dentro dos condomínios, há diversos ambientes como elevadores, hall, playgrounds, banheiros, churrasqueiras, salões de festas, escadas, entre outros. Essas áreas comuns e de lazer são frequentadas pelos moradores dos condomínios, e até seus visitantes. Portanto, o condomínio tem a responsabilidade de cuidar da limpeza desses ambientes para a segurança da saúde de todas essas pessoas. Realizando a instalação de dispensers de álcool em gel em pontos estratégicos do condomínio, e desinfecção constante dos botões dos elevadores, maçanetas das portas, leitores de biometria, corrimão de escadas, brinquedos, equipamentos de academia, entre outros.

Em função do tamanho dos condomínios e das diversas áreas que os compõem, a limpeza dos empreendimentos conta com muitos detalhes que não podem passar despercebidos, e para uma limpeza mais segura e de qualidade, a contratação de uma empresa de limpeza especializada é uma ótima opção. Rui Monteiro, presidente do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação no Estado de São Paulo (SEAC-SP) diz que, “existem diversos benefícios ao contratar uma empresa de limpeza profissional. Entre eles estão, profissionais treinados e altamente capacitados, segurança na realização da limpeza, redução de custos, condôminos satisfeitos, entre outros benefícios.”.

Segundo Rui Monteiro, a grande vantagem da contratação de uma empresa terceirizada para a limpeza em condomínios, são os profissionais altamente capacitados, já que eles contam com atualizações e treinamentos contínuos. Garantindo uma limpeza e higienização de qualidade para a saúde de todos os habitantes.

Limpeza é saúde

Com intuito de relembrar a todos que ambientes limpos impactam diretamente no bem-estar e saúde de todos, o SEAC-SP está promovendo a campanha “Limpeza é saúde”, que atenderá corporações de todos os segmentos. Através dessa campanha, as organizações que contratarem uma empresa de limpeza profissional e demonstrarem interesse em fazer parte da campanha adotando práticas que a apoiam, ganharão o direito de usar o selo de qualidade, que certifica a preocupação com a saúde e bem-estar das pessoas.

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