Com o objetivo de expandir seu portfólio de produtos tropicais, empresa apresenta novas opções com olhar para saúde e bem-estar
A Tropicool, marca global de açaí e superalimentos, acaba de lançar sua mais nova base de sabor: a polpa de coco orgânica. Esse lançamento chega para ampliar a linha de produtos da marca. Outra novidade é o Açaí Zero, uma alternativa nutritiva para quem busca um estilo de vida equilibrado e consciente.
“Feito com uma alta concentração de polpa de coco orgânica, o produto oferece uma experiência com um sabor refrescante, sem adição de conservantes ou ingredientes artificiais. Ele é 100% natural, vegano, sem glúten e rico em fibras. A nova base de sabor de coco é a escolha para quem procura uma opção nutritiva e prática”, aponta Rafael Prado, Head Global da Tropicool.
Além do novo sabor, a Tropicool também apresenta o Açaí Zero, uma versão mais leve e saudável do tradicional açaí. Sem adição de açúcares, o produto mantém o sabor autêntico da fruta amazônica, sendo ideal para quem deseja uma alternativa nutritiva e com baixo teor calórico. O Açaí Zero também é 100% natural, orgânico, sem glúten, sem conservantes e vegano.
“Com o lançamento do Açaí Zero, a Tropicool atende a crescente demanda por produtos saudáveis, oferecendo uma opção para consumidores que buscam manter uma rotina fitness e equilibrada sem renunciar ao sabor. Com o Açaí Zero, queremos proporcionar aos nossos consumidores uma alternativa alinhada com as tendências globais”, aponta Rafael.
Compromisso com a Saúde e Sustentabilidade
Ambos os lançamentos reforçam o compromisso da Tropicool com a saúde dos consumidores e com práticas sustentáveis. Os ingredientes utilizados, como o coco e o açaí orgânicos, são provenientes de fontes responsáveis, atendendo a um público cada vez mais consciente sobre o impacto ambiental dos produtos que consome. A Tropicool segue sendo uma marca que não só se preocupa com o bem-estar do consumidor, mas também com a preservação do meio ambiente.
Geração Alfa é o grupo emergente e relevante para o mercado alimentício do futuro
A Geração Alpha, nascida entre 2010 e 2025, está se preparando para se tornar uma força poderosa no mercado de consumo, com um potencial de compra de US$ 5,5 trilhões até 2029, segundo recente estudo realizado pela Mintel, que revela, ainda, que embora jovens, os seus comportamentos e expectativas já estão moldando a indústria de alimentos e bebidas. Crescendo em um mundo de acesso instantâneo e variedade de escolhas, essa geração é mais influente nas decisões de compra do que as gerações anteriores, especialmente no que diz respeito à alimentação.
O estudo também destaca que a Geração Alpha é composta por nativos digitais, altamente conectados e com uma consciência crescente sobre o equilíbrio entre o uso de tecnologia e a vida offline. A consciência ambiental e ética também está em alta, com a geração mostrando uma forte preferência por marcas de alimentos que compartilham valores sustentáveis e sociais, demonstrando que estão cada vez mais preocupados com questões climáticas e alimentares, influenciando suas escolhas alimentares e exigindo práticas de negócios responsáveis.
No campo da alimentação, a Geração Alpha se destaca por sua ênfase na saúde, com uma demanda crescente por alimentos funcionais que promovem o bem-estar, como os ricos em vitaminas, minerais e probióticos. Também estão mais conscientes da importância da saúde intestinal, com a demanda por produtos que ajudem a melhorar a digestão e a imunidade em alta.
Além disso, a Geração Alpha se mostra aberta a novas tecnologias alimentares, como alimentos cultivados em laboratório e ingredientes geneticamente modificados, à medida que a segurança alimentar e a crise climática ganham relevância.
Caracterizada também por uma apreciação por experiências gastronômicas imersivas e inovadoras e influenciados por mídias sociais e tendências globais, essa geração têm um paladar aventureiro, gostando de experimentar uma variedade de sabores e culturas desde cedo. Embora os lançamentos de novos produtos alimentícios voltados para crianças tenham diminuído, há uma crescente demanda por opções inovadoras e lúdicas, como os lanches criativos que misturam diversão e funcionalidade.
Com fortes preocupações com saúde, sustentabilidade e ética, a Geração Alpha está moldando as futuras tendências de consumo. Para as marcas, isso representa uma oportunidade de se conectar com essa geração de maneira autêntica e significativa, criando produtos e experiências que atendam aos seus valores e expectativas.
Segundo o estudo, mais do que qualquer outra, a Geração Alpha será fundamental na definição do futuro da alimentação e das bebidas.
Suplemento de colágeno hidrolisado oferece benefícios para pele, cabelo, unhas e saúde muscular com três opções de sabor
A Belíssima, marca de suplementos alimentares focada em nutricosméticos, pertencente ao Grupo Grow Dietary Supplements (GDS), lançou o Collagen Pure Peptides, um colágeno hidrolisado disponível em embalagens de 160g e três opções de sabor: Abacaxi com Hortelã, Laramora (laranja com morango) e Natural Flavor.
O suplemento contém colágeno do tipo 1 e 3, conhecidos por seus benefícios estéticos, como o fortalecimento dos cabelos e das unhas, além de promover um aspecto mais jovem à pele. Além disso, contribui para o aumento de massa muscular e fortalece ossos, tendões e ligamentos, sendo também benéfico para a saúde cardiovascular.
Sua formulação é composta por peptídeos de colágeno, que são facilmente absorvidos pelo organismo, trazendo benefícios diretos ao corpo. O suplemento é livre de açúcar, metais pesados, hormônios, antibióticos e transgênicos, oferecendo uma opção limpa e saudável para quem busca uma melhora na aparência e bem-estar.
Novo produto oferece benefícios para o intestino, controle de colesterol e saciedade, com versatilidade para diversas receitas
A Vitalin, marca especializada em alimentos funcionais, apresenta ao mercado seu mais novo produto: o Psyllium, uma fibra solúvel, sem glúten e vegana, que promete trazer uma série de benefícios à saúde.
“Como empresa, acreditamos ser essencial oferecer alimentos com qualidades saudáveis aos brasileiros, e o Psyllium é mais uma conquista nesse sentido. Estamos sempre atentos às necessidades dos consumidores e essa novidade reflete nosso compromisso em criar produtos que atendem a essas demandas, além de serem práticos”, comenta Flávia Passos, gerente de negócios da Vitalin.
Uma das principais qualidades do Psyllium Vitalin é sua versatilidade, podendo ser facilmente adicionado a várias receitas. “Ele pode ser misturado a frutas, iogurtes, vitaminas, bolos e tortas, agregando valor nutricional e uma textura especial, pois ajuda a deixar as massas mais macias”, sugere Flávia.
O lançamento se destaca por sua riqueza em fibras, favorecendo a saúde intestinal, proporcionando maior conforto digestivo e auxiliando na prevenção da constipação.
“Por ser uma fibra solúvel, o Psyllium contribui para a redução e controle do colesterol e do açúcar no sangue, tornando-se um importante aliado na saúde cardiovascular e na prevenção e controle do diabetes mellitus. Incorporá-lo à dieta, sempre com a orientação de um profissional, é uma maneira simples e eficaz de melhorar o bem-estar geral”, explica Leonardo Costa, nutricionista parceiro da Vitalin.
Além disso, ao ser consumido, o Psyllium tem a capacidade de absorver grande quantidade de água, formando um gel que promove sensação de saciedade.
O produto já está disponível nas prateleiras de supermercados, armazéns e lojas de produtos naturais em todo o Brasil, em embalagem de 100g.
Nova linha de iogurtes oferece opções bebíveis e para consumo com colher, com até 25g de proteína por porção, sem adição de açúcar
A LALA Foods, fabricante de produtos lácteos nos Estados Unidos, apresentou uma nova linha de iogurtes com alto teor de proteínas, chamada LALA Gold.
A linha está disponível em cinco sabores: Framboesa Limão Siciliano, Blueberry, Cookies & Cream, Baunilha e Morango. O LALA Gold oferece formatos tanto bebíveis quanto para consumo com colher.
Cada garrafinha de 10oz no formato bebível contém 25g de proteína, 6g de fibra e sem adição de açúcares, enquanto os potes de 5,3oz para consumo com colher apresentam 20g de proteína, probióticos ativos e 1g de fibra.
Heather Foitek, vice-presidente de marketing e vendas da LALA US, afirmou: “O LALA Gold reflete nosso compromisso em oferecer opções nutritivas e significativas que atendem às necessidades em constante evolução dos consumidores conscientes com a saúde. Criamos este produto de forma cuidadosa para proporcionar uma poderosa combinação de proteínas e nutrientes, estabelecendo um novo padrão para a nutrição láctea de alta qualidade.”
A Eurofarma, farmacêutica líder em inovação no Brasil, anuncia o lançamento de Gênova® Pele, um suplemento inovador com formulação Tri-OX, que combina poderosos antioxidantes para promover a saúde e beleza da pele.
O produto foi desenvolvido para auxiliar na manutenção da saúde da pele com proteção para os danos causados pelos radicais livres.
O Gênova® Pele contém ingredientes como Astaxantina, Coenzima Q10, Silício Orgânico, Zinco, Cobre e Selênio quelatados, além de vitaminas essenciais, que juntos atuam na prevenção do fotoenvelhecimento, melhoram a elasticidade da pele, promovem a síntese de colágeno e auxiliam na cicatrização. Com uma posologia simplificada, de apenas uma vez ao dia, também conta com os diferenciais de zero açúcar, zero lactose e zero glúten.
Estudos demonstram que a suplementação com antioxidantes não apenas protege a pele contra os danos causados por radicais livres, mas também contribui para a saúde geral.
O novo produto faz parte do portfólio selo +Verde da Eurofarma, que atesta o uso de 30% de material reciclado na embalagem externa (cartucho), além de precauções extras observadas no processo produtivo, como a economia de insumos e o controle de impactos, e estímulo à conscientização do consumidor final para o descarte correto.
Nova versão sem calorias e sem açúcar promete oferecer o mesmo sabor e energia do Red Bull Original, atendendo à demanda por alternativas mais saudáveis
A Red Bull anunciou o lançamento global do Red Bull Zero, uma versão sem açúcar e sem calorias da sua icônica bebida energética Red Bull Original, prometendo oferecer a mesma experiência de sabor
O lançamento responde a uma pesquisa da Appinio, que revelou que 75% dos consumidores consideram a saúde ao escolher uma bebida, enquanto dados da Kantar indicam que o sabor continua sendo o principal fator de compra, ressaltando a necessidade de alternativas sem açúcar que ofereçam um bom sabor, ao lado das bebidas com açúcar.
A Red Bull pretende atender a essa demanda com uma opção sem açúcar que mantenha o “sabor distinto” e a mesma energia proporcionada pela sua versão original, preferida pelos consumidores.
A marca afirmou que oferecer opções sem açúcar é essencial para aumentar a variedade no mercado de bebidas energéticas, com mais consumidores consumindo essas bebidas com maior frequência e em mais ocasiões. O Red Bull Zero visa ampliar os esforços da marca para impulsionar esse crescimento com uma gama mais ampla de opções no portfólio, incluindo versões sem açúcar.
O novo produto será lançado em diversos tamanhos de lata, incluindo 250ml, 335ml e 474ml, além de embalagens multipack.
Nova linha de bebidas funcionais promete benefícios para a saúde intestinal e da pele, disponível em quatro sabores e com 5g de colágeno por porção
A Lifeway Foods ampliou seu portfólio de bebidas funcionais com o lançamento de uma linha inovadora de smoothies probióticos + colágeno, elaborados com culturas de kefir para promover a saúde intestinal e da pele.
A bebida funcional sem lactose combina culturas de kefir com 5g de colágeno por porção e está disponível em quatro sabores: matcha latte, berry blast, frutas tropicais e natural.
A linha Probiotic Smoothie + Collagen contém 12 culturas vivas e ativas, de 25 a 30 bilhões de CFUs e 5g de colágeno por porção, para apoiar a hidratação da pele, elasticidade, suavidade e saúde das articulações. Feita com kefir, também promove um microbioma saudável e fornece nutrientes biodisponíveis, como vitaminas A, B e D, proteínas e ácidos graxos essenciais para a produção de células da pele.
De acordo com a empresa, o Probiotic Smoothie + Collagen da Lifeway Foods é o primeiro smoothie probiótico de colágeno com culturas de kefir, desenvolvido desde 2021. Lançado como parte da campanha “New Year New You” de 2025, estará disponível em lojas independentes e especializadas selecionadas em todo o país até o final do ano.
Vendas de produtos plant-based aumentam significativamente, impulsionadas por novas demandas dos consumidores e avanços tecnológicos na indústria alimentícia
O mercado de produtos plant-based no Brasil está em ascensão, movido por preocupações com saúde, ética e sustentabilidade no setor alimentício. De acordo com dados da Euromonitor, compartilhados pelo Good Food Institute Brasil (GFI Brasil), as vendas desses produtos têm apresentado um crescimento considerável.
Em 2023, o setor de carnes e frutos do mar plant-based alcançou R$ 1,1 bilhão em vendas no varejo, marcando um aumento de 38% em comparação com o ano anterior. O volume total de produtos vendidos também cresceu 22%. O leite vegetal, a maior categoria global com 66,8% de participação no mercado, teve um aumento de 9,5%, totalizando R$ 673 milhões em vendas no mesmo período.
Esse crescimento é uma tendência que se iniciou em 2021, quando as vendas de carnes e frutos do mar plant-based aumentaram 30% em relação a 2020. Em 2022, o crescimento foi de 42%, atingindo R$ 821 milhões, enquanto o leite vegetal teve uma alta de 15%, alcançando R$ 612 milhões.
“É esperado que o setor ultrapasse R$ 2,2 bilhões em vendas até 2026, de acordo com a Euromonitor, e os dados mais recentes indicam que estamos no caminho certo para superar essa previsão”, destaca Vinícius Gallon, gerente de comunicação do GFI Brasil.
Impactos na saúde e mudanças nos hábitos de consumo
O aumento da conscientização sobre a relação entre alimentação e saúde tem levado mais consumidores a aderirem às dietas plant-based, associadas a benefícios como a redução do risco de doenças crônicas, controle de peso e um envelhecimento mais saudável.
A Geração Z (nascidos a partir de 1995) tem sido uma grande impulsionadora dessa tendência voltada para a saúde, e a Geração Alpha (2010-2025) deve definir o consumo na próxima década, priorizando ainda mais questões de sustentabilidade e ética.
Para atender a essa demanda crescente, a indústria alimentícia tem ampliado suas ofertas de produtos saudáveis e plant-based. Segundo o GFI Brasil, as empresas têm focado em formulações que reduzam colesterol, sódio e gorduras, além de investir em ingredientes naturais e familiares para os consumidores.
Na Europa, estudos da Ingredion indicam que 73% dos consumidores buscam produtos com rótulos claros, e 85% dos consumidores mais preocupados com a saúde se interessam por ingredientes funcionais que agreguem valor nutricional.
Avanços tecnológicos e desafios
A evolução tecnológica, incluindo fermentação e novas técnicas de processamento, deve resultar em produtos plant-based mais saudáveis, com melhorias significativas no sabor e na textura, segundo o GFI Brasil.
Embora o setor apresente ótimos índices de crescimento, ainda existem desafios a serem superados. Para consolidar o mercado de proteínas alternativas no Brasil, será necessário conquistar mais consumidores no varejo e no food service, reduzir a diferença de preços e garantir maior transparência nos rótulos.
Super Nutrition amplia categoria de mercado com Super Protein Bar, primeira barra de proteína do grupo
Sempre em busca de inovação, a Super Nutrition, empresa detentora da marca Desinchá, anuncia a ampliação de seu portfólio de produtos voltados ao bem-estar com o lançamento da Super Protein Bar, seu primeiro produto comestível. A barrinha proteica promete surpreender pelo sabor e pela composição, com 14g de proteína, fibras prebióticas e blend de vitaminas e minerais.
O suplemento em barra é indicado para ser consumido em refeições intermediárias, como um snack saudável. Pensando em uma experiência sensorial completa, a equipe de desenvolvimento de produto apostou em uma barrinha de composição trifásica, com cobertura de chocolate branco zero, massa protéica macia e recheio cremoso de chocolate branco com cookies. “A nossa proposta era trazer uma barrinha que tivesse um bom aporte de proteína e que ao mesmo tempo fosse saborosa. Além das três camadas de sabor, apostamos nos cookies na composição, que trazem crocância e textura. Pensando na saudabilidade, ela é bem completa, com 5 tipos de proteínas com diferentes velocidades de absorção, fibras, vitaminas, minerais e com menos calorias que a maioria das opções do mercado”, conta Halan Assakura , Head de Produtos na Desinchá.
Prático, o snack chega em porções de 50g sem adição de açúcares, gordura trans e glúten. Baixo em valor energético, com 180kcal por porção, traz três tipos de fibras prebióticas que ajudam a aumentar a saciedade, além das vitaminas A, D, B6, B9, B12 e cromo. A novidade pode ser adquirida de forma individual nas principais redes de produtos naturais, farmácias e supermercados ou em boxes com 12 unidades pelo site da marca.
Pesquisadores da Embrapa realizaram, pela primeira vez, a edição gênica em feijão, com o objetivo de desenvolver uma nova variedade do grão com menores quantidades de fatores antinutricionais
A pesquisa foca na eliminação de substâncias chamadas rafinoses, compostos conhecidos por causar desconforto digestivo e flatulência. Utilizando a técnica CRISPR (sigla em inglês para Repetições Palindrômicas Curtas Agrupadas e Regularmente Interespaçadas), os cientistas conseguiram desativar dois genes responsáveis pela produção de oligossacarídeos (carboidratos) da família da rafinose. Com isso, a edição gênica busca reduzir os efeitos indesejados do feijão sem perder os seus nutrientes essenciais.
O estudo foi coordenado pelos pesquisadores da Embrapa Arroz e Feijão, Josias Correa e Rosana Vianello, que analisaram os teores de rafinoses em diferentes partes e fases de desenvolvimento da planta. A partir do genoma do feijão, sequenciado quase uma década atrás, os pesquisadores identificaram os genes responsáveis pela biossíntese de rafinose e estacuose, outro oligossacarídeo de difícil digestão. A partir dessa análise, os genes foram inativados usando ferramentas de engenharia genética CRISPR.
A próxima fase do estudo envolve o cultivo e avaliação das plantas editadas, com o objetivo de garantir que as alterações genéticas sejam transmitidas de geração para geração, até que a característica desejada seja estável. O processo pode levar entre cinco e oito anos para resultar em uma nova variedade de feijão com menores concentrações de rafinose.
O projeto faz parte de uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e visa aprimorar o feijão, que apesar de ser uma excelente fonte de aminoácidos, fibras e minerais, contém fatores antinutricionais, como o ácido fítico, taninos e oligossacarídeos, compostos que não são digeridos pelo sistema humano, mas fermentados por microrganismos intestinais, resultando na produção de gases e causando desconforto, como a flatulência.
A utilização da técnica CRISPR, que atua como uma “tesoura molecular” para cortar e editar DNA com alta precisão, tem revolucionado a genética, oferecendo novas perspectivas para o melhoramento de cultivos e o desenvolvimento de bioinsumos.
Pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, estão desenvolvendo uma nova abordagem para melhorar a textura da carne vegetal e torná-la mais semelhante à carne animal, utilizando uma combinação de técnicas mecânicas tridimensionais e inteligência artificial (IA)
O estudo, que aborda o desafio da textura de carnes vegetais a partir de uma perspectiva de engenharia mecânica, utiliza três testes experimentais para replicar o processo de mastigação humana: tensão, compressão e cisalhamento.
A pesquisa analisou oito produtos, incluindo carne de origem animal e vegetal, como salsichas, cachorro-quente, peru e tofu, com o objetivo de entender como se comportam ao serem mastigados. Os resultados mostraram que os produtos vegetais, como salsichas e cachorro-quente, foram mais bem-sucedidos em imitar a textura das suas versões animais, enquanto o tofu e o tofurkey apresentaram diferenças significativas.
A equipe usou aprendizado de máquina para processar os dados dos testes, permitindo que identificassem padrões que não seriam facilmente detectados manualmente. A pesquisa revelou que, embora alguns produtos de carne vegetal ainda precisem de melhorias em textura, a combinação de testes mecânicos e degustação proporcionou uma nova forma de avaliar as propriedades materiais desses produtos.
Segundo os pesquisadores, padronizar e automatizar o processo de caracterização de produtos proteicos alternativos facilitará o acesso e permitirá que pequenas empresas desenvolvam soluções competitivas, acelerando a transição para um sistema alimentar mais saudável.
A equipe também está explorando a aplicação do método em novos tipos de produtos vegetais, como carnes à base de fungos, que podem oferecer uma textura mais próxima à carne animal. O objetivo final é criar um banco de dados acessível com informações sobre diversos tipos de carnes, para que a IA possa ajudar a determinar os ingredientes ideais para o processamento de carnes vegetais, tornando-os mais semelhantes aos produtos de origem animal e mais atrativos para os consumidores.
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