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Vendas de produtos para cuidados com o carro são estimadas em US$ 4,4 bilhões em 2022

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MarketsandMarkets prevê que mercado crescerá 1,9% ao ano até 2027

O mercado de produtos para cuidados com carros está projetado para crescer a uma CAGR de 1,9%, de US$ 4,4 bilhões estimados em 2022 para US$ 4,8 bilhões em 2027, de acordo com um novo relatório da MarketsandMarkets.

Espera-se que o aumento na venda de carros usados ​​e o uso de plataformas de comércio eletrônico pelos principais players para aumentar a base de clientes ofereçam um crescimento futuro promissor do mercado de produtos de cuidado automotivo. A previsão é que a disponibilidade de vários salões de beleza automotivos e centros de serviços de vários provedores de serviços de cuidados automotivos impulsione ainda mais a demanda do mercado de produtos para cuidados automotivos, sendo que o segmento de interiores seja de crescimento mais rápido durante o período de previsão.

O mercado de produtos para cuidados com o carro  é dominado por gigantes como Tetrosyl (Reino Unido), Illinois Tool Works (EUA), 3M (EUA), Sonax Gmbh (Alemanha ) e Wurth Group ( Alemanha ). Essas empresas adotaram o desenvolvimento de novos produtos e estratégias de expansão para ganhar força no mercado de produtos para cuidados com o carro.

 

 

 

Fonte: Release internacional 06.01.2023

Euromonitor revela as 10 principais tendências globais de consumo 2023

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A empresa global de pesquisa de mercado, Euromonitor International, divulgou hoje o seu relatório exclusivo “10 Principais Tendências Globais de Consumo 2023”. 

Esse relatório anual da Euromonitor visa ajudar organizações a ficarem à frente da disrupção, prever motivações de compras e suprir necessidades não atendidas. 

Consumidores gastando de forma responsável, porém emocional, o papel da digitalização nos processos de compra, as demandas de igualdade feminina e uma Geração Z disruptiva são alguns dos fatores que definirão as tendências globais de consumo em 2023 de acordo com a Euromonitor. 

As 10 tendências que a Euromonitor levantou em seu relatório Principais Tendências Globais de Consumo 2023 são as seguintes: 

• Automação Autêntica: Humanos e máquinas precisam estar em sincronia para fornecer soluções significativas. As conexões emocionais não devem ser subestimadas e os benefícios tecnológicos devem superar a necessidade de interações pessoais para criar uma experiência perfeita. 

• Compradores Cautelosos: A crise do custo de vida está diminuindo o poder de compra dos consumidores. Economizar é prioridade. Em 2022, 75% dos consumidores não planejavam aumentar os gastos gerais. 

• Controlar o Tempo de Tela: As pessoas ainda estão ligadas a seus dispositivos, mas o tempo de tela é mais seletivo. Os consumidores querem uma experiência digital eficiente e filtrada de acordo com seus interesses. 

• Eco-Econômicos: Os padrões de consumo são menos de aquisição e mais de redução, o que impacta positivamente o planeta. 43% dos consumidores reduziram o consumo de energia no ano passado. 

• Hora do Jogo: Os games se tornaram um líder em entretenimento e transcenderam a divisão geracional. O que antes era um nicho é agora uma oportunidade de mercado em massa. 

• Aqui e Agora: Soluções flexíveis expandem o poder de compra e aliviam as pressões de custo para ajudar os consumidores a gastar com felicidade. No curto-prazo, “alegria” é um motivador de compra. Em 2022, o valor de empréstimo do buy now, pay later foi de US$ 156 bilhões. 

• Rotinas Revividas: A pós-pandemia está aqui. Os consumidores estão se adaptando a novos horários e navegando em um retorno à realidade. 39% dos consumidores disseram que mais de suas atividades diárias serão presenciais nos próximos cinco anos. 

• Ascenção Feminina: Os consumidores se recusam a permanecer em silêncio sobre a desigualdade de gênero. Representação justa, equidade e inclusão estão na vanguarda das decisões de compra das mulheres. 

• Os Prósperos: A fadiga está se instalando à medida que os consumidores navegam em tempos caóticos e erráticos; eles estão colocando as necessidades pessoais acima de tudo. 53% dos consumidores estabeleceram um limite estrito entre vida profissional (ou escolar) e pessoal em 2022.  

• Jovens e Disruptivos: Os consumidores da Geração Z defendem suas crenças e se expõem. Eles são imunes à publicidade tradicional. Autenticidade e impacto social fazem a diferença. 

“Os últimos anos foram tudo menos convencionais e 2023 não será exceção”, de acordo com Alison Angus, Head de Inovação da Euromonitor International. “As empresas devem esperar um comportamento bastante divergente à medida que os consumidores lidam com os desafios contínuos enquanto voltam ao normal”. 

Baixe o relatório 10 Principais Tendências Globais de Consumo 2023 da Euromonitor para descobrir as motivações que irão impactar a fidelidade do consumidor e as decisões de compra este ano. O relatório está disponível em Inglês, Espanhol, Português, Mandarim e Japonês. 

Embalixo se consolida com inovações e sustentabilidade

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Em 2022, a empresa neutralizou as emissões de carbono, criou embalagens com informações em braille e lançou sacos para lixo voltado para a reciclagem e com zero plástico

Líder nacional na categoria de sacos para lixo, a Embalixo finaliza o ano de 2022 comemorando os bons resultados do esforço desempenhado na produção com foco em inovação, inclusão e sustentabilidade. A empresa é a primeira indústria de plástico a neutralizar as emissões de carbono, fundamental para evitar a emissão de gases de efeito-estufa, causadores do aquecimento global. “Hoje, todo produto adquirido do nosso portfólio é neutro de carbono, o que ajuda os varejistas já engajados com a sustentabilidade a cumprirem as metas ambientais e os consumidores a contribuírem com a sustentabilidade”, destaca o Diretor Comercial da marca, Rafael Costa.  

Além de se preocupar com novos produtos e ações sustentáveis, a companhia também preza pela inclusão. Por isso, juntamente com a Fundação Dorina, a empresa está fabricando, desde janeiro de 2022, todas as suas embalagens com informações em braille a fim de tornar a comunicação acessível. “A visibilidade da nossa empresa está se tornando cada vez maior por conta das soluções exclusivas ao mercado e o foco nos pilares de inovação, sustentabilidade e inclusão, que agregam ainda mais credibilidade à nossa marca. Consequentemente, isso intensifica o desenvolvimento da companhia e, neste ano, fecharemos com um crescimento de cerca de 18%”, explica.

Dentro dessa visão de evolução, neste ano a companhia também lançou dois produtos inovadores, que são o Economia Circular, primeiro saco para lixo voltado para a reciclagem, e depois o Embalixo Zero Plástico. “Também entramos em uma nova categoria, que são das sacolas alça camiseta para os supermercadistas. Para 2023, temos uma perspectiva de superar o crescimento de 2022, pois iremos expandir os negócios lançando mais produtos diferenciados para o mercado”, conta o diretor. 

Com 18 anos, a Embalixo conta com mais de 400 colaboradores, sendo 70% deles mulheres na planta em Hortolândia, no interior de São Paulo. A companhia possui atualmente uma produção por mês de cerca de 1.100 toneladas. “Mesmo com a pandemia, a nossa empresa não parou de crescer, pois se manteve antenada ao crescente interesse das pessoas no cuidado e no bem-estar de suas residências e também dos seus resíduos, principalmente através da reciclagem, a fim de obter menor odor do lixo e praticidade. Com isso, durante o período crítico da Covid-19, criamos, em parceria com a Unicamp, o primeiro plástico antiviral do mundo, o Embalixo Antivírus. Esse produto inativa o vírus quando ele tem contato com o saco plástico, por conta da sua função eletrostática provocada pela ação”, finaliza Rafael Costa.

Estudo revela que 81% das empresas com programas de diversidade destinam recursos exclusivos para o tema

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Estudo realizado pela startup Blend Edu junto a 117 companhias mostra um aumento de 14 pontos percentuais comparado ao último estudo aplicado em 2020

A pauta da diversidade e inclusão está cada vez mais presente no universo corporativo. É o que mostra a “2ª Edição da Pesquisa Benchmarking: Panorama das Estratégias de Diversidade no Brasil 2022 e tendências para 2023”, realizada pela Blend Edu, principal HRtech e ESGtech especializada em diversidade e inclusão do Brasil.

Aplicada junto a 117 empresas brasileiras, que possuem programas de diversidade, de todos os portes e regiões do país, o levantamento constatou que 81% das corporações afirmam atualmente destinar recursos específicos para ações de D&I, enquanto 67% relataram o mesmo no ano de 2020. Outro dado importante é o aumento percentual de companhias que dizem possuir uma área específica e dedicada para a gestão da temática, avançando de 64% para 71% no mesmo período.

Para Thalita Gelenske, fundadora e CEO da Blend Edu, o aumento no nível de estrutura interna, governança e recursos alocados para o fortalecimento dos programas de D&I é uma notícia bastante animadora para o mercado corporativo. Ainda segundo ela, o movimento é homogêneo por acontecer em empresas de todos os segmentos. “A pesquisa mapeou corporações de 34 diferentes áreas, como tecnologia, indústrias, saúde, finanças, energia, entre outras. Ou seja, conseguimos uma amostra bem abrangente e significativa de organizações. Isso demonstra uma evolução no entendimento e engajamento dessas organizações em relação à iniciativa, reforçando o seu comprometimento com a valorização da diversidade. Afinal, seria inviável acreditar que uma cultura inclusiva vai se sustentar no longo prazo apenas com um posicionamento e apoio no campo do discurso, sem um investimento prático consistente”, afirma.

O estudo apontou também que, em linhas gerais, quanto maior o tamanho da organização em número de colaboradores, maiores são as chances dela ter um orçamento dedicado à diversidade, apresentando um grau de correlação entre este dado e o porte da empresa.

No entanto, a grande novidade da pesquisa de 2022 foi observar um avanço no investimento e estruturação do tema de D&I em empresas de pequeno e médio porte. Em 2020, por exemplo, não havia nenhuma empresa de pequeno porte que afirmou ter uma área dedicada à gestão da diversidade. Já na edição 2022, houve um relevante aumento nesse percentual, que chegou a 75%. Adicionalmente, 67% destas empresas de até 99 pessoas colaboradores já afirmam ter um orçamento dedicado ao tema.

“As grandes empresas, especialmente aquelas privadas que possuem capital aberto na bolsa, acabam sendo mais pressionadas por stakeholders do mercado a endereçarem a pauta de ESG e, consequentemente, a de diversidade. Por isso, não surpreende o fato das organizações de grande porte investirem e alocarem mais recursos na gestão de D&I. No entanto, também vemos um movimento muito positivo de empresas de pequeno e médio porte despertando para a necessidade da criação de culturas mais diversas e inclusivas. Essa é uma forma de atrair e reter pessoas em um cenário de competição por talentos, bem como construir produtos e serviços que atendam perfis diferentes de clientes” afirma Thalita Gelenske.

Neste grupo de corporações mapeadas na pesquisa, 77% afirmam que o principal objetivo do seu programa de diversidade é engajar os colaboradores na criação de uma cultura inclusiva, enquanto 12% relatam a potencialização dos resultados do negócio como ponto principal.

A fundadora da Blend Edu lembra que mais do que apoiar a diversidade e inclusão dentro de uma organização, é necessário investir definitivamente na temática. “É importante que a empresa tenha metas, equipes e recursos alocados para conseguir, de fato, sustentar os programas e para que eles evoluam e se tornem consistentes no longo prazo”, conclui.

A pesquisa completa poderá ser baixada gratuitamente dentro do site da startup, em uma seção chamada de Toolkit de Diversidade.

Metodologia da pesquisa

O estudo desenvolvido pela Blend Edu foi realizado a partir dos dados de inscrição das empresas para o Prêmio Diversidade Em Prática, que buscou mapear e reconhecer os cases mais inovadores do ambiente corporativo na área em 2022.

Reckitt lança dois novos limpadores Cilit Bang em Portugal

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A marca da Reckitt Benckiser  apresenta as novas fórmulas – Calcário & Sujidade e Limpa Vidros  – que vêm juntar-se à linha composta  por  produtos que atuam em várias superfícies da casa: Bolor & Sujidade; Ultra Lixívia & Higiene; Casa-de-Banho Ultra Brilho & Limpeza, Tira Gorduras,  e Desengordurante Naturalmente Poderoso.

O lançamento dos dois novos produtos é apoiado numa campanha de comunicação com o mote “Eficaz contra as manchas, delicado com as superfícies”.

Com o objetivo de reforçar o posicionamento de Cillit Bang na categoria de multisuperfícies, “o relançamento acompanha as tendências do mercado e responde às necessidades dos consumidores, que procuram diferentes tipos de produtos para diferentes finalidades”, afirma a marca, em comunicado.

 

 

 

Fonte: Hiper Super 06.01.2023

Com influência mundial, brasileira cria detergente que tirou óleo de praias

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A cientista pernambucana, Leonie Sarubbo está entre os 2% dos pesquisadores mais influentes do mundo.

A façanha foi medida pelo Índice World Scientist and University Rankings 2023 – Ads Cientific Index, que avalia o desempenho e o valor agregado à produção científica.

Na prática, isso quer dizer que a pesquisadora, que atua, há mais de 20 anos, na área de química, é uma das cientistas mais citadas em produções acadêmicas. Só para ter uma ideia, imagine uma seleção com os maiores craques da bola, porém, na área de produção científica. A pernambucana está neste seleto grupo.

Nascida em Boa Viagem, zona sul do Recife, a cientista, desde o início da carreira, transitou por diversos ambientes da engenharia química, da indústria ao meio ambiente.

Nesta última área, desenvolveu uma das suas criações mais relevantes: o biodetergente utilizado na remoção do óleo que atingiu as praias do Nordeste, em 2019.

Um ‘detergente’ que tira óleo das praias sem afetar a natureza

“Esse produto foi desenvolvido, há seis anos, para atender a um cliente do setor privado, para fazer limpeza de navios. Na emergência do desastre nas praias, ele foi aperfeiçoado para ajudar na limpeza. Mas as etapas de pesquisa básica até a da planta piloto avançaram com recursos do setor privado”, explica.

Formado por extratos vegetais e outros compostos naturais, o produto foi utilizado na limpeza de praias como Itapuama, na região Metropolitana do Recife. Um dos atributos da invenção é a capacidade de remover o óleo, sem afetar as espécies que vivem no entorno.

Leonie conta que sempre se identificou com pesquisas em química direcionadas à conservação e restauração ambiental.

Mais tarde, com o derramamento em larga escala que atingiu o Nordeste brasileiro, o produto ganhou notoriedade por ser capaz de sanar um problema que comoveu todo o Brasil.

Diante da situação, ela diz que aproveitou a oportunidade para mostrar ao público o poder da ciência de cuidar do meio ambiente.

Para se ter uma ideia, sem investimento público no projeto, os recursos que custearam a ida e o trabalho na praia de Itapuama vieram de pessoas sensibilizadas com a tragédia.

“O resultado nessa praia, que foi uma das atingidas de forma contundente, foi bem proveitoso. Pedras, corais, vegetação foram limpas, sem sofrer dando algum, graças ao poder biodegradável da invenção”, diz.

A virada de chave

Hoje, atuando como professora da Universidade Católica do Recife (Unicap), onde também se graduou, Leoni disse que a virada de chave na sua carreira científica se deu no momento em que recebeu um convite para ser palestrante âncora na Conferência Internacional de Biossurfactantes, na Alemanha, em 2022, ao lado de Ibrahim M Brant, um dos maiores pesquisadores e incentivadores científicos da área química no mundo.

Para a pesquisadora, que desenvolveu gosto pela educação ainda criança sem imaginar que iria tão longe, essa conquista representa muitos avanços.

“Nada foi planejado, mas eu sabia que estava fazendo algo relevante. A pesquisa é minha paixão, foi ela quem me conduziu a esse momento. Não é fácil fazer pesquisa no Brasil, porque pesquisa precisa de investimento, que é algo escasso nessa área”, diz a pesquisadora.

Para Leonie, no Brasil, a ciência esbarra em diversos desafios. Um deles, é se aproximar do público, romper o ostracismo das academias e estar mais presente no cotidiano das pessoas.

“Eu vivo como se existissem duas Leonies. Uma, a Leozinha, que vai ao salão de beleza falar de amenidades e sorri, e a outra que realiza pesquisa, que tem uma vida acadêmica”, diz.

Foi só com a criação do detergente que as pessoas de seu convívio entenderam do que se tratava o trabalho dela – e como ele pode ajudar muitas outras pessoas, animais e ecossistemas. “Na época, muita gente falava: ‘Nossa! Você faz algo muito importante'”, relembra.

Um instituto voltado à pesquisa e sem fins lucrativos

Para fazer a pesquisa chegar à ponta, Leonie precisou de uma forcinha do destino. Ao se casar com um pesquisador pode realizar o sonho de desenvolver e criar uma organização para estimular a pesquisa científica e contribuir com o desenvolvimento de outros profissionais.

Assim, surgiu o Instituto Avançado de Tecnologia e Inovação (IATI), um espaço de pesquisa privado, sem fins lucrativos. Nos laboratórios do Instituto, a primeira versão do biodetergente ganhou vida, há seis anos.

Diversas outras soluções sustentáveis também são desenvolvidas no espaço, que além de Leonie, conta com outros pesquisadores vindos dos espaços acadêmicos.

O instituto, no entanto, só ganhou vida após seu casamento. Como Leonie diz, ela até tinha o sonho de fazer algo assim, mas não tinha espírito empreendedor. O marido, então, ajudou nisso.

“Agora, vejo que quando a pesquisa ganha o mercado, contribui com o crescimento de outras pessoas. Além disso, o processo científico avança até a escala final da cadeia de produção”, avalia.

Esse caminho intenso de pesquisa científica deixou algumas lições para Leonie. Uma delas é de que o foco e a excelência fizeram com que ela superasse algumas adversidades enfrentadas por ser nordestina e mulher. Mas, independente disso, ela sentencia: “Sempre fui muito focada em fazer o meu trabalho com os meus alunos”.

Segundo, o Brasil não tem uma cultura de prevenção, portanto, foi necessário os óleos invadirem as praias para que se pensasse em agir rapidamente.

Foi preciso viver uma situação dramática, uma tragédia para que o nosso trabalho [de pesquisa científica no meio ambiente] fosse reconhecido. Mas fica a mensagem de que é possível fazer pesquisa para além do laboratório e da publicação, exige dedicação, noites de sono, mas é importante desenvolver algo em prol de alguém”, conclui.

 

 

 

 

Fonte: UOL 12.01.2023

Flora triplica produção de detergente em pó na fábrica de Itajaí

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Ampliação da fabricação dos produtos das marcas Minuano, Assim e Brisa recebeu R$ 30 milhões de investimento

A Flora investiu R$ 30 milhões na ampliação da fábrica de Itajaí, em Santa Catarina. Com isso, a unidade triplicou a produção de detergente em pó das marcas Minuano, Assim e BRISA na comparação com 2021. Com o investimento, a empresa ao adquiriu mais duas linhas de alta velocidade de produção dedicadas ao envase de bags e agora produz, in loco, 35 SKUs de detergente em pó.

Com a ampliação, a empresa passou a operar em três turnos, o que gerou também crescimento da equipe, colocando a operação em funcionamento 24 horas por dia, de segunda a sábado – antes a fábrica funcionava das 5h às 00h30, de segunda a sexta-feira – o que permitiu aumentar a capacidade instalada em mais de 70%, além do crescimento anterior pós-expansão, resultando em mais de 200% a capacidade de produção de sabão em pó das marcas Minuano, Assim e BRISA.

De acordo com Samir Jarrouj, diretor de Negócios da Unidade Home Care da Flora, a estratégia tem o objetivo de atender milhões de consumidores e ampliar participação do mercado de cuidados com a roupa. “Minuano é considerada a quarta marca mais vendida no segmento de produtos de limpeza, e a expectativa é que, com nova?operação, a venda do sabão em pó continue crescendo significativamente em 2023”, avalia.

A empresa, que também mantém no portfólio marcas como Francis, Neutrox, OX Cosméticos, Kolene?e Phytoderm, conta com unidades industriais em Goiás e Santa Catarina e Centros de Distribuição em Goiás, Minas Gerais, Santa Catarina e São Paulo.

 

 

 

 

Fonte: S.A. Varejo 11.01.2022

3M deixará de produzir ‘químicos eternos’ até o final de 2025

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A 3M deixará de fabricar as controversas substâncias per e polifluoralquil (PFAS) até o final de 2025. Os produtos químicos, comumente conhecidos como “químicos eternos”, são encontrados em centenas de utensílios domésticos e usados ​​para fazer revestimentos e produtos que podem repelir água, graxa, calor e óleo.

A ciência mais recente sugere que esses produtos químicos são muito mais perigosos para a saúde humana do que os cientistas pensavam inicialmente.

Em um comunicado divulgado em dezembro, a 3M disse que sua decisão é “baseada em consideração cuidadosa e uma avaliação completa do cenário externo em evolução”, reconhecendo que os regulamentos estão reprimindo os produtos químicos.

Por exemplo, a Agência de Proteção Ambiental anunciou uma proposta no início deste ano para rotular “produtos químicos eternos” como substâncias perigosas. A Califórnia também anunciou um processo recentemente para recuperar os custos de limpeza do PFAS.

“Embora o PFAS possa ser fabricado e usado com segurança, também vemos uma oportunidade de liderar em um cenário regulatório e comercial externo em rápida evolução para causar o maior impacto para aqueles a quem servimos”, disse o CEO da 3M, Mike Roman, em um comunicado.

“Esta ação é outro exemplo de como estamos posicionando a 3M para um crescimento sustentável contínuo, otimizando nosso portfólio, inovando para nossos clientes e entregando valor de longo prazo para nossos acionistas.”

A empresa espera sofrer um impacto financeiro de cerca de US$ 1,3 bilhão a US$ 2,3 bilhões nos próximos anos devido à descontinuação do PFAS. No entanto, a 3M (MMM) disse que o PFAS representa uma “pequena parcela” de sua receita.

Na última década, os fabricantes de produtos químicos pararam voluntariamente de produzir dois dos produtos químicos eternos mais usados , incluindo PFOS e PFOA.

No nível federal, a Food and Drug Administration dos EUA eliminou gradualmente o uso de certos produtos químicos PFAS em 2016.

O FDA e os fabricantes concordaram em 2020 em eliminar gradualmente alguns produtos químicos PFAS de embalagens de alimentos e outros itens que entraram em contato com alimentos. No entanto, o monitoramento do meio ambiente pela FDA mostrou que os produtos químicos tendem a permanecer.

 

 

 

Fonte: CNN 21.12.2022

97% dos consumidores querem produtos sustentáveis, mas encontram barreiras

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Estudo da Kantar aponta ainda quais as principais preocupações do brasileiro quanto à sustentabilidade. 

A falta de conhecimento sobre sustentabilidade e o alto preço dos produtos associados a ela são as principais barreiras para os consumidores adotarem esse estilo de vida. Segundo estudo global da Kantar , isso acontece em 97% dos casos

Para se ter uma ideia, no Brasil, apenas 14% dos que dizem viver de forma sustentável estão, de fato, mudando seu comportamento. De acordo com a pesquisa da Kantar, os principais motivos são:

75% apontam que o custo de vida os impede de fazer mais pelo planeta

43% afirmam não saber onde encontrar produtos sustentáveis nem quais hábitos adotar

Preocupações do Brasileiro

O levantamento identificou que as principais questões de ESG apontadas pelos consumidores são de cunho social. Confira os 5 principais pontos:

Fonte: SA Varejo 16.11.2022

Confira cinco benefícios da limpeza industrial para o segmento alimentício

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Especialista do segmento industrial esclarece porque esse serviço é indispensável para manter as boas condições a todos os clientes

Para garantir a eliminação de bactérias e microrganismos nocivos na indústria alimentícia, que colocam a saúde de colaboradores e consumidores em risco, os protocolos de higiene e limpeza devem seguir rigorosos padrões de qualidade. Desta forma, adotar processos de higienização periódicos é o jeito mais eficiente de assegurar a eliminação destes resíduos. A especialista Giordania R. Tavares, CEO da Rayflex, maior referência nacional na fabricação de portas rápidas no Brasil e América Latina para a indústria, compartilha seus conhecimentos no segmento destacando uma série de benefícios, confira:

♦ Aumento da produtividade

Além de deixar o ambiente devidamente limpo, essa atividade demonstra segurança, o que aumenta a produtividade da indústria. “Pesquisas realizadas pela empresa Green Building Association apontam que deixar a indústria mais limpa aumenta o fluxo de trabalho em mais de 40%. Isso se reflete em toda a cadeia produtiva, ampliando o desempenho ante a concorrência”, afirma Giordania.

♦ Evita os riscos de contaminação

Outra preocupação recorrente é com a qualidade e condições do produto final, entregue ao comércio para enfim ser vendido e consumido. “Os cuidados com higiene e assepsia em todas as fases da produção são imprescindíveis. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada ano cerca de 600 milhões de pessoas em todo o mundo adoecem por comer alimentos contaminados. Destas, aproximadamente 420 mil chegam a óbito”, alerta.

♦ Economia de dinheiro e recursos

A contaminação gera outro problema além dos danos para a saúde, já que alimentos inseguros causam grandes perdas na produtividade e despesas médicas. “O benefício de prevenir é muito mais importante do que o de remediar, dada a economia da indústria prejudicada com o desperdício e descarte de insumos, além de atrasos na entrega, que compromete toda a cadeia produtiva e a distribuição ao comércio”, revela a CEO .

♦ Garantia do controle de qualidade 

Um aspecto que deve ser levado em consideração é o controle de qualidade para evitar a contaminação do ambiente. A limpeza não deve se limitar às superfícies; deve, também, se estender a todos os equipamentos e máquinas utilizados. “Ao longo do tempo, resíduos, sujeiras e poeiras acumulam em seu interior, o que pode resultar tanto no desgaste prematuro e perda de eficiência quanto na proliferação de agentes contaminantes. Portanto, para evitar perdas e prejuízos, garantir o controle de qualidade é fundamental”, recomenda a especialista.

♦ Isolamento ideal de ambientes

Por fim, o investimento em soluções tecnológicas auxiliam no cumprimento dos padrões de higienização e limpeza dos ambientes, visto que contribuem com o isolamento ideal de possíveis intervenções externas. “No portfólio da Rayflex, atuamos com portas rápidas para áreas externas, internas e para câmaras frias, que atendem toda a cadeia produtiva do segmento alimentício, já que evitam a entrada de agentes contaminantes, minimizam a troca de ar e mudança de temperatura e permitem a vedação total nas laterais. Além disso, muitos desses modelos contam com exclusivo sistema de restabelecimento automático – no caso de batidas com outros objetos, como carrinhos e empilhadeiras”, finaliza.

Como a Kiwi mostra honestinade ao anunciar descontinuidade de linha de limpeza

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Dona da marca Ethique da Nova Zelândia, alega que concorrentes estavam fazendo um trabalho melhor

A marca de estilo de vida Ethique, com sede na Nova Zelândia, interrompeu a produção de seus concentrados de limpeza doméstica, dizendo que não era mais comercialmente viável e que os rivais estavam fazendo um trabalho melhor.

Em mensagem aos clientes publicada em seu site, a empresa Kiwi disse que houve uma “explosão de concentrados de limpeza doméstica” no mercado nos últimos dois anos e descobriu que não pode produzi-los na mesma faixa de preço que outras empresas estão vendendo, devido às escolhas que fazem com ingredientes, embalagens e distribuição.

“A maioria deles são pequenos comprimidos que você simplesmente coloca em uma garrafa de água, agita e pronto – você fez um produto de limpeza”.

Brianne West fundou a marca em sua cozinha em Christchurch em 2012 e, desde o início, está disponível em 24 mercados e mais de 6.500 varejistas em todo o mundo com uma variedade de produtos sem plástico para rosto, cabelo, corpo e casa.

Pioneira no setor de higiene pessoal sustentável, a marca ampliou sua linha para concentrados de limpeza doméstica em 2020. Os produtos vêm em forma de barra, embalados em papel e dissolvidos em água fervente em um recipiente existente antes do uso.

A Ethique disse que durante seu processo desenvolvimento de novos produtos, seu primeiro ponto de verificação foi se perguntar: “Alguém já está fazendo isso melhor e da maneira mais sustentável possível?”

“O objetivo da Ethique sempre foi substituir produtos mais inúteis por alternativas mais justas, gentis e sustentáveis”, disse a empresa. “No entanto, a Ethique reconhece que outras empresas do mercado estão fazendo um ótimo trabalho no desenvolvimento desses produtos”.

 

 

 

 

Fonte: Inside FMGC 13.12.2022

Dirty Labs lança detergente enzimático para lava-louças

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A formulação apresenta a tecnologia da enzima Phytolase da empresa

A Dirty Labs se expandiu para uma nova categoria com o lançamento de um detergente para máquinas de lavar louça.

O novo Bio Enzyme Dishwasher Detergent da marca é um detergente 2 em 1 mais reforçador que usa a enzima Phytolase patenteada da Dirty Labs para quebrar alimentos presos. É de base biológica, biodegradável, vegano, livre de crueldade e livre de corantes, parabenos, conservantes sintéticos e 1-4 dioxano.

O detergente vem em duas versões: Aestival (perfumado com yuzu, gerânio e erva-cidreira) e Free & Clear (sem fragrância).

A marca de limpeza sustentável também lançou o Murasaki Bio Enzyme Laundry Detergent, Hand Wash e Delicates Detergent, bem como 100% New Zealand Wool Dryer Balls.

 

 

 

Fonte: Happi 12.12.2022

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