Um número cada vez maior de consumidores tem se empenhado em fazer escolhas de consumo mais responsáveis e adaptar hábitos com pequenas mudanças, como a forma que utiliza a água na limpeza doméstica, o que tem aumentado seu interesse por produtos totalmente sem água ou concentrados.
“O movimento de produtos waterless vem crescendo na indústria de cuidados do lar à medida que os consumidores se tornam mais conscientes em relação ao impacto do seu consumo e de suas rotinas para o planeta”, avalia Amanda Caridad, analista sênior Latam da Mintel, que cita uma pesquisa publicada pela empresa em junho de 2021, na qual 63% dos brasileiros entrevistados relataram ter reduzido o desperdício de água como uma prática sustentável dentro de casa.
Amanda Caridad, analista sênior Latam da Mintel
Para a analista, considerando que em 2021 foi registrada uma das piores crises hídricas dos últimos 90 anos, os consumidores passarão a valorizar cada vez mais produtos e marcas que os ajudem a usar os recursos naturais de forma consciente. Em outra pesquisa da Mintel, de junho de 2022, 24% dos brasileiros citaram “sustentável (embalagens ecológicas, neutras em carbono)” e outros 18%, “ético (livre de crueldade animal, não contamina rios)” como atributos importantes ao comprarem produtos de cuidados com a casa.
Dentro do orçamento
Além de serem bons para o planeta, Amanda sugere que os produtos concentrados e em pó também poderiam comunicar praticidade de armazenamento, especialmente considerando que no ano passado 5% dos brasileiros relataram à Mintel morar em studios e 9% morar sozinhos. “Os dados indicam como as marcas de cuidados domésticos poderiam atrair esses consumidores que buscam por economia, praticidade e práticas mais sustentáveis ao desenvolver produtos que comuniquem essas credenciais de forma clara, sem afetar seu orçamento”.
Reforçando o aspecto econômico, Amanda também lembra que, de acordo com a Pesquisa do Consumidor Global, que monitora 36 mercados ao redor do mundo, publicada em setembro de 2022, 64% dos brasileiros entrevistados disseram que notaram que o preço dos produtos para cuidados da casa aumentaram.
Formulações mais estáveis
“O mundo caminha para ações mais sustentáveis que percorrem toda a cadeia de produção e consumo, visando à redução do impacto ambiental. O desenvolvimento de produtos concentrados, por exemplo, está entre as principais iniciativas da indústria química voltada para a sustentabilidade”, observa Gabriela Crisol, pesquisadora especialista em home care da Stepan.
Gabriela Crisol, pesquisadora especialista em home care da Stepan
Entre os benefícios dos produtos concentrados de limpeza, a especialista cita a economia de água na formulação e a redução de embalagens, resíduos, do espaço de estoque e da pegada de carbono, além de emissões de transporte mais baixas de gases poluentes. O consumidor também se beneficia com o menor preço do litro do produto e embalagens menores.
Gabriela pontua que um dos principais desafios de desenvolvimento é conseguir estabilizar um sistema com alta carga de tensoativo e baixa concentração de água. “A Stepan Company tem soluções que podem ajudar os formuladores a superar esses desafios de formulação de concentrados e serem capazes de atender às necessidades do mercado”, afirma.
Para suportar altas concentrações de tensoativos em formulações, a Stepan oferece o BIO-TERGE® PAS-8S, um eficiente hidrótropo com excelentes propriedades de umectação, podendo atuar mesmo em sistemas altamente ácidos e alcalinos. Gabriela explica que a utilização desse material facilita a incorporação de tensoativos e outros ingredientes na formulação, como builders e fillers, possibilitando a criação de sistemas mais robustos e estáveis. “A versatilidade do BIO-TERGE® PAS-8S o torna a escolha ideal para formular produtos de limpeza domésticos e institucionais”.
Favorecendo inovações
A BASFestá trabalhando com componentes ecológicos em formulações para os diferentes segmentos de home care. Artur Araujo, analista de marketing para Home Care e Soluções Industriais, lembra que novos formatos para o consumidor final estão se destacando por ajudarem na economia de água e melhorarem a experiência do consumidor. “Produtos concentrados são a solução mais comum, mas outras inovações começam a aparecer no mercado, como lava-roupas em pellets, limpadores de superfícies em cápsulas e lava-louças sprays. Todas promovendo uma economia de recursos, principalmente hídricos”.
Artur Araujo, analista de marketing para Home Care e Soluções Industriais da BASF
Segundo Araujo, com o Soluprat® da BASF, é possível fazer um detergente concentrado autoespessante. Basta adicionar água para diluir, sem a necessidade de agentes espessantes ou sais. Com essa tecnologia, é possível oferecer lava-louças e lava-roupas concentrados para o consumidor diluir em casa.
Também utilizando o Soluprat® e suas soluções, a BASF desenvolveu uma fórmula de um detergente para lavar-roupas em pellets, formato que permite economizar água e, ao mesmo tempo, ter um produto sem as cargas convencionais de um lava-roupas em pó, além de pouquíssima água em sua composição.
“Pensando fora da caixa, é possível falar de ampolas para customização de lavagens. O consumidor compra o detergente base e, quando for lavar roupas brancas, por exemplo, adiciona uma ampola de um aditivo específico para esse tipo de lavagem”, descreve Araujo, acrescentando que, para roupas com odor, poderia ser adicionada uma ampola anti-bac. Com isso, não seria necessário comprar diferentes tipos de detergentes, ajudando na economia de água, de espaço, e oferecendo a possibilidade de customização, uma tendência muito vista em outros mercados. Mais informações e amostras estão disponíveis na plataforma online.
Pellets de lavagem
Alguns lançamentos pelo mundo já focam o uso racional de água na produção e no uso. O Ecoegg Laundry Egg, por exemplo, é um sistema de lavagem de roupa inovador que limpa a roupa de forma eficaz, utilizando dois tipos de pellets mais uma pequena quantidade de detergente, envoltos num ovo reciclável.
Mais gentil com o meio ambiente e com a pele do que os detergentes de lavagem tradicionais, o ecoegg Laundry Egg foi projetado para substituir o sabão em pó e o amaciante de roupas, oferecendo uma solução de lavanderia mais ecológica. Os pellets brancos fazem a limpeza e os mais escuros aumentam a eficiência dos pellets brancos reduzindo a tensão superficial da água. O próprio ovo ajuda a remover a sujeira e a amaciar as roupas.
Toalhas comprimidas
Outro exemplo são as Nimby Expanding Towels, toalhas comprimidas para limpeza. Feitas à base de bambu, ao serem expandidas com água, se tornam macias e prometem remover 99% de germes e sujeira de superfícies e também das mãos e do corpo. Além disso, podem ser enxaguadas e reutilizadas por até cinco vezes.
Concentrado natural
O Grove Multi-Purpose Cleaner Concentrate é um limpador concentrado multifuncional com 92% de ingredientes à base de plantas e fragrância 100% natural de óleos essenciais e extratos. Ele promete eliminar a gordura duas vezes mais que outras marcas naturais. O produto está disponível em fragrâncias bem diferenciadas, como alecrim e laranja, flor de maçã e pera, lavanda e tomilho e até abóbora.
Da mesa à lava-louças
Para combater desperdício de água, esforço e tempo, a P&G lançou nos Estados Unidos o Cascade Platinum Plus, uma fórmula de lava-louças patenteada que permite que as pessoas pulem todas as etapas extras da lavagem. Basta raspar os restos de comida, colocar a louça na máquina e pronto, sem pré-lavagem e sem relavagem. A nova fórmula apresenta 50% mais enzimas de combate a proteínas, duas vezes a quantidade de uma nova enzima patenteada para combater melhor os amidos e duas vezes o poder de limpeza para remover gordura, dar mais brilho e ajudar a secar a louça.
Espuma ativada
Outro exemplo da P&G é o Dawn Powerwash Dish Spray, que usa espuma ativada por spray para reduzir a necessidade de água ao lavar a louça à mão em até 50%. Além de lavar pratos, Dawn Powerwash pode ser usado para limpar pias e superfícies duras, incluindo aço inoxidável, granito claro e escuro, porcelana e quartzo.
Conferência da ONU
Mais de 2,1 bilhões de pessoas em todo o mundo ainda vivem sem água potável e 4,2 bilhões não têm acesso ao saneamento básico gerenciados de maneira segura. Ambos os serviços são considerados um direito humano. Para buscar soluções, a Assembleia Geral das Nações Unidas, realizará a Conferência da ONU sobre a Água entre os dias 22 e 24 de março, na sede da organização em Nova York.
A última conferência sobre água da ONU aconteceu há quase 50 anos. Alterações climáticas, derretimento das geleiras, aumento do nível médio das águas do mar, falta ou excesso de chuvas e uma série de incidentes que vem impactando as pessoas e seus meios de subsistência são as principais questões que estarão na pauta.
O objetivo é conscientizar sobre a crise global de água e decidir ação conjunta para alcançar os objetivos e metas internacionais acordados sobre o assunto, incluindo aqueles contidos na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
O principal resultado esperado da Conferência será o lançamento da Agenda de Ação da Água, que representa comprometimentos voluntários de todos os níveis, incluindo governos, instituições e comunidades locais. O documento ajudará a mobilizar ação por parte de governos, setores e demais partes interessadas em alcançar os objetivos e metas globais relacionados à água.
O foco da companhia, definido em sua diretriz de sustentabilidade, é o saneamento e o desenvolvimento humano, com iniciativas nas frentes de educação, cultura, esportes e ação social
A Unipar, líder na produção de cloro e soda e a segunda maior produtora de PVC na América do Sul, prevê impactar 900 mil pessoas, em 2023, com 43 projetos já selecionados para receber investimento social e que devem movimentar cerca de R$ 15 milhões de recursos da companhia. O foco da diretriz de sustentabilidade da empresa é o saneamento e o desenvolvimento humano, atuando nas frentes de educação, cultura, esportes e ação social. O montante investido inclui recursos próprios e incentivados no âmbito da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Federal de Incentivo ao Esporte, Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), Fundo do Idoso, Proac e PIE, além de produtos doados.
“Nas diretrizes de sustentabilidade da Unipar definimos o saneamento e o desenvolvimento humano para priorizar nosso Investimento Social. Neste contexto, nos comprometemos em impactar positivamente 2 milhões de pessoas no período de 2022 a 2025, com o olhar para as comunidades do entorno das nossas operações e para a sociedade como um todo. E vamos além, queremos mobilizar todo nosso ecossistema para potencializar e tornar mais impactante cada ação, atuando como agente de transformação por um mundo mais sustentável. Este movimento está em linha com nosso propósito de ser confiável em todas as nossas relações. E naturalmente para ser confiável temos que ser sustentáveis.” afirma Mauricio Russomanno, CEO da Unipar.
“No âmbito do saneamento, somos naturalmente referência porque lideramos a produção de cloro e possuímos a segunda maior operação em PVC na América do Sul – dois insumos básicos para o setor. Do ponto de vista do negócio da empresa, estamos participando de uma revolução na democratização do saneamento a partir do novo marco do setor que estabelece metas de universalização de atendimento com 99% da população com água potável e 90% com coleta e tratamento de esgotos até 2033. Nós somos um dos principais fornecedores para essa execução. Isso nos coloca também com o desafio de atuar como agentes de fomento de projetos sociais neste tema. Ajudamos, por exemplo, a construir com a ONG Bairro da Juventude um projeto piloto educacional de uso de Biodigestor em uma comunidade em Criciúma, SC, para tratamento de esgoto, produção de gás e adubo, reaproveitando material orgânico que originalmente ia para o lixo e estamos, junto com o parceiro Biosaneamento, desenvolvendo um projeto de saneamento básico em Rio Grande da Serra-SP que deve reunir outros apoiadores. Sempre com a visão de ecossistema”, explica Russomanno.
“Outro foco importante na nossa priorização é o desenvolvimento humano. Nesse sentido, atuamos nas frentes de educação, esporte, cultura e ação social. E na visão de ecossistema atuamos em parceria, por exemplo, com os Conselhos Consultivos Comunitários (CCCs), que reúnem representantes das comunidades do entorno de nossas fábricas. Fazemos uma escuta ativa e debatemos as preocupações e interesses da comunidade para buscar a melhor forma de realizar ações sociais e projetos nestas regiões. Este é o compromisso que conecta a empresa aos locais onde está instalada, estabelecendo um pacto duradouro de confiança, transparência e de desenvolvimento sustentável com as comunidades ao redor”, reforça Russomanno.
Em 2022, a Unipar já impactou positivamente cerca de 800 mil pessoas por meio de projetos selecionados para investimentos sociais, mas a empresa ainda está finalizando o balanço do exercício, que depende de relatórios finais das instituições.
Para 2023, a Unipar selecionou a maior parte dos projetos a partir de edital público lançado em outubro de 2022 em parceria com o Instituto Unipar, além de ter buscado projetos que se alinham ao seu direcionamento de sustentabilidade. A companhia e seu Instituto apoiam iniciativas principalmente nas localidades onde está presente, como São Paulo, o entorno das fábricas em Santo André e Cubatão (SP), na Bahia, no Rio Grande do Norte e em Minas Gerais – onde há projetos de autoprodução de energia renovável em curso, além de nova fábrica sendo construída em Camaçari (BA), e também na Argentina, em Bahía Blanca, onde também tem uma unidade industrial.
Visão social e cultural faz parte da história da Unipar
Historicamente comprometida com o desenvolvimento sociocultural do País, a Unipar atua em prol da valorização do patrimônio histórico, artístico, cultural e memorial do Brasil desde sua criação. A trajetória da Unipar no campo social e cultural foi originada na visão de seus fundadores.
Um exemplo importante foi a doação da coleção Casa Geyer formada por Maria Cecilia Geyer e Paulo Geyer, representantes da família fundadora da Unipar, ao Museu Imperial de Petrópolis (RJ). A coleção reúne uma casa que será aberta ao público com mais de 4 mil obras de arte e documentos históricos.
Na trajetória da empresa destaca-se também a preservação da pintura da artista plástica Djanira da Motta e Silva ‘Refinaria’, que retrata o funcionamento das fábricas na década de 70 e foi encomendada em comemoração aos 10 anos da Refinaria de Petróleo União, considerada o embrião da Unipar.
A Unipar tem um recorte importante também de investimentos em mostras e museus. Um dos seus fundadores Alberto Sampaio, e pai de Maria Cecília, foi um dos principais doadores do acervo do MASP.
O atual controlador, Frank Geyer Abubakir que é membro da família fundadora, manteve a tradição da família e atua também na promoção de projetos com impacto positivo na sociedade, seja por seu apoio na Unipar e no Instituto Unipar, do qual é chairman, seja em sua atuação pessoal juntamente com sua esposa Flávia Abubakir por meio do Instituto Flávia Abubakir (IFA).
A Unipar hoje investe no MASP, na Bienal e todo seu programa de mostras itinerantes, na SP-Arte, no MAM-SP, no Museu Imperial do Rio de Janeiro, no Museu Catavento, no Museu da Imaginação, entre outros projetos. Com essas iniciativas a companhia reforça o desenvolvimento humano ampliando o acesso à cultura, memória e história e também fomenta os programas educativos, que exposições como essas citadas acima e equipamentos culturais mantém junto às comunidades e escolas.
Ação em parceria com a Squid conta com evento exclusivo da marca em São Paulo; Carol Rocha, Helen Ramos, Xan Ravelli e Família Quilombo são alguns dos nomes confirmados; A campanha também estará presente em ativação no programa ‘Mais Você’ da TV Globo
Para quem tem filhos na escola, janeiro não é só o mês de férias, mas também de preparação para o ano escolar. Por isso, com o objetivo de mostrar aos pais que não é preciso comprar uniformes novos com frequência quando se tem o aliado certo em casa, Vanish lança a campanha de marketing ‘Vanish Salva Seu Uniforme’. Referência na redução de manchas e sujeiras, Vanish contou com parceria estratégica da Squid, evento exclusivo da marca, além de veiculação em diferentes formatos digitais e ativações em TV aberta.
Grandes influenciadores digitais como Carol Rocha, Helen Ramos, Xan Ravelli e FamíliaQuilombo são os porta-vozes da campanha nas redes sociais. Os criadores de conteúdo receberam em suas casas um presente especial da marca, os convidando para o evento exclusivo em São Paulo para viver uma experiência nostálgica e criativa.
Nomeada Escola Vanish, o evento levou os creators de volta aos tempos de escola. Por meio de uma ativação cenográfica, os influenciadores puderam ver ao vivo Vanish
atuando diretamente em suas próprias roupas, e dividiram tudo ao vivo em suas redes sociais. “Quisermos não só mostrar para as famílias que Vanish mantém os uniformes como novos, mas também tornar essa experiência educativa e divertida, para gerar um conteúdo diferente e interessante”, conta João Villa Savatin, Digital & Content Manager da Reckitt.
Parceira estratégica em marketing de influência para grandes marcas, a Squid está à frente da campanha. “Nossa estratégia foi criar um ambiente imersivo e exclusivo no qual mães e pais se sintam de volta às aulas e possam, por meio de conexões reais, dividir com seus milhares de seguidores que manter os uniformes novos por muito mais tempo é possível” explica Rafael Arty, diretor de negócios da Squid.
A campanha também contará com inserção da marca no programa ‘Mais Você’, da TV Globo. Com conteúdos exclusivos sobre o evento em São Paulo e os diferenciais de Vanish na limpeza dos uniformes, a ação de conteúdo está prevista para o mês defevereiro.
“Nosso objetivo é gerar cada vez mais conexão entre a marca e os consumidores de forma que, por meio de um conteúdo leve e descontraído, possamos mostrar que é prático salvar os uniformes escolares”, completa Leticia Todesco, Brand Manager de Vanish. A campanha “Vanish Salva seu uniforme” terá duração até 31 de março e será ativada nas redes sociais Instagram, TikTok e You Tube.
Unindo praticidade e eficiência na higienização de utensílios domésticos, a Noviça amplia a categoria de escovas e lança a Noviça Fácil Alcance. O produto garante uma limpeza profunda dos mais variados recipientes e objetos.
O produto é indicado para limpeza de recipientes de difícil acesso como canudos, grades de ventilador, bicos de chaleiras, mamadeiras e outros itens que não podem ser alcançados somente com uma esponja multiuso. A embalagem conta com quatro opções de escovas com diferentes espessuras que garantem a higienização de diversas superfícies, facilitando a rotina de cuidados com o lar.
O levantamento da marca mostra também que 40% da população passou a realizar limpeza pesada duas vezes na semana destacando a relevância da higiene da casa em suas vidas
Os últimos dois anos vieram acompanhados de grandes movimentações no cenário do Brasil e do mundo. Obrigadas a repensarem suas rotinas e formas de lidar com as atividades do dia a dia, as pessoas modificaram seus hábitos, principalmente aqueles que garantem o cuidado com o bem-estar próprio e da casa. Desde então, a importância da higiene e limpeza do lar ficou ainda mais clara para todos: 73% dos entrevistados passaram a optar por uma limpeza mais pesada e com maior frequência frente ao que tinham antes da pandemia. É o que aponta a pesquisa ‘’Hábitos de limpeza do brasileiro: antes e durante a pandemia’’, desenvolvida pela Kimberly-Clark, por meio de sua marca Scott Duramax, em parceria com a consultoria Grimpa.
Com o levantamento, que entrevistou 1.013 pessoas de norte a sul do país, de forma online, Scott Duramax buscou compreender as percepções e motivações dos indivíduos em relação aos hábitos de limpeza, entendendo também seu comportamento ao realizar essa tarefa. A pesquisa vem no momento em que a importância da higiene da casa ganhou ainda mais espaço, reforçando como essa tarefa é essencial para a manutenção e higienização do lar. Antes da pandemia, a preocupação com o cuidado da casa já fazia parte da rotina das pessoas, sendo a higiene considerada até mesmo sendo um traço cultural da população, mas após esse momento, passando mais tempo em casa, a necessidade em fortalecer essa tarefa ganhou uma dimensão muito maior para 40% dos brasileiros, que passaram a realizar limpeza pesada duas vezes na semana.
Se, por um lado 73% dos brasileiros fazem questão de uma limpeza mais detalhada, por outro, 70% esperam que a tecnologia em produtos e equipamentos facilitem cada vez mais nas tarefas de casa, sendo um traço cultural da população. Além disso, mais de um terço dos brasileiros compraram efetivamente algum tipo de utensílio durante a pandemia. Esses resultados expõem o desejo de uma população que busca manter a casa sempre limpa, mas sem deixar de lado a praticidade. A economia de tempo também ganhou destaque para 45% dos brasileiros que buscam por rapidez ao adquirirem equipamentos que facilitam o processo de limpeza.
‘’Essa pesquisa nos mostra como a população está enxergando e lidando com a higienização dos lares atualmente, em consequência de uma mudança na própria relação com a casa, e deixa mais do que claro que essas transformações vieram para ficar. Com novas necessidades, como ter um escritório em casa, e passando mais tempo dentro dela, as pessoas intensificaram certos cuidados que antes, talvez, não eram tão evidenciados’’, comenta Bruno Sparapani, gerente executivo de marketing da Kimberly-Clark. ‘’Assim como os brasileiros estão mais atentos à limpeza de suas casas, nós, que sempre acompanhamos de perto os nossos consumidores, redobramos o cuidado para entender o que eles esperam, quais seus anseios e como podemos ajudá-los nesse momento, depois de tantas mudanças em suas vidas’’, finaliza o executivo.
Agora, sem produto, não há faxina. Além do aumento citado acima, houve um expressivo crescimento do uso de produtos complementares que garantem superfícies livres de vírus e bactérias, revelando uma população mais aberta para itens que somam à limpeza podendo ser usados de maneira casada, como é o caso de Scott Duramax. 75% dos entrevistados, ainda, afirmaram usar panos diferentes por ambiente da casa, e o reutilizável descartável ganhou destaque para um quarto dos brasileiros em áreas molhadas, como banheiro e cozinha.
‘’Inovação faz parte do nosso DNA. Por isso, as necessidades do consumidor sempre guiaram nossos passos para levar produtos essenciais para uma vida melhor. Scott Duramax é um pano reutilizável que proporciona uma limpeza completa, sendo usado sozinho ou com algum outro produto, com toda a facilidade, praticidade e tecnologia que os dias de hoje pedem. Diante disso, buscamos cada vez mais proporcionar soluções para suprir as necessidades do nosso público que não abre mão de uma casa limpa e confortável’’, comenta Sparapani. ‘’Com os resultados obtidos através da pesquisa, vemos que estamos no caminho certo”, finaliza o executivo.
Presidente de sindicato destaca os riscos de propagação de doenças
Segundo a ABRASSP (Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais), mais de 68 milhões de pessoas moram em condomínios no Brasil. Com isso, é possível entender a importância da limpeza dentro dos diversos ambientes compartilhados que existem nos condomínios residenciais.
A pandemia do COVID-19 trouxe um cuidado muito maior com a limpeza e desinfecção dos locais. E no pós-pandemia, há cuidados que permaneceram para a saúde de todos. Pois não tem apenas a COVID-19 ameaçando o bem-estar e a saúde das pessoas que moram em condomínios.
Entre essas tantas ameaças existem a gripe e a dengue. Segundo o Ministério da Saúde, a gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão, ainda mais em ambientes em que não há uma boa limpeza e higienização. E a dengue é a arbovirose urbana mais prevalente nas Américas, principalmente no Brasil, e o período do ano com maior transmissão da doença ocorre nos meses mais chuvosos de cada região, geralmente de novembro a maio. O acúmulo de água parada contribui para a proliferação do mosquito e, consequentemente, maior disseminação da doença. Por este motivo é importante evitar água parada e manter limpo e higienizado os ambientes que têm a tendência de atrair o mosquito Aedes aegypti todos os dias, porque os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano no ambiente.
As pessoas precisam de um local limpo e saudável para viver, isso é muito importante para garantir a satisfação, saúde e convivência entre condôminos. Dentro dos condomínios, há diversos ambientes como elevadores, hall, playgrounds, banheiros, churrasqueiras, salões de festas, escadas, entre outros. Essas áreas comuns e de lazer são frequentadas pelos moradores dos condomínios, e até seus visitantes. Portanto, o condomínio tem a responsabilidade de cuidar da limpeza desses ambientes para a segurança da saúde de todas essas pessoas. Realizando a instalação de dispensers de álcool em gel em pontos estratégicos do condomínio, e desinfecção constante dos botões dos elevadores, maçanetas das portas, leitores de biometria, corrimão de escadas, brinquedos, equipamentos de academia, entre outros.
Em função do tamanho dos condomínios e das diversas áreas que os compõem, a limpeza dos empreendimentos conta com muitos detalhes que não podem passar despercebidos, e para uma limpeza mais segura e de qualidade, a contratação de uma empresa de limpeza especializada é uma ótima opção. Rui Monteiro, presidente do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação no Estado de São Paulo (SEAC-SP) diz que, “existem diversos benefícios ao contratar uma empresa de limpeza profissional. Entre eles estão, profissionais treinados e altamente capacitados, segurança na realização da limpeza, redução de custos, condôminos satisfeitos, entre outros benefícios.”.
Segundo Rui Monteiro, a grande vantagem da contratação de uma empresa terceirizada para a limpeza em condomínios, são os profissionais altamente capacitados, já que eles contam com atualizações e treinamentos contínuos. Garantindo uma limpeza e higienização de qualidade para a saúde de todos os habitantes.
Limpeza é saúde
Com intuito de relembrar a todos que ambientes limpos impactam diretamente no bem-estar e saúde de todos, o SEAC-SP está promovendo a campanha “Limpeza é saúde”, que atenderá corporações de todos os segmentos. Através dessa campanha, as organizações que contratarem uma empresa de limpeza profissional e demonstrarem interesse em fazer parte da campanha adotando práticas que a apoiam, ganharão o direito de usar o selo de qualidade, que certifica a preocupação com a saúde e bem-estar das pessoas.
A OFF!Cast Previsão de Mosquitos prevê com precisão o comportamento e as populações de mosquitos em localizações geográficas específicas
Mosquitos infectam mais de 700 milhões de pessoas por ano no mundo com doenças perigosas como Dengue, Zika, Malária e Chikungunya. Somente no Brasil, mais de 1.45 milhão de casos prováveis de Dengue foram registrados em 2022. Prevenir picadas de mosquitos é uma etapa crítica na proteção contra doenças transmitidas por eles.
A SC Johnson — desenvolvedora e fabricante global de produtos de controle de pragas, produtos domésticos e profissionais — tem contribuído com a redução da transmissão de doenças transmitidas por mosquitos. Para colocar a tecnologia a serviço da prevenção, o Google Cloud se juntou à marca OFF!, marca líder em repelentes de insetos da SC Johnson, para desenvolver uma nova ferramenta de previsão que mostra quando e onde as populações de mosquitos podem estar surgindo.
Com a mudança dos padrões climáticos, a marca OFF! notou flutuações mensais e anuais nos hábitos de consumo regionais dos seus produtos, devido a mudanças nas atividades dos mosquitos. Por causa dessas mudanças, é difícil para as pessoas saberem quando se proteger. Agora disponível no Brasil, o OFF!Cast Previsão de Mosquitos – desenvolvido com as soluções de nuvem do Google Cloud – ajudará as comunidades na prevenção contra picadas de mosquitos e doenças que eles podem transmitir. A plataforma já está disponível nos Estados Unidos desde o ano passado.
Previsão de mosquitos de sete dias para a cidade de Fortaleza
Com o OFF!Cast Previsão de Mosquitos, qualquer pessoa pode obter uma previsão da presença de mosquitos tão facilmente quanto uma atualização diária do clima. Alimentada pelas tecnologias geoespaciais e de análise de dados do Google Cloud, o OFF!Cast Previsão de Mosquitos é uma plataforma tecnológica que prevê e compartilha informações sobre a abundância de mosquitos. Ao aplicar dados da ciência da biologia do mosquito, o OFF!Cast™ Previsão de Mosquitos prevê com precisão o comportamento e as populações de mosquitos em localizações geográficas específicas, de acordo com o CEP ou localidade fornecido pelo usuário.
A partir de hoje, qualquer pessoa pode facilmente explorar o OFF!Cast Previsão de Mosquitos em um desktop ou dispositivo móvel e obter a previsão local de mosquitos de sete dias, para qualquer CEP no Brasil. Você também pode se inscrever para receber uma previsão semanal da região escolhida no seu e-mail.
A tecnologia por trás do OFF!Cast
Para criar essa ferramenta de previsão, a marca OFF! construiu um ambiente seguro e de produção em escala na Google Cloud Platform, e usou o Google Earth Engine, nossa plataforma de análise geoespacial baseada em tecnologias de nuvem, que combina imagens via satélite e dados geoespaciais com uma poderosa capacidade computacional, para ajudar organizações e pessoas a entenderem as mudanças que o planeta está passando.
O OFF!CastM Previsão de Mosquitos é o resultado de várias fontes de dados reunidas para fornecer uma visão precisa das atividades dos mosquitos. Primeiro, o Google Earth Engine extrai bilhões de pontos de dados climáticos individuais. Em seguida, um algoritmo científico, codesenvolvido pelos especialistas do Centro SC Johnson para Ciência de Insetos e Saúde da Família e a Climate Engine, traduz os dados meteorológicos em informações relevantes sobre os mosquitos, ao combinar informações climáticas com conhecimentos sobre o ciclo de vida do mosquito e as condições ideais que promovem a sua reprodução. Por fim, as informações são colocadas no modelo e transformadas em uma previsão da população de mosquitos de sete dias, codificada por cores. O modelo é aplicado ao ciclo de vida do mosquito, desde quando põe ovos até quando pode picar um ser humano.
O Centro SC Johnson para Ciência de Insetos e Saúde da Família é um dos principais centros de pesquisa entomológica do mundo, estudando ciência avançada da biologia de insetos, prevenção de doenças transmitidas por insetos e produtos eficazes para uso do consumidor. A ciência por trás de marcas como a OFF! é baseada no conhecimento de entomologistas de ponta, que dedicaram suas carreiras à missão da SC Johnson de erradicar doenças como a Malária e a Zika.
“A prevenção é a melhor forma de proteção contra os mosquitos e as possíveis doenças que eles transmitem”, diz o Tom Mascari, entomologista da SC Johnson. “Com o OFF!Cast Previsão de Mosquitos, estamos colocando a educação a serviço dos consumidores, a fim de ajudá-los a conhecer as atividades de mosquitos em sua área e usar essa informação para se planejarem com antecedência, colaborando para prevenir picadas desses insetos”.
Na última década, acadêmicos, cientistas e ONGs usaram o Google Earth Engine e seus dados de observação da Terra para obter progressos significativos em pesquisas climáticas, proteção de recursos naturais, redução de emissões de carbono e outras metas de sustentabilidade. Isso possibilitou que organizações monitorassem a perda global de florestas quase em tempo real e ajudassem mais de 160 países a mapear e proteger os ecossistemas de água doce. Saiba mais sobre o OFF!Cast Previsão de Mosquitos e o Google Earth Engine, do Google Cloud.
Um estudo publicado na revista Plos One revela que o vinagre pode ser um aliado contra a propagação da Covid-19. A investigação analisou o ácido acético, um dos componentes deste produto, que se mostrou eficaz como desinfetante.
Outros estudos já tinham concluído que o ácido acético tinha propriedades antivirais e que ajudava a remover bactérias de produtos frescos. Esta investigação quis perceber como é que o ácido acético se comportava em relação ao SARS-CoV-2.
Os ensaios mostraram que a exposição durante 15 minutos ao vinagre branco destilado, com 6% deste ácido na sua composição, impediram que o vírus se replicasse em longo prazo.
O ácido provocou alterações na morfologia do vírus, nomeadamente no seu número de partículas virais. A investigação refere que este vinagre pode ser usado como desinfetante de forma a eliminar o SARS-CoV-2.
Preço de sabão em pó, amaciante e sabão líquido puxaram alta na cesta de produtos do supermercado
A cesta de produtos de limpeza foi o destaque de aumento de preços no supermercado em janeiro ante o mesmo mês do ano passado. Segundo o estudo mensal Radar Scanntech, plataforma de dados do varejo, o segmento apresentou alta de 15,1% nos preços, em comparação a janeiro de 2022. Cresceu mais do que alimentos, que teve alta de 11,9%.
“Nos últimos anos, essa cesta vinha sendo impactada pelos preços do álcool em gel . Mas, agora é diferente. O álcool em gel desacelerou (-37,7%) e o aumento reflete o preço do sabão em pó (28,5%), amaciante (17,4%) e sabão líquido (32,2%)”, afirma Priscila Ariani, diretora de Marketing da Scanntech.
Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (Abipla), o setor viveu um momento de ajuste de mercado no ano passado e teve de lidar com a escalada dos custos de produção nos últimos dois anos.
Dirt Is Good tem vendas superiores a € 4 bilhões por ano
Em dezembro de 2022, as vendas da marca Dirt Is Good (DIG) da Unilever – também conhecida como OMO, Persil, Skip, Surf Excel, Rinso e Breeze, dependendo do país onde é comercializado, ultrapassaram a marca de € 4 bilhões. Já há um produto do portfólio presente em meio bilhão de domicílios.
Dados esses números, não é surpreendente que a DIG seja a maior marca de lavanderia do mundo e a quinta marca de FMCG mais escolhida. É também a terceira maior marca da Unilever depois de Dove e Knorr.
Desde que se tornou o líder da estratégia Clean Future da Unilever, a DIG alcançou um crescimento incomparável da categoria, tornando-se o principal contribuinte para o crescimento das vendas subjacentes da Unilever em 2022.
“Com um foco incansável na superioridade aliada à sustentabilidade, o sucesso da Dirt Is Good mostra como uma marca de lavanderia doméstica pode ter propósito enquanto impulsiona o crescimento dos negócios”, diz Tati Lindenberg, vice-presidente de marketing da Dirt Is Good.
Se você entrar em qualquer supermercado do mundo, tem em média 90% de chance de encontrar um produto DIG nas prateleiras.
No negócio de cuidados domiciliários da Unilever, a DIG é a maior marca, seguida da Sunlight € 1,3 bilhão e da Comfort com € 1 bilhão. Todos os dias, o volume de produtos DIG vendidos encheria 12 Estátuas da Liberdade. De acordo com a Kantar Worldpanel, mais de 200 pacotes de produtos individuais são vendidos a cada segundo, fazendo com que as vendas incrementais da DIG em 2022 aumentem em € 1 milhão a cada dia.
Inovando para as pessoas e para o planeta
Como parte de seuo compromisso Clean Future, a marca intensificou seus esforços para enfrentar a crise climática, repensando a forma como seus produtos foram criados, fabricados e embalados para que permanecessem resistentes a manchas, mas fossem mais gentis com o planeta.
Entre uma série de iniciativas, a DIG introduziu removedores de manchas à base de plantas e embalagens de papelão, reduziu o uso de plástico virgem e foi pioneira em ingredientes feitos de resíduos industriais. Em 2022, a marca lançou sua cápsula mais sustentável de todos os tempos, apresentando uma nova fórmula de alta performance em lavagem a frio com baixo consumo de energia.
TaskBrand Prep, Paint e Finish Wiping System oferece um sistema completo para todas as etapas
A pintura e o retoque são um processo meticuloso de várias etapas que requer atenção aos detalhes e materiais de qualidade para alcançar o resultado desejado. Os materiais necessários se estendem além do revestimento ou tinta que está sendo aplicada. Os limpadores usados para limpar e descontaminar uma superfície entre as etapas também são críticos.
O Hospeco Brands Group apresenta o TaskBrand Prep, Paint e Finish Wiping System, um sistema de preparação ao acabamento que inclui todos os produtos de limpeza necessários para cada estágio do processo de pintura ou repintura. O método inclui cinco etapas fáceis de seguir: 1) pano de aderência; 2 e 3) panos de preparação; 4) limpeza de controle estático; e 5) pano de aderência final.
Os panos de aderência essenciais da TaskBrand removem efetivamente a sujeira e o pó de lixa, deixando uma superfície limpa e seca para pintura e manchas. Os de preparação para lavagem e secagem são grandes e superabsorventes para secagem superior. Já os wipes controle estático são pré-saturados com 70% de álcool isopropílico e 30% de água deionizada para reduzir a carga estática e minimizar a atração de sujeira. Complementando, os panos de aderência final removem a poeira e o excesso de tinta entre as demãos praticamente sem desgaste ou fiapos, reduzindo o acúmulo de estática em peças plásticas e outras superfícies.
Novo teste revela quantidade de microfibras liberadas na lavagem de roupas
A lavagem de roupas no Reino Unido libera microfibras pesando o equivalente a até 1.500 ônibus de dois andares em microfibras todos os anos, de acordo com uma nova pesquisa. A descoberta foi feita por acadêmicos da Escola de Design da Universidade de Leeds, que cocriaram um teste para medir como diferentes materiais e condições de lavagem afetam a quantidade de microfibras liberadas na água.
As microfibras são minúsculos fios que entram no ambiente quando as roupas são confeccionadas, vestidas e lavadas. Embora sejam menores que 5 mm e invisíveis a olho nu, as microfibras têm um impacto substancial como uma das principais fontes de poluição da água.
Como parte de um projeto financiado pelo órgão comercial European Outdoor Group (EOG) e pela organização têxtil sustentável The Microfibre Consortium (TMC), os pesquisadores estimaram que a liberação anual de microfibra da lavagem do Reino Unido estava entre 6.860 e 17.847 toneladas. Isso equivale a cerca de 600 a 1.500 ônibus de dois andares.
A pesquisadora de pós-graduação e principal autora, Alice Hazlehurst, disse: “Quantificar a liberação de microfibras é um passo importante para entender a escala do problema, bem como os impactos potenciais dessa forma de poluição. Já existem muitas estimativas por aí, mas elas variam drasticamente e é quase impossível fazer comparações significativas.
“Usamos um método de teste confiável para comparar a liberação de microfibras de diferentes tecidos e sob diferentes condições de lavagem no laboratório. Com base em nossos resultados, conseguimos estimar a quantidade de liberação de microfibra em uma escala realista”.
Com base em sua estimativa, os pesquisadores argumentam que a liberação de microfibra é um problema relativamente pequeno em comparação com o problema de resíduos da indústria da moda, com 365.000 toneladas de roupas indo para aterros todos os anos no Reino Unido.
Lavanderia no laboratório
Em um projeto colaborativo envolvendo a Universidade de Leeds, EOG e uma grande rede de partes interessadas, a TMC cocriou e lançou um teste padrão alinhado globalmente para determinar o nível de microfibras eliminadas do tecido durante a lavagem doméstica.
O método de teste TMC já foi adotado por órgãos de padronização da UE e dos EUA devido à sua confiabilidade. Isso ajudará as marcas de roupas a testar com mais precisão suas roupas quanto à liberação de microfibras, informar os fabricantes de máquinas de lavar sobre a filtragem e fornecer uma imagem mais clara da escala do problema.
Para criar uma estimativa mais confiável da liberação de microfibra no Reino Unido, os pesquisadores usaram um Gyrowash – um dispositivo que replica uma máquina de lavar doméstica em condições de laboratório. Eles testaram 16 tecidos comuns, incluindo poliéster, algodão, viscose e materiais mistos, e compararam diferentes tipos de fios e construções (tecidos de malha ou trançados). Eles também mediram os efeitos das condições de lavagem, incluindo o tamanho da carga e o quanto a máquina sacode as roupas.
Como as configurações de lavagem afetam a liberação de microfibra?
Mais do que o dobro de material de microfibra foi liberado quando a proporção de água para roupas foi dobrada. Encher o tambor da máquina de lavar com mais roupas pode reduzir a quantidade de microfibras perdidas porque menos água se move através das roupas e desaloja o material solto. No entanto, encher demais uma máquina de lavar pode ser uma preocupação de segurança, além de reduzir potencialmente a qualidade da lavagem.
Agitação – o termo para o quanto uma máquina de lavar sacode as roupas – também teve um grande impacto, com agitações mais altas aumentando significativamente a perda de microfibras.
A perda de microfibra diminuiu substancialmente após a primeira lavagem de um tecido novo, mas esse efeito se nivelou após três lavagens. Outras estimativas foram baseadas nos resultados de novos tecidos sendo lavados, então as descobertas sugeriram que menos microfibra está sendo liberada do que se pensava anteriormente.
O teste mostrou que as características do tecido – tipo de fio, construção (malha ou tecido), tipo de fibra (por exemplo, poliéster ou algodão) – tiveram mais influência do que as condições de lavagem em quantas microfibras foram liberadas. O pior ofensor para liberação de microfibra foi um tecido de poliéster chenille.
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