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Blends aceleram lançamentos no mercado de produtos de limpeza

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Preferência por formulações pré-prontas ou que trazem combinações sinérgicas de ingredientes cresce no setor

Por Estela Mendonça

Com as perspectivas de que as vendas de produtos de limpeza doméstica continuem a crescer nos próximos anos, a adoção de estratégias que acelerem o desenvolvimento e lançamentos de novos produtos, poderão ser decisivas.

De acordo com o Household Cleaning Products Global Market Report 2022, relatório lançado pela  Business Research, o mercado de produtos de limpeza doméstica deverá crescer 5,8% este ano, de US$ 99,89 bilhões em 2021 para US$ 105,68 bilhões em 2022.  A consultoria britânica também prevê que as vendas do setor atingirão US$ 134,63 bilhões em 2026.

Incluindo também os produtos de limpeza profissional, a Euromonitor International espera as vendas mundiais do setor superem os US$ 193 bilhões em 2026. Para o Brasil, que assumiu a quinta posição no ranking global em 2021, a previsão é que até lá totalizem mais de R$ 34 bilhões.

Oportunidades e desafios

Um aspecto importante no cenário de produtos de limpeza e que pode aumentar a concorrência no país é o crescimento do número de empresas.

Paulo Engler, diretor executivo da ABIPLA

A Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA), aponta em seu Anuário 2022, lançado em setembro, que o ano passado 2021 foi encerrado com uma alta de 6,7%, com 2764 companhias atuando no setor.

“É interessante notar a chegada de novos entrantes no setor, especialmente no segmento de sabões e detergentes. Atualmente, as microempresas são maioria entre os fabricantes de produtos de limpeza. São, geralmente, companhias especializadas em determinadas linhas de produtos e que são importantes geradoras de empregos no país”, analisa Paulo Engler, diretor executivo da ABIPLA.

Para 2022, Engler prevê crescimento na produção de 2%, atribuído em parte  por lançamentos da indústria e também pela melhoria do cenário macroeconômico nos últimos meses. “Temos associados com projetos em aprovação na Anvisa. Alguns produtos já têm chegado às prateleiras, mas há muitos ainda à espera da liberação da Agência, para comercialização”, diz Engler.

Carla Polli, diretora de negócios e projetos especiais da Innovation Business Media

Acelerando lançamentos

Carla Polli, diretora de negócios e projetos especiais da Innovation Business Media, que mantém o Portal Household Innovation, com base em sua experiência e interação com fornecedores de matérias-primas para o setor, avalia que, com eficácia e segurança comprovados em testes e estudos conduzidos por essas empresas, os blends são cada vez mais uma escolha acertada para marcas de diversas categorias, principalmente para agilizar o desenvolvimento e o lançamento de produtos de home care no mercado.

“Eles podem combinar ingredientes primários, ativos, aditivos, extratos, óleos e outros ingredientes para se apresentar como uma composição pré-pronta ou para potencializar a ação pretendida ou mesmo para fornecer multifuncionalidade aos produtos”, explica Carla.

Alvejante e matizador

Para Caique Frasson Liskai, especialista técnico de home care da quantiQ Caldic, com o aumento no consumo de produtos de limpeza durante a pandemia e a busca por inovações, os fabricantes encontraram desafios, especialmente para lidar com a necessidade de aumentar a  produção. “Mesmo com melhoras no cenário da Covid-19, a previsão para este mercado é crescer quase 10% até 2026. Para atender a alta demanda, os blends foram e continuarão sendo uma ótima alternativa”.

Caique Frasson Liskai, especialista Técnico Home Care da quantiQ Caldic

Liskai lembra que o termo blend se origina da língua inglesa e se refere a misturas. No mercado de home care, essas soluções prontas podem economizar tempo em testes de eficácia, segurança, processo produtivo e desenvolvimento de novos produtos. “Quando entramos no corredor de produtos de limpeza de um supermercado, por exemplo, além da infinidade de formatos e marcas, vemos que há também diversas variantes de limpadores multiuso, detergentes, amaciantes e outros. Essas variantes normalmente se diferenciam pelas fragrâncias, cores ou até mesmo aplicações”, explica.

Por outro lado, Liskai observa que o processo de fabricação de saneantes possui basicamente uma receita, que deve ser seguida passo a passo para que não haja impacto no produto. Devido às interações químicas, a ordem dos fatores pode alterar o produto, principalmente quando se trata do equilíbrio entre a fase aquosa e oleosa.

Liskai explica que, quando se trabalha com blends, é possível facilitar o processo de formulação de uma indústria, criando-se uma base que possui ingredientes que os produtos têm em comum. Enquanto alguns fabricantes finais criam a sua própria base em suas instalações fabris, outros contam com o auxílio de seus fornecedores, que já disponibilizam os blends prontos. “No mercado de home care, por exemplo, é muito comum encontrarmos clientes que procuram esses blends como base de amaciante e base de detergente”.

Uma indicação de Liskai é o ALVICLEAN ROX, composto por alvejante óptico e matizador, da representada CCI, desenvolvedora de soluções em corantes, pigmentos, alvejantes ópticos e blends. Utilizado para diminuir a tonalidade amarelada em sistemas tensoativos base água, o ALVICLEAN ROX proporciona brilho e clareamento e é indicado para produtos domissanitários de limpeza doméstica, industrial, institucional e automotiva.

A quantiQ Caldic oferece também soluções de valor agregado e conta com especialistas técnicos altamente capacitados que auxiliam os fabricantes e formuladores na escolha das melhores soluções para atender às necessidades específicas da fabricação de seus próprios blends.

Base amaciante

Alpha Química, que atua no mercado de matérias-primas desde 1990, atenta às novas tendências e legislações, tem seu mix de produtos constantemente atualizado com opções mais sustentáveis e focado na otimização do processo produtivo do cliente. Recentemente a empresa atualizou seu portfólio de Cuidados do Lar com o lançamento do AlphaSOFT AF MAX, uma nova geração de componente base para a fabricação de amaciantes têxteis tradicionais.

Composto por ingredientes catiônicos em alta concentração, segundo Juvenil Dias (Neto), presidente da Alpha, trata-se de uma pasta fluida de dispersão extremamente fácil em água fria, que otimiza ainda mais o processo de produção. “O AlphaSOFT AF MAX traz uma nova tecnologia que confere ao amaciante alto desempenho e excelentes propriedades quanto à maciez e suavidade, mesmo em dosagem reduzida. Também é compatível com conservantes, fragrâncias e corantes”, ressalta. Saiba mais neste vídeo.

Juvenil Dias (Neto), presidente da Alpha

Neto explica que o processo de produção a frio de amaciante foi uma grande evolução para os fabricantes de saneantes, mas a Alpha, percebendo que a solidez da base poderia ser aprimorada, empenhou-se para melhorar sua formulação. “Com o AlphaSOFT AF MAX, alcançamos mais mercados, otimizamos ainda mais o processo produtivo e possibilitamos a produção de um amaciante têxtil tradicional de alta performance”, afirma, acrescentando outros atributos da nova base, como alto poder de amaciamento das fibras, camada lubrificante, efeito antiestático, maior durabilidade do produto nas fibras do tecido e sensorial agradável.

A base AlphaSOFT AF MAX foi lançada em julho deste ano e, de acordo com Neto, a aceitação tem sido ótima, principalmente pela significativa otimização do processo produtivo, já que a fluidez da pasta pode reduzir pela metade o tempo de produção do amaciante têxtil tradicional, quando comparado a bases convencionais.  “Estamos sempre em busca de desenvolver soluções com foco em sustentabilidade e inovação e a base para amaciante AlphaSOFT AF MAX representa a união destes pilares. É motivo de orgulho para nós o lançamento de um produto que dá tantas possibilidades aos fabricantes”.

O presidente da Alpha destaca também a capacidade e a flexibilidade da empresa em adaptar os químicos às necessidades dos clientes com foco na flexibilidade e exclusividade de soluções, o que contribui para o nível de diferenciação e valor agregado para as marcas dos clientes.  “Em todos estes mais de 30 anos de operação, sempre mantivemos nosso modo de fazer negócios, cultivando relacionamentos para colher ótimos resultados”, completa.

Para diluir e customizar

Lucineide Bueno, especialista em saneantes da WANA, observa que o desenvolvimento e a fabricação de produtos de limpeza exigem uma série de processos logísticos, regulatórios e gerenciais de grande complexidade, como a aquisição e gestão das matérias-primas e estoques. “Para um único produto finalizado, é necessária a manipulação de diversos ingredientes, que apresentam pequenas variações, de acordo com o lote, demandando pequenos ajustes na fórmula final para garantir a uniformidade do produto ofertado ao consumidor”, explica.

Lucineide Bueno, especialista em saneantes da WANA

Nesse contexto, Lucineide destaca que os produtos concentrados estão cada vez mais em alta, especialmente por se tratar de uma solução inovadora que auxilia na economia de recursos e gera menor complexidade na formulação, destacando que a Wana oferece produtos concentrados que facilitam o manuseio e otimizam os processos, oferecendo também ganhos logísticos.

Para fabricação de produtos de limpeza, a principal linha é a HOUSEWAN®. “Trata-se de uma solução completa que confere ao produto as propriedades desejadas, dependendo da diluição e da customização de forma simples, rápida e segura. É um produto com aplicação versátil, utilizado em formulações de lava-louças, lava-roupas líquido e xampu automotivo”, explica Lucineide.

Um dos destaques da linha é o HOUSEWAN C10®, base tensoativa aniônica que possui efeito sinérgico com eletrólitos como cloreto de sódio. Segundo a especialista, é fácil de usar e permite processamento a frio. “Cada marca pode personalizar as soluções de acordo com o direcionamento que pretende dar ao produto, como adicionar fragrância, corante, conservante e eletrólito”.

Além disso, Lucineide lembra que o HOUSEWAN C10® proporciona para o fabricante de produtos de limpeza uma abordagem sustentável com a redução na geração de resíduos, já que quanto menor o volume de resíduos gerados em longo prazo, maiores serão os benefícios para a população local e, especialmente, para o meio ambiente.

Lucineide ressalta ainda que a WANA é uma empresa nacional em constante evolução, com mais de 20 anos de história, e conta com uma equipe de especialistas em pesquisa e desenvolvimento, microbiologia e assistência técnica. “Trabalhamos para atender as expectativas de cada cliente, garantindo performance dos produtos e uma parceria com foco nos resultados e antes, durante e no pós-venda, uma relação pautada na confiança e qualidade”.

Tensoativos com enzimas

A Oxiteno possui em seu portfólio o ALKONT® 2000, uma solução composta por um blend de tensoativos e enzimas estabilizadas. Segundo Husley Jinnah Morales Guzman, pesquisador sênior da empresa, o produto beneficia a integração de processos. Com seu formato líquido em temperatura ambiente, ele substitui a necessidade de estocagem e manuseio de diversas matérias-primas.

Husley Jinnah Morales Guzman, pesquisador sênior Oxiteno

Já em relação à sustentabilidade e performance, ALKONT® 2000 é derivado de fontes renováveis, com índice de naturalidade de 52%, e é capaz de remover as sujidades mais complexas de forma suave, sem agredir as fibras e com elevada estabilidade enzimática mesmo em formulações com alta concentração de água.

Sua eficácia é explicada através de duas etapas simples, quando se é utilizado um lava-roupas enzimático: “Primeiramente, durante o tempo de molho da lavagem, as enzimas presentes no ALKONT® 2000 são atraídas e depositadas sobre as fibras têxteis. Através do mecanismo de “digestão enzimática”, as sujidades complexas tornam-se outras mais simples. Adicionalmente, o balanceamento único do sistema de tensoativos contidos no ALKONT® 2000 promove a formação de micelas que irão englobar essas sujidades e carrear elas juntamente com a água do enxágue, permitindo assim uma remoção maior e mais suave das manchas”, explica Guzman.

Na Oxiteno, a performance de ALKONT® 2000 foi avaliada por meio de testes de lavagem em tergotômetro, simulando a rotina de limpeza e remoção dos diversos tipos de manchas, incluindo amido de arroz e milho, suco de amora, papinha de banana e morango, sorvete de chocolate, pigmento com óleo e espinafre concentrado (veja no gráfico abaixo). “A versatilidade do ALKONT® 2000 permite uma ação superior em sistemas de detergentes lava-roupas líquidos com baixa ou alta concentração de ativos”, destaca Guzman.

O perfil sustentável também foi colocado à prova através de um estudo de ACV, em comparação com uma formulação referência de mercado. Guzman conta que durante a produção de um lava-roupas contendo ALKONT® 2000, os resultados foram: 50% menos uso de recursos fósseis e 15% menos de eutrofização aquática. Já durante o uso pelo consumidor, houve 36% de redução do consumo de recursos fósseis, além de 7% menos impacto nas mudanças climáticas e 14% menos de toxicidade humana. “Esta inovação traz eficiência para agilizar o desenvolvimento e o lançamento de produtos, com alta performance, sem altos investimentos visando alavancar a competitividade no mercado de laundry care”, completa o pesquisador Guzman.

Crescimento de marcas próprias

Outro fator que pode representar tantos desafios para marcas estabelecidas como oportunidade para fabricantes é o crescimento de marcas próprias. De acordo com a Euromonitor International, entre 2019 e 2021, as linhas de marca própria de home care na América Latina registraram crescimento de valor de varejo de cerca de 25%, com taxas de crescimento de mais de 20% em países como Colômbia, Brasil e Chile. Segundo a empresa de pesquisas, em muitos países da América Latina, várias redes de supermercados e hipermercados expandiram sua oferta de marca própria, o que lhes permite oferecer aos consumidores alternativas acessíveis aos produtos de marca.

Lançamentos e inovação

A Kantar Worldpanel descobriu que 16% dos novos produtos de primeiro ano de maior sucesso acabam mortos ou morrendo no quarto ano. “Muitas falhas no desenvolvimento de novos produtos são resultado de problemas no mercado que não foram identificados e corrigidos antes que as vendas sinalizassem que algo estava errado”, diz o relatório. Um lançamento bem-sucedido depende de uma ampla variedade fatores. A Kantar levantou algumas causas comuns de falha na inovação. Confira:

• Os planos de lançamento originais prometeram demais devido a suposições incorretas
• O posicionamento não era claro e não cumpria a intenção estratégica original
• Os consumidores simplesmente desconheciam o produto ou não sabiam onde encontrá-lo
• O desempenho da inovação não atendeu às expectativas do consumidor
• A inovação é inconsistente com as percepções do consumidor sobre a marca
• Lançamentos competitivos roubaram destaque e participação de mercado
• Não havia uma compreensão precisa do uso do produto ou do público-alvo

Segundo a Kantar, é preciso remediar todas essas desconexões se diagnosticar o problema com antecedência e corretamente. Isso requer monitorar o feedback inicial do consumidor e, se um problema surgir, aprofundar-se para entender o porquê e o que fazer a respeito. “A percepção certa do consumidor pode ter uma grande influência no desempenho de um novo produto, desde que a pesquisa pós-lançamento seja realizada com antecedência suficiente”.

Geração Z é a que mais ouve podcasts, segundo o Spotify

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Grupo consome o formato duas vezes mais que as demais faixas etárias; levantamento faz parte de pesquisa em comemoração ao Dia Nacional do Podcast

O Spotify realizou um estudo sobre os hábitos de consumo de um dos formatos de áudio que mais cresceu nos últimos tempos: o podcast. O Fan Study, apresentado nesta sexta-feira, 21, Dia Nacional do Podcast, analisa o que e como os consumidores estão escutando os produtos.

O relatório constatou que o consumo da Geração Z  em relação a podcasts está crescendo mais que o dobro que os demais grupos. A empresa de streaming de áudio aponta que a Geração tem a característica da curiosidade e está em busca constante por seu podcast favorito.

Por fazerem parte de uma plataforma global, os hábitos dos consumidores de podcasts também têm o poder de alcançar ouvintes em todo o globo. Segundo o Spotify, um podcast que tenha 30 ouvintes, em média, é capaz de atingir usuários em até cinco nações. O Fan Study mostra ainda que, a cada dez novos ouvintes de um podcast, um deles virá de um país diferente do seu de origem.

Em relação ao que os fãs do formato estão ouvindo, a América Latina encontra seu favoritismo nas trilhas de ficção. Já os Estados Unidos e Canadá têm preferência pelos conteúdos com tema familiar, enquanto a região da Ásia-Pacifico busca por aqueles de religião e espiritualidade. Globalmente, o gênero mais popular é a comédia.

Os fãs não tem apenas um gosto. O Spotify aponta que os hábitos de consumo de podcasts variam: 31% dos ouvintes de podcasts de arte também consomem comédia, por exemplo. Apesar disso, o contrário só acontece com 18%.

O estudo mostra que a taxa de conclusão de episódios é diferente de acordo com o gênero. Contudo, os que tratam de temáticas como true crime e tecnologia tendem a registrar maiores índices de finalização. Ainda, a frequência é quatro vezes maior quando o assunto são os criadores preferidos do público. Nesse sentido, o Spotify alerta para a importância de cultivar os ouvintes fiéis.

Quando analisados, os criadores levam em média quatro meses para ver um crescimento vertiginoso dos podcasts. O formato dentro da plataforma, geralmente, encara a maior tração de usuários durante este intervalo de tempo.

 

Fonte: Meio & Mensagem 21.10.2022

Finish desafia consumidores a pular a pré-lavagem da louça por 24 horas

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Marca líder de detergentes para lavar louça da Reckitt convida consumidores a fazer uma lasanha e lavar a louça com Finish Quantum 24 horas

Finish, marca da Reckitt número um do mundo para lava-louças anunciou o Finish 24-Hour Challenge, que desafia os consumidores a cozinhar e desfrutar de um clássico da hora do jantar, lasanha, pular o a pré-lavagem, carregar a máquina de lavar louça e funcionar uma vez cheia, 24 horas depois, para provar que o  Finish Quantum remove as manchas secas de 24 horas.

Considerando que 84% dos consumidores acreditam erroneamente que precisam pré-lavar seus pratos para remover manchas secas, com a percepção de que, se já estiver seco, não sairá, Finish quer refutar esse equívoco por meio do Finish 24-Hour Challenge com o Finish Quantum, que promete oferecer uma limpeza imbatível em manchas de lasanha secas 24 horas em um ciclo de lavagem, cortando até os resíduos mais difíceis sem problemas.

“Queremos ajudar as pessoas a quebrar o hábito de pré-lavar seus pratos, porque não apenas não precisam, mas estão desperdiçando água ao fazê-lo”, diz Tarik Bayar , diretor de marketing da Finish. “A escassez de água continua a evoluir para um problema ainda mais impeditivo que afeta inúmeras comunidades e o meio ambiente, e é por isso que a Finish tornou uma importante missão conservar e educar os consumidores no processo”.

 

 

 

Fonte: Release internacional 18.10.2022

Black Friday, Copa do Mundo e festas de fim de ano aumentam potencial do e-commerce no último trimestre

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Estudo da Kantar IBOPE Media aponta que brasileiros priorizam preço, entrega rápida e facilidade do modelo online

Quase nove a cada 10 usuários de internet brasileiros procuram informações antes de comprar online. O comportamento visa buscar melhores oportunidades, ofertas e descontos e tende a ser ainda mais forte no último trimestre de 2022. Isso porque o período reúne Copa do Mundo, Black Friday e as tradicionais festas de fim de ano.

Para entender o potencial do comércio eletrônico nesse mercado superaquecido, a Kantar IBOPE Media – divisão da Kantar especializada em pesquisa de mídia – preparou o material “Black Friday e o E-commerce no centro do jogo”. Trata-se da edição de outubro do Data Stories, conteúdo temático lançado mensalmente pela empresa. O material foi elaborado com ajuda de informações coletadas pelo estudo Target Group Index Digital View.

Consumidor digital

Toda essa movimentação e relação com a busca por informações faz com que muitos brasileiros tenham no e-commerce um hábito frequente em suas vidas. Entre os usuários de internet, 75% costumam adquirir produtos ou serviços online, sendo que 29% afirmam ter o hábito de fazer compras toda semana.

Entre os principais motivos que levam o consumidor a comprar nesse ambiente estão preço (54%), entrega rápida (34%), facilidade de encontrar os produtos desejados (27%), variedade de pagamentos (22%) e taxa de entrega (21%). Em média, os usuários tendem a gastar R$ 717 em produtos online, e 49% pagam com cartão de crédito.

Publicidade em alta

A intensa busca por informações online também contribui para o aumento dos gastos com publicidade. No primeiro semestre de 2022, foram investidos R$ 14,7 bilhões no ambiente online.

É válido destacar que 75% dos usuários de internet brasileiros são favoráveis às propagandas digitais. O interesse pela publicidade se evidencia com as altas taxas de cliques (68%) e a conversão de vendas (41%) entre aqueles que clicaram.

MyKirei by Kao entra na categoria Home com detergente para a roupa com Easy-Spray

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Mais uma marca de personal care aposta em home care. Com a missão de criar produtos que facilitem a vida dos consumidores e tornem o mundo mais bonito, a MyKirei by Kao apresentou seu novo detergente para lavanderia Easy-Spray.

A solução sem bagunça, sem medidas e de origem sustentável para roupas limpas e roupas de cama é uma alternativa compacta e recarregável para garrafas pesadas que consomem espaço e ajudam a eliminar o ‘trabalho’ do trabalho doméstico. A marca MyKirei by Kao está capitalizando o sucesso que conquistou com lançamentos de sucesso de cuidados pessoais como o sabonete líquido Yuzu Flower Foam Hand Wash e agora está entrando na categoria doméstica com o novo detergente para roupas Easy-Spray.

O detergente Easy-Spray é formulado com o inovador Bio-IOS, o surfactante patenteado à base de plantas derivado de restos de palmeiras e livre de fosfato. Preserva e protege as roupas com uma fórmula altamente concentrada que oferece limpeza pesada e poder de eliminação de odores que é seguro para peles sensíveis.

O Detergente para Lavanderia Easy-Spray requer um único enxágue com água fria, uma grande economia de energia. Além disso, o sistema de recarga “Bottle for Life” da marca MyKirei by Kao reduz o plástico em 90%.

Leve, o frasco sem volume tem metade do peso do detergente líquido líder e pode ser dispensado com uma mão e confere uma fragrância limpa, fresca e arejada.

 

 

 

Fonte: Happi 14.10.2022

MullenLowe Londres anuncia brasileiro como novo diretor global de criação para a Unilever

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Eduardo Salles ficará responsável pelas marcas do segmento de household care

ECD na MullenLowe Brasil, Eduardo Salles ocupará o cargo de diretor global de criação para a Unilever na MullenLowe, em Londres. Ele ficará responsável pelas marcas do segmento de Household Care e responderá diretamente a José Miguel Sokoloff, presidente do conselho criativo global do Grupo MullenLowe, e Helen Bell, COO de Unilever da MullenLowe.

Com mais de duas décadas de carreira, Eduardo Salles passou pelas agências W/Brasil, Artplan e DPZ. Na Lowe, conquistou prêmios nacionais e internacionais e participou da construção de cases para marcas da Unilever e Bayer, entre outras.

“Eduardo Salles tem uma grande experiência com clientes internacionais e seus muitos talentos enriquecerão tanto a produção londrina, quanto a global. Estamos muito animados com a chegada do Duda em Londres”, ressalta Sokoloff.

 

 

 

 

Fonte: Propmark 19.10.2022

GTEX apresenta nova linha Baby Soft Care na 34ª edição da Superminas

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Em sua primeira participação na feira, o grupo empresarial apresenta lançamento de portfólio de produtos de higiene e limpeza e quer consolidar sua participação no mercado mineiro

A Gtex, empresa com quase 50 anos de tradição na fabricação de produtos de higiene e limpeza e considerada uma das líderes do setor, participa, pela primeira vez, da 34ª edição da Superminas, feira organizada pela Associação Mineira de Supermercados (AMIS), que acontece entre os dias 18 e 20 de outubro, no Expominas, em Belo Horizonte.

Com o objetivo de consolidar a sua presença no mercado mineiro, que representa 12% do faturamento nacional do setor, a Gtex apresenta o seu novo posicionamento, identidade visual e as principais novidades do seu portfólio.

Presente em 42,5% dos lares brasileiros, a Gtex também apresenta na Superminas os lançamentos do seu portfólio, que conta com cerca de 230 produtos. Destaque na 18ª edição do Ranking da Nielsen, na categoria amaciantes, a marca Baby Soft traz novidades com o lançamento do amaciante concentrado Baby Soft, a nova linha Baby Soft Care, dedicada aos cuidados com as roupas dos bebês, e o relançamento da linha de amaciantes Baby Soft com a tecnologia Infinity Care. Inspirada na perfumaria, a nova fórmula apresenta uma combinação única de óleos essenciais que combatem os odores e garantem um perfume duradouro.

Outra marca da Gtex que ganhou novas embalagens e produtos foi a Urca. Composta por 12 famílias de produtos desenvolvidos para limpeza pesada até o cuidado com as roupas mais delicadas, Urca apresenta na Superminas os novos frascos do seu amaciante diluído.

Construir uma casa forte e segura com amor

Com mais de 10 marcas (Baby Soft, Urca, UFE Coco, Amazon H2O, Hiper Clean, Ruth Care, Desinfetante UFE, Dipol, Cristal e Rio) e market share de 6,2% no setor de Higiene e Limpeza, segundo o Euromonitor Internacional 2021, a Gtex, em parceria com a consultoria Evolv Soul Strategy, apresenta uma nova identidade visual, que constrói uma relação cada vez mais próxima com seus consumidores.

Baseado no propósito de “Construir uma casa forte e segura com amor”, o novo logotipo traz um design inovador, que transmite acolhimento e representa a busca constante pela inovação, característica que marca a trajetória da Gtex no mercado brasileiro.

“O nosso foco está na humanização das pessoas, afirma a CEO (Chief Operating Officer) do Grupo Gtex, Talita Santos. Com todas as mudanças que acontecem o tempo todo e com tudo que ocorreu – principalmente durante a pandemia – percebemos que o nosso novo propósito é construir uma casa segura e forte com amor. Estamos construindo relações sólidas com todos os nossos públicos, priorizando o fortalecimento de nossa cultura com o desenvolvimento de cada colaborador e incentivando, assim, o sentimento de pertencimento e comunidade”, enfatiza Talita.

Bom Ar lança o Difusor Elétrico Frescor da Mata e chama atenção para a preservação da Mata Atlântica

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Bom Ar, marca de produtos para perfumação de ambientes da Reckitt Hygiene Comercial, lança o Difusor Elétrico Frescor da Mata.

A natureza em sua forma mais pura é traduzida em uma fragrância fresca de notas cítricas brilhantes, verdes e de águas transparentes que transmite o frescor da mata desde a primeira impressão. 

O lançamento  faz parte da parceria de Bom Ar® com a ONG WWF-Brasil, que se uniram para restaurar áreas  prioritárias do Cerrado e da Mata Atlântica, dois  biomas brasileiros reconhecidos mundialmente por sua diversidade de espécies. Para isso, estão sendo investidos cerca de R$2 milhões até 2024 para fortalecer as iniciativas de restauração de atores locais, realizar o plantio de pelo menos 100 mil mudas em áreas degradadas, preservar nascentes de água, entre outras ações para promover conscientização e engajamento pela proteção da natureza brasileira.

Pandemia muda hábitos de consumo do mercado de luxo no Brasil

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Alta demanda provocou uma mudança de comportamento das marcas que passaram a ver no país maior potencial de vendas

Na contramão da crise econômica, o mercado de luxo vem crescendo no Brasil. Ao contrário das marcas nacionais e setores que foram impactados durante a pandemia, o segmento vem ganhando destaque, especialmente na categoria de fragrâncias. Segundo levantamento realizado pela empresa de inteligência de mercado The NPD Group, nos últimos quatro anos o mercado de alto luxo vem ganhando importância. Mesmo com distribuição limitada, considerando janeiro a maio de 2019, o segmento era responsável por movimentar R$ 10 milhões em vendas e nos mesmos meses de 2022, representa quase R$ 30 milhões.

A mudança de comportamento se deu quando, por conta da pandemia de COVID 19, as viagens internacionais tornaram-se raras. Dessa forma, parte dos consumidores que compravam seus produtos fora do Brasil e em Duty Frees migraram suas compras para dentro do país. A alta do dólar também influenciou na mudança do perfil, já que os valores dos produtos comprados no Brasil já não são tão diferentes e ainda possuem a possibilidade de compras parceladas. Muitos brasileiros já retomaram as viagens internacionais, porém o número ainda é 50% inferior se comparado ao último trimestre de 2019.

De acordo com levantamento da NPD, a categoria de alto luxo tem apresentado performance acima da média de fragrâncias nos últimos quatro anos, impulsionada não só pelas marcas já presentes no Brasil, mas também pela entrada de novas marcas no país, que duplicaram seu número desde 2019. Além disso, a abertura de lojas especializadas para fragrâncias de nicho, no eixo Rio / São Paulo, são também um forte indicativo do potencial do segmento.

Produtos de limpeza simbióticos em hospitais reduzem custos e infecções

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Pesquisas de combinação de probióticos e prebióticos em limpeza hospitalar avançam

Pesquisadores descobriram que o uso de produtos de limpeza simbióticos, que revestem superfícies com probióticos vivos para combater ativamente as bactérias, pode economizar bilhões de euros por ano. Eles descobriram que, onde o produto foi usado, o número de infecções hospitalares, o que significa que o número de pacientes infectados e que precisam de tratamento médico também diminuiu.

A HeiQ Chrisal introduziu detergentes simbióticos para instituições de saúde. Essa tecnologia combina probióticos (bactérias boas) com prebióticos (açúcares bons) para fazer simbióticos. Os produtos de limpeza então deixam um microbioma de superfície para fornecer proteção microbiológica permanente.

A gama de produtos simbióticos da empresa foi testada em ambientes hospitalares na Bélgica, Itália e Alemanha, e agora será lançada no Reino Unido. O desempenho de limpeza da HeiQ contra desinfetantes químicos mostrou uma redução da resistência antimicrobiana de até 99,9% e infecções hospitales  em 54%. Também sugere uma redução acentuada dos custos associados às infecções em até 75%.

A pesquisa da HeiQ também observa que a limpeza probiótica pode economizar € 760 milhões por ano em custos médicos devido a infecções hospitalares e € 580 milhões ao reduzir HAIs resistentes a medicamentos.

Ao contrário dos detergentes convencionais, os probióticos e sua atividade enzimática também permanecem por vários dias, deixando um bom microbioma de superfície no qual os probióticos fornecem uma camada protetora.

 

 

 

 

Fonte: ITJI 10.10.2022

63% das vendas de inseticidas ocorrem entre outubro e março

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O crescimento médio de vendas no período é de 50%, segundo a Flora

Nada menos do que 63% das vendas ocorrem entre os meses de outubro e março, o que significa um crescimento médio de 50% na procura em comparação com qualquer outro período do ano, conforme dados compartilhados pela Flora, a terceira maior fabricante de inseticidas do Brasil, que está pronta para auxiliar as redes varejistas na preparação das lojas para a época de alta demanda. A empresa fabrica os inseticidas da marca Mat Inset.

O aumento no consumo é diretamente influenciado pelo clima. Afinal, a combinação de chuvas e temperaturas mais quentes favorece a reprodução de insetos como baratas, moscas, formigas e, principalmente, do mosquito Aedes aegypt, transmissor de dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Por essa razão, nas regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste, a procura por inseticidas é alta durante todo o ano. Já no Sul e no Sudeste, é neste momento que as vendas disparam.

Na atual temporada, a sazonalidade promete ser forte, pois tem ocorrido no Brasil um aumento expressivo dos casos de dengue, com alta de 195% entre janeiro e julho de 2022, na comparação com o mesmo intervalo do ano anterior, segundo o Boletim Epidemiológico. A expectativa é que os consumidores intensifiquem ainda mais as compras de inseticidas a partir do mês de dezembro, com a chegada do verão. Planejar o abastecimento dos pontos de venda com antecedência é fator-chave para garantir grande volume de vendas.

Com base na observação dos dados de comercialização e dos hábitos de compra do brasileiro, a Flora recomenda trabalhar com um mix completo de aerossol, aparelhos elétricos pastilha e líquido, espiral repelente para áreas externas. “Observando o sell-out de clientes, percebemos um aumento de vendas de até quatro vezes quando o PDV possui pelo menos três categorias versus PDVs com apenas aerossol”, explica Roberto Fernandes, Diretor de Vendas e Marketing de Inseticidas na Flora.

 

 

 

Fonte: SA.Varejo 06.09.2022

Para 83% dos jovens entrevistados, marketplace é o meio mais conveniente de comprar

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Estudo ainda mostra principais diferenças de comportamento de consumo online entre Millennials e Geração Z

A pandemia acelerou o avanço do e-commerce nos últimos anos e estimulou novas formas de consumo nos últimos anos. Esse crescimento continuará em alta nos próximos anos – de acordo com o relatório The Global Payments Report 2022, o mercado de e-commerce deve crescer mais de 55% até 2025. No Brasil, o estudo aponta que o aumento deverá ser de 95% no mesmo período. E grande parte desse crescimento está associado ao público jovem, que, desde muito cedo, tem familiaridade com as tecnologias digitais.

Pensando nisso, a Americanas encomendou um levantamento, realizado pela agência Conversion entre os dias 18 e 23 de julho, a fim de entender os principais hábitos de consumo online entre jovens de 16 e 30 anos.

A vez dos marketplaces

O levantamento mostra que, entre tantas plataformas e meios disponíveis para as compras online, os marketplaces demonstram ser o meio que atende melhor às necessidades dos mais jovens. De acordo com os dados, a maioria dos entrevistados (83%) disse que prioriza e-commerces de lojas como Americanas, Submarino, entre outros, para comprar na internet.

Ainda segundo o levantamento, outras plataformas de compras citadas pelos jovens consumidores foram aplicativos de compra (75%), sites das próprias marcas (57%) e redes sociais, como Instagram e Facebook (26%).

Google como principal fonte de pesquisa

Para encontrar o produto ideal, os jovens recorrem ao Google. Segundo o levantamento, a maioria dos entrevistados (60%) – Millennials e geração Z – utiliza o buscador como principal forma de consulta de produtos e preços. Em seguida, os meios mais citados foram os próprios sites das marcas preferidas (53%) e os e-commerces (marketplaces) de lojas digitais (51%).

Quando perguntados sobre quais são os fatores predominantes no momento da decisão da compra, a maioria dos entrevistados (35%) mencionou preço, seguido de qualidade do produto (31%) e promoções e descontos (31%). Na hora de pagar, o cartão de crédito liderou como meio preferido, mencionado por 87% dos entrevistados. O pix seguiu na vice-liderança (59%) e o boleto (31%) fechou o TOP 3.

Principais diferenças de comportamento de consumo online entre Millennials e Geração Z

Nem todas as respostas mostraram consenso entre os consumidores da Geração Z (16 a 24 anos) e Millennials (25 a 30). Nesse contexto, um dado que se destacou foi o de produtos preferidos para o consumo online — enquanto a maioria dos respondentes da “geração Tik Tok” mostrou preferência pelos celulares (54%), a maioria das respostas dos Millennials (57%) apontaram para a categoria de vestuário, seguida por calçados (51%), que ficou colada com os telefones móveis (50%). Produtos relacionados à beleza aparecem no TOP 5 de ambas as gerações, mas a quinta posição muda entre as faixas etárias: enquanto os mais velhos citaram os eletrodomésticos, totalizando 47% das respostas, os genZ escolheram os eletroportáteis (28%), segmento que tem como famoso ítem a fritadeira Airfryer.

Quando o assunto é relação com a marca, a maioria das respostas (47%) dos consumidores da Geração Z apontaram para “marcas que mostram responsabilidade socioambiental”, enquanto a maioria (48%) dos millennials afirmou que não têm o hábito, mas pretende realizar compras de marcas que apresentam tal compromisso.

Como fator de influência para a decisão de compra, ambas as gerações disseram que compram de acordo com as próprias motivações, em um primeiro momento. Já quando buscam outros motivadores, Millennials disseram que avaliam a viabilidade da condição financeira para a realização da compra, enquanto os consumidores da Geração Z afirmaram que consideram as recomendações dos amigos e familiares para realizarem o checkout das compras. 

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