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Mintel: Consumidores cortando gastos para proteger o meio ambiente

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Consumidores canadenses entre os entrevistados em pesquisa internacional

Junto com o custo de vida, os consumidores estão cortando gastos em meio a um foco renovado em questões ambientais.

Com a escassez de recursos, juntamente com a qualidade do ar e as mudanças climáticas impulsionando mudanças comportamentais , um estudo internacional descobriu uma mudança crescente para a sustentabilidade e a frugalidade.

A pesquisa da Mintel foi realizada em 16 países, incluindo Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, França, Alemanha, China e Japão.

Constatou-se que os comportamentos sustentáveis ​​dos consumidores incluem a reciclagem de embalagens (59%), planejamento de refeições para evitar o desperdício de alimentos (53%) e redução da compra de roupas (50%).

Pouco menos de três em cada cinco consumidores em todo o mundo concordam que eventos climáticos extremos no país em que vivem os incentivam a fazer pessoalmente mais atividades para proteger o meio ambiente e 55% disseram que, se agirmos agora, ainda temos tempo para salvar o planeta.

Richard Cope, consultor sênior de tendências da Mintel, disse que o impacto nas finanças dos consumidores é um dos impulsionadores de comportamentos sustentáveis ​​renovados.

“Temperaturas crescentes, eventos climáticos extremos e interrupções nas cadeias de suprimentos de alimentos, água e energia deram aos consumidores uma dura realidade, prejudicando sua saúde e carteiras e ativando-os no processo”, disse ele.

Chamando de greenwashing

Cope acrescentou que as empresas que não atenderem aos valores de sustentabilidade dos consumidores – ou pior, adotarem táticas de greenwashing – perderão à medida que as pessoas exigirem transparência.

“Isso significa que as empresas precisarão cada vez mais afirmar – e comunicar claramente – as ações realmente impactantes que estão tomando para reduzir as emissões, em vez de simplesmente compensá-las ou mergulhar em campanhas populistas ‘livres de plástico’”, disse Cope. “Esta crescente conscientização sobre insumos de recursos e emissões e saídas de resíduos também significará o fim de ‘amiga do meio ambiente’ como um termo de marketing credível.”

Enquanto questões como a escassez de água e alimentos estão aumentando na lista de preocupações ambientais dos entrevistados, as mudanças climáticas continuam sendo a maior prioridade ambiental.Quase metade (46%) dos consumidores em todo o mundo citaram as mudanças climáticas entre suas três principais preocupações, seguidas pela qualidade do ar e poluição plástica.

 

 

Fonte: Wealth Professional Canada 17.08.2022

Amazon compra iRobot, pioneira em robôs aspiradores, por US$ 1,7 bilhão

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Amazon anunciou a compra da iRobot, empresa especializada em robótica e criadora do Roomba, um dos primeiros e mais populares robôs domésticos do mercado.

A aquisição custou US$ 1,7 bilhão de dólares e mostra mais um avanço da companhia criada por Jeff Bezos no setor de aparelhos para casas inteligentes.

A transação entre as gigantes, que custou US$ 61 por ação em dinheiro, trouxe uma das empresas mais antigas e conceituadas do setor para o portfólio da Amazon. Para se ter ideia, a iRobot está há mais de 30 anos no mercado e lançou o Roomba, aspirador robô que hoje conta com diversos modelos, ainda em 2002.

Apesar da aquisição, a Amazon já anunciou que os produtos da marca continuarão a ser compatíveis com assistentes de voz de outras empresas, sem nenhum tipo de exclusividade com a Alexa. Além disso, eles continuarão a ser vendidos em outras varejistas, além da própria Amazon.

Em comunicado divulgado na manhã de hoje, Colin Angle, presidente do conselho e CEO da iRobot, demonstra que a visão das empresas parece estar bem alinhada. “A Amazon compartilha nossa paixão por criar inovações inteligentes que capacitam as pessoas a fazer mais em casa, e não consigo pensar em um lugar melhor para nossa equipe continuar nossa missão”, explica.

Astro foi a mais recente aposta da Amazon

Há tempos, a Amazon vem apostando em aparelhos para casas inteligentes. Além da própria Alexa, no final de 2021 a empresa lançou sua mais recente empreitada no setor: o Astro, robô doméstico de aparência fofinha que passeia pela casa, realizando pequenas tarefas.

Controlado por comando de voz, o robô funciona como um Amazon Echo Show sobre rodas, enviando alertas, realizando chamadas de vídeo e até mesmo transportando pequenos volumes, por meio de uma caçamba acoplada.

Sob a fachada de um robozinho vigilante que parece ter saído de um desenho animado, o aparelho possui uma tela móvel que simula expressões reais e conta ainda com uma câmera periscópica de monitoramento.

Em fase de testes, o Astro permanece disponível exclusivamente por convite para clientes da Amazon dos EUA.

 

 

 

 

Fonte: Tecnoblog 05.08.2022

Sanilux amplia portfólio com escovas sanitárias

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Com o objetivo de trazer aos consumidores soluções práticas e eficientes, além de design moderno e tecnologias inovadoras que otimizam a limpeza do banheiro, a Sanilux, uma das marcas da Bettanin, lança a Sanilux Escova Sanitária Limpa Fácil e a Sanilux Escova Sanitária Facilita que chegam para agregar no portfólio de escovas sanitárias, que agora conta com 7 SKUs.

A Sanilux Escova Sanitária Limpa Fácil foi desenvolvida, segundo a empresa, para permitir o alcance das partes mais difíceis do vaso sanitário, sem que seja necessário tocar a louça sanitária, tornando a higienização eficiente e segura. O acessório possui cerdas resistentes, base emborrachada e design minimalista, garante a empresa.

Já a Sanilux Escova Sanitária Facilita possui cabo de polipropileno e cerdas sintéticas circulares, características que transformam a limpeza da borda do vaso sanitário prática e eficiente, otimizando o tempo durante a higienização do lar. Ela também é refil da Sanilux Escova Sanitária Limpa Fácil.

 

 

 

 

Fonte: Super Hiper 10.08.2022

Limpeza das peças elétricas fortalece a saúde do carro

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Os componentes elétricos são essenciais para alimentar a energia do carro, afinal praticamente todas as peças do veículo dependem de um acionamento elétrico para ligar.

A alta performance das fiações do veículo está diretamente ligada à limpeza dos seus componentes, pois a superfície livre de impurezas permite maior fluidez na condução da energia.

No entanto, diferentemente da sujidade encontrada na superfície do carro, quando é possível remover com certa facilidade, os componentes elétricos precisam de um cuidado mais detalhado na sua limpeza. A higienização do sistema elétrico acontece na manutenção veicular, quando ocorrem os processos de montagem e desmontagem dos condutores.

“Todas as peças do veículo estão sujeitas à poeira, à sujeira do ambiente e até à oleosidade. A limpeza das peças elétricas é feita na manutenção para melhorar o desempenho do veículo e manter os condutores longe de resíduos”, explica Célio Ruiz, Gerente de Assistência Técnica para Adesivos e Selantes da Henkel para América Latina.

A limpeza de contatos elétricos e eletrônicos do carro deve ser feita com agentes desengordurantes à base de solvente, como a tecnologia Loctite SF 7647, que atua na limpeza dos terminais dos chicotes, caixa de fusíveis, conectores elétricos, quadro de disjuntores, parte interna de alternador, sensores, unidades de comando eletrônicos e sistemas de injeção eletrônica.

Esses condutores elétricos, em geral, estão sujeitos aos mais variados tipos de resíduos, como graxa, óleo, poeira e outros contaminantes de superfície. Os carros e caminhões que circulam em locais de terras e áreas litorâneas estão mais expostos à sujidade desses componentes.

“O cuidado na manutenção ajuda não apenas a manter os dispositivos elétricos em pleno funcionamento como aumenta a vida útil do veículo”, completa Célio Ruiz.

 

 

Fonte: Henkel 01.08.2022

Limppano tem a melhor esponja do Brasil, afirma associação de consumidores

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Avaliação envolveu pelo menos oito concorrentes e selo foi dado pelo desempenho na limpeza

A Proteste reconheceu a qualidade e alta performance da esponja multiuso da Limppano, indústria nacional com 60 anos de atuação no mercado e uma referência nos segmentos de limpeza seca, químicos e perfumação para a casa. O Selo Proteste garante que a Limppano tem a melhor esponja da categoria, uma linha bastante representativa no segmento de limpeza doméstica.

O selo atesta a superioridade do produto em relação à concorrência, avaliada durante testes às cegas com consumidores, que analisaram oito marcas. Foram qualificados fatores como retenção de líquido, desempenho durante a limpeza, dimensão, análise microbiológica e presença de bactericidas – um dos principais atributos da esponja multiuso da Limppano. O processo de observação constatou que o produto da marca foi mais eficiente de maneira geral, tornando o processo de limpeza fácil e rápido.

“O selo é uma conquista importante para a Limppano. É resultado de muitas pesquisas e aplicações de melhorias e inovação que trazemos para os nossos produtos ano após ano. Usamos a tecnologia a favor da praticidade para chegar a fórmulas e soluções que facilitem a vida do nosso cliente. Nossa esponja oferece alta performance, o que significa na prática economia de água e detergente para todas os consumidores que utilizam o produto”, explica Alex Buchheim, CEO da Limppano.

A Limppano também adotou o selo “Eu Reciclo” nas embalagens das suas esponjas, ciente de sua responsabilidade socioambiental, o que garante compensação ambiental e destinação ambientalmente correta com apoio de cooperativas de reciclagem.

 

 

 

 

Fonte: Super Hiper 08.08.2022

Ypê lança nova campanha com foco na sustentabilidade

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Filme da campanha #YpêNoCaminhoDoBem destaca os projetos de responsabilidade ambiental da empresa e apresenta os produtos da nova linha Ypê Green

A Ypê – empresa 100% brasileira e uma das maiores fabricantes de produtos de limpeza e higiene do país –, lança a nova campanha #YpêNoCaminhoDoBem. O filme, que estreou nesta quarta-feira (10), ressalta alguns dos grandes projetos ambientais da Ypê, que nos últimos anos promoveram o plantio de mais de 1 milhão de árvores nativas da mata atlântica e o monitoramento das águas de 250 rios do bioma, por exemplo, somado à apresentação da nova linha de produtos veganos Ypê Green.

A narrativa do filme é construída em um lar repleto de plantas. Enquanto os GCs trazem as informações sobre os projetos ambientais da empresa, uma família utiliza os produtos Ypê para limpar a casa ao som de uma música empolgante, ao mesmo tempo que a natureza ao redor entra no clima e se contagia.

A marca traz ao mercado produtos veganos elaborados com ingredientes de fontes renováveis, biodegradáveis, de origem vegetal ou fonte biológica, oferecidos em embalagens recicláveis. A linha conta com lava-louças (em gel concentrado e tradicional), amaciante concentrado¹, lava-roupas em pó e sabão em barra.

Ainda não disponível no mercado.

Assinada pela agência DPZ, a campanha iniciou sua ação com uma sequência de vinhetas veiculada nas TVs abertas e fechadas e estreou no dia 10 de agosto o filme completo de 30 segundos e conteúdos direcionados nas redes sociais. Além disso, uma ação especial no programa ‘Mais Você’, da Rede Globo, com a apresentadora Ana Maria Braga e Louro Mané (filho do Louro José) interagindo de forma divertida para apresentar a nova linha Ypê Green.

“Hoje, a escolha do consumidor está condicionada a diversos fatores, entre eles a capacidade das empresas de gerarem valor compartilhado para a sociedade e para o planeta. Ao longo da sua história, a Ypê sempre foi reconhecida pela sua atuação em prol do meio ambiente, alinhada à nossa missão de oferecer produtos de alto desempenho, práticos, sustentáveis e acessíveis aos consumidores. A campanha #YpêNoCaminhoDoBem visa justamente reforçar esse posicionamento ao destacar os projetos desenvolvidos em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica e a nova linha de produtos Ypê Green, evidenciando que estamos no caminho do bem há mais de 70 anos”, diz Gilson Mazetto, vice-presidente do Comercial e Marketing da Ypê.

Leandro Dolfini, diretor de Criação da DPZ, explica sobre o objetivo da campanha: “Por meio dessa campanha, queremos mostrar para todo mundo que ajudar o planeta pode fazer parte da nossa rotina diária. Basta termos escolhas mais conscientes. Assim, tarefas simples como lavar a louça ou as roupas com a nova linha Ypê Green, por exemplo, viram atitudes significativas para o meio ambiente. E a natureza faz a festa”.

Macler oferece espessante alternativo para formulações com peróxido

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Pandemia acelerou pesquisas para o desenvolvimento do Noxipon TAG

Por Estela Mendonça

A pandemia trouxe desafios, mas também muitas oportunidades de unir criatividade e pesquisa para descobertas de alternativas à falta de matérias-primas, como no caso da alta demanda por álcool gel no mercado, que levou à escassez de espessantes para sua fabricação.

Sem tempo a perder, logo a empresa catarinense de soluções químicas para a indústria de saneantes Macler foi atrás de alternativas para essa demanda e, entre as três soluções desenvolvidas em seu SmartLab no período, surgiu o Noxipon TAG, uma alternativa de espessante.

“Além de suprir essa necessidade do mercado num momento crítico, o Noxipon TAG trouxe uma série de benefícios a um produto tão utilizado como o álcool em gel”, afirma Lucas Micheluzzi, diretor técnico da Macler, destacando que o espessante torna o processo de fabricação mais fácil, pois se dispersa rapidamente e não precisa de neutralização, e garante um produto final com qualidade e performance superior, já que forma um gel de alta translucidez, sem efeito pegajoso nas mãos, além de contribuir para o não  ressecamento da pele.

Lucas Micheluzzi, diretor técnico da Macler

Ideal com peróxido

As pesquisas e testes com o novo ingrediente continuaram, resultando em novas descobertas de aplicações: “O Noxipon TAG permite a produção de formulações viscosas e em gel sem trazer complexidade ao processo de fabricação de produtos à base de peróxido, garantindo alta estabilidade e excelente aparência”, assegura Micheluzzi.

A inovação é importante para o mercado porque, segundo o diretor técnico da Macler, soluciona um problema recorrente: “Algo que temos percebido com frequência são problemas de estabilidade especialmente em produtos viscosos à base de peróxido. São diversos produtos que estão sendo vendidos nas prateleiras dos mercados que acabam frustrando a qualidade percebida pelo consumidor”, avalia.

Micheluzzi explica que nesses casos o que acontece é que muitas fórmulas até conseguem manterem-se viscosas, mas por um curto período de tempo, e depois acabam perdendo quase que completamente sua viscosidade, o que pode até mesmo prejudicar a estabilidade do oxigênio ativo da fórmula.

Novas aplicações

A descoberta desse importante atributo permitiu à Macler desenvolver diversas formulações com o Noxipon TAG, como limpadores com O2 ativo, alvejante sem cloro em gel, sanitizantes profissionais e até água oxigenada cremosa. “Acreditamos que sua estabilidade na presença de peróxido qualifica o produto como uma das poucas e melhores alternativas do mercado para esse tipo de aplicação”, diz Michelluzzi. Confira no vídeo abaixo.

O especialista destaca ainda a possibilidade do uso do Noxipon TAG em combinação com o Isogen 722 em formulações de limpadores em gel como, por exemplo, os tradicionais desengordurantes e desengraxantes à base de óleo de pinho.

“Nosso SmartLab está à disposição para que possamos desenvolver soluções e obter os melhores resultados para o negócio de nossos clientes”, convida Micheluzzi, acrescentando que o Noxipon TAG vem se mostrando cada vez mais versátil e mais aplicações ainda poderão vir.

 

 

 

 

Os conteúdos publicados são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não refletindo necessariamente a opinião do conselho editorial da Innovation Business Media.

Eficientes e seguros: construindo caminho para a próxima geração de limpadores

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Tornar a vida dos consumidores mais prática, limpa e segura é uma grande demanda global dos produtos voltados para cuidados com as superfícies, especialmente no contexto pandêmico, que elevou a exigência dos consumidores.

A busca por atender estas expectativas levou também os formuladores a procurarem ingredientes multifuncionais, capazes de atender a formulações minimalistas, não-eco tóxicas, mas também muito efetivas.

A linha Mirapol® Surf pode ser utilizada em limpadores de diversas categorias, desde os limpadores de multiuso, até detergentes lava louça, desempenhando a função de hidrofilizar as superfícies, ou seja, aumentar a afinidade entre a água e a superfície que será higienizada.

Esta linha de aditivos poliméricos aumenta a performance das formulações pela sua capacidade de adsorção na superfície, criando uma barreira protetiva invisível, que faz com que a água forme um filme fino e homogêneo sobre ela.

As conseqüências deste efeito são superfícies mais brilhantes e com menor interação com substâncias oleosas, enquanto que a afinidade com a água é aumentada, independentemente da superfície. Este resultado é perceptível aos olhos do consumidor:

– Sujidades oleosas aderem menos, adeus para a sensação de plástico oleoso depois de lavar a louça;

– A superfície fica seca mais rápido, sem manchas no box do banheiro ou na lataria do carro;

– As superfícies se mantém limpas por mais tempo, uma casa mais limpa, com menos esforço.

Além de outros benefícios como prevenção na formação de limo, vidros menos embaçados e economia de água.

A linha de produtos oferece opções que podem ser utilizadas nos mais diversos tipos de formulação, como pH extremo, pós ou líquidos e até mesmo diferentes opções de conservante.

Em 2020 a Solvay recebeu o prêmio “Sustentabilidade” da Henkel, na área de Household com um produto da linha Mirapol® Surf que não possui nenhum tipo de biocida e além de ser seguro, está alinhado com os requerimentos de sustentabilidade, eco-toxicidade e certificações.

A Solvay é uma empresa de materiais avançados e especialidades químicas, comprometida com o desenvolvimento de soluções para os principais desafios da sociedade, oferecendo uma ampla gama produtos de origem responsável, renováveis e gerando impacto positivo para pessoas e o meio ambiente, através das marcas Augeo® de solventes, Actizone® de desinfecção por até 24h, Rheomer® e Rheozan® de modificadores reológicos, Repel-o-tex® e EasySoft® para cuidados com as roupas e um amplo portfólio de surfactantes e ésteres, muitos destes com  produção no Brasil.

Para mais informações, entre em contato com rafael.ishikawa@solvay.com

 

 

 

 

 

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Como OMO se faz presente na vida do consumidor de maneira integral

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Teo Figueiredo, diretor da OMO Lavanderia, contou as estratégias e oportunidades do novo modelo de negócios

Tornar um produto querido e TOP of Mind em sua categoria em serviço, tudo isso em meio a mudança de comportamento de consumo, poderia ser um risco inestimável, mas que trouxe ainda mais vantagem competitiva ao negócio. Foi o que aconteceu com OMO ao abrir sua primeira lavanderia. O serviço é complementar ao que já é oferecido pela indústria.

Se em casa, a pessoa pode usar os produtos da linha de limpeza da Unilever, quando ela não tem essa disponibilidade, também pode contar com a marca. A estratégia foi contada por Teo Figueiredo, Diretor da OMO Lavanderia, durante o encontro do Clube Mundo do Marketing, realizado na última terça, dia 9.

O executivo contou sobre como essa extensão de marca evoluiu a entrega da experiência para o consumidor. “A relação com a marca OMO evoluiu para um negócio sustentável e que gera receita para a companhia. Antes era um uso unilateral, sem a relação com o consumidor final, agora estamos próximos a ele”, afirmou Teo Figueiredo.

História e futuro

Entrar nesse segmento não foi casual. Desde 2016 a Unilever já buscava estar mais próxima do consumidor e oferecer um serviço diferenciado. Na época, a empresa criou um serviço de lavanderia online com planos de assinatura mensal chamado OMO Express, em que as peças eram recolhidas duas vezes por semana e devolvidas limpas e passadas.

“O primeiro passo foi entender como funciona o setor antes de investir totalmente nele. Tivemos tempo de estudar a categoria e como posicionar a marca. Vimos que existia uma oportunidade de conveniência e que precisávamos operar para fazer tudo com a nossa marca e qualidade”, contou Teo.

Esse foi o pontapé para o que é hoje a OMO Lavanderia. Desde 2018 o ecossistema passou a atuar de maneira mais estratégica e trabalhando com aquisições de empresas do setor, como foi o caso do Grupo Acerte Franchsing, que detinha a Quality Lavanderia e Prima Clean. “Tudo isso resultou em termos três linhas de serviços. A OMO Passa Fácil, uma assinatura de passadores de roupa, a OMO Lavanderia compartilhada, que atua dentro de condomínios e a OMO Lavanderia”, reforçou o executivo.

Expansão e crescimento

Na linha de franquias, OMO possui mais de 240 lojas, algumas ainda em processo de implementação. O objetivo é se tornar a maior rede de franquias de lavanderias do Brasil. Para alcançar esse marco, a empresa realizou uma parceria com a MRV&CO para a instalação da OMO Lavanderia compartilhada nos futuros empreendimentos imobiliários. Atualmente, a maior rede de franquias de lavanderias com operação no Brasil é a 5àSec, com 501 lojas no país, segundo a Associação Brasileira de Frinchising (ABF).

“A lavanderia no Brasil se criou sendo algo de luxo ou para ser utilizado em itens que a máquina de lavar de casa não resolve, como um edredom. Queremos trazer essa utilidade de dia a dia, com modelo self-service, como é feito no modelo americano. Aqui no Brasil há espaço para crescer nessa categoria”, pontua o executivo.

Desafios

Investir na categoria de serviços não foi uma decisão repentina, mas tomada mediante aos dados do comportamento do consumidor e do mercado. Convencer os líderes a apostarem em um novo segmento em meio a incerteza foi um passo ousado. “Não teve como garantir que daria certo, mas que precisava ser testado. Durante dois anos foi isso que a Unilever fez e aprendeu com o modelo de assinatura”, afirmou o Diretor de OMO Lavanderia.

Durante o bate-papo Teo afirmou que foi essencial ter um time dedicado a tocar essa categoria. Segundo o diretor, o projeto precisava de dedicação e profissionalismo. “No início deu zero resultado, mas a lição que ficou foi ter três pilares: aceitar o erro, ter apetite ao risco e um time dedicado”, aconselhou.

Um dos maiores desafios é convencer o brasileiro a usar o serviço. Teo afirma que ter uma marca com credibilidade já ajuda na divulgação e adesão. “Um desses caminhos é mostrar o valor. Fazer um usuário fazer as contas e ver que comprar uma máquina de lavar pode não ser essencial na vida dele, somando tempo de uso, conta de água e luz”, avalia.

Marketing

Apesar de ser um modelo product-to-service, OMO Lavanderia atende B2B por causa das franquias e B2C por estar atendendo o consumidor final. Para dar conta de diferentes estratégias, a Unilever investiu um time de Marketing específico para atender os diferentes canais.

Em lavanderia compartilhada, a operação de OMO conta com equipes de manutenção e atendimento. Já para franquias é incluída a equipe de vendas. “Nossa agência é interna e capacitada para atender as diferentes frentes. É preciso trabalhar dessa forma para o resultado ser o esperado”, pontua.

 

 

 

Fonte: Mundo Marketing 10.08.2022

Indústria de limpeza acredita em melhor desempenho no segundo semestre

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De acordo com a ABIPLA, índice de confiança da indústria de saneantes cresce por dois meses consecutivos, ficando acima da média geral da indústria da transformação e apontando para uma recuperação mais acentuada nos próximos meses.

Setor poderá encerrar o ano com crescimento de 2% na produção e com saldo positivo nos empregos gerados, que hoje estão acima de 85 mil, segundo dados do CAGED.

Após registrar baixos índices nos primeiros levantamentos de 2022 do ICEI – Índice de Confiança do Empresário Industrial Setorial, da CNI – Confederação Nacional da Indústria, os fabricantes de produtos de limpeza se mostram otimistas com as perspectivas para o 2º semestre. Na pesquisa de julho, o setor registrou 59,1 pontos, 1,5 acima da confiança média da indústria da transformação, no mesmo período. “Em junho e julho o setor de saneantes se mostrou mais otimista do que a média geral, o que prova que há uma tendência de recuperação da confiança, nos últimos meses”, explica Paulo Engler, diretor-executivo da ABIPLA – Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional.

Balanço do 1º semestre

O estudo varia de 0 a 100 pontos, sendo que valores acima de 50 indicam confiança. Em janeiro, o setor de limpeza chegou a registrar 47,9 pontos e, apesar de ter alcançado índices acima de 50, nos meses seguintes, não configurava entre os setores mais otimistas da indústria. “Tivemos um primeiro semestre desafiador, com crescimento na produção de alguns itens, como sabões e detergentes, e quedas em outros segmentos, como produtos de limpeza e polimento. De maneira geral, nosso setor foi bastante impactado pelos aumentos dos custos de produção. O IPP – Índice de Preços ao Produtor, do IBGE, aponta que, em junho, a alta acumulada no setor foi de 16,26%, nos últimos 12 meses – número acima da inflação da cesta de limpeza do INPC – Índice Nacional de Preços ao Consumidor no mesmo período (14,71%). Alta na energia elétrica, nos combustíveis, refletindo na tabela de frete, e a desvalorização do Real afetaram fortemente o custo de produção”, analisa Engler.

Redução dos preços nas gôndolas deve chegar aos produtos de limpeza

Segundo o diretor da ABIPLA, a estabilização da inflação tem deixado o setor otimista para a segunda metade de 2022. “Os primeiros números, que apontaram redução do ritmo da inflação, surpreenderam, positivamente, o mercado. Acredito que exista a possibilidade de que a diminuição de preços, no varejo, chegue aos nossos produtos, nos próximos levantamentos. Ainda, há a redução do custo da energia elétrica e do óleo diesel, nas últimas semanas, que trazem um alento à indústria. Caso essas tendências se confirmem, podemos alcançar os 2% de crescimento que previmos, inicialmente, para a produção deste ano, na comparação com 2021”, diz.

Lançamentos à vista

Outro fator destacado por Engler, para manter a confiança para o 2º semestre, é a forte probabilidade de o setor receber lançamentos nos próximos meses. “Notamos que muitos de nossos associados estão em longos processos de aprovação, de novos produtos, na ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o que demonstra que teremos oferta ainda mais diversificada, em breve, o que deve ampliar o mercado em geral”, conta Engler.

Empregos com saldo positivo

O setor também vem apresentando bons resultados na geração de empregos. Segundo informações do CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, de janeiro a junho deste ano, a indústria de limpeza mantém saldo positivo de contratações. “Temos bons resultados na geração de postos de trabalho já alguns anos. Hoje, empregamos cerca de 85 mil pessoas, diretamente, e a manutenção de empregos, na indústria, é muito relevante para o desenvolvimento econômico do Brasil, ainda mais ao notarmos que a indústria nacional fechou 1 milhão de vagas na última década, segundo o IBGE”, diz.

Bombril diz que não vai entrar com pedido de recuperação judicial

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Companhia informou que continuará com sua estratégia de obter crescimento sustentável de vendas

A Bombril comunicou na segunda-feira (1º) que não vai ingressar com um pedido de recuperação judicial. Segundo a companhia, ela vai manter o “direcionamento estratégico em defesa de suas margens e do crescimento sustentável de seus volumes de vendas”.

O comunicado é uma resposta a uma notícia publicada pelo Estadão, com o título “Com dívida tributária de R$ 5 bi, Bombril pode ter de pedir nova recuperação”.

A empresa respondeu que o valor anunciado no título da matéria em questão encontra-se em discussão judicial e está com a sua exigibilidade suspensa e, portanto, não confirma a dívida tributária.

“Desde a divulgação das últimas demonstrações financeiras, não houve mudanças nas informações já apresentadas ao mercado a esse respeito”, declarou a Bombril.

 

 

 

 

Fonte: CNN 01.08.22

Herdeira da BASF abre mão de quase toda a fortuna de R$ 22 bilhões

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Fonte: Valor Investe 09.08.2022

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