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Acquazero aposta no serviço sustentável para crescer no Brasil

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Franquia marca presença mais um ano na ABF Expo Franchising com investimento a partir de R$ 25.600 e apresenta negócio ideal para trabalhar, desde delivery a espaços físicos com bom fluxo de pessoas

A franquia Acquazero Eco Wash – especializada em limpeza ecológica automotiva e residencial – marca presença mais um ano na 29ª edição da ABF Expo Franchising, que ocorrerá de 22 a 25 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento é realizado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), com organização e promoção da Informa Markets.

A rede tem como diferencial competitivo a limpeza ecológica com o uso de produtos biodegradáveis, além de utilizar apenas 300 ml de água para uma limpeza sustentável em um veículo – serviço carro-chefe da marca.

“Acreditamos que a Expo Franchising será um sucesso, principalmente pela retomada do mercado após a pandemia, e por não termos tido as duas últimas edições. Estamos com objetivo de alcançar pelo menos 20 novas unidades, vindas através da participação do evento”, revela Henrique Mol, diretor executivo da Acquazero e presidente da holding Encontre Sua Franquia, detentora da marca.

Até o final de 2021 foram economizados 200 milhões de litros de água, desde que o negócio foi fundado em 2009. Outra vantagem da rede é a padronização dos serviços em todas as unidades, já que os produtos fornecidos aos franqueados são todos da distribuidora Zaplus Car, outra marca pertencente ao grupo Encontre Sua Franquia. Isso possibilita uma experiência de ponta aos clientes.

Ainda durante o evento, a Acquazero é uma das redes de franquias selecionadas para participar do Seminário de Microfranquias, que ocorrerá no dia 20 de junho durante a 7ª ABF Franchising Week. No encontro serão divulgados os resultados do mais novo estudo da ABF a respeito desses modelos de negócios. Os painéis envolverão temas como “Boas práticas de expansão aplicadas às microfranquias”, “Estruturando o suporte à rede”, e “Estratégias de marketing digital para franqueados”.

Internacionalização

A marca que cresceu mais de 1.000% desde 2018 quando foi adquirida pelo grupo mineiro Encontre Sua Franquia, se tornou a maior do segmento automotivo em operação e hoje soma 800 unidades presentes em todos os estados brasileiros, e duas unidades ativas nos Estados Unidos. Ela projeta alcançar este ano 1.200 operações no Brasil e inaugurar em mais três países. A Acquazero possui implantações em Queretaro, no México; São Domingo (República Dominicana) e Sidney (Austrália).

De acordo com Mol, a marca está focada em mercados na América do Sul e Central para expansão e desenvolvimento do negócio.

Novidade ao franqueado

Recentemente a Acquazero adotou o sistema de gestão “Acqua On” como suporte aos franqueados. O empreendedor utiliza o serviço para toda gestão da operação, como entrada na movimentação financeira dos serviços prestados e dos clientes, bem como também possibilidade de inteligência de dados nas estratégias de marketing criadas pela franqueadora.

O sistema conta como solução para gestão das unidades e a experiência vem dando certo! Com este sistema, a franqueadora tem acesso aos dados de clientes, serviços realizados, serviços que o cliente necessita e, com isso, consegue criar inteligência de marketing nas estratégias da marca. “Desta forma, conseguimos ser mais participativos junto às nossas unidades, no marketing com foco no aumento das vendas, sem a dependência do franqueado, já que conseguimos ter acesso a essas informações internas”, diz o empresário.

Empresário visionário

Sob o comando do empresário mineiro, Henrique Mol, de 37 anos, a holding Encontre Sua Franquia completou 11 anos de mercado. Já são 13 marcas, nove delas de franquias; cerca de 200 colaboradores diretos e mais de 3 mil indiretos; mais de 1.800 operações pelo Brasil e exterior, e R$ 400 milhões faturados no último ano.

Atualmente a empresa está entre os 10 maiores grupos de franquias no Brasil, tendo a rede Acquazero que lidera o seu segmento de estética automotiva mundialmente.

Com olhar visionário, Mol alcançou uma extensa trajetória no empreendedorismo. Ele usou a experiência de negócios que não deram certo no passado e traçou novos formatos, sempre com o olhar voltado ao mercado de franquias. Sua intuição é o seu maior guia e ele mergulha de cara quando o assunto é criar novos negócios.

Negócio sustentável e alto rendimento

Em 2020, durante o auge da pandemia, a Acquazero cresceu 153% em unidades. Com modelos de negócios com alto rendimento e uma grande variedade de serviços, a Acquazero oferece quatro modelos de negócios no mercado:

Home office (delivery) – modalidade que se tornou tendência durante a pandemia, conta com investimento mais em conta, a partir de R$ 25.600, na qual além de receber o conhecimento da marca, recebe o auxílio na escolha do equipamento, suporte técnico e apoio da gestão. O franqueado se desloca até onde está o cliente;

Standard – é um formato menor de lojas com atendimento para até quatro veículos ao mesmo tempo foi desenvolvido para ser instalado em prédios comerciais e residenciais, órgãos públicos, academias, estacionamentos privados, universidades, postos de combustível, locadoras de veículos e em centros automotivos. É preciso contar com até três funcionários e solicita investimento inicial de R$ 150.500,00.

Prime – a loja Prime foi feita para ser instalada em shoppings, hipermercados, grandes condomínios e lojas de rua com um espaço médio de 150 m2 a 500 m2. Nesse formato é permitido realizar o atendimento de diversos carros ao mesmo tempo e conta com cerca de 10 colaboradores. Necessário investimento inicial de R$ 195.500,00 (incluso taxa de franquia + capital de giro + instalação e equipamentos).

Desenvolvedor de área – nesse formato o franqueado é responsável pela consultoria in loco nas unidades franqueadas da região escolhida a cada trimestre; auxílio na expansão da marca e treinar novas unidades franqueadas. Esse profissional ganha 30% da taxa de franquia e 30% dos royalties pagos mensalmente pelas operações da sua região. O Desenvolvedor de Área precisa ter ao menos uma loja no modelo Prime ou Standard. Nesse modelo o investimento inicial é de R$ 402.500,00.

Spartan Chemical lança nos EUA limpador de banheiro com ácido cítrico

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Spartan Chemical lançou o limpador de banheiro X-Effect com ácido cítrico. Anunciado como uma solução conveniente e eficaz, o X-Effect Restroom Cleanser remove bactérias, vírus e manchas de urina e água dura no banheiro, deixando uma fragrância de lavanda no espaço.

 “A Spartan é uma orgulhosa defensora do Healthy Green Schools & Colleges Standard”, disse John Swigart, presidente da Spartan Chemical Company. “O X-Effect Banheiro Limpador com Ácido Cítrico é formulado com ácido cítrico e outros componentes ambientalmente preferidos para cumprir com o padrão atual para distritos escolares K-12 e instituições de ensino superior. Em última análise, nosso objetivo na Spartan é simplificar a limpeza com produtos e programas de treinamento que mantenham os ocupantes do edifício saudáveis”.

Em 2009, a Agência de Proteção Ambiental estabeleceu o programa de pesticidas antimicrobianos Design for the Environment. Um participante de longa data neste programa, o X-Effect é o mais recente produto da Spartan Chemicals certificado para levar este selo.

 

 

 

Fonte: Happi 07.06.2022

Abralimp e Anvisa alertam sobre o uso indiscriminado de desinfetantes hospitalares

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A Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acabam de publicar um posicionamento sobre o uso indiscriminado de desinfetantes hospitalares fora dos ambientes de assistência à saúde.

De acordo com o comunicado, foi observado o aumento do uso de desinfetantes para combater a transmissão do vírus SARS-Cov-2. Nesse momento, também foi observado uma acentuada utilização de desinfetantes de uso hospitalar, destinados a ambientes de assistência à saúde, em áreas públicas de uso geral, como shopping centers, academias, hotéis, condomínios, transportes públicos etc.

Neste contexto, as entidades reforçam que “não é permitido o uso de desinfetantes hospitalares fora de ambientes de assistência à saúde e que as empresas que vendem e recomendam o uso dos produtos dessa maneira estão cometendo infrações sanitárias, bem como os consumidores finais”.

O documento explica ainda que “dentro das categorias, temos os desinfetantes de uso geral e os desinfetantes de uso hospitalar, cada um deles tem uma aplicação específica”. Vejam abaixo:

Uso Geral – Produtos de uso doméstico, institucional ou industrial, destinados a serem aplicados sobre os objetos, superfícies inanimadas e ambientes. Devem apresentar testes de eficácia frente a Staphylococcus aureus e Salmonella choleraesuis,

Uso Hospitalar – Produtos para uso em ambientes, pisos, paredes, mobiliários e artigos (objetos, equipamentos e acessórios) utilizados exclusivamente em hospitais e estabelecimentos relacionados com o atendimento à saúde. Devem apresentar testes de eficácia frente a Staphylococcus aureus, Salmonella choleraesuis e Pseudomonas aeruginosa.

Para conferir a posição na íntegra, clique aqui.

 

 

 

Fonte: abralimp 07.06.2022

Consumo nos lares tem alta de 7,37% em abril ante mesmo mês de 2021, diz Abras

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Índice Nacional de Consumo dos Lares Brasileiros acumula alta de 2,50% de janeiro a abril

Índice Nacional de Consumo dos Lares Brasileiros da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) acumula alta de 2,50% de janeiro a abril alinhado às estimativas do setor supermercadista de um crescimento de 2,80% no ano. Em abril, o indicador registrou alta de 4,20% ante março. Na comparação com o mesmo mês de 2021, o índice teve alta de 7,37%, de acordo com o monitoramento do departamento de Economia e Pesquisa da Abras.

Os indicadores são deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“O aumento do emprego com carteira assinada no quadrimestre, bem como, os recursos injetados na economia, como o saque extraordinário do Fundo de Garantia, a manutenção do Auxílio Brasil e a antecipação do 13º salário estão sustentando o consumo nos lares diante de um cenário de elevada e persistente inflação que impacta diretamente a cesta de alimentos”, explica o vice-presidente da Abras, Marcio Milan.

A Abrasmercado (cesta de 35 produtos de largo consumo como alimentos, bebidas, carnes, produtos de limpeza, itens de higiene e beleza – registrou alta de 3,04% em abril e a média de preços da cesta nacional passou de R$ 736,34 em março para R$ 758,72 em abril.

No ano até abril, a alta é de 8,31% e no acumulado de 12 meses atinge 17,87%. Itens básicos da cesta de alimentos acumulam expressiva alta no quadrimestre, como óleo de soja (20,38%), leite longa vida (22,35%), feijão (19,71%), farinha de trigo (15,45%), café torrado e moído (13,22%).

 

 

 

 

Fonte: Revista PEGN  08.06.2022

SC Johnson lança linha de desinfetantes Lysoform Pets

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A SC Johnson lançou no Brasil a linha de produtos desinfetantes Lysoform Pets indicada para desinfetar diversas superfícies da casa, ajudando a proteger os pets.

Os produtos da linha matam 99.9% dos vírus e bactérias presentes nas superfícies, inclusive os que causam a Cinomose, a Gripe Canina, a Tosse Canina e Calicivirose Felina, além de eliminar odores causados por animais domésticos nos ambientes.

Os locais sugeridos para uso incluem pisos, local do xixi, coleiras, brinquedos, roupas, sofás, camas, entre outras.

Rodoquímica quer reforçar presença em produtos de limpeza com a marca Lavandex

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Criada na década de 80, o Grupo Rodoquímica, sediado em Taquari (RS) e que se destaca na distribuição de soda cáustica, hipoclorito de sódio e ácido clorídrico na Região Sul do Brasil, acaba de anunciar sua expansão no setor de produtos de limpeza com a linha Lavandex, marca de produtos de limpeza criados para na limpeza de  roupas, casa, banheiro e cozinha.

“A Lavandex começou há mais ou menos dois anos e meio, por iniciativa do nosso diretor Miguel Nunes, que é químico e administrador da empresa. E ele tem esse foco muito grande em qualidade”, disse Jaques Souza da Silva, gerente comercial da Rodoquímica, que acrescentou que a empresa está investindo na divulgação da marca e aumento da presença nos supermercados.

 

 

 

 

Fonte: Independente 07.06.2022

Apartamentos cada vez menores movimentam o setor de serviços

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O aumento da procura por ‘studios’ abre as portas para franquias de limpeza e autoatendimento dentro dos condomínios

No estado de São Paulo, dos 50.000 apartamentos lançados entre janeiro e setembro de 2021, 37.500 têm no máximo 45 metros quadrados, de acordo com o Sindicato de Habitação de São Paulo (Secovi-SP). Os números refletem uma tendência do setor imobiliário, já que as famílias estão cada vez mais enxutas, há  uma alta densidade demográfica e é perceptível a queda no poder de compra. O sonho de morar próximo aos centros urbanos, portanto, exige se adequar a configurações menores, entre 23 m² e 35 m². 

Espaços como área de serviço, escritório e lazer saíram porta a fora e se transformaram em áreas comuns. Essa reconfiguração tem provocado um aquecimento nas oportunidades de negócio para o setor de serviços: praticamente dentro de casa, na extensão de seus lares, lavanderia a minimercados surgem como opções práticas, seguras e acessíveis. Modelos de negócio pensados especificamente para atender esta demanda tem crescido nos últimos anos e formatados em licenciamentos ou franquias, têm conseguido imprimir um ritmo de expansão ainda mais acelerado. 

De 500 para mais de 5 mil limpezas residenciais mensais 

Independente do tamanho da família e do espaço, a limpeza é sempre necessária. A rede Limpeza com Zelo viu o número de apartamentos novos crescerem, só em São Paulo foram lançados pouco mais de 80 mil em 2021 segundo dados do Secovi-SP, gerando a necessidade de serviços residenciais, proporcionando um crescimento exponencial nos primeiros meses de 2022, de 500 para mais de 5 mil por mês.  

Para Renato Ticoulat, presidente da rede, as menores metragens dos apartamentos influenciaram no aumento da demanda por serviços especializados, mudando o conceito de diaristas para horistas (trabalho por hora). “Residências menores e a falta de espaço para guardar produtos e equipamentos alavancaram a contratação de empresas que fornecem mão de obra, além de ser uma oportunidade de otimizar o tempo. Nossa meta é realizar 50 mil limpezas até o final do ano.”

Pensando nesse novo nicho, a rede criou um marketplace para condomínios. “O morador pode acessar a plataforma, escolher o serviço, agendar on-line, fazer o pagamento pelo cartão de crédito, transferência, pix ou boleto, além de poder também habilitar a contratação recorrente”, explica Renato. Na plataforma de gestão, o morador pode acompanhar todas as atividades realizadas e avaliar os serviços disponíveis como: manutenção, limpeza, encanador, lavanderia, passadoria, pet sitter e dog walker.

A máquina de lavar se tornou opcional

Com o espaço restrito, muitos condomínios optaram por oferecer lavanderias coletivas aos moradores. O CEO da rede de lavanderias self-service Lavô, Angelo Max Donaton, explica que mudança também parte do fato que, cada vez mais, as pessoas estão optando por simplificar o dia a dia, como é o caso da troca do carro próprio pelos veículos de aplicativo, por exemplo. 

De modo geral, o espaço de lavar roupas é administrado pelo próprio condomínio, que fica responsável pela manutenção e atendimento. Contudo, observando este mercado, a Lavô formatou um modelo de negócio em que o franqueado fica responsável por toda manutenção, atualização de maquinário e atendimento, livrando o condomínio destes custos. “A lavanderia fica restrita ao uso dos moradores, o que evita filas, e conta com um preço mais barato, valor médio de R$ 12 reais para lavar ou secar até 10 kg de roupa”, comenta Donaton. 

As máquinas profissionais, além de agilidade, representam economia nas contas do condomínio. Os equipamentos consomem apenas 2 watts por ciclo, contra 9 watts da máquina doméstica. Já o consumo de água também é menor, 56 litros por lavagem, enquanto, em casa, este gasto pode chegar a 190 litros. O empreendedor ainda lembra que uma lava e seca custa em média R$ 2,5 mil, valor de mais de 200 ciclos. 

O mercadinho do bairro entrou no condomínio

Com as áreas comuns ganhando destaque nas novas configurações de condomínios, muitos apostam até na inclusão de um mercadinho próprio para os moradores, como é o caso da Minha Quitandinha, que nasceu com o intuito de ser um minimercado autônomo que tem a missão de levar conveniência a condomínios residenciais ou comerciais. Com base no conceito de honest market, a loja opera durante 24 horas por dia, sete dias por semana, disponibilizando uma média de 700 diferentes produtos ao consumidor. 

“Atualmente, os gestores de condomínios e moradores se acostumaram de tal forma a essas novas tecnologias, que acabam trocando, por exemplo, um deslocamento à padaria ou uma espera de aplicativo de entrega pela facilidade de encontrar itens essenciais em sua própria residência em um ambiente mais agradável e com um mix personalizado, que vai desde congelados a produtos de limpeza e higiene pessoal”, diz Douglas Pena, CRO da Minha Quitandinha. 

Para o morador é tudo intuitivo. Basta escanear o código de barras dos produtos que deseja adquirir com o smartphone e pagar diretamente pelo app, via cartão de crédito ou débito cadastrado. Já a geladeira de bebidas alcoólicas conta com um sistema que só destrava depois de confirmar que o usuário tem mais de 18 anos, pois o cadastro de menores é vetado pelo número do CPF, visto que a plataforma está linkada com a Receita Federal.

Microban 24 é primeiro produto registrado para matar bactérias e vírus que causam gripe e COVID-19

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A Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) registrou o limpador multifuncional Microban 24 (EPA Reg No. 4091-21-3573) para continuar matando 99,9% das bactérias e vírus que causam a gripe e COVID-19, por até 24 horas, mesmo quando a superfície é tocada ou contatada várias vezes.

Embora tenha sido registrado anteriormente pela EPA para fornecer uma eliminação inicial de vírus, o Microban 24 Multi-Purpose Cleaner foi testado por um laboratório de terceiros, de acordo com as diretrizes de teste da EPA, e demonstrou fornecer até 24 horas de defesa antiviral residual. A EPA realizou uma revisão de dados e concedeu o registro.

Além de matar vírus por até 24 horas, o Microban 24 Multi-Purpose Cleaner também fornece um escudo defensivo que continua matando bactérias por até 24 horas, tornando-se o primeiro produto de consumo registrado a continuar matando 99,9% das bactérias e vírus para até 24 horas, mesmo após vários toques.

“Microban 24 Multi-Purpose Cleaner é uma marca que dedicou anos à pesquisa para criar produtos significativos apoiados pela ciência que trazem aos consumidores uma sensação de confiança de que estão fazendo o que podem para defender sua casa e superfícies neste mundo em constante mudança. mundo”, disse Marchoe Northern, vice-presidente sênior de atendimento domiciliar da América do Norte da P&G.

 

 

 

 

Fonte: Release internacional 01.01.2022

Varejo paulistano cresce 26,8% em maio

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Puxado pela movimentação no comércio no Dia das Mães e maior número de dias úteis, o varejo paulistano avançou 26,8% em maio, comparado com o mês anterior.

Na comparação com um ano atrás, há alta de 28,9%. Os dados são do Balanço de Vendas elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paulo (IEGV/ACSP) e Boa Vista.

No entanto, se a comparação for feita entre maio deste ano com o mesmo mês de 2019, excluindo o cenário de restrições da pandemia, o indicador se mostra negativo em 9%.

“Observamos avanços, mas ainda não conseguimos atingir o mesmo nível de movimento registrado anteriormente à pandemia”, diz o economista da ACSP, Marcel Solimeo.

 

 

 

 

Fonte: NewTrade 07.06.2022

Canadense AspenClean lança produtos de cuidados domésticos sustentáveis nos EUA

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A AspenClean,  marca canadense de produtos para o lar, expandiu a distribuição de sua linha orgânica de detergentes sem plástico para o mercado de produtos para o lar dos EUA.

“Todos os nossos produtos receberam uma prestigiosa verificação de classificação A pelo Environmental Working Group, fornecendo os mesmos resultados que os produtos convencionais, mas colocando a família e o planeta em primeiro lugar ”, disse Alicia Sokolowski, fundadora da AspenClean . “Nós nos concentramos no uso de ingredientes orgânicos e à base de plantas e embalagens biodegradáveis, recicláveis ​​e sem plástico para um planeta melhor.”

As cápsulas de lavanderia sem cheiro da AspenClean são totalmente livres de fragrâncias e formuladas com alvejante de oxigênio e enzimas, sem fragrâncias sintéticas, toxinas ou irritantes. São formuladas naturalmente para remover manchas difíceis, combater o odor e combater a sujeira, sujeira e graxa, mas não são tóxicas e são embaladas em um recipiente compostável. Essas cápsulas de lavanderia são embaladas em uma embalagem de papel 100% reciclada projetada para conveniência e consciência do impacto no meio ambiente. Também são suaves para a pele sensível.

Feitos de ingredientes biodegradáveis ​​à base de plantas, as cápsulas de máquina de lavar louça sem cheiro da AspenClean são embaladas em um recipiente de papel 100% reciclado sem plástico, sendo totalmente compostáveis ​​e seguras para a família e o meio ambiente. Essas cápsulas de lava-louças ecológicas removem até as manchas de alimentos mais difíceis e eliminam a graxa sem deixar resíduos ou filmes em pratos ou copos em apenas um ciclo, disse a empresa independente de cuidados domésticos .

O Oxygen Bleach Powder and Stain Remover da AspenClean é feito de ingredientes biodegradáveis ​​à base de plantas que dão à roupa um impulsionador natural para remover manchas difíceis nas roupas. O removedor de manchas de alvejante de oxigênio deixará as roupas mais brancas e brilhantes usando o poder natural de ingredientes e enzimas à base de minerais em apenas uma lavagem.

 

 

 

 

Fonte: Happi 26.05.2022

Museu no Paraná reúne memórias e a história da limpeza

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Peças, equipamentos, produtos e diversos itens de limpeza, que fazem parte da história do setor e da sociedade, serão expostos no Museu da Limpeza.

Criado pela Facop (Fundação de Asseio e Conservação, Serviços Especializados e Facilities do Paraná), com a proposta de apresentar recordações desta área conectada com o processo de desenvolvimento humano. A Fundação UniAbralimp e empresas estão contribuindo com doações de diversos artigos para o acervo do Museu.

“Neste espaço temos o olhar de valorização da limpeza e do setor, sobretudo a valorização do profissional, que é o grande símbolo”, destaca Cássia Almeida, superintendente executiva da Facop, que explica que o  Museu é embasado em pessoas, processos e tecnologia. Na área de tecnologia estão equipamentos, produtos e todo e qualquer utensílio de limpeza. “Estamos sempre em busca de peças raras e que, normalmente, estão guardadas com muito carinho. Neste Museu, elas encontrarão um local adequado para residirem”, destaca.

Uniformes e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) também são recebidos com carinho para que o Museu da Limpeza possa desenhar a evolução destas peças ao longo do tempo. As doações recebidas são registradas, sendo disponibilizadas para pesquisas no arquivo, bem como no site, e inseridas em exposições fixas ou temporárias. Quando não expostas, estarão guardadas na reserva técnica.

“Também nos interessamos pelas histórias de profissionais, empresas e empresários do setor de limpeza, bem como fotos e registros históricos. Esse é um Museu em que não há uma expectativa de que fique pronto e estático, porque possui um conceito de vivo. Ele está sempre em renovação, assim como as exposições”, conta Cássia.

 

 

 

 

Fonte: Abralimp 30.05.22

Como os hábitos de lavar roupa impactam na conservação das roupas e no consumo de energia

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Um estudo recente realizado na Universidade de Leeds, no Reino Unido, em colaboração com um dos maiores fabricantes de detergentes para roupas do mundo, a Procter & Gamble, procurou sair dos laboratórios de desenvolvimento da empresa e examinar como o hábito do consumidor afeta as condições das roupas, em termos de desgaste do tecido e desbotamento da cor.

A conclusão deles foi clara: todos podemos facilmente manter nossas roupas em melhores condições se usarmos ciclos mais curtos e água mais fria.

Além disso, os pesquisadores tentaram avaliar o efeito das mudanças nos hábitos de lavagem noo consumo de energia e na quantidade de microfibras e microplásticos emitidos por nossas roupas, que eventualmente e consistentemente chegam aos oceanos.

A conclusão foi semelhante: para reduzir o consumo de energia e minimizar a poluição do ambiente por microfibras, são recomendados os mesmos ciclos mais curtos e frios que mantêm nossas roupas em melhores condições. Em suma, é uma situação ganha-ganha – para  roupas e para o meio ambiente.

Lavanderia

Para que o experimento simulasse o uso doméstico o mais próximo possível, os pesquisadores prepararam 32 sacos de lavanderia caseiros, compostos de roupas de cores escuras e claras, além de alguns tecidos brancos. Metade das bolsas foi lavada a 40 graus por 85 minutos e as outras 16 foram lavadas a 25 graus por 30 minutos.

Ao final de cada lavagem, as roupas eram examinadas para avaliar seu nível de desgaste, perda de cor ou transferência de cor de um tecido para outro. Ao mesmo tempo, os pesquisadores também analisaram a composição química da água da lavanderia para identificar as cores lavadas das roupas. Por fim, todas as microfibras foram coletadas e pesadas após cada lavagem.

A análise dos resultados revelou que a taxa de perda de cor das roupas foi significativamente maior para o ciclo de lavagem mais longo e mais quente, em comparação com a lavagem curta e fria. Mais precisamente, o ciclo curto reduziu a perda de cor em cerca de 74%. Consequentemente, houve menos transferência de cor de peça para peça no ciclo mais curto. As roupas não se desgastaram tanto, e o tecido poderia ser preservado por mais tempo.

A análise da emissão de fibras produziu resultados semelhantes: se for utilizado o ciclo curto, a quantidade de microfibras emitidas em cada lavagem é reduzida em pouco mais da metade. Além de todos os aspectos positivos a favor das lavagens frias, a transição para programas de lavagem mais frios (20-30 graus) também reduz o consumo de energia necessário para cada carga em 40-60%.

Verde e limpo

É certo que alguns argumentam que não há como escapar de usar longos ciclos de lavanderia e altas temperaturas se você quiser que suas roupas estejam limpas o suficiente após a lavagem. No entanto, de acordo com Neil Lant, um dos pesquisadores da Procter & Gamble, os avanços tecnológicos na área de detergentes para roupas, principalmente o uso de ingredientes sustentáveis, como as enzimas, permitem uma limpeza excelente mesmo em ciclos mais curtos e frios.

 

 

 

Fonte: Jpost 30.05.2022

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