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Fabreze Air entra em novo território com formulação projetada para odores de cozinha

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A marca líder de cuidados com o ar da P&G aborda os aromas únicos e muitas vezes persistentes que vêm de cozinhar em casa

Os jantares podem ser incríveis, mas os ingredientes que tornam essas refeições caseiras tão especiais também podem deixar a cozinha com cheiro de alho e peixe muito tempo depois que os pratos são colocados na máquina de lavar louça.

Esta nova formulação dos especialistas em cuidados com o ar da P&G foi projetada para combater até mesmo o odor mais forte da cozinha. “Os odores de cozinha são alguns dos mais pungentes e persistentes da casa porque o processo de cozimento libera bilhões ou às vezes trilhões de moléculas de odor no ar”, observou o cientista sênior da Febreze Morgan Eberhard.

Para piorar a situação, o cheiro geralmente se expande para além da cozinha. “Além disso, com o surgimento de plantas de conceito aberto, os odores da cozinha são livres para viajar por toda a casa e se estabelecer em superfícies macias – apenas para então reflorescer no ar. Embora saibamos que algumas pessoas amam o cheiro de bacon frito, não é tão agradável quando você ainda pode sentir o cheiro em sua casa dias depois de tudo ter sido comido”, observou Eberhard.

Esta nova formulação da Febreze possui mais ciclodextrina e conversores de odor reativos. Para o Febreze Air Kitchen, a P&G estudou a composição química de alguns dos odores de cozinha mais comuns. “Dobramos então a quantidade de tecnologia de combate a odores em nossa fórmula – como ácido cítrico para neutralizar odores alcalinos de peixe”, disse ela.

“Como o cozimento causa mais moléculas de odor, o Febreze Air Kitchen também contém 2 vezes a quantidade de ciclodextrina e conversores de odor reativos do que o Febreze Air base. Essas tecnologias trabalham juntas para combater os odores da cozinha, como bacon e alho, que de outra forma permaneceriam”, disse ela ao Happi.

Cozinhar em casa tornou-se uma obrigação durante o bloqueio da pandemia. E enquanto os consumidores americanos estão voltando aos restaurantes, a comida caseira não perdeu tanto terreno. De fato, o relatório Future of Dinner da NPD prevê que os jantares em casa permanecerão em um nível elevado até 2024.

 

 

 

 

Fonte: Happi 03.08.2022

Com preços 40% menores, sachês impulsionam vendas da Saif

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Fabricante de Bento Gonçalves encontrou nos refis o caminho para ampliar a presença nos carrinhos

Econômicos e sustentáveis, os sachês estão impulsionando mpulsionam negócios no mercado de produtos de limpeza da fabricante gaúcha Saif, que passou a comercializar seu mix de produtos também na opção de refis econômicos.

“Existe uma redução significativa na quantidade de componentes plásticos que integram a embalagem original dos produtos, especialmente no caso daqueles que têm aplicação por mecanismo do tipo gatilho. Essas embalagens são muito resistentes, e seguem em perfeitas condições de uso, desde que para a mesma finalidade, mesmo quando o conteúdo do produto já tiver acabado. Por isso, optar pela compra do refil é uma escolha que tem sido cada vez mais frequente”, explica Roni Kussler, sócio-diretor da Mackerduz, empresa que opera a marca Saif.

Na gôndola do supermercado, a economia pode chegar a 40% para o consumidor. O ganho também é ambiental. “Há menos consumo de matéria-prima e recursos naturais, bem como ocorre redução na geração de resíduos descartados. Com isso, vamos criando e fortalecendo a cultura do reaproveitamento de materiais, prática que só traz benefícios”, diz o diretor.

Na gôndola do supermercado, a economia pode chegar a 40% para o consumidor. Hoje, a Saif já oferece mais de 10 produtos na opção de refil econômico, que podem ser encontrados nos supermercados, geralmente próximo às embalagens tradicionais.

“É bem comum que ocorra, também, a compra combinada. O cliente adquire o produto com a embalagem original e já aproveita para levar também o refil daquele item. A comercialização desse tipo de kit é, inclusive, uma modalidade que temos ofertado ao mercado justamente como forma de incentivar as pessoas a adquirirem esse hábito”, comenta Kussler.

 

 

 

Fonte: Silvana Toazza 25.07.2022

Vanish lança nova linha de produtos premium em Portugal

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A marca Vanish, da Reckitt, acaba lançar aquela que afirma ser a “sua melhor fórmula com a nova gama de produtos Oxi Advance que soluciona os quatro principais problemas decorrentes da lavagem de roupa.

Com a utilização de apenas meia dose de produto, com o objetivo de cumprir o propósito da marca de prolongar a vida das roupas e mantê-las como novas durante muito mais tempo”

“4 benefícios com apenas meia dose” é o mote da campanha de comunicação de Vanish que está a ser veiculada em televisão, no canal de Youtube da marca e no ponto de venda.

Vanish Oxi Advance é a nova gama premium que, composta pelos produtos Vanish Oxi Advance Pink e Vanish Oxi Advance White, disponíveis em pó e gel, potencializa a lavagem através do poder multiação, com o objetivo de solucionar os quatro principais problemas decorrentes da lavagem da roupa, com apenas meia dose de produto – remove todo o tipo de manchas na primeira lavagem mesmo em água fria, previne a transferência de cores, elimina os maus odores e higieniza profundamente as peças.

 

 

 

Fonte: Hipersuper 01.08.22

Consumo de produtos sustentáveis mais do que dobrou no Brasil desde 2021

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Pesquisa inédita do Mercado Livre mostra que as vendas de produtos de impacto positivo cresceram 123% no País

O Mercado Livre divulgou estudo inédito sobre o consumo online de produtos com impacto positivo, aqueles que promovem a redução de impactos no meio ambiente e/ou a geração de benefícios socioambientais.

Realizada a partir de dados da plataforma, colhidos entre abril de 2021 e março deste ano, a pesquisa aponta que dobrou o consumo de produtos sustentáveis no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México e Uruguai.

Chamado de ‘Tendências de consumo online com impacto positivo’, o estudo detalha ainda que cerca de 4,3 milhões de pessoas adquiriram mais de 7,3 milhões de produtos sustentáveis no último ano.

Dados do Brasil
O Brasil corresponde a 40% desse mercado, cujo crescimento das vendas foi duas vezes maior em relação ao levantamento anterior.

O país se destaca mais uma vez e já responde por 53% dos compradores da categoria, crescimento de mais de 123% em relação ao levantamento anterior, indicando a forte tendência de expansão do consumo de produtos que geram benefícios para o planeta e para as pessoas, promovendo um estilo de vida, hábitos e comportamentos mais sustentáveis.

Em relação ao volume de consumidores, o Brasil também se sobressai: 32% mais brasileiros optaram por itens dessa categoria.

Enquanto o crescimento na América Latina foi de 29%, número igualmente expressivo.

Desde 2020, quando esse estudo passou a ser produzido, houve uma recuperação na região, onde o total de vendedores da categoria subiu 37%.

Comportamento do consumidor em relação aos produtos sustentáveis
No Brasil, o crescimento acumulado supera, então, os 45%.

Contudo, ao analisar o comportamento de compra na região, para mais de 380 mil usuários, a primeira compra na plataforma foi de um produto sustentável – 48% deles no Brasil.

Em toda região, o número de empreendedores e, dessa maneira, as marcas que oferecem produtos de impacto positivo atingiu 63 mil, sendo que 38% deles se encontram no Brasil.

“Queremos oferecer em um só lugar o maior número possível de produtos sustentáveis, facilitando o processo de compra dos consumidores e promovendo uma visão mais comprometida e abrangente para o planeta e para as pessoas. Estamos conscientes de que as decisões de hoje irão determinar o amanhã, por isso a nossa seção de produtos sustentáveis procura expandir ainda mais a sua variedade e alcance, ao mesmo tempo que continua impulsionando negócios de impacto”, destaca, então, a gerente sênior de Sustentabilidade do Mercado Livre no Brasil, Laura Motta.

“Estamos convencidos de que um futuro melhor começa quando trabalhamos em conjunto com empreendedores de triplo impacto e com os nossos usuários”, completa.

Mais vendidos
Casa & Móveis foi a categoria líder em vendas no Brasil e na região, sobretudo composteiras e iluminação à base de LED; assim como a seção de Eletrodomésticos, com produtos de alta eficiência energética.

Fazem parte dessa lista as categorias de Alimentos & Bebidas, principalmente orgânicos ou veganos, além de Esporte & Fitness, Beleza & Cuidado Pessoal.

Já as categorias que mais cresceram no país foram Games (712%) e Celulares (517%) recondicionados, e Alimentos & Bebidas (235%).

No Brasil, os 10 produtos sustentáveis mais vendidos no período foram: lâmpada LED, purificador de água, bicicleta, aparelho de ar condicionado com eficiência energética (A ou mais), máquina de lavar e secadora de roupas com eficiência energética, garrafa reutilizável, micro-ondas com eficiência energética, cápsula de café recarregável, geladeira com eficiência energética e coletor menstrual.

Mais buscados
Já os termos mais procurados na plataforma brasileira foram bicicleta, garrafa térmica, lâmpada solar, copo menstrual, fralda ecológica, carro híbrido, escova de bambu, cápsula reutilizável, composteira doméstica e horta vertical.

A bicicleta liderou as buscas nos seis países pesquisados.

A saber, as categorias buscadas que mais cresceram no país foram purificador de água (82%), garrafa térmica (75%) e fralda ecológica (53%).

Tal como no ano anterior, a composição e qualidade dos produtos estiveram dentre os fatores mais valorizados na hora de escolher um produto sustentável na comparação com um item comum.

Durante essas buscas no Brasil, se destacam os produtos feitos com material reciclado, com embalagem reciclável e durabilidade – no caso das embalagens, o país é o que mais valoriza esse fator.

Perfil do consumidor
Pesquisa adicional com mais de 3.800 usuários da plataforma, realizada em abril deste ano, mostrou que a maior parte (32%) dos consumidores brasileiros da categoria sustentável tem entre 35 e 44 anos – a saber, os consumidores acima de 55 anos também representam 32% dos compradores.

Dentre os países pesquisados, o Brasil representa 25% das respostas dos consumidores da região, sendo que 91% deles concordaram que “a atual situação ambiental é muito preocupante” devido, então, a fatores como o aquecimento global, contaminação e escassez de água.

Produtos sustentáveis
Criada em 2019, como uma evolução da campanha anual voltada para essa categoria, a seção de Produtos Sustentáveis do Mercado Livre disponibiliza, então, aos consumidores a maior oferta de produtos com impacto positivo da América Latina, com curadoria permanente.

Ao todo, são cerca de 30 categorias e mais de 143 milhões de produtos disponíveis, dentre itens que promovem a redução de resíduos, produzidos de maneira responsável ou com eficiência energética e baixa emissão de CO2.

São itens, portanto, que ainda geram renda para ONGs e instituições, e visibilidade e oportunidade para milhares de empreendedores.

Visão de sustentabilidade produtos sustentáveis
A seção integra a estratégia da plataforma que integra, portanto, um movimento transformador para maximizar, então, os impactos positivos do seu ecossistema.

Para isso, o Mercado Livre trabalha para o desenvolvimento de empreendedores de impacto na região, desenvolvendo diversas parcerias, como aquelas com o Sistema B e com o Movimento Amazônia em Casa Floresta em Pé.

Ações de conscientização apoiam esse trabalho, sensibilizando e apoiando uma transformação de hábitos junto ao consumidor, como por exemplo: campanhas de conscientização e promocionais que aumentam o acesso a produtos mais sustentáveis.

Atuações
Sua estratégia de sustentabilidade tem três focos principais de atuação:

1. O desenvolvimento de empreendedores mirando a inclusão digital, comercial e financeira.
2. Empoderamento das comunidades onde a empresa opera por meio de programas de educação e tecnologia.
3. Redução dos impactos ambientais a partir da medição da pegada de carbono e da regeneração e conservação dos biomas.

 

 

 

 

Fonte: Guia da Farmácia 25.07.2022

P&G apresenta embalagens inovadoras de papelão para Ariel na Europa

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A marca Ariel da P&G lançou na Europa uma nova embalagem de papelão – uma caixa ECOCLIC certificada pelo FSC e feita de fibras recicladas – como parte de seu esforço de redução de plástico.

A nova embalagem de papelão é totalmente reciclável por meio da coleta de lixo doméstico padrão. Alega-se que, se todos os usuários Ariel Pods mudassem para a nova caixa de papelão ECOCLIC, isso poderia economizar até 6.500 toneladas de plástico por ano na Europa. A mudança é um passo fundamental no compromisso da Ariel de ajudar a reduzir o plástico virgem no negócio Fabric Care em 30% na Europa até 2025.

Além de reduzir o plástico, a embalagem recém-projetada é mais ergonômica de usar e tem um alto ‘clique’, que permite ao consumidor saber que a embalagem está fechada após o uso e garante sua resistência a crianças.

Elvan Onal, vice-presidente sênior para a Europa da Fabric Care P&G, comentou: “Esta nova embalagem de papelão é uma das maiores inovações da Ariel. Investimos em pesquisas rigorosas ao longo de 4 anos para aperfeiçoá-lo, colocando o prazer e a satisfação do consumidor no centro de nosso design, enquanto buscamos uma solução sustentável que funcione para muitos, não apenas para poucos”.

A mudança de embalagem acompanha o objetivo mais amplo da P&G de reduzir a pegada de carbono da lavanderia.  Ariel lançou uma campanha para incentivar os consumidores a mudar para temperaturas de lavagem a frio, já que quase 60% da pegada de carbono da lavanderia vem da fase de uso, principalmente devido ao aquecimento da água. Os PODS da Ariel são projetados para limpar roupas em água fria.

Juntamente com a Ariel, a caixa ECOCLIC também estará disponível para as marcas Fairy Non-Bio, Bold e Daz.

 

 

 

Fonte: Kamcity 03.08.2022

Bio-D lança pastilhas compactas para lava-louças zero desperdício

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A marca de limpeza ecológica Bio-D aumentou sua oferta de produtos zero desperdício com o lançamento no Reino Unido de uma nova linha de pastilhas para lava-louças.

O produto Dishwasher Tablets é acondicionado em embalagem de papelão totalmente reciclável. Cada comprimido tem apenas 12g, o que resulta em economia de emissão de carbono tanto na produção quanto no transporte, em comparação com as alternativas tradicionais de 20g.

A Bio-D observou que é capaz de acomodar 40% mais caixas de seu novo produto em caminhões de transporte em comparação com outras ofertas de tamanho médio. O tamanho menor também economiza espaço de prateleira na loja, bem como a embalagem necessária para o envio de pedidos online.

As novas pastilhas para lava-louças são o segundo lançamento da Bio-D em uma série de novos produtos prometidos para este ano. “O desenvolvimento de novos produtos é uma grande prioridade para nós este ano, por isso é com grande entusiasmo que podemos apresentar nossos novos tablets para lava-louças aos nossos clientes”, disse Heather Nixon, gerente de sustentabilidade da Bio-D.

 

 

Fonte: Kamcity 28.07.2022

Startup de biotecnologia recebe investimento de € 2,5 milhões para produtos de limpeza probióticos

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O Probiotic Group, com sede em Luxemburgo, garantiu € 2,5 milhões em novos investimentos.

A startup de biotecnologia está desenvolvendo produtos de limpeza probióticos que limpam de forma eficaz e sustentável. Esses são os primeiros recursos externos captados pela empresa.

Fundado em 2014, o Probiotic Group foi lançado com a visão de adotar uma abordagem biotecnológica para produtos de limpeza. Martin Schoonbroodt, o empresário e ortodontista por trás da empresa, desenvolveu uma linha de produtos baseada na compreensão da importância dos microbiomas.

Falando sobre o objetivo da empresa, o fundador Martin Schoonbroodt comentou: “Queremos nos tornar um player reconhecido na ciência da biotecnologia verde com o objetivo principal de oferecer alternativas aos produtos de consumo tradicionais com os benefícios bióticos, criando ou recriando simbioses, ou seja, um sistema microbiano equilibrado em nossos espaços de vida e trabalho, sem esquecer o cuidado pessoal”.

Os produtos da empresa prometem combater a disbiose microbiana e, ao mesmo tempo, otimizar diferentes ambientes biológicos. Os produtos de limpeza microbianos estão crescendo em popularidade na Europa e nos EUA.

 

 

 

Fonte: EU Startups 22.07.2022

Marca de limpeza natural Therapy Clean promete sensação de bem-estar

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A Therapy Clean, uma nova marca de produtos de limpeza doméstica à base de plantas e livres de crueldade lançada nos Estados Unidos, promete oferecer uma linha de cuidados domésticos inspirada no bem-estar.

De acordo com a marca, os produtos de limpeza são cientificamente comprovados para melhorar o humor usando fragrâncias naturais projetadas para gerar emoções positivas com aromaterapia.

Usando tecnologia de fragrância que foi testada cientificamente, os dois novos produtos veganos, limpador multiuso e  lava-louças estão disponíveis em três aromas diferentes, cada um com  benefícios exclusivos. As fragrâncias incluem sal marinho e eucalipto, zimbro e raspas de limão e ervas frescas e melão.

 

 

 

 

Fonte: Happi 21.07.2022

Cientistas, P&G e Fragrance Creators Association divulgam estudo sobre perfumes em cuidados domésticos

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Um novo estudo revisado por pares liderado por cientistas da Brown University, Boston College e Stockholm University em colaboração com a Procter & Gamble e a Fragrance Creators Association , estabeleceu uma estrutura crítica para entender por que a fragrância é uma parte essencial da experiência humana.

O artigo, intitulado “A Three-Factor Benefits Framework for Understanding Consumer Preference for Scented Household Products: Psychological Interactions and Implications for Future Development”, publicado na Cognitive Research, cita mais de 150 estudos científicos anteriores de todo o mundo e pesquisas de quem usa fragrâncias.

Os autores classificam os benefícios da fragrância em três categorias: funcional, experiência de uso e emocional. O papel do olfato – e a capacidade humana de percebê-lo – teve um foco maior nos últimos anos, devido à incidência aumentada da perda parcial ou completa do olfato, um sintoma comum de cepas anteriores de Covid-19.

Um trecho diz: “Os humanos perfumaram deliberadamente seu ambiente para propósito ou prazer por milênios… Com base em nossa estrutura de três fatores, discutimos o potencial do perfume para influenciar a saúde e levantar questões a serem consideradas…”. Clique aqui para ler o artigo na íntegra.

 

 

 

 

 

Fonte: Happi 21.07.2022

Unilver lança cápsula de lavanderia de alto desempenho que reduz carbono e plástico

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As cápsulas reformuladas vão ajudar a descarbonizar a lavanderia no formato que mais cresce na categoria

Quando se trata de lavanderia, as cápsulas são o formato que mais cresce na maioria do mundo desenvolvido. Agora, a maior marca de lavanderia da Unilever, Dirt Is Good (DIG, também conhecida como Persil, Skip, OMO e Surf Excel) está lançando uma cápsula projetada para fornecer remoção de manchas difíceis, bem como reduções significativas nas emissões de carbono e resíduos de plástico.

As cápsulas foram reformuladas e otimizadas para uso em ciclos curtos de lavanderia a frio (20°C e abaixo). Uma medida que reduz as emissões de gases de efeito estufa da fabricação em 16% e ajudará os consumidores a economizar até 60% de energia por uso doméstico e emissões equivalentes de gases de efeito estufa associadas ao uso do produto, sem comprometer o desempenho de limpeza superior do Dirt Is Good.

Ingredientes à base de plantas e embalagens sem plástico

Com base na estratégia Clean Future da Unilever, através da qual a empresa está investindo € 1 bilhão em dez anos para mudar a forma como seus produtos de limpeza são criados, fabricados e embalados, as cápsulas reprojetadas contêm poderosos ingredientes ativos biodegradáveis, 65% dos quais são derivados de fontes vegetais. E a embalagem também é mais gentil com o planeta.

Pela primeira vez, as cápsulas da DIG serão vendidas em uma caixa de papelão totalmente reciclável e sem plástico, um movimento definido para economizar cerca de 6.000 toneladas de plástico por ano, o equivalente em peso a 500 ônibus de dois andares.

Metade do papelão é reciclada, o restante é de florestas certificadas pelo Forest Stewardship Council, em linha com os compromissos de reduzir as embalagens plásticas e alcançar uma cadeia de suprimentos livre de desmatamento. A caixa inovadora, projetada em parceria com a Graphic Packaging International, é construída para bloquear a umidade de forma ainda mais eficaz do que as embalagens plásticas atuais para evitar que as cápsulas grudem umas nas outras. Também é mais fácil de abrir e fechar, é segura para crianças e totalmente reciclável.

Atraente para os consumidores

“Por meio de nossa estratégia Clean Future, nossa ambição é tornar nossas marcas a escolha atraente para os consumidores, trazendo inovações reais para produtos de mercado de massa”, diz o Dr. Keith Rutherford, Head of Global Innovation, Unilever Home Care R&D.

O produto será lançado primeiro na França e em breve chegará a outras marcas da linha em todo o mundo.

 

 

 

 

Fonte: Unilever 27.07.2022

Marca de limpeza da Henkel ajuda reabilitar casas de famílias vulneráveis em Portugal

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Marca de referência da Henkel no mercado português de home care, Sonasol, lançou a campanha solidária “Vamos pôr mãos à obra com a Missão 3 em 1”, em parceria com a associação Just a Change.

Nessa “Missão 3 em 1”, ao comprar o seu produto Sonasol, o consumidor está a ajudaando o projeto Just a Change. A campanha contribui para a reconstrução de lares em estado degradado e engloba também a oferta de produtos de limpeza por cada casa renovada. Além disso, no final do ano a equipe Henkel Portugal vai participar na reabilitação de uma casa, através de uma ação de voluntariado.

Acreditando que reabilitar uma casa é uma oportunidade para reconstruir uma vida, a ação do Just a Change, uma associação sem fins lucrativos que reconstrói casas de famílias carenciadas em Portugal, tem também uma enorme importância junto da comunidade e na sociedade no geral, com impacto na redução da pobreza e da criminalidade e contribuindo para a saúde pública e eficiência energética das habitações. Até ao dia de hoje, o Just a Change reabilitou centenas de habitações e instituições, tendo mobilizado milhares de voluntários dentro e fora do país.

 

 

 

 

 

Fonte: Hipersuper 20.07.2022

Mercado de desinfetantes não vai crescer tão cedo. Por que isso não é uma má notícia?

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As vendas da categoria não despencarão depois do boom na pandemia, como se poderia prever

Por Estela Mendonça

Numa primeira análise das previsões da Euromonitor Internacional, que dão conta que tanto o mercado global quanto o brasileiro de desinfetantes deverão registrar queda em torno de 1% nos próximos cinco anos, poderia se falar em estagnação. Só que não. É sim uma boa notícia, levando-se em conta que, por conta da pandemia de covid-19, as vendas desses produtos saltaram 73,1% no mundo e 35,2% no Brasil nos últimos cinco anos.

Ao contrário do que se poderia esperar, passada a crise sanitária, o consumo desses produtos não irá despencar aos níveis de antes da pandemia, como aposta a empresa de pesquisa e especialistas do setor. Isso porque os consumidores aumentaram sua consciência da importância de manter os ambientes mais limpos e livres de patógenos.

Estão contemplados nos dados da Euromonitor todos os produtos comercializados especificamente como desinfetantes, cuja função principal é matar os germes domésticos, incluindo antissépticos e desinfetantes de dupla finalidade também estão incluídos. Já os produtos de limpeza multiuso com propriedades ou agentes germicidas estão fora do estudo, embora representem grandes oportunidades, justamente pelo caráter seu multifuncional.

Entrando no jogo

Com a previsão de estabilidade, a possibilidade de aumentar as vendas, necessariamente, passa por encontrar maneiras de trazer produtos que ofereçam benefícios diferenciados ou apresentar alternativas mais vantajosas em termos de custo, além de promoções para atrair os consumidores.

Valendo-se de sua reputação junto aos consumidores e da posição de liderança no mercado brasileiro de limpadores, a marca Veja, da Reckitt, lançou em março o Veja Power Action Desinfetante. Segundo a empresa, além de ativos que penetram na sujeira e garantem superior performance de limpeza, sua fórmula é capaz de eliminar 99,9% do vírus da COVID-19 e de outros patógenos.

Disponível nas fragrâncias referência do segmento de desinfecção, lavanda e pinho, o produto pode ser utilizado em toda a casa e em diversas superfícies, incluindo paredes, pisos e tecidos. A aposta, de acordo com a marca “levou em consideração que 96% dos consumidores manterão o hábito, adquirido na pandemia, de limpar mais a casa”.

Desinfetante aerossol

Símbolo de desinfecção na pandemia, ao lado do álcool em gel, muitas empresas também resolveram entrar na categoria e, no final do ano passado, a Bettanin também foi buscar sua fatia de mercado, ao lançar o EsfreBom Aerossol Desinfetante. O produto possui uma fragrância suave, contém álcool e é ideal para uma limpeza rápida e prática de diferentes ambientes e superfícies e combate 99.9% das bactérias.

Impulso nas vendas

As promoções também podem alavancar os negócios, como a promoção Ypê do Milhão, realizada há 8 anos e que distribuirá R$ 5 milhões em prêmios com a promoção, nesta edição dará chance em dobro para os consumidores que adquirirem os produtos Ypê Antibac, linha completa de produtos bactericidas para toda a casa, composta por lava-roupas, amaciante, multiuso, desinfetante multissuperfície, lenço umedecido e esponja.

“A Promoção Ypê do Milhão já é muito esperada por nossos consumidores, que frequentemente nos acionam nas redes sociais perguntando sobre a ação. Considerando toda a instabilidade econômica e dificuldades que nossos consumidores estão atravessando, quisemos surpreender e presenteá-los com prêmios que impactem positivamente suas vidas e com a antecipação do início da campanha. Além de ser relevante para o nosso público, a promoção também é de extrema importância para o business da empresa, por isso chegamos à oitava edição de Ypê do Milhão com as melhores expectativas”, conta Gilson Mazetto, vice-presidente do comercial e marketing da Ypê.

Demandas em alta

Aproveitando o aumento da população de animais de estimação, a SC Johnson lançou no Brasil a linha de produtos desinfetantes Lysoform Pets, indicada para desinfetar diversas superfícies da casa, ajudando a proteger os pets. Os produtos da linha matam 99.9% dos vírus e bactérias presentes nas superfícies, inclusive os que causam a cinomose, a gripe canina, tosse canina e calicivirose felina, além de eliminar odores causados por animais domésticos nos ambientes. Os locais sugeridos para uso incluem pisos, local do xixi, coleiras, brinquedos, roupas, sofás, camas, entre outras.

Wipes perfumados

A Zoflora, marca de limpeza desinfetante líder do Reino Unido, apostou em perfumação e sustentabilidade ao lançar o Antibacterial Cleaning Wipes, lenços de limpeza antibacterianos biodegradáveis para limpeza sem esforço, deixando os espaços limpos e perfumados por fragrâncias criadas por perfumistas (Lemon Zing, Midnight Blooms e Rhubarb & Cassis).  Os wipes multi-superfícies matam 99,9% dos vírus e bactérias e são feitos 100% de fibras vegetais, provenientes de florestas certificadas e totalmente isentos de plástico e biodegradáveis. A decisão do lançamento levou em consideração uma pesquisa realizada pela empresa que revelou que quase 50% dos britânicos usam wipes antibacterianos em suas rotinas de limpeza.

Névoa desinfetante

Outro lançamento importante na categoria de desinfetantes é a névoa recarregável por cápsulas, lançada pela Clorox nos Estados Unidos. O novo Clorox Disinfecting Mist é sem aerossol e mata 99,9% das bactérias e vírus em superfícies duras, higieniza superfícies macias e desodoriza e refresca o ar. A fórmula de secagem rápida e sem alvejante é acondicionada em frasco 100% reciclável com pulverizador reutilizável, que pode ser reutilizado com frascos de recarga por dois a três anos, segundo a Clorox.

Ação suave e prolongada

Juliana Salvini Seabra, gerente de field marketing do segmento de HPC da Oxiteno, enfatiza que a  limpeza e a desinfecção são fundamentais para a prevenção de doenças infecciosas tanto no lar como na limpeza institucional. A desinfecção é responsável por matar os germes, enquanto os ingredientes de limpeza são responsáveis pela remoção da sujeira de uma superfície que, apenas com a desinfecção, pode não parecer limpa.

Juliana Seabra, gerente de field marketing de HPC da Oxiteno

“Sendo assim, a melhor maneira de reduzir a propagação de germes é manter as superfícies limpas e combinar os benefícios complementares de ingredientes de limpeza e desinfetantes”, diz Juliana, acrescentando que para a remoção de sujeira de uma superfície são necessários ingredientes eficazes, como tensoativos e solventes.

Além da crescente preocupação e conscientização das pessoas com limpeza e proteção, a executiva observa que os consumidores também estão mais atentos aos ingredientes dos produtos, dando preferência aos mais suaves, que causem menos impacto ao meio ambiente e com ação prolongada.

“Como parte de seu compromisso com o bem-estar da sociedade, a Oxiteno lançou o solvente ALKEST® LV 1400 que possui matéria-prima 100% de origem natural e prontamente biodegradável”, anuncia Juliana, que explica que sua natureza lipofílica permite melhor interação com o solo oleoso levando a um alto desempenho no desengorduramento, o que é especialmente relevante para I&I e aplicações de limpeza doméstica pesada.

Além disso, o produto permite formulações de pH neutro, que são mais seguras para as pessoas, para o meio ambiente e para as superfícies quando comparadas aos limpadores ácidos ou alcalinos. Juliana ressalta que os limpadores de pH neutro formulados com ALKEST® LV 1400 não exigem luvas de proteção para minimizar o contato do produto com a pele, proporcionando uma limpeza mais segura.

A comparação da performance de limpeza ALKEST® LV 1400 com solventes tradicionalmente usados na indústria demonstrou  que, mesmo em pH neutro, é possível obter um poder de limpeza igual ou superior (imagem).

A gerente da Oxiteno, reforçando a valorização do alto desempenho, avalia que, a partir de alguns aspectos do cenário atual, é possível prever o movimento futuro: “O mercado busca o equilíbrio entre sustentabilidade e higiene, com produtos que não sejam apenas funcionais, mas que ofereçam comodidade, proteção e sejam amigáveis ao meio ambiente”.

Combate à recontaminação

Para Alessandra Varella, especialista de produto de Care Specialties da Ashland, embora a necessidade de desinfetar as superfícies tenha voltado à tona nos últimos anos, com a pandemia de Covid-19, além da maior conscientização sobre limpeza e desinfecção que levou a um aumento sem precedentes nas vendas dessa categoria, a higiene dos ambientes sempre foi valorizada pelos consumidores.

Alessandra Varella, especialista de produto da Ashland

Alessandra cita pesquisa do Global Data, que mostrou que, mesmo antes da pandemia começar, mais de 90% dos consumidores consideravam que um ambiente limpo e higienizado é importante para criar uma sensação de conforto e bem-estar. “Isso mostra a força desse mercado mundial de US$ 6,2 bilhões e explica as previsões de crescimento para o futuro”, avalia.

Os produtos desinfetantes atuais são eficazes na desinfecção instantânea, mas a especialista pontua que, com exposição repetida e contato humano, as superfícies são recontaminadas e requerem reaplicações frequentes. “Pensando na necessidade de manter as superfícies limpas e sanitizadas por mais tempo, a Ashland trouxe a linha Surfaguard™, composta por quatro polímeros capazes de formar filmes transparentes e substantivos às superfícies, permitindo a fixação de ativos antimicrobianos e prolongando o poder de desinfecção”, explica.

A linha Surfaguard™, segundo Alessandra, reduz a necessidade de aplicação repetida, melhorando o perfil de sustentabilidade e os custos dos consumidores. Também confere às marcas mais agilidade e segurança no lançamento de novos produtos, facilitando o trabalho de pesquisadores e formuladores, que contam com quatro opções de polímeros que se adequam a diferentes tipos de fórmulas, sejam elas na forma de wipes, sprays ou fórmulas concentradas.

Alessandra também ressalta que todos os polímeros são compatíveis com os diversos ativos antimicrobianos usados no mercado. “A eficácia de longa duração santizante dos polímeros da linha Surfaguard™, em combinação com compostos de amônio quaternário, um dos agentes desinfetantes mais utilizados em aplicações domésticas no mundo, foi demonstrada utilizando o protocolo EPA RSS 01-1ª (imagem).

A multifuncionalidade é outra tendência importante apontada por Alessandra, que indica os agentes umectantes e auxiliares eficazes de dispersão da linha Surfadone™. “Eles possuem ação sinérgica em formulações de desinfetantes com surfactantes aniônicos e não iônicos para aumentar o poder de limpeza e o rendimento dos produtos”.

Booster de limpeza

Laércio Albuquerque, especialista técnico para o mercado de cuidados para casa da Dow, reforça que, com a pandemia de coronavírus, houve um aumento do nível de preocupação com limpeza e desinfecção, os consumidores adicionaram novas tarefas às suas rotinas para protegerem a si e suas famílias, como desinfetar as sacolas de compras, trocar as roupas assim que retornavam da rua e até criar verdadeiras estações sanitizantes para as mãos dentro de casa.

Laércio Albuquerque, especialista técnico para o mercado de cuidados para casa da Dow

“Para combater a disseminação do vírus, as marcas de limpeza domésticas responderam rapidamente oferecendo uma ampla variedade de produtos com ação desinfetante”, destaca Laércio, lembrando que fabricantes de produtos domissanitários realizaram mudanças em alguns de seus limpadores de superficies de mercado para a adição de agentes biocidas catiônicos, com o objetivo de limpeza e desinfecção. Como consequência, muitos desses produtos apresentaram perda no seu poder de limpeza, o que passou a ser secundário naquele momento.

O especialista observa que, no mundo pós-pandemia, entretanto, além da desinfecção que continuará com sua relevância, o consumidor não abrirá mão da eficácia na limpeza, conveniência e multifuncionalidade dos produtos domissanitarios.  “Falando em eficácia na limpeza e desinfecção, recomenda-se que as superfícies sejam adequadamente limpas antes de serem desinfetadas. A remoção de vestígios de sujeira, detritos e poeira prepara as superfícies, pois as sujeiras podem abrigar germes e bactérias, tornando o processo desinfecção menos eficaz”, explica.

Para otimizar a eficácia dos limpadores de superfícies com ação antibacteriana, em que a limpeza e desinfecção simultâneas são desejadas, Laércio indica um dos últimos lançamentos da Dow para o mercado de cuidados para casa, o SupraCare™ 780 Additive, um booster de limpeza especialmente indicado para esses limpadores de superfícies. “Além da ação bacteriana, é um produto versátil, derivado de matérias-primas naturais, possui melhor degradabilidade e pode ser utilizado em diferentes formulações e aplicações”.

Estudos experimentais mostraram que a adição de apenas 0,05% do SupracareTM 780 a amostras referência (A e B) de limpadores antibac, promove um aumento entre 60% e 70% na remoção da sujeira padrão (oleosa e particulada) de uma superfície polivinílica (veja quadro de resultados).

“Testes adicionais também indicam que os Éteres Glicolicos mais hidrofóbicos, como o DOWANOL™ PPh Glycol Ether e o DOWANOL™ EPH Glycol Ether, por terem maior poder de acoplamento com a sujeira oleosa, são muito indicados para utilização nos limpadores de superfícies com ação antibac, em sinergia como o SupraCare™ 780 Additive”,  recomenda Laércio.

Desafios regulatórios

A biomédica Georgia Orsi Candido, responsável pela Divisão Saneantes da Vigna Brasil, consultoria em assuntos regulatórios e estratégicos para empresas de diversos setores, reconhecendo que o impacto de surtos infecciosos na saúde pública e na economia é enorme, observa que, com a Covid-19, a Anvisa vem trabalhando com maior foco em produtos de ação antimicrobiana, de maneira que a população possa cada vez ter mais opções de tecnologias e produtos para o combate ao coronavírus.

Georgia Orsi Candido, responsável pela Divisão Saneantes da Vigna Brasil

Além das diversas flexibilizações e adaptações da legislação para que a oferta de produtos pudesse acompanhar a demanda durante o período mais crítico da pandemia de Covid-19, quando os registros e vendas de produtos desinfetantes tiveram alta considerável, Georgia explica que outras ações têm sido tomadas pela agência reguladora, como, por exemplo, o fato de que os artigos com ação antimicrobiana (objetos, superfícies e tecidos com propriedades antimicrobianas) passaram a ser enquadrados como produtos saneantes de Risco 2 e, assim, passíveis de registro junto à Agência, desde junho de 2021, quando foi publicada nota técnica que trata especificamente desses produtos.

“Um dos grandes desafios que temos no setor regulatório é justamente o fato dessa legislação ser genérica e por isso, muitas vezes, não fica claro como o produto deve ser regularizado. Há ainda situações em que não existe uma legislação que abranja o assunto ou produto que as empresas têm interesse em regularizar”, exemplifica Georgia, que avalia que a velocidade de soluções e inovações podem ter como gargalo as questões regulatórias, que são importantes para proteger o consumidor de falsas promessas, tendo a garantia de que os produtos disponíveis no mercado sejam seguros para o uso e eficazes contra esses patógenos.

Georgia lembra que, de acordo com a OMS, nos últimos anos vem sendo registrado um número crescente de patógenos emergentes e reemergentes de alto risco, como H1N1, SARS, MERS-CoV, Ebola, H3N2, Covid-19 e recentemente a varíola do macaco (Monkey Pox). Com isso, é reforçado o fato de que constantemente serão demandados novos produtos e tecnologias para soluções inovadoras, sendo que há um mercado bastante ativo e dinâmico, que é formado por consumidores sensíveis e aptos a absorver essas inovações.

Para a especialista da Vigna, o desafio é constante e envolve toda a cadeia industrial, que procura atender essa demanda, desde pesquisa e desenvolvimento, os laboratórios, que buscam novas metodologias, até o setor regulatório. “Assim, produtos de limpeza com claim de desinfecção são uma aposta do setor, sendo apontados como primeira ação de defesa contra agentes patogênicos e desafiando não só a indústria, mas também os órgãos reguladores de todo o mundo, que deverão se tornar cada vez mais ágeis e dinâmicos para atender essa demanda de regulamentação”, finaliza.

O que preocupa as autoridades

A preocupação com o uso indiscriminado de desinfetantes hospitalares fora dos ambientes de assistência à saúde, como shopping centers, academias, hotéis, condomínios, transportes públicos e outros, levou a Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) e a Anvisa a, juntas, lançarem em fevereiro um posicionamento a respeito, alertando para os riscos e informando sobre a função e aplicação correta dos produtos de uso geral e hospitalar. “As empresas que vendem e recomendam o uso dos produtos dessa maneira estão cometendo infrações sanitárias, bem como os consumidores finais”, reforça o texto distribuído pelas entidades. Para conferir a posição na íntegra, clique aqui.

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