Visit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Nutra InnovationCiência & Tecnologia Internacional RadarVitafoods 2024: tendências e novas tecnologias

Vitafoods 2024: tendências e novas tecnologias

  • Written by:

Embora os avanços tecnológicos, incluindo o uso de IA, sejam muito promissores, a indústria ainda está nos estágios iniciais de compreensão de suas capacidades, afirmou Sabina Bruehlmann, CEO da Nimble Science, durante um painel sobre como os diagnósticos impulsionados pela tecnologia estão moldando o futuro da inovação em saúde.

A Nimble Science, empresa especializada em tecnologia de amostragem do intestino delgado, desenvolve kits que coletam uma biópsia intestinal através da ingestão de uma ‘pílula’ eletrônica.

O sucesso da empresa, explicou Bruehlmann, pode ser parcialmente atribuído ao interesse dos consumidores na evolução tecnológica, mas é importante envolver os consumidores para que se sintam confortáveis com os avanços tecnológicos.

“Os consumidores estão cada vez mais interessados em se informar sobre os produtos, sentindo-se empoderados e curiosos sobre suas escolhas,” disse ela. “Enquanto isso, as empresas enfrentam pressão para fornecer níveis mais altos de evidência para seus produtos, e o desafio agora é alinhar produtos cientificamente validados com as evidências que os consumidores buscam, apresentando tanto um problema quanto uma oportunidade para o futuro.”

Para Bruehlmann, é necessária mais colaboração entre a indústria, profissionais de saúde e reguladores para garantir que os produtos atendam aos padrões clínicos e contribuam efetivamente para o movimento ‘estilo de vida como medicina’.

“A ciência ainda tem um longo caminho a percorrer até entendermos quais ferramentas de diagnóstico serão necessárias para o consumidor,” acrescentou.

Oportunidade de melhoria

O avanço tecnológico enfatizou a mudança da avaliação subjetiva para medidas quantificáveis, o que traz seus próprios desafios, observou Varun Dwaraka, chefe de bioinformática na empresa de epigenética TruDiagnostic, durante a discussão no painel.

“Essa transição me lembra o ditado ‘a curiosidade matou o gato’ porque, à medida que quantificamos a saúde, descobrimos discrepâncias entre sentimentos subjetivos e dados objetivos,” disse ele.

No entanto, ele observou que essa desconexão pode ser vista como uma oportunidade de melhoria.

Sua empresa de tecnologia usa a metilação do DNA como um biomarcador para determinar a idade biológica e agora desenvolveu produtos para consumidores e médicos.

Para a TruDiagnostic, a evolução tecnológica está ganhando impulso rápido, pois a empresa expandiu sua abordagem para não apenas avaliar a idade biológica, mas também outros aspectos da saúde, como metabólitos, proteínas e valores clínicos, e vinculá-los ao risco de doenças.

“Isso amplia nosso escopo sob o guarda-chuva da metilação do DNA e epigenética, visando, em última análise, melhorar nossa compreensão da saúde e das doenças,” observou Dwaraka.

Ele acrescentou que uma abordagem holística à nutrição será a chave para uma saúde melhorada, e considerar múltiplos marcadores facilitará isso.

“Precisamos olhar além dos resultados físicos e considerar os motores moleculares, como omics—genômica, metabolômica e epigenômica,” disse ele. “Ao entender as bases moleculares, torna-se possível estabelecer conexões entre a pesquisa científica e os resultados clínicos, traduzindo, em última análise, descobertas em estratégias de saúde práticas.”

Soluções para o consumidor

Evoluir o conhecimento juntamente com a tecnologia é crucial para permanecer relevante para os consumidores, explicou Abbie Cawood, chefe de ciência na Holland & Barrett International, em uma apresentação separada sobre a importância de ser ‘orientado pela ciência’.

O varejista em toda a Europa lançou recentemente seu novo aplicativo H&B&Me, projetado para ‘adicionar anos de qualidade à vida’ avaliando a idade biológica através de um questionário para avaliar hábitos de saúde e oferecendo soluções de melhoria aos consumidores.

O aplicativo visa facilitar uma maior conscientização dos consumidores sobre a saúde geral com ferramentas de definição de metas personalizadas e acompanhamento, direcionadas a quatro áreas principais: qualidade do sono, ingestão nutricional, atividade física e bem-estar emocional.

Um ‘coach’ de IA oferecerá, então, sugestões personalizadas e conselhos de especialistas, alimentados por médicos, nutricionistas, fisiologistas do exercício e especialistas em sono.

Uso de IA

A IA continuará a impulsionar o futuro da pesquisa e desenvolvimento (P&D), de acordo com Nora Khaldi, CEO da Nuritas.

“A IA tem o poder de permitir que os cientistas descubram ingredientes genuinamente transformadores que levariam milhões de anos para desenvolver com métodos tradicionais,” explicou ela durante uma apresentação. “Sem IA, levaria 30 milhões de anos para descobrir o que descobrimos. Não há alternativa a não ser continuar.”

Para Khaldi, o futuro da P&D está na IA, apesar dos altos custos iniciais envolvidos.

“Sim, é caro, mas estamos falando de pagar uma vez e, em seguida, ter a estrutura em funcionamento,” disse ela. “Uma vez desenvolvido, não é mais caro.”

O obstáculo continua sendo que os resultados da pesquisa não são escritos para IA, explicou, e o aprendizado de máquina só funciona se a máquina puder entender os dados.

“As empresas devem estar preparadas para investir o tempo e os recursos necessários para coletar e desenvolver dados robustos,” observou Khaldi. “Uma vez que aprendermos a fazer isso, as possibilidades são infinitas.”

Comments are closed.

Parceiros 2024