Startup mexicana utiliza tecnologia caótica para criar análogos de carne com textura realista e planeja expansão para o varejo em 2025
O que começou como uma empresa de bioprinting em 2017 se transformou em uma startup de tecnologia alimentar, aproveitando sua tecnologia de impressão caótica para resolver questões sobre a textura de análogos de carne que preocupam os consumidores.
Para 75% das pessoas ao redor do mundo, a textura da carne à base de plantas é tão importante quanto a das versões de origem animal, mas apenas cerca de 60% estão realmente satisfeitas com ela.
Sua tecnologia de impressão caótica produz microestruturas que refletem a arquitetura dos tecidos animais utilizando pastas vegetais: proteína de ervilha simula o tecido muscular, óleo de coco imita o tecido adiposo, e fibra prebiótica de uma raiz oriental replica o tecido conectivo.
“O termo ‘caótico’ pode parecer contraintuitivo, pois é frequentemente associado à desordem”, admite Alvarez, CTO da empresa. “Mas na matemática e na física, fluxos caóticos são conhecidos por sua capacidade de criar microestruturas intricadas e altamente ordenadas de forma eficiente.”
“Enquanto outros produtores de carne à base de plantas normalmente criam produtos de ‘carne moída’, onde todos os ingredientes são misturados e carecem da estrutura fibrosa da carne real, nossa abordagem coextruda três materiais diferentes através do mesmo bico, alcançando uma microestrutura que imita o alinhamento natural da carne em nível micrométrico.”
Atualmente, cada uma das impressoras da empresa pode produzir 1,8 kg de sua carne por hora, uma taxa cerca de 100 vezes mais rápida do que o tempo necessário para criar um gado. “Nossa produção anual total ainda é limitada, pois temos apenas um pequeno número de impressoras em operação (desenhamos e construímos nossas próprias impressoras 3D)”, revela Alvarez.
“No entanto, nossa tecnologia é facilmente escalável ao adicionar mais impressoras, o que aumentará significativamente nossa capacidade de produção para toneladas por mês até meados de 2025”, observa Alvarez. Outro marco seria reduzir os custos do produto final. “Nosso preço atual de mercado está acima do da carne bovina tradicional, mas pretendemos alcançar a paridade de preços até 2026”, acrescenta.
A startup delineou uma estratégia de três frentes como parte de seu plano de desenvolvimento: ganhar a confiança do consumidor, estabelecer parcerias estratégicas no mercado e oferecer produtos que sejam únicos e inovadores.
Atualmente, a startup tem conversado com clientes do setor alimentício e fornece cortes de carne impressa em 3D para eventos especiais. Para o futuro, planeja expandir para lojas de varejo especializadas em produtos veganos no México, com lançamento previsto para 2025.
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