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NIS 2025: os ingredientes do futuro para formulações mais saudáveis

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Com recorde de público e expansão significativa no número de expositores, o NIS 2025 reforçou o seu papel como um dos eventos mais relevantes do calendário da indústria de alimentos, bebidas e suplementos em 2025

Por Márcia Fani

Realizado no Transamerica Expo Center, em São Paulo, nos dias 15 e 16 de abril, a 5ª edição do Nutri Ingredients Summit (NIS) reuniu mais de sete mil visitantes de 19 países e contou com a participação de mais de 100 expositores e mais de 400 marcas nacionais e internacionais, em um ambiente focado em inovação, saúde e bem-estar.

Cassiano Facchinetti, Cofundador do NIS

“Hoje, o NIS é o principal evento de ingredientes funcionais com foco em saudabilidade. Estamos muito voltados para esse nicho, que está diretamente ligado à saúde, bem-estar e autocuidado. Qualquer novo produto que tenha uma vitamina adicionada, redução de açúcar ou um whey protein, por exemplo, faz parte do universo do NIS”, afirma Cassiano Facchinetti, Cofundador do NIS.

Criado em 2021, em um cenário ainda marcado pelo pós-pandemia, o NIS nasceu pequeno, mas com propósito claro e muito foco em conteúdo. Desde então, o crescimento foi exponencial: em cinco anos, o número de empresas expositoras saltou de 25 para 110, reunindo uma diversidade cada vez maior de participantes.

Um dos destaques desta edição comemorativa foi o aumento da presença de fabricantes de ingredientes, que se somaram aos distribuidores como parceiros estratégicos na cadeia de inovação do setor. “Esse é um dos nossos grandes diferenciais. O expositor do NIS é, em sua maioria, o próprio fabricante, que encontra no evento um público qualificado, que vem com a pergunta certa para uma solução específica. O nosso papel é desenvolver cada vez mais essas conexões”, explica Cassiano.

O NIS Conference, braço de conteúdo do evento, também vem ganhando força. Com uma curadoria focada nos temas mais relevantes e atuais do setor, levou um line-up de especialistas que exploraram desde os desafios regulatórios até os caminhos para unir indulgência e funcionalidade.

O tema “Ingredientes funcionais e self-care: inovando o futuro da alimentação saudável”, sintetizou o tom da conferência: mais do que falar sobre produtos, a ideia foi discutir o comportamento do consumidor, o papel da ciência e o impacto da inovação na vida real.

Dividido em quatro módulos – Nutrição Física, Nutrição Mental, Produtos e Regulatórios -, o evento explorou como as escolhas alimentares podem promover saúde física e mental, indo além da simples ingestão de nutrientes, destacando como tópicos o uso de compostos bioativos, a microbiota intestinal, os sabores brasileiros e as novas fronteiras dos ingredientes naturais.

“O NIS Conference vem ganhando força como um espaço estratégico de conteúdo. Neste ano, tivemos a participação da ANVISA em um dos painéis, algo inédito até então. Isso mostra o quanto estamos evoluindo, ao trazer órgãos reguladores para o centro do debate, aproximando ainda mais inovação, ciência e regulamentação”, destaca Cassiano.

Rebeca Andrade, Ginasta Artística Brasileira

A abertura das conferências contou com a keynote speaker Rebeca Andrade, maior medalhista da história da ginástica brasileira. Com uma trajetória que reflete o equilíbrio entre corpo, mente e espírito, Rebeca levou um exemplo único de como a alimentação saudável e o autocuidado foram essenciais para a conquista histórica nas olimpíadas deste ano.

Com a proposta de aproximar formulação, pesquisa e produto final, o NIS foi além do discurso, por meio de áreas como o NIS Taste Live e o NIS Innovation Zone, onde os visitantes puderam degustar e observar aplicações reais de ingredientes. O evento apresentou ainda o NIS Application Trends, um auditório paralelo, que levou uma programação robusta com mais de 30 apresentações gratuitas sobre novos ingredientes e soluções, ministradas pelos expositores.

Outro grande destaque do NIS foi o Prêmio Açaí de Ouro, que chegou à sua 3ª edição com o propósito de reconhecer e premiar as empresas e profissionais que investem em inovação e desenvolvimento de novos ingredientes, processos e embalagens para o mercado de alimentos, bebidas e suplementos.

“O Açaí de Ouro já se tornou objeto de desejo das empresas. Nesta edição, tivemos mais de 120 produtos inscritos, número que vem crescendo ano a ano. Hoje, também já se tornou a principal premiação com foco em alimentos e bebidas funcionais”, ressalta Cassiano.

Os vencedores da edição 2025 em cada categoria foram:

• Alimento Funcional/Saudável: Granola Performance da MadeReal

• Bebida Funcional/Saudável: Nutri Food da Terra Nutri Pure

• Embalagem Inovadora: Balde Retangular 15 kg – Margarina Sofiteli Food Service da BRF

• Suplemento Funcional/Saudável: Simfort® Femme da Vitafor

• Ingrediente Funcional/Saudável: Howaru® Feminine Health da IFF Health Sciences

• Ingrediente Aplicado: Lc 40® aplicado no Nestlé® Materna® – Opti-Lac/Kerry & Nestlé Materna

A presença de lideranças setoriais e autoridades do segmento de ingredientes também marcou esta edição do NIS, reforçando o prestígio e a relevância do evento para a indústria de alimentos e bebidas. Entre os nomes de destaque, Hélvio Collino, presidente da ABIAM (Associação Brasileira da Indústria e Comércio de Ingredientes e Aditivos para Alimentos), participou ativamente do encontro, reafirmando o compromisso da entidade com a inovação, a segurança e o desenvolvimento do setor de ingredientes e aditivos para alimentos e bebidas. “Agradecemos imensamente à organização do NIS pelo convite e pela oportunidade de participar deste evento, que já se consolidou como uma referência para o setor” afirma Hélvio.

Durante o evento, Hélvio participou de importantes momentos de troca e integração com representantes da indústria e profissionais do setor. Sua participação no NIS também foi marcada pela entrega do Prêmio Açaí de Ouro, na categoria Ingrediente Aplicado, uma celebração da excelência e inovação no setor.

Com a edição 2025 encerrada, o evento já projeta o futuro com ambição. O NIS 2026 está confirmado para os dias 31 de março e 1º de abril, novamente no Transamérica Expo Center, em São Paulo, dessa vez, ocupando um pavilhão maior, em resposta a crescente demanda.

“Crescemos 50% em número de expositores nesta edição em relação à anterior e a expectativa é crescer mais 50% no próximo ano. Já temos clientes novos querendo reservar seus espaços e empresas renovando com a gente”, revela Cassiano.

Além da expansão física, o foco segue no fortalecimento do conteúdo ao longo do ano e ações voltadas para a geração de negócios e relacionamentos de qualidade. “Nosso objetivo é crescer sempre mais em qualidade, conteúdo e visitação qualificada”, finaliza Cassiano.

Movimentando o mercado

Quando a nutrição encontra a inovação, o cardápio da indústria se transforma. Nesta edição do NIS, o evento apostou na união entre tecnologia, saúde e sabor, trazendo um cardápio generoso de inovações, como as apresentadas a seguir.

Ingredientes funcionais baseados em ciência e no ritmo da vida atual

A BENEO marcou presença no NIS 2025 com ingredientes voltados à saúde e bem-estar, sustentados pela ciência e alinhados ao estilo de vida contemporâneo.

Um dos protagonistas foi a Palatinose™, um carboidrato inteligente e totalmente digerível, que promove liberação lenta de energia e baixo índice glicêmico, ideal para estilos de vida ativos, nutrição esportiva, saúde metabólica e controle de peso.

Renata Càssar, Gerente de Comunicação Nutricional para a América Latina da BENEO

“A Palatinose™ oferece energia sustentada ao longo do dia, sem picos de glicose, favorecendo desempenho, foco e queima de gordura”, destaca Renata Càssar, Gerente de Comunicação Nutricional para a América Latina da BENEO.

As fibras prebióticas da raiz de chicória, inulina e oligofrutose, também ganharam atenção. “Amplamente reconhecidas por seu papel na promoção de uma microbiota intestinal saudável, estimulam seletivamente bactérias benéficas no intestino, impactando positivamente não só a digestão, mas também a imunidade, o controle de peso e até o bem-estar mental”, explica Renata.

Entre os lançamentos mais recentes da BENEO, os destaques foram os beta-glucanos de cevada, que auxiliam na redução do colesterol e saúde cardiovascular; e a proteína de fava, uma alternativa funcional para substituir ovos e laticínios em produtos plant-based e de panificação.

“Com soluções cientificamente validadas e alinhadas às tendências globais, a BENEO reafirma o seu compromisso com uma jornada alimentar mais saudável e responsável”, conclui Renata.

MCassab aposta na inovação funcional em parceria com a NUTROR®

Com um portfólio que traduz tendências em soluções aplicáveis, a MCassab levou para o NIS 2025 mais uma amostra do seu olhar inovador para nutrição funcional, com destaque para os lançamentos em parceria com a NUTROR®.

Um deles foi o IsoMax, que chamou a atenção como uma proposta completa de isotônico funcional. A fórmula reúne creatina micronizada Creawee, água de coco em pó e o refrescante sabor kiwi com morango.

“IsoMax é a combinação ideal entre hidratação eficiente e desempenho máximo. Graças aos benefícios da creatina micronizada Creawee, ajuda na recuperação muscular e reposição de sais minerais perdidos no suor, promovendo mais força e energia ao longo do dia”, explica Damares Bonfati, Gerente de Desenvolvimento de Negócios de Nutrição Humana da MCassab.

Damares Bonfati, Gerente de Desenvolvimento de Negócios de Nutrição Humana da MCassab

Aliado à eficiência em performance e recuperação, IsoMax também leva em conta a experiência de consumo: pode ser diluído em água gelada ou gaseificada para uma experiência ainda mais refrescante.

Outro destaque da collab com a NUTROR® foram os Super Bites, snacks proteicos com proteína de girassol Sunbloom e colágeno PPure, uma combinação pensada para unir nutrição e indulgência. “Os Super Bites são livres de leite e alergênicos, auxiliam no ganho de massa magra e firmeza da pele, além de promoverem energia equilibrada para o dia a dia”, destaca Damares.

Ambas as soluções utilizam pré-misturas da NUTROR®, reforçando o compromisso da marca com praticidade, inovação e bem-estar.

Soluções de nutrição inteligente para os desafios da rotina da mulher atual

Com foco em soluções que atendem às necessidades da mulher moderna, a Barentz, distribuidora global em soluções de ingredientes especiais, participou do NIS 2025 apresentando novas formas de cuidar da saúde, com ciência, sensorialidade e conveniência.

Entre os protótipos voltados à saúde e o bem-estar, os destaques foram o FlashPop e o VitaBloom.

Lara Miranda, Analista de Marketing da Barentz

“FlashPop é um suplemento alimentar com textura sensorial divertida, que estala na boca. Com isomaltitol Popping Candy, da Hleks, essa solução oferece funcionalidade e prazer, promovendo imunidade e energia”, explica Lara Miranda, Analista de Marketing da Barentz.

Criado para o consumo noturno, VitaBloom é uma barra láctea que oferece noites mais tranquilas e dias mais produtivos. “Colorida naturalmente com FruitMax Yellow, da Oterra, contém ingredientes com foco em relaxamento, digestão e recuperação muscular”, complementa Lara.

Além da presença no espaço de exposições, a Barentz também participou de uma palestra, em parceria com a Roquette, no NIS Application Trends. A apresentação, intitulada: “Saúde e Nutrição: O Caminho para o Bem-Estar e a Longevidade”, destacou ingredientes inovadores que contribuem para a saúde intestinal, estimulando a produção do hormônio GLP-1 e promovendo saciedade e equilíbrio metabólico, além de auxiliar no fortalecimento muscular, oferecendo uma solução eficaz para a saúde holística.

“Com parcerias sólidas, a Barentz continua oferecendo sempre a melhor solução para a indústria de alimentos e o bem-estar para a população”, finaliza Lara.

Nova pesquisa confirma eficácia de Pacran para saúde do trato urinário

A Givaudan marcou presença no NIS 2025 com a apresentação de seu portfólio de ingredientes naturais e um dos destaques ficou por conta do PacranTM. Um novo estudo clínico publicado no American Journal of Clinical Nutrition demonstra que o ingrediente 100% de cranberry da empresa promove a saúde do trato urinário, reduzindo o risco e a média de infecções em seis meses, em comparação ao placebo.

Emilie Fromentin, Head of Explore Health, Functional & Color, Givaudan Taste & Wellbeing

“Estamos entusiasmados com os resultados que evidenciam a eficácia de Pacran na saúde feminina. Este estudo reforça nossa confiança de que Pacran não apenas diminui a recorrência de infecções, mas também alivia sintomas como frequência e urgência”, destaca Emilie Fromentin, Head of Explore Health, Functional & Color, Givaudan Taste & Wellbeing.

Entre as principais conclusões do estudo, que envolveu 150 mulheres com infecções no trato urinário (ITUs) recorrentes, destaca-se a redução de 52% no risco de ITUs (p=0,01); diminuição de 51% no risco de ITUs causadas por Escherichia coli (p=0,05); tempo 64% maior para a primeira ITU (p=0,01); e redução de 59% no número médio de ITUs em seis meses (p=0,01). O estudo também apontou redução de 58% de ITUs com qualquer sintoma (p=0,01) e de 71% com sintomas de urgência (p<0,01).

Além da sua eficácia, o ingrediente se beneficia da forte associação entre cranberry e saúde feminina, reconhecida por 63% dos consumidores. “Pacran é uma solução econômica, com benefícios respaldados por claims de saúde aprovados nos EUA, Canadá, Colômbia e Coreia do Sul”, conclui Fromentin.

Para acessar o estudo, clique aqui.

Soluções naturais e inovadoras para o universo dos suplementos

Comprometida com o desenvolvimento do mercado, a Duas Rodas, referência latino-americana em aromas e ingredientes naturais, levou ao NIS 2025 uma seleção de ingredientes e soluções tecnológicas voltadas para o segmento de suplementos: portfólio dotNAT, com aromas naturais, extratos botânicos e vegetais desidratados, e a plataforma Taste Full Technologies, de soluções que promovem melhorias sensoriais em produtos reduzidos de sódio, açúcar e gorduras.

Luiz Aguiar, Gerente de Marketing da Duas Rodas

“A expertise centenária na fabricação de ingredientes naturais é uma das nossas fortalezas para contribuir no desenvolvimento do mercado de suplementos globalmente”, afirma Luiz Aguiar, Gerente de Marketing da Duas Rodas.

No estande, os visitantes puderam degustar 14 protótipos pensados para quem busca uma vida mais saudável.

Entre os destaques, o PowerActive, pré-treino em pó sabor cranberry e limão siciliano, com extratos de gengibre, hibisco e erva-mate, do portfólio Mate Active: fonte natural de cafeína e polifenóis, ideal para formulação de chás RTD e suplementos. Termogênico e energizante, também foi apresentado no NIS Vitrine.

E a pastilha efervescente FramboC, com sabor framboesa, vitamina C natural da acerola, água de coco em pó e coloração vinda do açaí e hibisco, aportando imunidade e hidratação. O ingrediente de acerola integra a plataforma Vitamin-Ace®, cujos produtos são padronizados em até 40% de vitamina C natural.

“Estar presente no NIS é uma forma de reconhecer a importância deste mercado e reforçar a divulgação do nosso diversificado portfólio para melhorar a experiência dos produtos alinhados à demanda de saudabilidade”, conclui Luiz Aguiar.

Indulgência e saudabilidade em soluções de alta performance

Com 25 anos de mercado e referência em soluções para a indústria alimentícia e food service, a Alibra Ingredientes marcou presença no NIS 2025 com um portfólio que traduz tecnologia, versatilidade e um olhar atento às demandas atuais de performance e redução de custos.

Carol Spinelli, Diretora de Marketing e Customer Excellence da Alibra Ingredientes

Uma das novidades foi em processos de aglomeração para otimizar a diluição de produtos em pó, como suplementos alimentares. “Essa tecnologia permite uma diluição mais homogênea ao formar estruturas nos grânulos que facilitam a entrada do líquido de dissolução, evitando perdas e garantindo a entrega nutricional almejada pelo produto”, explica Carol Spinelli, Diretora de Marketing e Customer Excellence da Alibra Ingredientes.

Em ingredientes, a Alibra apostou em lançamentos que unem indulgência e saudabilidade, com um toque de brasilidade. A linha Multmix®, composta por bases e sistemas estabilizantes para gelados comestíveis, se destacou em apresentações com o sabor de duas paixões nacionais: o Açaí, como sorbet zero açúcar, que contou com o Multmix® Zero, base em pó desenvolvida especialmente para aplicação em gelados comestíveis sem açúcares; e a Jabuticaba, que contou com o estabilizante Multmix® Latte e o agente de aeração Oila® Whip, como sorvete proteico base leite, onde o caseinato de sódio Alibra Protein® NA90 foi a principal fonte de proteína láctea utilizada.

“Nossas inovações permitem viabilizar mais produtos de apelo saudável, seja por meio da ausência ou redução de açúcares e menor teor de gorduras, ou com sistema estabilizante de alta performance, que se beneficia com a adição do caseinato de sódio em sorvetes base leite”, ressalta Carol.

Inovações que trazem saúde e indulgência em cada mordida

A Innophos marcou presença no NIS 2025 com lançamentos que respondem a dois dos maiores desafios da indústria de alimentos e suplementos: entregar saudabilidade sem abrir mão da experiência sensorial, e desenvolver formatos de suplementos mais amigáveis ao consumidor. A empresa apresentou duas soluções que refletem essas demandas: Levair® Fortify e Nutra-Tab®.

Cristina Uemura, Gerente de Vendas América do Sul da Innophos

“Levair® Fortify nasceu de uma tendência global muito clara: o crescimento dos produtos com alto teor de proteína, especialmente no setor de panificados, onde a aplicação ainda é um grande desafio técnico”, explica Cristina Uemura, Gerente de Vendas América do Sul da Innophos.

Desenvolvido para atuar em conjunto com bicarbonato de sódio, promove uma fermentação química que garante maior volume e maciez em panificados com alto teor proteico, entregando textura delicada, o que atende a busca dos consumidores por indulgência saudável.

Já o Nutra-Tab® é um co-processado desenvolvido especialmente para suplementos alimentares em forma de comprimidos ou tabletes. Com foco em otimizar a experiência de consumo, o ingrediente permite a redução do tamanho dos comprimidos em até 30%, simplificando as formulações. “Além de fonte de cálcio e fósforo, Nutra-Tab® se destaca em aplicações mastigáveis por não deixar residual arenoso, um diferencial relevante no mercado brasileiro, que ainda explora pouco esse formato”, completa Cristina.

Com foco em soluções que unem funcionalidade, saudabilidade e experiência do consumidor, a Innophos reforça a sua proposta de inovar com propósito. “Estamos aqui para apoiar a indústria a criar produtos que realmente façam a diferença, no rótulo e no paladar”, conclui Cristina.

Quebrando tabus com ciência, inovação e conscientização em saúde feminina

A IFF Health Science participou do NIS 2025 levando um grande diferencial para o mercado de suplementos alimentares, através de um novo conceito contendo probióticos que combinam as cepas HN001® e LA-14™ com lactoferrina bovina, oferecendo uma solução completa para a saúde da mulher.

Mariana Brandão, Regional Industry Leader LATAM, IFF Health Sciences

“Essa combinação inovadora, com aprovação na IN28 da ANVISA, traz o benefício de contribuição para a manutenção da saúde vaginal, algo inédito em um suplemento alimentar”, destaca Mariana Brandão, Regional Industry Leader LATAM, IFF Health Sciences.

O novo probiótico, que une benefícios digestivos ao cuidado com a saúde vaginal, já é considerado uma das grandes inovações do ano e foi vencedor do Prêmio Açaí de Ouro 2025, na categoria “Ingrediente mais Inovador”.

A empresa também apresentou, em primeira mão, uma pesquisa com mais de 770 brasileiros sobre saúde digestiva e hábitos de consumo de probióticos. Os dados foram tema da palestra “Saúde intestinal no Brasil: Quais são os desafios e oportunidades para as marcas de suplementos alimentares”.

Segundo Mariana, a jornada do consumidor de probióticos no Brasil ainda é marcada por dúvidas e tabus. “A saúde intestinal, por exemplo, é vista mais como um desconforto do que como uma condição de saúde que merece atenção. O mesmo acontece com a saúde vaginal, que ainda é um grande tabu entre as mulheres”, revela.

Para a IFF Health Sciences, inovação e conscientização caminham juntas. “Atuamos em diversas frentes para quebrar esses tabus, seja pelo desenvolvimento de produtos disruptivos, seja pela educação do consumidor, prescritores e formuladores de suplementos alimentares”, conclui Mariana.

Extratos naturais que entregam intensidade sensorial e nutricional

Atenta a demanda por ingredientes que ofereçam benefícios reais à saúde, a Sylvestre Ingredientes Naturais apresentou no NIS 2025 a sua nova linha premium de extratos com 80% de fruta, com destaque para a framboesa, desenvolvida para proporcionar explosão de sabor e textura em confeitos, chocolates e bebidas. A marca também lançou a acerola com 32% de vitamina C natural, sem carreadores, indicada para suplementos de imunidade e aplicações em produtos cárneos e panificação.

Diego Anjos, Supervisor de Marketing da Sylvestre Ingredientes Naturais

O grande diferencial da linha premium é a elevada concentração de fruta, que aproxima o extrato da matéria-prima in natura. “Essa característica confere às aplicações maior intensidade de sabor, textura marcante e valor nutricional superior. Os protótipos expostos no NIS utilizaram essa linha de extratos e, tanto as bebidas quanto os recheios de tubetes e alfajores, ficaram saborosos, evidenciando o potencial dos ingredientes naturais”, afirma Diego Anjos, Supervisor de Marketing da Sylvestre Ingredientes Naturais.

Nesse cenário de crescimento acelerado do mercado clean label, tanto a linha premium da Sylvestre quanto a acerola 32% de vitamina C atendem a demanda por produtos mais transparentes, saudáveis e de sabor diferenciado. “A acerola 32% vitamina C ao ser aplicada em suplementos agrega funcionalidade antioxidante, imunidade e contribui para a saúde das articulações. Em Cárneos, preserva a cor e acelera o processo de cura. Já na panificação, fortalece a rede de glúten, auxiliando no crescimento e estrutura da massa”, explica Diego.

Com essas inovações, a Sylvestre reforça o seu compromisso com soluções naturais que unem performance, saúde e experiência sensorial, consolidando-se como referência no setor de ingredientes naturais.

Combinando funcionalidade sensorial com aporte de fibras

Com a crescente demanda por ingredientes naturais e funcionais, a indústria de alimentos e bebidas busca soluções que agreguem valor nutricional e melhorem a experiência sensorial dos consumidores. Em linha com essa tendência, a IMCD apresentou aos seus clientes durante o NIS 2025, a mais recente inovação em ingredientes funcionais: a fibra cítrica NUTRAVA®, desenvolvida pela Tate & Lyle.

Carolina Melo, Gerente Técnica & Produto da IMCD

“Extraída de cascas de frutas cítricas provenientes de fontes sustentáveis, um subproduto abundante da indústria de sucos, NUTRAVA® representa uma solução de alto valor agregado alinhada às tendências de naturalidade e saudabilidade”, destaca Carolina Melo, Gerente Técnica & Produto da IMCD.

O processo exclusivo de fabricação permite transformar a casca dos cítricos em uma fibra de origem natural, adequada para uma ampla variedade de aplicações, como sopas, molhos, condimentos, néctares, preparados de frutas, panificados, laticínios e seus análogos vegetais. “Este ingrediente de última geração destaca-se por sua capacidade única de retenção de água, controle de sinérese, melhoria de textura e aprimoramento do mouthfeel em alimentos e bebidas,  ao mesmo tempo em que contribui para o aporte de fibra alimentar”, explica Carolina.

Para demonstrar sua aplicabilidade, os visitantes do estande da IMCD puderam degustar o exclusivo dip de jambu sabor mel, no qual NUTRAVA® foi utilizada como único agente responsável pela textura, evidenciando o seu desempenho técnico e versatilidade em formulações clean label.

Encantando os sentidos

O NIS 2025 reuniu um portfólio diversificado voltado para um consumidor cada vez mais atento à saúde, ao desempenho e à sustentabilidade. Ingredientes inteligentes, propostas clean label, foco no fortalecimento da imunidade, substitutos do açúcar com apelo sensorial e extratos bioativos com funções específicas foram alguns dos destaques.

A AAK levou a sua expertise em gorduras vegetais por meio de protótipos inovadores formulados com os seus ingredientes. No biscoito Leve Croc, o AkoCrem LS 36 reduziu saturados sem comprometer a performance. O Spread Energy uniu o Akovita MCT, para energia rápida e controle glicêmico, ao Akospread HS 89, que assegura estabilidade e textura cremosa. O bombom Sensa Choc, zero açúcar e rico em proteínas, combinou Akospread™ NH 51 e Illexao SC 70 para cremosidade e brilho. Já o Coffee Shea, bebida plant-based com proteína de soja, trouxe o AkoPlanet PBC 110-44, derivado do karité, garantindo mouthfeel superior e perfil nutricional equilibrado.

A ACQUION, empresa que atua no fornecimento de ingredientes para os mercados farmacêutico, alimentício, de suplementos, cosméticos e veterinário, levou o seu portfólio premium, com destaque para o CPURE®, um colágeno hidrolisado com 98% de proteína e 99% de pureza.

Com amplo portfólio e expertise em inovação, a ADM apresentou soluções para alimentos, bebidas e saúde & bem-estar, reforçando a sua capacidade de desenvolver ingredientes sob medida, alinhados às tendências de consumo. Entre os destaques: proteínas vegetais, corantes naturais, botânicos, frutas em pó, leite de coco em pó, fibras solúveis e bióticos.

A AQIA Nutrition levou o seu portfólio de soluções voltadas para alimentos, bebidas e suplementos, com foco em saúde e equilíbrio nutricional. Com mais de 30 ingredientes funcionais, a empresa busca atender as necessidades da vida moderna por meio da suplementação inteligente. Entre os destaques estão lipídeos nutricionais, fosfolipídeos, fibras, silício, café e produtos exclusivos.

A Arla Foods Ingredients apresentou novidades em whey protein isolada para bebidas proteicas transparentes. Entre elas, o Lacprodan® ISO.RefreshShake, que oferece 20g de proteína por 300 ml com leveza e rápida dispersão; o ISO.WaterShake, que permite alegações funcionais como adição de zinco e cafeína; e o ISO.Water, que proporciona experiência sensorial semelhante à da água, sem sabor residual. A empresa também levou dois conceitos adicionais: uma barra proteica sabor cheesecake feita com Lacprodan® PB-8420, que mantém a maciez por mais de um ano, e a bebida PROGAMER, com 15g de proteína e ingredientes voltados à energia e foco mental, ideal tanto para atletas quanto para o público em geral.

Em contagem regressiva para celebrar 60 anos de história em 2026, a Atias marcou presença em mais uma edição do NIS, reforçando o seu compromisso com a inovação, através da apresentação de matérias-primas atuais e alinhadas com as tendências de saudabilidade para alimentos, bebidas e suplementos. Para a Atias, que segue firme na missão de contribuir com qualidade e segurança para a indústria, o NIS é sempre uma excelente oportunidade para estreitar parcerias e compartilhar soluções que impulsionam o setor.

A Azelis | Vogler destacou a sua capacidade de inovar com ingredientes que promovem saúde e bem-estar, alinhados às demandas de um consumidor cada vez mais exigente. O portfólio apresentado incluiu gorduras vegetais, cacau e derivados, proteínas lácteas e vegetais, extratos, fosfatos, corantes naturais e as linhas INNODOLCE, INNOFLAVOR, INNOFIBER e INNOVEGAN.

A Brenntag participou com a sua linha completa de soluções funcionais voltadas para as diversas categorias do setor de alimentação saudável. A empresa levou dois protótipos para o NIS: o doce de leite proteico e vegano, com textura rica e cremosa, sem adição de laticínios; e o supersuco de abacaxi com hortelã, com foco na melhoria da saúde e fortalecimento da imunidade.

A Cargill compartilhou as suas soluções inovadoras para atender às demandas do consumidor moderno, que valoriza uma abordagem holística e preventiva para a saúde, bem como bem-estar físico, mental e emocional. Durante o evento, apresentou soluções que combinam ingredientes de alta qualidade com sabores irresistíveis, proporcionando uma experiência única de indulgência e saudabilidade.

A Doremus marcou presença reforçando a sua expertise em sabor, textura e nutrição. Com um portfólio que atende a diferentes categorias, levou para o evento os seus extratos botânicos, fosfatos, proteínas, aromas naturais e soluções para alimentos plant-based, suplementos, bebidas, lácteos, panificação e culinários.

A Ecil Ingredientes apresentou formulações saborosas e saudáveis, elaboradas com ingredientes funcionais presentes no seu portfólio. Durante o evento, divulgou o Brownie proteico  com fonte de proteínas, sem açúcares e glúten free; a Barrinha de frutas proteica com fonte de proteínas, fonte de fibras alimentares e zero adição de açúcares; e a Bebida com Chia em Suspensão com destaque para a goma gelana e suas propriedades interessantes de manter as partículas em suspensão.

A FrieslandCampina Ingredients apresentou o Biotis® Saúde Imunológica, a mais recente das três plataformas de soluções de benefícios para a saúde sob a marca Biotis®. O destaque foi o Biotis® Lactoferrina, ingrediente com pureza mínima de 95% em proteínas totais e reconhecida capacidade de ligação ao ferro. Produzido com tecnologia de secagem por spray, possui partículas uniformes, o que favorece a homogeneidade em misturas com outros compostos.

A Funcional Mikron apresentou soluções inovadoras com tecnologia de nanotecnologia aplicada para os mercados de alimentos e bebidas, suplementos e produtos funcionais. Os destaques foram  o Pronira (cafeína microencapsulada com liberação gradual), o Creawee (creatina micronizada), a Base Efervescente, FerriMikron (fumarato ferroso microencapsulado), o Vitashield C (vitamina C microencapsulada) e o Fibergurte (pó tipo iogurte com fibras). Os produtos aliam alta tecnologia, funcionalidade e versatilidade.

A Gelita apresentou a campanha global Be ACTIVE, baseada em três pilares fundamentais: Active Beauty, Active Nutrition e Active Aging, que reforçam o papel essencial dos BCPs® como VERISOL®, voltado à saúde da pele e beleza de dentro para fora; BODYBALANCE®, com benefícios clínicos para força e tônus muscular; e FORTIGEL®, indicado para a saúde das articulações; na promoção da vitalidade em todas as fases da vida, atuando, respectivamente, na saúde da pele, desempenho esportivo e longevidade. Diferentemente dos colágenos hidrolisados comuns, os peptídeos bioativos de colágeno da Gelita são desenvolvidos por meio de um processo patenteado, que envolve hidrólise enzimática específica, gerando fragmentos com funções biológicas direcionadas.

A Ingredion destacou o seu compromisso com o futuro da alimentação, guiada pelo propósito Be What’s Next. A empresa apresentou soluções voltadas à saudabilidade, sustentabilidade e experiência sensorial, com destaque para uma fibra cítrica desenvolvida a partir de ingredientes naturais que permite modular texturas, melhorar a estabilidade das formulações e atender a demanda por rótulos mais limpos e amigáveis. Também reforçou a sua atuação em saudabilidade, com propostas para redução de açúcar e calorias sem perda sensorial, bem como a sustentabilidade, com iniciativas em agricultura regenerativa, produção local e transição energética, alinhadas às demandas da indústria e dos consumidores.

A Kerry apresentou oito protótipos baseados no conceito Extrafoodnary, que é a combinação perfeita de sabor, indulgência e funcionalidade. Entre os destaques, soluções para redução de açúcar e sódio, adição de ômega-3 e probióticos, além de tecnologias clean label para conservação de alimentos, aromas naturais e modulação de sabor. A empresa também promoveu dois painéis relevantes: um sobre a ciência do treinamento da imunidade inata e seus impactos na saúde, e outro sobre como o Sabor Autêntico pode promover nutrição sustentável, conectando tendências do Taste Charts 2025 a soluções naturais e tecnológicas.

O destaque da Litholife foi a alga marinha Lithothamnion calcareum, uma fonte natural e sustentável de cálcio e minerais biodisponíveis, que tem ganhado relevância na indústria alimentícia por enriquecer formulações de maneira eficiente e saudável. Além do seu alto teor de antioxidantes, melhora a textura de produtos sem glúten, age como estabilizante em emulsões e é isenta de fatores antinutricionais, tendo entre suas aplicações bebidas vegetais, suplementos, barras de cereais e snacks.

A Lonza, um dos principais fornecedores globais para os mercados de indústria farmacêutica e biotecnologia, estreou no NIS com a sua linha de produtos que contribuem para a saúde e bem-estar, e que melhoram a qualidade de vida global.

A MasterSense marcou presença com um estande imersivo, o “Fantástico Laboratório de Criações”, desafiando os padrões da indústria de alimentos e bebidas. O grande destaque foi a Protein Pesto, um protótipo de barra proteica salgada desenvolvido especialmente para o evento, contendo 17g de proteínas e 11g de fibras, criada para ampliar as possibilidades na nutrição esportiva. A empresa também apresentou outros protótipos inovadores, que unem tecnologia e experiência sensorial.

A Nexira, reconhecida por sua expertise em goma acácia e outros ingredientes naturais, participou com uma vasta gama de soluções para as indústrias de alimentos, bebidas e suplementos. Entre os destaques da empresa, ingredientes à base de goma acácia com funções de emulsificação, estabilização, texturização e encapsulação, além de extratos, óleos e nutrientes para saúde imunológica e intestinal.

A Oterra, que participou com um espaço dentro do estande da Barentz, uniu inovação e sustentabilidade com tecnologia de ponta para apresentar cores naturais mais intensas e vivas. As novidades foram o Arctic Blue, extrato de espirulina produzido na Islândia com energia vulcânica e baixíssima pegada de carbono, voltado para alimentos e bebidas azuis, e o Jungle Blue, à base de jenipapo, também na paleta azul. A linha I-Colors Bold também chamou atenção, com tons vibrantes para pós, coberturas e cápsulas. Alternativas ao corante Red 3, especialmente para tons de vermelho, e a campanha Cake Modern, que recria obras de arte em pães e biscoitos, reforçaram o compromisso da empresa com soluções naturais e criativas.

O NIS foi palco do lançamento do Nextida GC, o novo ingrediente da Rousselot, uma composição específica de peptídeos de colágeno que estimulam a secreção natural de GLP-1, auxiliando no controle da glicose pós-refeição. Durante o evento, os visitantes foram convidados a degustar diversas aplicações do produto e puderam conferir os estudos já publicados. Esse lançamento reforça o compromisso da marca com a ciência e a inovação, proporcionando novas possibilidades e indo além dos benefícios estruturais já conhecidos do colágeno.

A Tate & Lyle destacou a sua expertise no NIS 2025, através de um portfólio completo para as categorias de bebidas, panificação, lácteos e molhos, com soluções avançadas em estabilização, sistemas funcionais, textura, redução de açúcares e calorias, e fortificação com fibras. A empresa destacou produtos que incluem substitutos de açúcar não-calóricos, como sucralose e estévia, fibras para bulking e mouthfeel, além da fibra solúvel PROMITOR® e polidextrose STA-LITE®. A Tate & Lyle também disponibiliza mais de 130 amidos especiais, incluindo opções “Clean Label”, nativos, modificados e funcionais, para melhorar a textura de alimentos e bebidas. Com uma abordagem científica e técnica, a empresa continua a criar soluções para atender às necessidades de saúde e bem-estar dos consumidores globais.

Tendências que estão no radar

O mercado de alimentos e bebidas no Brasil vive um momento de transformação, impulsionado por consumidores que buscam mais do que nutrição básica. A demanda por benefícios funcionais, bem-estar e soluções alinhadas ao estilo de vida moderno tem colocado os alimentos nutracêuticos em destaque.

Para Talita Prado, Director, Account Management da Mintel – Brasil, essa mudança reflete uma nova mentalidade de consumo. “Os consumidores estão cada vez mais em busca de alimentos que tragam benefícios concretos para a saúde. O desafio para as empresas é comunicar esses benefícios de forma clara e transparente”, afirma.

Talita Prado, Director, Account Management da Mintel – Brasil

Dados da Mintel mostram que 42% dos brasileiros gostariam de ver mais comprovações científicas nos rótulos de alimentos e bebidas funcionais, o que aponta para uma necessidade urgente de comunicação baseada em dados, capaz de gerar confiança em um mercado saturado de informações. “As marcas precisam mostrar que o que está no rótulo realmente entrega os benefícios prometidos”, reforça Talita.

Outro comportamento que ganha força é a busca por produtos adaptados aos diferentes momentos do dia. Segundo a mesma pesquisa, 41% dos consumidores querem alimentos que ofereçam energia pela manhã e relaxamento à noite. “Essa lógica de bem-estar ao longo do dia cria oportunidades para o desenvolvimento de produtos mais personalizados, como snacks energéticos matinais e bebidas relaxantes para o fim do dia”, explica Talita.

As novas gerações também estão moldando o futuro do setor. Ao analisar o comportamento de diferentes gerações, Talita chama atenção para a Geração Z, que já influencia as decisões de compra dentro de casa. “Esse público quer saber o que está por trás das marcas. Eles olham com atenção o que está no rótulo e esperam coerência entre discurso e prática. As empresas precisam estar preparadas para se conectar com esses valores”, destaca Talita.

Outro ponto observado por Talita, é que a pandemia acelerou diversas dessas tendências, antecipando lançamentos e transformações que antes pareciam distantes. “Vemos hoje produtos funcionais chegando ao mercado muito mais rápido do que esperávamos. A agilidade passou a ser essencial”.

E mesmo a indulgência, muitas vezes vista como oposta à saudabilidade, ganha nova leitura. “Cuidar de si também envolve momentos de prazer. Um chocolate pode ser parte do autocuidado. Entender esse equilíbrio entre saúde e prazer é fundamental para inovar com empatia”, aponta Talita.

Para se manterem relevantes, as marcas precisam unir inovação, propósito, tecnologia e uma comunicação eficaz. O consumidor quer mais benefícios, mais transparência e mais conexão. E isso está claramente no radar do setor. “As marcas que conseguirem unir benefícios reais, comunicação clara e respeito às necessidades individuais vão se destacar. O consumidor está mais exigente e mais consciente do que nunca”, conclui Talita.

O NIS 2025 mais uma vez consolidou o seu papel como ponto de encontro estratégico para a indústria de ingredientes, reunindo inovações, tendências e profissionais que impulsionam o futuro dos alimentos e bebidas.

Entre lançamentos, debates técnicos e conexões valiosas, o evento reforçou a importância da colaboração entre ciência, indústria e mercado para atender às novas demandas dos consumidores e promover um setor cada vez mais saudável, seguro e sustentável.

Perspectivas futuras para a indústria de ingredientes funcionais

Mídia oficial do NIS 2025, o Portal Nutra Innovation acompanhou de perto a evolução e os principais movimentos que moldam o futuro da indústria de alimentos, bebidas e suplementos. Para Murilo Marques, editor e diretor do portal, o evento marcou mais do que uma edição histórica em números: consolidou um novo capítulo para o setor. “Estamos vivendo uma transformação acelerada, onde inovação, transparência e propósito se tornam inseparáveis”, afirma.

Murilo Marques, sócio fundador da Innovation Business Media e editor-chefe do Portal Nutra Innovation

Segundo Murilo, o evento reforçou a importância crescente dos ingredientes funcionais na construção de produtos que vão além da nutrição básica, oferecendo benefícios concretos para o bem-estar físico, mental e emocional dos consumidores. “O mercado exige hoje mais ciência, mais comprovação e uma conexão verdadeira com as necessidades do consumidor moderno”, destaca.

Para o diretor do portal, a personalização da alimentação, o equilíbrio entre saúde e prazer e a busca por bem-estar ao longo do dia são tendências que ganharão ainda mais força nos próximos anos. “As marcas que souberem integrar tecnologia, propósito e comunicação clara terão vantagem competitiva. O consumidor está mais consciente, mais exigente e espera soluções que estejam alinhadas com seus valores e estilo de vida”, completa.

Murilo também enxerga que eventos como o NIS terão um papel cada vez mais estratégico, não apenas como palco de lançamentos, mas como hubs de conhecimento, relacionamento e fomento à inovação aplicada. “A ciência precisa estar no centro das decisões, mas de maneira acessível e inspiradora. E cabe a todos nós, enquanto indústria e mídia especializada, construir essas pontes”, conclui.

O Portal Nutra Innovation segue atento às tendências, acompanhando e impulsionando o crescimento de um setor que caminha para ser cada vez mais saudável, sustentável e conectado com o futuro do consumidor.

E o próximo encontro já está marcado: dias 31 de março e 1º de abril de 2026, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

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